terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A morte e a vida estão no poder da língua; aquele que bem a utiliza come do seu fruto!

O “Dia do Perdão”

A que ponto chega à mediocridade humana (me perdoem). Nenhuma lei torna uma pessoa boa. Há milhares de anos está escrito na lei “NÃO MATARÁS”. Todos os dias em todos os lugares desse planeta pessoas estão matando seus semelhantes. Aliás, enquanto escrevo esse texto alguém está sendo assassinado. Também não é pelo fato de o segundo domingo de maio ser o "Dia das Mães", que só tenho mãe naquele dia. Também é comum no Dia das Mães os filhos encherem a cara de cana e a “velha” ficar na cozinha fazendo comida, lavando a louça e enxugando o chão Que belo dia para as mães!Que lindo presente!

Quando propus o Dia do Perdão na cidade de Rio Branco (31 de dezembro) estou apenas fazendo um tributo ao Mestre do Amor, Jesus Cristo, que eternizou tudo o que disse, principalmente depois de ser espancado, esmurrado, cuspido, chutado, chicoteado, despido em praça pública, obrigado a carregar a própria cruz e crucificado ao lado de dois criminosos, contrariando toda a lógica da dor e da tortura, exclamou: PAI PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM!

O Dia do Perdão é apenas um reconhecimento da cidade a esse “Homem” extraordinário que estabeleceu o grande mandamento: AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. AMA O TEU INIMIGO! SE TIVER FOME, DÁ-LHE DE COMER! SE TIVER SEDE, DÁ-LHE DE BEBER! Foi mais além e nos ensinou a orar “PAI PERDOA MINHAS OFENSAS ASSIM COMO TENHO PERDOADO OS QUE ME OFENDEM”.

Ele também nos chamou de HIPÓCRITAS, RAÇA DE VÍBORAS! SEPULCROS CAIADOS, PORQUE DIZEIS SENHOR! SENHOR! “E NÃO FAZEIS O QUE VOS MANDO”. O que Ele manda fazer? AMAR E PERDOAR...

Muitos na hora da morte pedem para a família chamar um padre ou um pastor para se confessarem de seus pecados, de suas falhas, para pedirem PERDÃO.

COVARDES!

Diante da fatalidade da morte, do medo do desconhecido se tornam bonzinhos. Na hora da morte lamentam às vezes que não amaram, que não perdoaram, que não foram homens o suficiente para dizer: Pai eu te amo, me perdoa! Mãe pequei contra ti, me perdoa! Amigo eu falhei com você, me perdoa! O Dia do Perdão é também para nos lembrar de que o PERDÃO não se pede apenas na hora da MORTE, MAS SIM DURANTE A VIDA!

Nunca esqueça que os sentimentos – o amor é um deles – são totalmente destituídos de lógica. Razão pela qual, psiquiatras, psicólogos, neurocientistas e filósofos se debruçam sobre a personalidade, o caráter e a vida de Jesus Cristo tentando entendê-lo sem grandes resultados. A única forma de compreendê-lo é amando e perdoando.

Os críticos ao Dia do Perdão já estão perdoados. Entretanto, pergunte a você mesmo o VERDADEIRO motivo da crítica. Se conseguir descobrir vai encontrar a própria liberdade e se tornará um grande perdoador DE SI MESMO E DO PRÓXIMO. Se não, infelizmente continuará mergulhado em trevas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo e irmão Astério,

O PERDÃO É UMA DECISÃO, assim como amar também é. A decisão de perdoar, de amar, de conquistar, de ser livre é de inteira responsabilidade de cada um de nós. Ninguém obriga a ninguém a perdoar ou amar outra pessoa. Astério lembro-me que há algum tempo atrás, eu mesmo e minha esposa não gostávamos da sua postura como crítico ferrenho do governo de Jorge Viana, quando ligávamos a TV no canal 8 pela manhã, nossos semblantes mudavam, pois defendíamos o projeto do governo e geralmente quando a gente gosta, ama alguém ou algo, nós defendemos, mesmo que esse alguém ou alguma coisa tenha seus defeitos. Nós não deixamos de amar nossos filhos, nossa esposa por causa seus defeitos.

Olha como DEUS é maravilhoso, nos colocou no teu caminho, para fazer o teste do PERDÃO, e graças a Ele, esse perdão foi liberado, hoje não existe mágoa, rancor, resquício ou qualquer outra forma de sentimentos que possam afetar nossa amizade, pelo contrário, constantemente estamos juntos, pertencemos a um mesmo Reino, somos da mesma família, compartilhamos projetos, sonhos de conquista. Nesse período aprendemos a te amar e a interceder por sua vida, por sua carreira política, profissional, ministério, assim como tua família, só faz isso quem realmente liberou perdão. Fizemos isso, para cumprir o mandamento de DEUS, pois não podemos ser hipócritas, falar uma coisa e praticar outra contrária.

Sabemos que por trás daquela postura existiam interesses outros, mas Deus também te transformou, pela Graça de Jesus Cristo, muitas pessoas que não mantém relacionamentos contigo, talvez não acreditem nessa mudança, mas os teus frutos dizem quem tu és.

AMIGO parabéns por essa proposição, nós devemos praticar o perdão todos os dias, mas é sempre bom pararmos para refletir se realmente estamos liberando perdão para as pessoas que nos ofendem ou que nós mesmos ofendemos e magoamos.

Que a Graça de Deus esteja sobre tua vida e de tua casa!

Cordialmente,

MAURILHO DA COSTA SILVA e família
maurilho.silva@hotmail.com

Anônimo disse...

Shalon Líder de excelência!

É com muita alegria e apreço que leio esta sua mensagem, porque no dia 07 de Dezembro de 2007 no DOE Nº 9.696 na parte da municipalidade vi a publicação da Lei Municipal nº 1.656 de 06.12.07 e logo senti uma alegria dentro de mim e mais ainda, no mesmo momento,contemplei a face de DEUS e que alegria DEUS terá se todos aqui na terra compreender-se esse amor divino o AMOR-PERDÃO, esse mundo seria outro.
Eu e minha família agradecemos muito o que Deus tem nos proporcionado, transformando verdadeiramente nossas vidas e somos muito felizes de fazermos parte da família RENOVADA(Apóstolo Arão)e pertencer a sua cobertura e de sua esposa.

Parabéns por esta Lei.
Você é um VENCEDOR.


TADEU E FAMÍLIA.

Anônimo disse...

O deputado Calisto poderia propor o DIA DO ÓDIO na Assembléia. Cairia bem ao seu estilo de fazer política.

Ricardo