sábado, 29 de setembro de 2007
Na fronteira
Conheço esta região por terra, água e ar. Para mim é, e sempre será, uma das regiões mais lindas do mundo. Meu pai já navegava no Thauamanu, Manuripe, Horton e Madre de Diós e o rio Acre desde a sua cabeceira. Fui criado em meio a castanha, borracha, couros de onças, de porquinhos e veados. Comi muitos ovos de tracajá orinundos das cabeceiras do Thauamanu. Tomei banho nas águas gélidas do igarapé Cocama, o conselheiro do TCE, Ronald Polanco, que o diga. Seu umbigo está enterrado lá.
Como homem de fronteira aprendi a amar o meu país. A valorizar cada palmo de chão conquistado com sangue pelas gerações passadas. Mas também, aprendi a respeitar as diferenças. A amar e a valorizar outras culturas que expressam na excência a história de um povo. A construção de uma civilização.
Viva a fronteira! Viva o Acre! Viva o Brasil! A América Latina e unidade dos povos em todo o mundo!
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Filhos
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Excelente advogado!
Bate papo descontraído com o advogado Felipe Pinheiro, durante almoço na casa do presidene da Associação de Moradores, Tião Gracino. Felipe vem despontando como uma dos melhores advogados do Acre atuando também nas praças de Rondônia e Amazonas. Competência e humildade tem lhe rendido muito prestígio.
Participação popular!
O mais importante nesta fotografia não é o debate que acontece entre os vereadores, mas as pessoas do povo que voltaram a participar das sessões do Poder Legislativo Municipal. Ao fundo a galeria está cheia de populares e o Plenário - como deve ser - de vereadores, que discutem os problemas da comunidade.
terça-feira, 25 de setembro de 2007
A unidade das oposições!
Visitando a creche
AO visitar A creche vi de perto a carência das criançasas daquele local, sei que você e um dos principais mantenedores da creche. Pude ver o carinho que os pais e principalmente as crianças tem por você, se cada vereador tivesse a mesma atitude pelo menos 14 creches novas nós teriamos em Rio Branco. Que DEUS o abeçoe. Já o admirava desde o tempo da TV, agora muito mais. Também vou ajudar a creche. Gostaria que mais pessoas que visitam seu blog fizessem o mesmo.
Aex
Letícia
Não tenho dúvidas de que algumas pessoas vem ao mundo para fazer a diferença. A Letícia é uma delas. Com apenas três anos de idade, é a expressão máxima do amor de Deus!
Água no Alto Alegre
Vivendo e apredendo
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Quem tem fé vai a Jerusalém!
Mais de 20 discípulos da Igreja Renovada estão a caminho de Jerusalém acompanhando o Apóstolo Afif Arão e a pastora Dayse. Nessa fotografia aparece um dos maiores símbolos do judaismo, a Menorah hebráica, presente dos ingleses depois da 2ª Guerra Mundial.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
COMBATE AS DROGAS
A luz que recebo!
Disse a ele com todo carinho e atenção que eu era agora vereador. Que havia tentado conciliar as duas coisas, mas não deu certo. Estava sacrificando o mandato. Não seria mais um bom apresentador, nem um bom vereador. Por isso resolvi me dedicar à igreja Renovada e ao mandato. Nas horas vagas estou no blog. Aliás, estou amando escrever aqui.
Minha atividade na igreja é maravilhosa. Tenho me dedicado as minhas células. Pregado o evangelho, consolidado, apascentado. É muito bom cuidar de vidas. Ver um casamento restaurado, ajudar um jovem a abandonar definitivamente as drogas, os assaltos, os crimes, a violência me faz sentir útil. Melhor ainda está servindo ao apóstolo Afif Arão, a pastora Dayse e demais líderes. Os discípulos da igreja Renovada são muito amáveis.
Em relação ao mandato, tenho feito muitos projetos, requerimentos, indicações, visitado escolas, postos de saúde, participado de reuniões e eventos importantes para o desenvolvimento da cidade. Tenho me dedicado muito a periferia. Vejo o resultado desse trabalho e isso me estimula a ir em frente. Quero poder chegar no dia 31 de dezembro e dizer: “Combati um bom combate”. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que tem me ajudado. Sem vocês não iria a lugar nenhum. Como diz o apóstolo Arão: "Cada um anda na luz que recebe".
O Plano Diretor de Trânsito
o trânsito continua fazendo suas vitimas no Estado do Acre e vai continuar fazendo se as autoridades responsáveis não assumirem suas responsabilidades. Um trânsito em condições seguras é um direito de todo cidadão e um dever do poder público resguardar esse direito. A polêmica na Câmara de vereadores de Rio Branco girando em torno da frente parlamentar Gay, do jeito que eles querem respeito também tem que respeitar aqueles que são contra, isso é democracia. Querem criar uma frente tão fútil e sem sentido para a sociedade, porque não criam uma frente parlamentar por um trânsito seguro? Essa idéia, senhor vereador, é algo interessante e que o parlamento tem que discutir. A questão do trânsito não se volta somente para os acidentes de trânsito, por traz de tudo isso existe um leque de outros assuntos importantíssimo.
sou Charles Batista, Instrutor de Trânsito e presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Acre - SINTAC.
Charles,
Obrigado pelo seu comentário. A sua preocupação com o trânsito é importantíssima. Infelizmente, nosso trânsito está um caos, principalmente com a entrada de muitos veículos novos a cada mês. Como vereador encaminhei para a Prefeitura Municipal ofício exigindo a implantação do PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO DA CIDADE, que vai mudar completamente essa realidade. Em parceria com o Estado a prefeitura já iniciou os trabalhos com engenheiros de trânsito. Haverá também um dia (ainda a ser definido) em que será discutido esse PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO com a população, as Associações e Sindicatos. Conto com sua participação. Na próxima semana vou propor na Câmara uma sessão especial para tratar desse assunto também. Obrigado pela sugestão. É disso que um vereador precisa: idéias e propostas. Obrigado mesmo!
Um abraço fraterno.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Urbanização de Bairros
O governador Binho Marques não abre mão da parceria com o prefeito Raimundo Angelim na urbanização dos bairros. Até 2010 são mais de R$ 200 milhões a serem investidos na cidade de Rio Branco. Nessa fotografia conversamos sobre as obras no Ílson Ribeiro, Laélia Alcântara e Novo Calafate.
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Por que tanto ódio?
Já sei! Alguém deve ter lhe dito que falei mal de você por aí, né! Você acreditou?
Talvez você seja do tipo que não gosta de ver ninguém feliz. Pode estar imaginando que sou um obstáculo no seu caminho...na sua rota para o sucesso. Pode ser isso.
Deixa eu te falar uma coisa. Você não sabe, mas tem me ajudado bastante. O seu ódio e inveja tem me mostrado que eu preciso melhorar mais, ajudar mais as pessoas que necessitam de mim. Se você permitir eu também te ajudo a encontrar uma saída para esse sentimento ruim que necrosa a alma. Quero que você saiba que eu te amo assim mesmo. Do jeito que você é.
O custo do serviço de água paralelo ao Saerb!
O desabafo da primeira dama!
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Tudo pelo social!
Amiga e irmã Estefânia Pontes realiza um excelente trabalho na Secretaria de Cidadania e Bem Estar Social. Pena que a prefeitura não invista em mídia como deveria. Porém, para quem conhece seu trabalho não deixa nada a desejar. Enfrenta problemas pela falta de recursos, mas o pouco que tem investe em vidas. Existe algo mais importante do que vidas? Do que ajudar quem precisa? Creio que não! Por isso ela está no caminho certo com a bênção de Deus. Que ele a conserve assim: frutífera. Nesta fotografia estamos no Novo Calafate. A criança nos braços é filha de uma menor que foi amparada por ela.
Aleluiaaaaa!!! e algo mais!
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Nos bastidores da política
* Como os três Partidos estão em aliança, a prioridade para a cabeça de chapa no Acre seria do PMN com um vice do PC do B ou PSB.
* A outra alternativa seria cada um lançar candidatos próprios a prefeito em 2008. Porém, dificilmente vai acontecer. Difícil também será convencer Brasília de que no Acre os três partidos vão apoiar a reeleição do prefeito Raimundo Angelim (PT).
* O deputado estadual Luís Calixto é candidato a prefeito pelo PDT, principalmente se for confirmada a eleição em dois turnos.
* Abraço dos afogados. É como está sendo chamada a provável aliança Zila Bezerra-João Tota proposta pelo ex-deputado federal Osmir Lima.
* "É muita luta?", indaguei ao governador Binho Marques sobre sua administração. "Bastante". Respondeu sereno. Aliás, uma das características do governador é a serenidade.
* "Troglodita", é como estão apelidando o deputado Mazinho Serafim, afastado do PT, nos corredores da Casa Rosada.
* O suplente de deputado federal Zico Bronzeado forçou a candidatura de Mazinho Serafim a deputado estadual. A direção do partido não queria. Depois de ter o nome homologado na convenção, Mazinho não apoiou mais a reeleição de Zico.
* Se a tese de que a pensão vitalícia dos ex-governadores não gera direito adquirido porque se originou na ilegalidade, o que foi pago até hoje terá que ser devolvido.
* Ao que parece, os evangélicos vão ter que aprender a se organizar e a votar com consciência. Do contrário, vão continuar na regência do espinheiro.
* O único problema da vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) é querer obrigar todo mundo a concordar com ela quando se trata das questões homossexuais.
* Para alguns evangélicos, por exemplo, a origem do homossexualismo está na pedofilia. Muitos se tornaram homossexuais por que foram abusados na infância.
* O presidente da Umarb, o Gílson, diz que não está sendo compreendido quando critica a prefeitura. A bem da verdade, ninguém compreende crítica!
* É bem verdade que Renan Calheiros já deveria ter saído, mas a oposição em Brasília anda raivosa, babando como cachorro contaminado com raiva.
* Essas "brigas" internas na Frente Popular são como pedras lançadas em um lago. Faz banzeiro, mas o lago continua lá.
* Vereador Luís Anute (PPS) reclama que o governo e a prefeitura estão preparando o maior pacote de obras para lançar em 2008. Ano eleitoral. "Mera coincidência, meu caro", garante a situação.
* O deputado federal Henrique Afonso (PT) a cada dia consolida seu nome em meio aos evangélicos. Muitos já se arrependeram em não ter votado nele. É o que se houve. Estou apenas retransmitindo.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
No caminho certo
Seca total na escola Bacurau!
O resgate da periferia
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Uma questão de estilo!
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Tunel do tempo
O tratamento dado aos presos em Cobija
Fomos conduzidos a sala do coronel que mandou trazer o "safado". Quando nos viu o jovem se agarrou comigo aos gritos e chorando muito.
_ Pelo amor de Deus Astério me leva embora daqui. Eles vão me matar. Me ajuda pelo amor de Deus. O rapaz estava apavorado com a "roleta russa" que os soldados faziam com ele, além da sessão de tortura e espancamento. Porém, o mais grave estava por vir.
Fiz um cheque do Banco do Brasil no valor de R$ 50 pratas e deixei com o comandante. Quando estávamos saindo do prédio vi uma cela do lado de fora do quartel que me chamou a atenção. Era o calabouço. Sem me importar com mais nada me dirigi ao local. Fiquei chocado com o que vi. Uma jovem de 17 anos mais ou menos que eu conhecia de vista em Brasiléia. Era morena, bonita. Parecia um farrapo (literalmente) humano. Ela me contou em poucas palavras que fora presa comprando drogas em um ponto. Foi violentada pela soldadesca. Lhe negavam comida e água. Ficava exposta para que todos a vissem. Saí de lá abatido. Comuniquei o fato na Delegacia de Brasiléia e no Consulado brasileiro. Seis meses depois a encontrei. Apesar dos poucos anos parecia ter muito mais idade.
Não me surpreende as notícias de que prisioneiros brasileiros são torturados e mortos no presídio de Cobija. Faz parte da rotina. Ai daqueles que tiverem a infelicidade de caírem nas mãos da policía boliviana. Só a misericórdia de Deus!
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Registro histórico
Acadêmicos de educação física
Parabéns, não só por auxiliar na erradicação das drogas, mas por uma qualidade de vida melhor e mais saudável.
4 de Setembro de 2007 05:48
Tadeu disse...
Astério esta idéia do anteprojeto de criar academias públicas é positiva, aliás podemos até considerar saúde pública. Sabemos que muitas doênças são manifestadas devido a ausência de atividade física. Com uma academia pública as pessoas terão mais uma opção. Sabemos que todo e qualquer esporte tem o lado social de não apenas formar esportistas mais também cidadãos. Espero vê a aprovação deste projeto.
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Academias públicas de ginásticas
uma questão de justiça!
Tenho visitado muito os moradores da periferia. As condições de vida dessas pessoas precisam ser mudadas. O fundamental é começar a mudança. Querem apenas o que lhes é de direito: energia, água, ruas transitáveis, saúde, educação, segurança, assistência social, enfim, condições dignas para viver com a família. Quando os serviços públicos chegam em um bairro diminui a criminalidade e o consumo de drogas. Porém, vale ressaltar, que essa mudança não depende apenas do poder público, mas de toda a sociedade. Nesse contexto as igrejas tem um papel fundamental. Isto, porque, a mudança apenas no exterior não resolve o problema da miséria. Não é difícil tirar as pessoas da miséria; difícil é tirar a miséria de dentro delas. Vamos a luta!!
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Torre de Babel
Luciano Vieira
Luciano muito obrigado pelo seu comentário no blog. De fato, estou vivendo uma nova fase na minha vida pessoal e política. Muitos almejam estar na política com mandato achando que tudo é muito fácil. Lhe digo em nome do Senhor Jesus, não é! É muito difícil. Não poder atender muitas vezes as expectativas de irmãos, de amigos, de eleitores e de pessoas que você nunca viu, causa tristeza, angústia e uma sensação de frustração. Muitas vezes a decisão de fazer algo não está na minha mão. Nesses dois anos e meio de mandato chorei muitas madrugadas aos pés do Senhor. Pensei em desistir de tudo. Mas um dia ouvi a sua voz me dizer: Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei... Hoje aceito o fato de que não posso fazer tudo sozinho, mas o que eu puder fazer estarei fazendo para Ele, o meu Deus! Tenho uma missão de defender a unidade do nosso povo mesmo que me custe o mandato!
domingo, 2 de setembro de 2007
O Batismo de João, o Batista!
Em nome de Deus!
Centenas de novos fiéis da Igreja Renovada foram batizados pelo apóstolo Arão e líderes de células. Apesar dos avanços da ciência e de novas tecnologias, a maioria das pessoas continua buscando Deus como resposta para a frágil existência humana. Jesus, que em hebraico se chama, Yeshua, nunca esteve tão presente na vida de muitos.
Referencial evangélico
Domingueira
Os servidores contratados sem concurso público desde o governo Romildo Magalhães, em 94, que tratem de se preparar para os próximos concursos. Pressionados pela grande imprensa, a maioria dos deputados federais tende a votar contra a PEC, que legalizaria a situação.
O vereador Rodrigo Pinto deu um passo importante na sua reeleição ao se filiar ao PMDB, além de garantir um futuro político como vinha sonhando. A tendência do partido do ex-senador Nabor Júnior tende investir em novas lideranças se não quiser se acabar de vez.
É impossível para algumas pessoas compreenderem o "Dia do Perdão" (31 de dezembro), cujo projeto de lei está sendo proposto por mim na Câmara Municipal. Isto porque desconhecem totalmente esse sentimento. Para os que provaram o ato de perdoar, há um "êxtase”, uma espécie de “regozijo”, de “júbilo”, e mais: uma sensação de liberdade nunca experimentada antes.
O deputado federal Henrique Afonso vem marcando posição e se destacando como uma das lideranças evangélicas mais expressivas do Estado. Tem conquistado a simpatia de muitos líderes e de fiéis com sua postura verdadeiramente cristã na luta contra o infanticídio, o aborto, a prostituição e outras questões polêmicas.
Recentemente Henrique Afonso trouxe ao Acre a doutora Damares, especialista em ONG’s. Ele orientou igrejas e instituições sobre como formar uma ONG e todas as fontes de recursos para um trabalho social efetivo como fazem a igreja católica e os espíritas que, nessa área, dão um banho nos evangélicos porque são mais organizados e eficientes.
A meu convite o ex-governador Jorge Viana vai a Câmara Municipal participar de um debate. Em decorrência da Semana da Paria, Jorge deverá ir depois do dia sete de setembro.
A prefeita de Brasiléia Leila Galvão decidiu que não vai se envolver na disputa de vice. Para ela e o PT, é assunto interno do PSB. Como diz o velho adágio: quem pariu Mateus que o embale.
Na verdade todos querem ser vice da prefeita Leila, já que sua reeleição é garantida pelo excelente trabalho que faz. Para o PT, a reeleição dela é favas contadas. Até o PC do B também sonha, através do presidente da Câmara, o vereador Lacerda, em ser vice.
A prefeita Leila é uma política honrada. Tinha o compromisso de apoiar para deputado estadual o ex-prefeito José Alvanir e a reeleição de Delórgens Campos. Foi o que ela fez. Aliança e compromisso exigem fidelidade e honradez. Isso ela tem de sobra. Quando se tem aliança, não se faz mais o que quer, mas o que a aliança exige.
sábado, 1 de setembro de 2007
Torre de Babel
Aden é capacitado, responsável e contribuiria sim com a possível vitória e futura administração. Entretanto, candidaturas nascem articuladas e não empurradas goela abaixo. Política não funciona como trio elétrico que o bonde vai na frente e o povo pulando atrás.
Infelizmente, nós evangélicos ainda não estamos devidamente organizados para tais tarefas. Estamos a caminho, é bem verdade, mas falta unidade e uma liderança firme que agregue a todos em torno de si.
Apesar do esforço e da visão de Reino que vem sendo implantada, muitos ainda agem como tribos. Por exemplo: se tiverem cinco pastores reunidos, existem sete opiniões ou mais diferentes.
Para entrar em uma briga com o PC do B, que é organizado e disciplinado, na disputa de vice, nós evangélicos precisamos muito mais do que juntar uma multidão na Gameleira a convite da Antônia Lúcia para o “Celebra da RBN”. As verdades de Jesus se aplicam a tudo, inclusive na política: “Como andarão dois juntos se não estiverem de acordo”? Como ir a lugar algum se atualmente existe uma briga visceral entre a Antônica Lúcia e líderes da Assembléia de Deus, uma das maiores igrejas do Acre? Não será a Igreja do Bosque, a Renovada, e outros Ministérios que conseguirão isoladamente conquistar espaços na política.
Antes de partir para a guerra precisamos colocar em ordem nosso Exército que atualmente está mais para “Torre de Babel” do que para a “Conquista de Jericó”. Como evangélico creio que vai chegar o tempo da unidade. Oro por isso e anseio ardentemente por isso. Vai acontecer quando os interesses do Reino se sobrepuserem ao dos reinos particulares.
P. S. A propósito, começo a vislumbrar no deputado federal Henrique Afonso a liderança capaz de juntar a maioria para grandes conquistas. Sua atitudes apontam para isso. O tempo dirá! E se for, Deus vai confirmar.