segunda-feira, 18 de junho de 2007

Elenira Mendes, o PT, o PSB e Xapuri City

O Partido dos Trabalhadores (PT), em Xapuri, tem a oportunidade única de apresentar a administradora de empresas, Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, como candidata do partido à prefeitura nas próximas eleições. A mediocridade aliada à imbecilidade impede isso. Ao matar as novas lideranças, o PT trilha o mesmo caminho percorrido pelo PMDB no passado, que o levou as seguidas derrotas.
A Elenira lembra muito a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (PT), no início de sua carreira política. O PMDB tentou sufocar o crescimento de Leila, mas acabou perdendo a pessoa que lhe impôs a mais vergonhosa derrota da história no município. Leila não tivesse saído e levado mais da metade do PMDB com ela o PT jamais teria elegido José Alvanir, um “gentleman” na política do Vale do Acre, mas que não ganharia sem ela.
Este seria o momento do PT em Xapuri arejar o partido com Elenira que dispensa qualquer apresentação. Eles a conhecem e sabem do seu potencial e de como se relaciona bem (a exemplo do pai) com organismos nacionais e internacionais. Além disso, tem a herança moral do pai o que lhe ajudaria muito. Me arrisco a dizer, sem medo de errar, que o presidente Lula viria a Xapuri pedir votos para ela durante a campanha eleitoral.
O PT, que perdeu por incompetência administrativa para Wanderlei Viana e que, segundo os próprios petistas representa o que de pior tem na política xapuriense, vive outro dilema. Já que não engole a candidatura da filha de Chico Mendes a prefeitura, prefere perder novamente para Wanderlei a compor indicando um vice na chapa do PSB, que tem o 1º suplente de deputado estadual, o Manoel Morais, como candidato majoritário com amplas chances de vencer, inclusive, enfrentando o PT e Wanderlei juntos.
E aí, o velho jargão de, “não fazer aliança espúria” caiu por terra. Primeiro por que não é aliança espúria e, segundo, porque os escândalos patrocinados pelo PT no Brasil mostraram a toda sociedade que nem o PT nem partido algum detêm a ética como patrimônio exclusivo. Ao que parece, a construção de uma aliança em Xapuri envolvendo os partidos de esquerda não é complexa, mas de bom senso. Chamem o Carioca que ficou careca de mostrar aos companheiros de partido que sem aliados Jorge Viana não seria o que é hoje nem o PT teria chegado a lugar algum.

Nenhum comentário: