segunda-feira, 15 de outubro de 2007

CRM e qualidade do ensino da Bolívia são questionados!

Dos 11 comentários enviados ao blog sobre o curso de medicina, acabo de receber dois interessantes que merecem uma discussão mais profunda sobre a temática. Sem baixarias, evidentemente:

No primeiro, um anônimo pergunta se o CRM contribui em alguma coisa para melhorar a saúde em nosso estado? (veja comentários)

No segundo, questiona de forma jacosa se existe alguma faculdade de qualidade na Bolívia?

Atenção: Não sou neutro nesse debate.

A discussão está aberta!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Qualidade falta no curso de medicina da Ufac. Além da falta de estrutura, o escândalo da fraude do vestibular corrompeu a imagem da 1ªturma. O CRM deveria giscalizar e punir os erros médicos que acontecem no Brasil todo. O número de escândalos nos hospitais também demonstra a falta de qualidade nos cursos de medicina em todo o país. E essas faculdades particulares de Rio Branco? Qual a avaliação?

Renato

Deveria opinar quem conhece... disse...

Deveria opinar quem conhece...Sou Acreano,Médico,estudei em uma Universidade da Bolivia,chamada São Francisco de Chuquisaca,a mesma tem mais de 250 anos graduando Médicos para o mundo ,inclusive o Brasil,só Médicos que na epoca esturam comigo serão uns 15 a 20 que trabalham no PS Rio Branco,bons ou mal são os que hoje seguram as pontas no Ps ,bem como nos PSFS da vida...Para opinar sobre a qualidade do ensino na Bolivia é preciso melhor conhecimento...como posso opinar sobre a Grecia antiga se não sei nada sobre a mesma,nunca pesquisei algo sobre...para quem não conhece na cidade de Sucre existe a Universidade por mim citada...a boa parte dos prfessores tem pos-graduação no exterior (Brasil,Argentina,Mexico),contamos com cadaveres nas aulas de anatomia,com aboratorio de fisiologia,com museo de anatomia,cada um dos ingressados tem direito aum esqueleto para estudo de anatomia...contamos com 2 hospitais Universitario(Santa Barbara e UNI),todos nos no ultimo ano passamos 3 meses no inetrior da cidade de Sucre fazendo estagio rural...esses são alguns dos opicionais que posso citar sobre minha querida universidade,para citar alguns,eu como muitos de meus colegas já estamos inseridos no mercado de trabalho,com aprovações em muitos dos concursos que ja surgiram ...muitos somos residentes da FUNDHACRE...quanto ao ensino na UFAC tambem posso falar tenho uma irmã que faz Médicina lá, o curso é muito novo ,ainda não podemos avaliar...mais com certeza com o passar dos anos a tendência é melhorar,já que ainda falta de tudo ...eu como acreano ,amante desta terra torço pela melhora do nosso curso de Medicina...a minha intenção aqui não é criticar a ninguem é s´escalrecer alguns pontos quanto adiscussão :ensino medico na Bolivia.meu e-mail é:marysonac@hotmail.com

Charles Brasil disse...

Caro vereador com relação a qualidade do ensino nas faculdades de medicina na bolivia eu posso opinar porque estudei em cochabamba, fui paramédico, trabalhei num centro médico na periferia de cochabamba, por isso eu conheço a realidade desse assunto. Quero dizer que lá a qualidade é muito melhor que aqui, lá pra se ter uma idéia cada turma tem um cadaver para estudar, temos prática constante, é claro, para quem quer estudar. e é um país que tem muitos bons médicos. para se ter uma idéia a disciplina de anatomia nós estudavamos com um livro de um médico boliviano que é reconhecido na america latina inteira, e eu tive a oportunidade de conhecer e visitar a casa desse médico. digo sem medo de errar. a bolivia é um bom lugar para estudar medicina, pois a prática é muito difundida e os alunos têm oportunidade de aprenderem mais com isso. estudei com um médico boliviano que ele coordenava os hospitais quase todos da bolivia, viajava direto com ele conhecendo a bolivia, além do mais foi ele que me levou para o grupo de salvamento boliviano-SAR/bolivia. acho que antes de nós falarmos qualquer coisa nós temos que conhecer a realidade daquilo que estamos falando, não falarmos só porque alguém falou, isso é fofoca. muito obrigado!

Unknown disse...

acho uma palhaçada no brasil não vivemos uma realidade tão diferente disso comheço varios médicos bolivianos que são ótimos

Anônimo disse...

Meu filho faz medicina na universidade Univalle em Cochabamba. Estive lá e vi de perto toda a infra estrutura que ela tem. Pude conhecer todos os laboratórios,garanto que a maioria das universidades brasileiras não os têm e muito menos hospital universitário.Tenho um sobrinho cardiologista com especialização na Famema de Marilia. Ele disse-me que teve um professor boliviano que era excelente e formado na Bolivia.

Anônimo disse...

Depois de ler os comentarios nesse blog chego a uma triste conclusão: o mais importante é o dinheiro que é recolhido e não o bem que pode ser feito. O Brasil tem um deficit de médicos muito grande,3 vezes maior que nos paises desenvolvidos, o problema da falta de médicos no Rio de Janeiro devido a Dengue é exemplo.
Não podemos deixar que o cooporativismo médico, travestido de procupação com a qualidade do ato médico, venha a deixar a população sem médicos.O ojetivo é financeiro,disprovido da ideologia fundamental que deveria mover a classe médica que é servir o proximo da melhor maneira possível e até impossível.

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber se vc pode me informar sobre qual é a melhor faculdade de medicina na Bolívia, pois tenho medo se fazer o curso em uma instituição ruim e não conseguir a revalidão do diploma no Brasil, já li site de várias faculdades, mas como vc sabe elas demonstram ter tudo do bom e do melhor. Gostaria da ajuda de uma pessoa que conhece do assunto.
Desde já agradeço.
Ah! Seria talvez melhor estudar na Argentina.....

josi disse...

oi!asterio tudo bem.estou indo para cochabamba agora em julho para estudar medicina,escolhi essa cidade pois minha tia esta indo pra lá tambem,gostaria de saber qual a melhor faculdade para estudar medicina..para que eu possa estudar lá.

josi disse...

oi!asterio tudo bem.estou indo para cochabamba agora em julho para estudar medicina,escolhi essa cidade pois minha tia esta indo pra lá tambem,gostaria de saber qual a melhor faculdade para estudar medicina..para que eu possa estudar lá.

Anônimo disse...

Acreaana

hum...faço medicina na Bolivia em Santa Cruz de la Sierra, possoo afirmar que Bolivia é sim um ótimo lugar para se estudar medicina, claro que pra quem relmente quer estudar, porque conheço várias pessoas que passam sem saber de quase nada, acho que em qualquer lugar que vc for fazer algo , tem que dá o melhor de si, caso contrario as pessoas jugarão sem saber. Aqui é muito diferente de onde moro (Feijó-Ac)por minha cidade ser interior, tudo muda, tudo é novo pra mim sabe, e eu estou conseguindo sim vencer, estou no 3ro semestre e pra mim nao tá sendo facil, mas como quero muito nao é impossivel e posso afirmar : vou conseguir...UDABOL é o nom da Universidade que estudo, tem uma ótima estrutura, bem conceituada. Posso dizer que pra falar temos que 1ro conhecer, pois nao sabem como sao as coisas aqui...

bye

Unknown disse...

Olá, meninos!

Estou participando deste blog porque o meu filho está querendo ir para a bolivia cursar medicina. Estou pesquisando bastante, buscando informações sobre as univrsidade.

Ele vai prestar vestibular em 5 universidade públicas. Também já passou na primeira fase em algumas federais brasileiras.

Acho esta forca "vestibular" rídicula, pois as universidades em nosso pais deveria investir no ensino universitário, que ficasse somente quem fosse capaz de acopanhar o curso. Muitas universidades apertam no vestibular e depois nigúem é reprovado. Isto por que eles não tem moral para reprovaçõa por oferecerem uma grade, um estrutura física e tecnológica capaz de qualificar bons médicos.

Anônimo disse...

Olá.

E em relação a Univalle Cochabamba, quais as qualidades e defeitos da Universidade ?

Por favor, é importante pretendo ir para lá, no ano que vem.

Obrigado. Boa soorte a todos.

Anônimo disse...

UNIVaLLE é a melhor faculdade da Bolivia.. Mas fica em La paz, é frio o ano todo e o espanhol de la e terrivel, alem de ser mais cara tambem. Eu vou para la ano q vem,estou pesquisando tudu antes de ir.

Anônimo disse...

Estudo na UNIVALLE em Cochabamba, para mim é a melhor da Bolivia mas também tem a Universidad Mayor de San Simon que é muito bom também, a qualidade de ensino da UNIVALLE é muito bom, tem otima infrastructura e, os professores são muito bons, recomendo pela experiência ropria UNIVALLE de Cochabamba.

Unknown disse...

Ola! Gostaria de fazer medicina na bolivia. Entao gostaria de ter mais informaçoes sobre as faculdades de medicina da bolivia, qual seria a melhor, se vale a pena. E por ser Brasileira e nao saber espanhol se dificulta muito?
Abraços

Inspire-se disse...

Meu médico é boliviano e ótimo, posso afirmar que é muito melhor que muitos pelos quais já passei. Além de atencioso e eficiente ele é muito "hermoso" rsrsrs. Quanto ao Ensino não importa se você está na MELHOR universidade se não ouver determinação e amor ao que está aprendendo. Acredito que são muitos os que só fazem por dinheiro ( embora seja Atrativo )Mas é preciso dedicação e POR FAVOR um minimo de respeito ao próximo. Outro detalhe: Muitas vezes temos ótimos médicos que não tem em mãos tudo que precisa para exercer sua profissão, mas culpam sempre o médico ( tadinho )... Enfim, eu tenho muita admiração por meu médico boliviano que estudou na Universidad Mayor, Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, na Bolívia... Não sei se essa é "A" universidade mas tenho plena certeza que ele se dedicou para ser "O" médico. Muy bueno!

Anônimo disse...

Gostei muito do blog, entrei em vários sites e a maioria não fala bem do ensino da Bolivia, eu curso odontologia e estou pensando em trancar e fazer medicina lá!

Anônimo disse...

oi meu nome é kathiane e gostaria de saber qual a melhor universidade de medicina na bolivia... pretendo ir em julho/ agosto então eu to ouvindo falar sobre a UNIFRANZ( que tem carga horária próxima do brasil)mas parece que ainda não formou turma.. n sei ao certo... tem tb a udabol.. ucebol... não faço ideia de qual é a melhor.. alguém pode me ajudar????

Anônimo disse...

oi. meu nome é kathiane e pretendo ir em julho para a bolívia fazer medicina... eu queria saber qual é a melhor universidade, pois eu estou olhando a UDABOL em santa cruz de la sierra.. e a UNIVALLE em Cochabamba(essa é mais cara.. ai eu to achando q meu pai n vai ter dinheiro pra me manter lá...)eu gostaria de saber se as públicas são boas tb... e como que é o processo de admissão, pois eu vi que tem um exame antes... n sei ao certo..
vc poderia me ajudar ?
kathianefernandes@hotmail.com

Unknown disse...

ola, pessoau meu nomae e neto ramos e estou pensando de ir pra cochabamba,agora este ano e ja ter inicio das aulas agora dia 14de março, na faculdade UPAL....

Anônimo disse...

olhaa estoo estudando em Santa cruz de la sierra , Na UNIVERSIDAD CATOLICA
e tenho varios amigos que fazer medicina no brasil , olha em quase 6 meses de curso do primeiro , ja vi coisas e aprendiii, muito mais que meus amigos que fazem medicina no brasil. a medicina na bolivia e muitoo boa, alguem sabe onde Dr. ivo pitanqui si Formo, Sucriaa.
quando abrass para todos .

Ademir disse...

Estudo na Univalle em Cochabamba, Universidade com otimas instalaçoes, otimo ensino, reconhecida pelo Mercosul e considerada a melhor das particulares aqui na Bolvia.. posso garantir que é melhor que muitas no Brasil em todos os quesitos.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS MELHORES UNIVERSIDADES PARTICULARES NA BOLIVIA (PELO MENOS TRÊS), E ESTOU COM DÚVIDAS EM RELAÇÃO A QUAL CIDADE ESCOLHER,LA PAZ,COCHABAMBA E SANTA CRUZ. ESTOU QUERENDO IR PARA LA PAZ, POR SER MAIS FRESCO, MAS DIZEM QUE O ESPANHOL DE LA É MAIS DIFÍCIL, E COCHABAMBA E SANTA CRUZ É UM CALOR DO INFERNO. ME AJUDEM!

MATHEUS WALKER disse...

A UCEBOL EM SANTA CRUZ E A MELHOR E A UNICA QUE FOI RECONHECIDA PELO MERCOSUL.
SEM DUVIDAS NENHUMA EU RECOMENDO ELA.
EU ESTUDEI LA E JA ESTOU FAZENDO INTERNATO NO BRASIL EM CURITIBA.