sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Instrutor diz: Radares não dimuníram violência no trânsito!

Caro vereador,

Fico profundamente triste quando todos os dias pela manhã, ligo a TV, e vejo que mais uma vez, muitas vidas foram ceifadas devido ao trânsito.
Fico triste, pois, sabemos que foram gastos centenas de milhares de dinheiro do nosso povo com radares.
Se possível de uma olhada nas estatísticas e veja como as vitimas de acidente de transito não diminuíram em nada. Tudo isso, nobre vereador, porque radares só arrecadam verba para o DETRAN.
Como eu vi no seu blog o presidente do sindicato dos instrutores já lhe alertou como essa classe esta sendo tratada em nosso município, uma verdadeira escravidão.
Não temos voz dentro o Departamento de Trânsito, as autoridades nem sabem que nós existimos.
Caro nobre vereador, também sou instrutor de trânsito e fico indignado com essa situação. As autoridades fecham os olhos para nossa causa. Tenho à honra de acompanhar a luta de nosso presidente para sermos vistos e reconhecidos como verdadeiros educadores de trânsito. Porque e o que somos: educadores de trânsito e salvamos vidas. Alunos bem educados significa um trânsito mais tranqüilo. Reflita vereador e nos ajude a sermos reconhecidos. A solução é simples: NOS VALORIZEM.

Aiache

7 comentários:

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: DEVE COMEÇAR NA ESCOLA

Prezado Vereador,

Um dia desses me peguei pensando porque os veículos no Brasil são fabricados para alcançar a velocidade acima de 220Km/h, se a Lei permite a velocidade máxima de 110Km/h, para mim esse é um dos motivos que levam muitos a morte, pois os motoristas ficam incitados a desafiar a velocidade nas rodovias, ruas, etc., é claro que existe muitos outros motivos que aumentam os índices de mortes. Reconheço que os instrutores de trânsito são importantes nessa questão para diminuir os índices de mortes no trânsito, na medida que conscientizam os futuros motoristas sobre as normas, direitos e deveres, com isso, haverá mais responsabilidade nas ruas, mas só isso não basta, é preciso que a Legislação de Trânsito seja um item obrigatório no ensino regular nas escolas, pois a educação ainda é um fator importante para conscientizar a população, por isso, a educação no trânsito deve começar com as crianças. Outra coisa que deve mudar é a questão da penalidade, a gente ver pessoas irresponsáveis conduzindo veículos, causando mortes e não são presas, porque o crime não é doloso, essas pessoas pagam suas penas com dinheiro, com cestas básicas ou com prestação de serviços, para mim a pena deveria ser mais rígida. Existem muita coisa a ser discutida nessa questão do trânsito. Abraços MAURILHO C SILVA

Charles Brasil disse...

Blitz no DF aperta cerco contra motoristas
Só neste ano, 540 motoristas perderam a licença para dirigir devido à embriaguez.

O Detran do Distrito Federal realizou na madrugada do último domingo (14) uma blitz para apertar o cerco contra motoristas irresponsáveis. Ao todo, 35 pessoas fizeram o teste do bafômetro – destas, 17 foram reprovadas. Só neste ano, 540 motoristas do DF perderam a licença para dirigir devido à embriaguez.
Só nessas operações de final de semana, neste mês, mais de 40 condutores terão seus direitos de dirigir suspensos por estarem dirigindo embriagados”, conta o chefe de fiscalização do Detran-DF, Silvaim Fonseca
FONTE:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL150277-5598,00.html
COMENTÁRIOS...

nobre vereador primeiramente eu quero agradecer por vc ter disponibilizado esse instrumento para que assim diminuisse a distância entre o seu mandato e a população que o elegeu. vc está de parabéns, fico feliz por termos vereadores como vc, Deus é fiel...Acredito nele e no seu trabalho que vc voltará na proxima legislatura também.
com relação a matéria acima extraída de um jornal nacional quero fazer alguns comentários.O trânsito é coisa séria se vc clicar nesse link vc vai ver o que dizem as estatisticas mais recentes http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/01/06/287310291.asp
nobre vereador são 165 pessoas que morrem por dia no trânsito brasileiro, veja bem, 165 POR DIA! isso significa que todo dia caí um avião airbus no trânsito brasileiro. a pergunta é: porque isso acontece? será que a vida de quem morre no trânsito vale menos a de quem morre no acidente com avião?
como cidadão crítico, como pai, como um profissional do trânsito e estudante deste não posso calar-me diante dessa calamidade pública. me entristece ver alguns parlamentares dando importância para coisa fúteis ou sem muita importância e não atentam que o trânsito brasileiro está em coma.se o senhor puder leia a materia que saiu ontem no fantastico sobre a Violência no Trânsito e a impunidade no trânsito.excelente matéria. não posso deixar de apontar aqui alguns fatores que contribuem para essa calamidade. 1)A impunidade, essa é a mãe de todos os males. é possivel ver na capital acreana e no centro da cidade pessoas andando em motocicleta sem capacete ou conduzindo crianças entre o piloto e o passageiro. 2)A malha viária. Na nossa cidade nos últimos anos a malha viária da nossa capital melhou significativamente , mas tem um detalhe. Essa malha viária foi construída e melhou muito com relação a fluídez do trânsito, mas no aspecto segurança ela ficou devendo. não existe um canteiro central nas vias(via verde, estrada dias martins, estrada do calafate,e outras) que impediriam a imprudência dos motoristas e os acidentes. vale ressaltar que em nosso estado ja morreram várias pessoas por causa da falta desses canteiros centrais(morte do garoto em frente a UFAC, do motorista da ambulância da UNIMED, etc) 3)Fiscalização; 4) Educação. Essas duas últimas são fundamentais, assim como as outras. Porque não seguir o exemplo do Distrito Federal e fazer blits na madrugada na saída do 14ºBis, aos finais de semana na estrada do chalé e outros banhos da cidade?
por que não fazer o que o código de trânsito diz: educação de trânsito desde o pré escolar até ao ensino superior?
O problema é que enquanto outros segmentos saem do discurso o trânsito é um segmento que ainda não saiu do discurso e vai continuar fazendo suas vitimas. ressalto que o trânsito não discrina suas vítima, da classe pobre a elite estão sujeitas e fazerem parte das estatistica de morte no trânsito. o trânsito não é um problema meu, seu e nem da sociedade, o trânsito é um problema nosso. Temos que fazer algo e é já!

Charles Brasil disse...

hojé é o dia nacional do Instrutor de Trânsito(Auto Escola)a pergunta é: temos o que comemorar?
eu responderei essa pergunta em poucas palavras.
Um profissional que tem uma responsabilidade socio-econômica muito importante para um Estado e não ser reconhecido por isso será que essa classe tem o que comemorar? Formamos um motorista em seguida este consegue sair do desemprego e vai trabalhar como? de motorista. Quem formou? quem qualificou? os Instrutores de Trânsito. Esse rapaz agora empregado faz parte da população ativa de um Estado e é de suma importância essa população ativa crescer para um Estado. Qualificamos o cidadão e ajudamos ele a deixar o desemprego e que reconhecimento nós ganhamos? absolutamente nada. Mas isso vai mudar, esse sindicato veio pra mudar essa realidade e com ajuda de parlamentares sensíveis a causa do trabalhador e as causas sociais que matam a sociedade vamos conseguir mudar esse guadro. Um forte abraço e A paz de Cristo!

Anônimo disse...

nobre vereador vou fazer uma pergunta ao senhor e gostaria que o senhor respondesse. Hojé é comum realizar audiências públicas no parlamento Municipal, Estadual e Federal para tratar diversos assuntos (floresta,povos indigenas, conflitos de terras, etc) a pergunta é: Porque não se vê audiências públicas nessas esferas parlamentares tratando o assunto " Trânsito" que é um grande problema?
muito obrigado!
marcio benevites

Charles Brasil disse...

O AUTORITARISMO DO TRÂNSITO NO ACRE
localidade de radares estão em desacordo com a legislação de trânsito. os radares em frente a engenharia do detran na av. nações unidas, na antonio da rocha viana nas proximidades do horto florestal, na rua rio de janeiro são ilegais, pois a resolução 146/03 "§ 1º A fiscalização de velocidade com medidor do tipo móvel só pode ocorrer em vias rurais e vias urbanas de trânsito rápido..." as ruas e av. citadas acima não se classificam nas vias que a resolução classifica, por isso são ileais a colocação desses radares nessas vias. Como a população não sabe disso ou poucos sabem fica dado o recado ao senhor que é um representante legítimo do povo acreano. Um forte abraço e a Paz de Cristo..parabéns pela seu trabalho na câmara.

Charles Brasil disse...

ACIDENTES DE TRÂNSITO CONSOMEM 1.3% DO PIB BRASILEIRO

A pesquisa “Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Transito nas Rodovias Brasileiras”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, em parceria como Departamento Nacional de Transito – DENATRAN, nos coloca novamente frente a uma triste realidade: o elevado número de acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.

Este estudo calcula cientificamente todos os custos da acidentalidade e sinistralidade brasileira nas rodovias federais. Assim, temos os seguintes custos médios: acidentes de transito sem vitimas: R$ 3,3 mil – acidentes com feridos: R$ 15.5 mil. E pasmem: acidentes com mortes em pista de rodovia R$ 144.5 mil. Estima-se que nas rodovias brasileiras aconteçam 300 acidentes/dia, com envolvimento de 1.200 pessoas. Com este montante e custos, está o transito presente no PIB brasileiro gastando 1.3% de seu total em despesas circunstanciais ao acidente e perda de produtividade. O custo anual dos acidentes de transito é representado pela cifra de R$ 22 bilhões (dez/05).

A anatomia do acidente levantada na pesquisa está circunstanciada as pessoas, ao veiculo, a via e o ambiente, o aparato institucional e os aspectos sócio ambientais. Trata de uma obra de leitura obrigatória a todos aqueles que se envolvem no tema trânsito. Um dado positivo é elencado, ou seja: de 2004 para 2005 diminuíram os acidentes em 2.4% entretanto, negativamente, o numero de mortes subiu em 2.3% (10.416 óbitos em 2005).

Como educador, preocupa-me o paradoxo destes dados, possuímos um dos seis melhores e mais completos Códigos de Transito do mundo. A educação e a cultura estão presentes, o transito é enfocado como um produto de educação e porque não conseguimos consolidar esta nova cultura? Outras pesquisas dão conta que a causa principal dos acidentes é a velocidade e a imprudência. As multas como valor punitivo não esta mais fazendo o efeito psicológico que delas se espera, afinal o que esta acontecendo com a cabeça de nossos motoristas? Até quando vamos deter estes tristes recordes?

Penso que enquanto o sistema regular de ensino, não promover em seu currículo, disciplinas ou competências que digam respeito ao transito, não conseguiremos consolidar a nova cultura proposta pelo CTB. Os Centros de Formação de Condutores estão fazendo a sua parte, trazendo conteúdos curriculares capazes de fazer com que o novo motorista pense, adquira conscientização sobre os perigos no transito, exercitando uma direção mais defensiva, mais preocupada com aqueles que os rodeiam, entretanto não tem sido suficiente para estancar a mortalidade decorrente dos acidentes. É preciso que todos nós façamos a nossa parte, educadores, escolas, pais, governo e forças da comunidade. Somente assim poderemos crescer em defesa da vida.

Charles Brasil disse...

veja isso ai e me diga é um problema sério ou não é?
tem que ser tratado com mais prioridade o trânsito. Afirmo sem medo de errar que se não forem tomadas algumas atitudes necessárias daqui a 5 anos vamos ter que fazer rodizio na nossa capital acreana. deixar nossos carros em casa.