quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O curso de medicina da Ufac

No dia 17 a Ufac forma a 1ª turma de médicos. O curso foi bem avaliado pelo MEC. Abre-se a porta também para a revalidação dos diplomas dos médicos acreanos formados no estrangeiro. Depois da fomatura a comissão que vai analisar os históricos escolares será formada. Sem dúvida alguma o senador Tião Viana é o grande arquiteto desse momento. Em breve teremos bons médicos formados na Ufac e também os que se formaram no exterior trabalhando legalmente junto as comunidades mais necessitadas.

19 comentários:

Anônimo disse...

Presado Vereador:
Sobre o curso de medicina no Acre, me alegra saber que vai poder revalidar os diplomas dos médicos acreanos que se formaram na Bolívia, porque verdadeiramente esses vão servir com sua profissão aqui no Acre por serem filhos do Acre.
No entanto os que estão se formando na UFAC, noventa por cento não são acreanos, e com certeza não vão ficar por aqui, visto que no interior de outros estados brasileiro se paga muito bem um médico.
Agora vai aqui uma opinião muito boa para o Senhor como político e jornalista, opinar sore os critérios de revalidação de diplomas aqui na UFAC.
Meu filho formou-se na Bolívia e tentou revalidar em Brasília, a universidade nem aceita a inscrição se não tiver comprovante de residência de Brasília, foi ruim pra mim e meu filho fiquei aborrecida achei inconstitucional, não sei em que eles se respaldam para tomar essa medida, mas bem que como boa acreana, a UFAC poderia fazer o mesmo, porque se não abrirmos do olho, virão na frente de outros estados e os acreanos mais uma vez vão ficar a ver barcos no rio.(penando).
Por favor vereador, puxe essa bandeira, não tem ninguém que se levante para defender os estudantes da Bolívia, vemos políticos defendendo apenas os estudantes de Cuba.
Não quero me decepcionar também com você, visto que vc tb é um jornalista formador de opinião.
Um grande abraço que Deus lhe ilumine sempre.

Anônimo disse...

Astério

Você é o único político que defende abertamente os médicos formados na Bolívia, principalmente nossos filhos que são do Acre. Parabéns meu filho. sou mãe de um filho que está se formando. Já disse para ele que toda nossa família vai votar em você para vereador.

continue assim

Francisca

Anônimo disse...

Finalmente parece que agora nossos anos de luta pela revalidação dos diplomas estrangeiros seja de Cuba ou da Bolívia será reconhecido. Já que como todos estudantes de medicina estudamos durante 6 anos e não acho justo que uma mudança de sistema de ensino interfira no julgamento de nossas capacidades profissionais, pois como em Cuba não somente estudamos a medicina preventiva como a curativa, se não hoje em dia já teriamos tido complicações com pacientes que durante dois anos estamos tratando em municipios carentes, onde existem pessoas e dirigentes dispostos a confiar no nosso trabalho. Acho que isso só vai ajudar a demonstrar que todos nós somos capazes e temos competência semelhantes aos estudantes brasileiros, até porque no meu caso já consegui aprovar a concursos realizados em nossa capital e se não tivesse o estudo adequado assim não deveria ter sido classificada. Obrigada pelo apoio no seu blog e pela disposição do nosso Senador Tião por valorizar o seu povo e sua terra. Que seja mesmo o momento de dizer basta a esse preconceito, já que os próprios pacientes estão felizes com nossa condulta como profissionais porque continuar existindo tanto derespeito. Um abraço cordial, da sua espectadora Rachel Dantas.

Anônimo disse...

Eu acredito que a questão da revalidação dos diplomas dos médicos formados em outros países deve ser vista com muita cautela. Do mesmo modo que estudantes que estudam aqui no Brasil devem passar pelo vestibular para entrar em uma universidade pública ( e até nas particulares também) os estudantes vindos de outros países devem passar de algum modo por um processo de seleção, afinal de contas MÉDICOS LIDAM COM AS VIDAS DAS PESSOAS). Nós aqui no Brasil não temos nenhum conhecimento sobre a situção do ensino de Medicina em outros países. O ensino no Brasil, já passa por dificuldades imagina em um país onde qualquer pessoa pode fazer o curso de medicina!!!
Vale lembrar que aa maioria dos médicos que atendem em Rio Branco são formados na Bolívia e Cuba. Por que será que as pessoas não confiam nos médicos acreanos e vão buscar atendimento em outros estados?!
Por isso, precisamos pensar que qualquer um de nós a qualquer momento podemos precisar de um atendimento e eu particulamente não quero colacar minha vida e nem das pessoas da família sobre os ccuidados de um profissional qualquer. Quero deixar claro que não tenho nenhum preconceito com os médicos formados em outros países, mas é preciso que sejam selecionados somente os profissionais capazes de fornecer um atendimento digno à população!

Anônimo disse...

Senhores Senadores e deputados que estao na frente do Acre...so termos voçes para nos defenderem... se estao no poder foi a gente (Acre) que depositamos nossa confiança em voces, entaum lute por nossos direito de Acreanos, isso que queremos revalidação de diploma da bolivia e Cuba so tem em ajudar nosso Estado... isso é crescimento. ate porque nosso Estado so tem uma faculdade formando medicos e a maioria dos estudante sao de outros estados que futuramente estarao voltando no termino do curso para trabalhar em seu estado de origem e o Acre sempre pra tras....Por exemplo no meu municipio ja morreram paciente por falta de medicos, se o Estado esta em falta de medicos, vamos nos ajudar e a comunidade esta sendo beneficiada com isso...agradeço os Senadores e deputados que estao se empenhando nessa questao. Sao homens que velam pelo o Acre...


Estudante de medicina Bolivia..

Anônimo disse...

VOCE E O UNICO POLITICO QUE OLHA PARA OS BRASILEIROS QUE ESTUDAN NA BOLIVIA, POIS NOS ESTUDANTES SOMOS ESQUECIDOS E QUANDO NOSSOS AMIGOS VAO PARA O BRASIL ELES SAO BASTANTES DESCRIMINADOS POR LAS AUTORIDADES. AGRADECO DESDE JA POR ESTAR LUTANDO POR NOSSOS DIREITOS E AJUDAR A TORNAR NOSSOS SONHOS EM REALIDADE.

DEUS LHE ABENCOE

EMMANUEL.

Anônimo disse...

Ola! pela primeira vez estou vendo que há alguem no Acre que estara lutando pelos interesses dos futuros medicos que estudam fora do país...Realmente há um certo preconceito com pessoas que se formam em paises latino Americano.
Obrigado..

Anônimo disse...

Meu caro Verador,muito oportuno o seu posicionamento em relação aos profissionais acreanos que concluem seus estudos na Bolívia.A verdade é que existe um preconceito gritante em relaçao a esses profissionais,e,uma omissão por parte de algumas autoridades.Vale lembrar, nobre Edil,que a Bolivia é a redenção para nós brasileiros, termos uma qualificaçaõ profissional.Quem quiser fazer tal comprovação,poderá fazê-la "in loco",logo ali na fronteira,em Cobija,que a cada dia recebe mais e mais brasileiros,não só do Alto Acre,como também de muitos outos municipios.É só ir ao campus universitário da supracitada cidade e comprovar.É muito animador saber que vozes(como a sua)já começam entoar um novo cântico em defesa de todos que sofrem com esse preconceito e discriminação. Um forte abraço.

Anônimo disse...

Algumas pessoas deveriam se informar mais antes de sair proferindo sandices.
A aprovação de acreanos no curso de Medicina da UFAC é bem superior aos 10% citados pela mãe acima, ela deveria se informar mais.
Este ano um acreano passou em primeiro lugar geral da UFAC e em outros anos isso também já tinha ocorrido. Caso a desinformada não saiba, minoria de acreanos só ocorreu nas duas primeiras turmas (Hoje está na sétima). Se uma pessoa não tem capacidade de conseguir uma aprovação em uma universidade brasileira e busca algo mais fácil em outro país, o problema é do indivíduo e não do governo. A UFAC deverá revalidar sim os médicos que tenham capacidade de passar e não deixar qualquer um entrar como se fosse uma faculdade particular brasileira ou não. Se existem pessoas que estudam anos para entrar em uma federal, abdicando de sua vida social, existem também pessoas que adoram sair pra festinhas e depois inventarem que tudo é difícil...SOlução? Ir a outro país. Caso a aprovação de acreanos fosse baixa na UFAC(Não é mais), o governo e as escolas privadas deveriam investir mais na educação e não falar mal de pessoas que estudam demais nos seus estado de origem e depois se deslocam até aqui.
Eu conheço ótimos médicos cubanos e bolivianos e conheço também péssimos médicos brasileiros. Infelizmente, qualquer um com dinheiro no Brasil se forma em faculdade particular em Medicina e não passa por nenhuma seleção de autorização (ainda), mas não é por isso que devemos deixar todos estrangeiros virem pra cá. No Brasil, não falta médico, mas distribuição.
Senhora mãe, não se preocupe, se o seu precioso filho realmente estiver estudando como deveria, ele virá pra cá e fará uma boa prova de revalidação, agora, se ele não passar, saiba que estudar Medicina ele não estava, talvez indo pra faculdade, mas estudar que é bom NADA.

Anônimo disse...

Não concordo com a revalidação automática, tem que ocorrer uma rigorosa revalidação, pois quem vai para outro país é porque não tem condições de passar na universidade pública. Temos que nos tornar um país sério e respeitado. Vamos deixar de lado o famoso jeitinho, nota zero para o senhor, deputado.

Anônimo disse...

Revalidandos da UFMT:
Faço inscriçao para 2da fase do processo de revalidaçao da UFMT...quem estiver interesado escrever a jacky_dmb@yahoo.com com titulo de: revalidando

Anônimo disse...

Amigos, sou natural de outro estado brasileiro, porém optei por fazer medicina no BRASIL e em uma universidade FEDERAL, passei cinco anos fazendo vestibular e fui aprovado idoneiamente na Universidade FEDERAL do ACRE. Não fiz esta opção por buscar facilidades pois sabemos que um concurso público não é fácil, pois aí vão concorrer brancos, pretos, amarelos, descendentes de italianos, africanos, japoneses... ou seja, quando prestamos um concurso público não importa de onde viemos e/ou se vamos ou não permanecer por muito tempo onde estamos estudando/trabalhando atualmente.
É necessário lembrar que o que condiciona alguém a trabalhar ou não em um determinado lugar não é a origem do cidadão (se nasceu ou não no Acre, por exemplo), mas sim os sonhos individuais, as condições de trabalho, as condições para o "aperfeiçoamento" de suas habilidades... isto é tão certo que muitos acreanos, embora sejam nascidos aqui, vão morar e trabalhar em outros estados e, não podem ser impedidos pois o Brasil ainda é um país que respeita o direito de ir e vir. Enéis carneiro, que me lembre era acreano (de Xapurí, salvo engano)... contudo ao se formar em medicina nunca morou aqui.
Já o Dr. Francisco Mangabeira (autor do hino acreano), apesar de ser BAIANO além de lutar pelo Acre, ainda fez o hino deste estado.
Agora, quanto ao fato de alguém ir pra Bolívia estudar lá... amigos, antes das pessoas irem, elas sabiam que teriam que fazer uma prova para poderem trabalhar aqui no Brasil. Nunca nos esqueçamos que se a lei abrir uma brecha para os estudantes da bolívia poderem vir trabalhar sem pelo menos uma prova de título aqui... tb esta lei abre brecha para que estudantes de outros países (brasileiros ou não) venham concorrer com os acreanos... Nunca podemos nos esquecer que um africano pode se naturaslizar brasileiro e concorrer com um acreano a uma vaga de emprego...
Nós não somos crianças e um dia teremos que sair da barra da saia de nossas mamães... então devemos parar de dar uma de coitadinhos e buscar correr, pois só se pode alcançar uma vitória se corrermos legitimamente. Sou portador de necessidades especiais? Se não, por que então eu não quero correr que nem os demais atletas?????
Obrigado pela atenção!
Atenciosamente:
Adriel Lima Guimarães, piauiense, estudate de medicina da Ufac e graças a Deus bem casado com uma acreana linda e maravilhosa.

Anônimo disse...

Amigos, sou natural de outro estado brasileiro, porém optei por fazer medicina no BRASIL e em uma universidade FEDERAL, passei cinco anos fazendo vestibular e fui aprovado idoneiamente na Universidade FEDERAL do ACRE. Não fiz esta opção por buscar facilidades pois sabemos que um concurso público não é fácil, pois aí vão concorrer brancos, pretos, amarelos, descendentes de italianos, africanos, japoneses... ou seja, quando prestamos um concurso público não importa de onde viemos e/ou se vamos ou não permanecer por muito tempo onde estamos estudando/trabalhando atualmente.
É necessário lembrar que o que condiciona alguém a trabalhar ou não em um determinado lugar não é a origem do cidadão (se nasceu ou não no Acre, por exemplo), mas sim os sonhos individuais, as condições de trabalho, as condições para o "aperfeiçoamento" de suas habilidades... isto é tão certo que muitos acreanos, embora sejam nascidos aqui, vão morar e trabalhar em outros estados e, não podem ser impedidos pois o Brasil ainda é um país que respeita o direito de ir e vir. Enéis carneiro, que me lembre era acreano (de Xapurí, salvo engano)... contudo ao se formar em medicina nunca morou aqui.
Já o Dr. Francisco Mangabeira (autor do hino acreano), apesar de ser BAIANO além de lutar pelo Acre, ainda fez o hino deste estado.
Agora, quanto ao fato de alguém ir pra Bolívia estudar lá... amigos, antes das pessoas irem, elas sabiam que teriam que fazer uma prova para poderem trabalhar aqui no Brasil. Nunca nos esqueçamos que se a lei abrir uma brecha para os estudantes da bolívia poderem vir trabalhar sem pelo menos uma prova de título aqui... tb esta lei abre brecha para que estudantes de outros países (brasileiros ou não) venham concorrer com os acreanos... Nunca podemos nos esquecer que um africano pode se naturaslizar brasileiro e concorrer com um acreano a uma vaga de emprego...
Nós não somos crianças e um dia teremos que sair da barra da saia de nossas mamães... então devemos parar de dar uma de coitadinhos e buscar correr, pois só se pode alcançar uma vitória se corrermos legitimamente. Sou portador de necessidades especiais? Se não, por que então eu não quero correr que nem os demais atletas?????
Obrigado pela atenção!
Atenciosamente:
Adriel Lima Guimarães, piauiense, estudate de medicina da Ufac e graças a Deus bem casado com uma acreana linda e maravilhosa.

Anônimo disse...

"Senhora mãe, não se preocupe, se o seu precioso filho realmente estiver estudando como deveria, ele virá pra cá e fará uma boa prova de revalidação, agora, se ele não passar, saiba que estudar Medicina ele não estava, talvez indo pra faculdade, mas estudar que é bom NADA."

Unknown disse...

bem a meu sonho e fazer medicina no acre poremas condicoes financeira snao me permite fazer um bom cursinho pre vestibular ...soacademica de enfermagem na ufmt em mato grosso ..
ma seuseu quetenhpotenciale contepencia pra chegar aonde eu desejo e so uma questao de tempo ..
abraços

Anônimo disse...

Presado Vereador
Gostei muito de saber sobre a possibilidade de medicina em cobija.Vc poderia confirmar se sera em 2010 ja o inicio das inscrições???
Se sera uma outra universidade ou na Upal mesmo
se sera universidade estadual ou particular
Se puder informar eu agradeço muito

Anônimo disse...

Depois de ler tdos os comentarios, gostaria de deixar aq minha opniao. Sou estudante de medicina do 4 ano na Bolivia, e meu irmao caçula tbm cursa medicina, mas em uma faculdade estadual no Amazonas. Sei em minha pele o preconceito com os estudantes estrangeiros, ja que passo por isso em casa. Como estudante de medicina, que abriu mao de tudo e de tdos por 11 meses ao ano, que o tempo que passo estudando concordo plenamente:"se o seu precioso filho realmente estiver estudando como deveria, ele virá pra cá e fará uma boa prova de revalidação, agora, se ele não passar, saiba que estudar Medicina ele não estava, talvez indo pra faculdade, mas estudar que é bom NADA". Pq sejamos sinceros, nos que estamos aqui temos preconceito, alias para quem nao sabe, aqui existe uma imensa revolta com a grande quantidade de brasileiros que "vem estudar", pq 90% nao quer absolutamente nada, perdoe minha sinceridade, mas nao querem mesmo, e ainda sao esses que nos prejudicam. Independente de onde vc estuda, quem cursa de verdade a faculdade me medicina nao tem tempo pra vida social, nda de festas, baladas, noitadas, e namorado certamente fica em terceiro ou quarto plano, literalmente nao da tempo... E isso ocorre mto aq, e sejamos sinceros Revalidacao automatica??? NUNCA!!! Visto que uma pessoa que passou 6 anos e meio abdicando de uma vida exterior, nao pode ter seu diploma revalidado de igual manera com quem passou os 6 anos e meio brincado, pq realmente existe. Conosco alguns acreanos cujos os pais pensam q estao quase se formando, pero eles ainda estao muito longe disso. Perdoe minha sinceridade, sou acreana tbm, mas meus conterraneos sao os que mais brinca de ser medicos.
Uma coisa e certa: Ten-se que ser mto bom aqui, para no Brasil ser considerado mais o menos.

Jamiélison (Plácido de Castro/Rio Branco disse...

Senhor Vareador,
É com constante alegria que venho comentar em seu blog, haja vista que vejo através de sua prática legislativa uma constante mudança na visão política que me assiste. É através de políticos como o Senhor, compromissados com a ética e com a responsabilidade no exercer de cargos públicos que teremos uma mudança progressiva e significativa no patamar que hoje se encontra o Brasil e por conseguinte, Estado do Acre. Continue com a presteza da seriedade e constância de um trabalho em benefício dos menos favorecidos, abraços...

Gustavo disse...

É com pesar que leio os comentários dessas desesperadas mães que têm seus filhos vivendo um "bolivian dream", cursando e formando em Faculdades de Medicina da Bolívia. Mães e caros estudantes brasileiros em faculdades bolivianas, vocês quando entraram nessas instituições estrangeiras já sabiam quem não poderiam trabalhar no seu querido Acre ou em qualquer lugar do nosso Brasil, sem um CRM, certo? E para isso teriam que passar pelo dificil reconhecimento do diploma e do aval do Conselho de Medicina, assim como qualquer médico formado em uma universidade brasileira? Vocês já pensaram que assim como alegam que a UFAC, universidade acreana pública e de qualidade, é para alunos de fora do Acre(o que não é inteiramente verdade), essas universidades bolivianas são, de fato, para os brasileiros? Não é incoerente, vocês ocuparem a grande maioria ou quase todas essas vagas, tomando-as dos natais bolivianos e reclamar que são prejudicados por ter alunos de outros estados do BRASIL na UFAC? Outro ponto, por que será que esses médicos acreanos ou de outro Estado não vão para o carente interior do Acre? O problema que todo mundo já sabe não é a falta numérica de médicos no Brasil, mas sim a sua distribuição. O interior do Acre precisa incentivar os médicos deste ou de qualquer lugar do Brasil a vir trabalhar por aqui, com bons salários e condições de trabalho, assim como é feito em outros interiores ou regiões mais isoladas do país! Situação que fica difícil no Acre, porque, devido a grande oferta de médicos formados na Peru ou Bolivia que aceitam trabalhar cada vez por menos para serem contratatos, na maioria das vezes ilegalmente, pelo governo dessas cidades. Outro ponto, vcs nao acham caro pagar 600 reais de mensalidade por 6 anos e acham caro pagar uns 300 reais durante 1 ano ou mais num cursinho pre-vestibular para entrar numa universidade publica brasileira? Como acreano, tenho certeza que não somos intelectualmente inferiores aos naturais de outros Estados e podemos entrar numa universidade pública aqui ou em qualquer outra do nosso Brasil! Ademais, é obrigação do governo dar preparação para brasileiros entrarem numa universidade brasileira e não facilitar a obtenção de CRMs ou validações de diplomas estrangeiros. Pensem nisso queridas mães e "patricios" brasileiros que tentam ou tentarão um diploma médico estrangeiro antes te pedirem facilitações políticas para resolver seus próprios problemas.