quinta-feira, 27 de dezembro de 2007


NA CACHOEIRA INGLESA
A convite do senador Tião Viana estarei indo a nascente do rio Acre (Cachoeira Inglesa), com partida programada para o dia três de janeiro saindo de Assis Brasil. Já estive bem próximo no igarapé dos Patos, mas o verão intenso não nos permitiu ir mais acima na época. Fiquei muito feliz pelo convite. Amo o rio Acre e conheço-o do Igarapé dos Patos, como mencionei, a sua foz em Boca do Acre.

A EQUIPE
Na primeira viagem que fiz a nascente do Acre, no verão de 1987, a equipe era formada pelo mestre e amigo Antônio Pelado, o comerciante Paulino Santana e o melhor “piloto de canoa” do alto Acre, o Chicão, já falecido.

CABOCLO BATISTA
Na viagem pegamos na aldeia como guia um índio jaminawa denominado “Caboclo Batista”. Era divertido e arranhava o português muito bem. Casado, tinha duas filhinhas. Depois de um ano mais ou menos dessa viagem, fiquei sabendo em Brasiléia que as duas filhinhas de Batista haviam morrido de sarampo. Chorei!
A FAUNA
Durante a viagem vimos muitas antas, capivaras, veados, mutuns, cujubins, araras (vermelha e azul), jundiás, jabotis, paca (faz lama, como diz o Evandro Cordeiro), ciganas, garças e teteus. Onça não vimos, mas os rastros estavam lá. E muitos! Na época ainda não era reserva e vimos alguns pescadores e caçadores de Assis Brasil.



Nenhum comentário: