sábado, 19 de janeiro de 2008

Expedição Juruá

Alguém pede para que eu dê minha opinião sobre a viagem dos deputados no rio Juruá. Não sou hipócrita nem costumo acompanhar a maioria por conveniência. Concordo plenamente com o que o deputado Luís Calisto, líder da oposição, escreveu no blog do Altino.

Em uma viagem como esta momentos de descontração acontecem naturalmente. Só acho que a Mesa Diretora da Aleac poderia ter chamado técnicos em turismo, pesquisadores da Ufac. Deveria ter levado também um representante da OAB. Conheço áreas entre Assis Brasil e Brasiléia que tem um potencial para o ecoturismo que precisa ser explorado para melhorar as condições de vida das populações ribeirinhas.
Além disso, os rios de nossa região amazônica são responsáveis pela nossa existência. As grandes rotas fluviais deixaram de existir com o advento das rodovias. Muitas histórias precisam ser resgatadas. Histórias de vidas dos seringais, dos barracões e das colocações. Particulamente, gostaria que fosse realizada uma (ou várias) viagens pelo rio Acre de Assis Brasil a Bôca do Acre para redescobrir o nosso passado. Como disse, conheço localidades nesse rio Acre que precisam ser exploradas. O empresário Jorge Thomaz sabe do que estou falando. Creio que a iniciativa não pode ser apenas da Assembléia Legislativa, mas também das prefeituras e do governo do estado.

Nenhum comentário: