quarta-feira, 27 de junho de 2007

O destino de cada um

Conheci o Fábio Vaz no Colégio Agrícola de Iguape (litoral Sul de são Paulo) no início de 1980. Um ano antes, havia conhecido Juraci Xangai, paulista de Piedade, que não era o “Xangai”, era “Cascatinha”, personagem humorístico do programa do Chico Anísio e, também o Hisashi Sekgushe, o “Japa”, que escolheu vir para o Brasil quando um grupo de cinco amigos de sua terra decidiu se espalhar pelo mundo.

O Xangai aportou na casa do seu Sebastião Pontes, no Segundo Distrito. É que o Bá e o Bodó, filhos do seu Pontes, também estudavam em Iguape. Xangai trabalhou para o governo do estado e depois virou jornalista. Que me lembro passou pela Gazeta, Tribuna e Página 20, a onde permanece até hoje.

Quanto ao Hisashi, trabalha no Incra. Chegou aqui movido pelo amor. Ele se correspondia com sua atual esposa, Socorro, que é irmã do Tarcísio, colega de quarto de Hisashi no colégio. A Socorro, para quem não sabe, é irmã da Fátima que por sua vez é mulher do professor Evaristo de Luca, do colégio Meta. Deus uniu a Socorro e o Hisashi de uma maneira linda e sobrenatural.

Como o Fábio veio parar no Acre não sei. O encontrei muitas vezes. No colégio Agrícola ele era da mesma turma do Nelson, meu irmão, marido da prefeita Leila Galvão. O Fábio casou com a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente. Trabalha atualmente como assessor do governador Binho Marques.

Lá se vão 28 anos. As lembranças são apenas marcas deixadas pelo tempo, de um tempo que se foi.

Um comentário:

Unknown disse...

Partido Verde
CARTA DE XAPURI
Caros Amigos (as).
Nós, membros do Partido Verde em Xapuri, reunidos no dia 03 de novembro de 2007, para analisarmos e debatermos sobre a situação atual das políticas: sociais, econômicas, administrativas, produtivas, institucionais e ambientais do nosso Município. O PV entende que a sociedade xapuriense está vivendo um momento de cautela e reflexão dos princípios democráticos, individuais e coletivos que
norteiam os rumos presentes e futuros de todos os cidadãos. A acomodação e passividade da sociedade e das instituições locais têm contribuído para o surgimento de blocos partidários, que mesmo sem conteúdo-doutrinário, respeito aos bens públicos e honestidade pessoal, sobrevivem e mantém seus privilégios a custa da miséria, do medo e do individualismo das pessoas.
Nosso Município não suporta mais viver essa política de privilégios, onde as poucas oportunidades de trabalho que são geradas através da luta de muitos e até da morte de companheiros, alguns políticos, oportunistas, que não cumpriram
ou cumprem com o exercício do mandato que lhes foram confiados, principalmente no que se refere à execução de políticas públicas fundamentais para o bem estar da população, tais como, saúde, educação, infra-estrutura, habitação, produção, proteção ambiental, etc. se apropriam de maneira inadequada, beneficiando parentes e amigos, a título de favores, a fim de si perpetuarem no poder.
O setor produtivo de Xapuri pede SOCORRO. A preocupação com a execução de grandes projetos, que muitas vezes, visível aos olhos de todos que não possuem sustentação ambiental, relegou a último plano o setor produtivo que sustenta o
município com produtos de primeira necessidade da população, levando-a a uma dependência de mais de 95% de produtos que vem de outros municípios, estado e até países estrangeiros.
Estar claro para o Partido Verde que algumas ações praticadas por esses blocos políticos, obrigam a população a alterar cada vez mais o seu modo de vida, reduzindo uma grande parcela da sociedade, a bajuladores e pedintes como mecanismo de sobrevivência. No entanto, entendemos que é chegado o momento de reagirmos, nos posicionando decididamente, em favor de uma política que fortaleça a democracia, a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades, gere dignidade para as pessoas, aumentando a auto-estima e contribuindo para que assumam responsabilidades em favor do desenvolvimento sustentável do nosso Município, ao mesmo tempo em que nos manifestamos contrários a esses
iluminados que decidem as verdades locais sobre “vida e morte” de cada um de nós dentro de gabinetes, implanta-ás através do medo, da arrogância, da perseguição pessoal e do toma lá da cá.
O PV, que congrega várias lideranças políticas e pessoas de bem de Xapuri, convida você para filiar-se e ajudar, propondo e executando ações que tornem o Partido Verde uma alternativa política capaz de atender aos anseios a curto,
médio e longo prazo da população xapuriense.

Diretório Municipal do Partido Verde - 03/11/07