quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A compra de votos é como um câncer...

Fui o primeiro jornalista a criar um espaço para o TRE na TV Rio Branco para falar de voto ético. Toda quarta-feira a juíza Solange Facundes falava sobre o assunto. Orientava, aconselhava, advertia. Muiras vezes a população participava por telefone.

Na Câmara fui o primeiro vereador a convidar juízes eleitorais para falar sobre o tema "O Papel da Justiça Eleitoral e a Compra de Votos". Além da juíza Solange, também participaram o doutor Wlington, o o doutor Francisco Maia. O debate foi excelente, mas pouco divulgado.

No início de fevereiro estou convidando a OAB, o TRE, e o empresário Narciso Mendes, que se constituiu na maior expressão política no combate a compra de votos nesse Estado. Jamais convidaria Narciso para "falar mal de Petecão". Muito menos Petecão para "falar mal" de Narciso. Não é esse o objetivo. Aliás, Petecão também pode participar da sessão como um dos convidados. Seria salutar para a democracia.

O ideal seria que a Câmara fizesse uma série de sessões especiais para tratar desse assunto. A compra de votos é como célula cancerosa. A cada eleição se multiplica. Também dá metastase: atinge vários órgãos partidários. É preciso extirpar o tumor até a raiz! Quanto a isso, o Narciso Mendes tem se levantado como bom cirurgião.

O câncer da compra de votos destrói democracia, instituições, cidadania, flrestania, consciências. Também cria o analfabeto político e o político ladrão. Um não existiria sem o outro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Astério
Gostei muito do que vc escreveu sobre a compra de votos.

Cássia

Anônimo disse...

PARABÉNS
VEREADOR ASTERIO!


Sua iniciativa com relação ao combate a compra de votos, mais que louvável, corrobora sua postura de parlamentar íntegro e irreprochavel, condizente com a responsabilidade de representar além da população riobranquense, o povo evangélico que acredita no que está escrito em Tiago: “A Fé sem Obras é morta”.

Tal iniciativa vem no momento oportuno e coaduna-se a iniciativa nacional conduzida pelo Movimento pelo Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE composta por 32 entidades) que lançou ontem (19) a campanha 2008 com o lema “Voto não tem preço, tem consequências”. Com o advento da Lei 9.840 aprovada em 1999, que proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa, A idéia do MCCE é montar os chamados “Comitês 9840” (em alusao ao numero a Lei)em todos os municípios, onde serão distribuidas cartilhas para orientar os eleitores.

A definição mais plena de Política , é a Arte de viver na pólis [cidade], com base nessa definição podemos atribuir aos políticos corruptos o mesmo exemplo dos loucos que no decorrer de um processo histórico, não se enquadrando às regras sociais e sendo considerado improdutivo à sociedade eram excluídos do convívio social. A segregação era justificada pelo perigo que o louco representaria à sociedade, difundido pelo Direito Penal, instrumento de legitimação do controle social. Os doentes mentais são rotulados como perigosos obtendo da sociedade, como resposta automática do medo, a INDIFERENÇA e o CASTIGO COERCITIVO. É claro que hoje com a necessidade de se preservar o Estado Democrático de Direito faz-se mister que o doente mental exerça seu papel social, diferente do POLÍTICO CORRUPTO que deve ser banido do meio social, o que só ocorrerá com a mobilização da sociedade civil organizada. Hoje, desde 2000 já houveram 623 cassações (01 do Acre) e ainda existem mais de 1.100 processos em andamento.Fico Feliz por partir de você essa nobre iniciativa! Parabéns!

Como dizia o Polêmico e saudoso ESTÊVAO BIMBI “ Se você agir com dignidade, pode não consertar o mundo, mas de uma coisa tenha absoluta certeza; Na face da terra haverá um canalha a menos” Bom Dia!

Anônimo disse...

Asterinho,
Vc considerar o Narciso como icone da luta contra a compra de votos é demais. O Narciso foi o introdutor dessa praga no Acre. Diga logo que vc quer voltar pra tv rio branco. Menos, Asterio.