terça-feira, 9 de outubro de 2007

Três projetos na Câmara!!

Na terça-feira da próxima semana estarei apresentando três propostas na Câmara Municipal que versam sobre o apoio que deve ser dado pela Prefeitura aos grupos da terceira idade na áea de saúde. Sugiro que a Secretaria de Saúde disponibilize médicos que façam o atendimento ambulatorial nos locais em que esses grupos se reúnem, principalmente aos sábados. Neste caso, os acadêmicos de medicina também podem colaborar através de convênio.
O outro dispõe sobre a construção de calçadas especiais em torno dos orelhões para que os deficientes visuais possam identificá-los ao toque da bengala.
E, por último, que todo servidor público municipal que tenha sido eleito presidente de Associação de Moradores fique a disposição da entidade sem prejuízos em seus vencimentos, como já acontece em relaçãos sindicatos da administração pública.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Vereador,

Após uma breve leitura do seu blog não resistí de opinar sobre essas questões de saúde do idoso. É louvável a sua iniciativa de apresentar esse projeto na Câmara Municipal, temos, como sociedade respeitar os direitos dos idosos, pois eles tanto já colaboraram com a sociedade, oferecendo seus serviços, pagando seus impostos, etc., e muitas vezes não são reconhecidos nem pela sociedade e nem mesmo pela família. Então um projeto como esse merece aplausos e deve melhorar à assistência aos nossos idosos, mesmo sabendo que já existem Leis, Portarias que asseguram de forma plena o atendimento a essa camada da população, mas na prática o atendimento pleno não acontece. Era bom a gente saber quantos profissionais de saúde existem em Rio Branco que são especializados em geriatria e exerce esse conhecimento, para analisarmos melhor se realmente o poder público está dando a atenção necessária ao idoso, na questão de saúde. O poder público deve garantir o atendimento de forma plena como: consultas, exames, diagnósticos, distribuição de medicamentos, vacinação, orientação básica sobre a saúde e outras. Eu creio que algumas internações de longo prazo, nos casos não graves, àqueles que não exigem procedimentos emergentes por parte dos profissionais de saúde, deveriam ser direcionadas para a residência do idoso, pois assim, a família estaria próxima, dando atenção e carinho a esse paciente, pois sabemos que nem todos profissionais exercem suas funções como deveriam, ou seja, deixam muito a desejar. Especificamente na questão que você aborda, onde a saúde deve ser levada aos necessitados, é extremamente importante, pois o deslocamento dos idosos até as unidades de saúde é muito dificultoso, eles não têm meios de condução, dependem de transportes coletivos que são precários muitas vezes, a família não ajuda muito, não têm condições financeiras e muitos outros motivos. Por isso, a sua iniciativa deverá ser aplaudida. PARABÉNS! Cordialmente MAURILHO

Unknown disse...

A Secretaria Municipal até já dispõe desta Área Técnica de Saúde do Idoso, no proximo mês haverá uma oficina para os cuidadores de idosos, mas a sua proposta é de expansão dos serviços e é elogiável assim como a proposta dos cegos e a dos presidentes de bairros que são entidades que pouco são reconhecidas. Parabéns por ser esse vereador atuante e preocupado com os menos favorecidos.
Luciano