segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Ajuda de custo para acadêmicos de medicina no estrangeiro!

Apresento esta semana na Câmara Municipal Anteprojeto de Lei, que prevê a criação de um Programa de bolsas de estudos ou ajuda de custo para estudantes de Rio Branco que cursam medicina em países como Bolívia e Cuba. A proposta se estende também ao curso de odontologia. Entendo que a prefeitura deve investir sim nos estudantes que com muito sacrifício estudam no estrangeiro. As faculdades de Medicina de Santa Cruz, Cochabamba , Sucre e La Paz, além das cubanas, são de boa qualidade. Dentro do Programa, os estudantes que receberem a ajuda de custo pagariam o investimento do município trabalhando por um período nos centros, postos e unidades de saúde da família. É possível. Essa proposta não é inédita. O governo de Rondônia, a Assembléia Legislativa de Rondônia, o governo do Amazonas, a prefeitura de Manaus e prefeituras do interior do Acre, com autorização das Câmaras de vereadores já praticam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Vereador,

Todos nós sabemos que as famílias desses estudantes de medicina e odontologia no estrangeiro fazem um esforço tremendo para manter seus filhos nessas faculdades fora do país. É claro que o poder público pode ajudar com bolsas, por isso, parabenizo pela sua iniciativa. É como você diz, o poder público municipal ao conceder a bolsa, deve estabelecer critérios, um deles pode ser a prestação dos seus serviços a comunidade por um determinado período de tempo. Tem muita gente que vai lhe parabenizar por esse projeto, pois são várias as pessoas que hoje estão no estrangeiro fazendo esses cursos. São projetos como esse, que nós gostamos de ver no parlamento, projetos que beneficiam a população. PARABÉNS. Abraços MAURILHO C SILVA.

Anônimo disse...

Parabéns pelo anteprojeto Astério. Só espero que a prefeitura crie mesmo esse Programa de apoio aos alunos que estudam na Bolívia. Uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo já é alguma coisa.

Paulo Ricardo

Anônimo disse...

Não entendo este projeto. A questão exige reflexão. Parece um atestado de falência do ensino nacional e, ao mesmo tempo, uma garantia de que o ensino lá fora seja fiel aos princípios locais e da própria ciência(a medicina). Quem quer ter ajuda do governo, as universidades públicas estão ai, abertas a todos, estuda e passa no vestibular!

Nailton Recife PE

Unknown disse...

Nao concordo. Primeiro pq nao ha garantias se a pessoa ira passar na prova de revalidacao do diploma no Brasil, fazer um investimento e essa pessoa nao passa na prova , visto q existem nessas regioes boas faculdades de medicina sim, mas existem faculdades pessimas sem nenhuma condicao de formar um profissional competente. Vai acontecer q vao investir nessas pessoas ea maioria ira reprovar na prova de revalidacao, vao trabalhar ilegalmente no Brasil, fazendo o povo de cobaia. Lamentavel