sábado, 29 de setembro de 2007

Na fronteira

Estou em Brasiléia. Aliás, não consigo separar Brasiléia, Epitaciolândia, Cobija e Porvenir. Pra mim, apesar de todas as barreiras impostas pelo mundo jurídico, econômico e cultural tudo é a mesma coisa. No passado as famílias dessas três cidades criaram laços afetivos que ninguém consegue quebrar. É muito forte. Por isso não aceito quando um boliviano é destratado no Brasil muito menos quando um brasileiro é humilhado na Bolívia. Geralmenrte quem vem de fora - em ambos os casos - é que costuma aprontar porque desconhece os costumes e as raízes dos mais antigos.

Conheço esta região por terra, água e ar. Para mim é, e sempre será, uma das regiões mais lindas do mundo. Meu pai já navegava no Thauamanu, Manuripe, Horton e Madre de Diós e o rio Acre desde a sua cabeceira. Fui criado em meio a castanha, borracha, couros de onças, de porquinhos e veados. Comi muitos ovos de tracajá orinundos das cabeceiras do Thauamanu. Tomei banho nas águas gélidas do igarapé Cocama, o conselheiro do TCE, Ronald Polanco, que o diga. Seu umbigo está enterrado lá.

Como homem de fronteira aprendi a amar o meu país. A valorizar cada palmo de chão conquistado com sangue pelas gerações passadas. Mas também, aprendi a respeitar as diferenças. A amar e a valorizar outras culturas que expressam na excência a história de um povo. A construção de uma civilização.

Viva a fronteira! Viva o Acre! Viva o Brasil! A América Latina e unidade dos povos em todo o mundo!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Filhos


Todos eses jovens são meus filhos espirituais. Foram resgatados para uma nova vida em Cristo Jesus. Compartilham do sonho de um mundo melhor em que o amor predomine sobre a violência e o ódio.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Excelente advogado!



Bate papo descontraído com o advogado Felipe Pinheiro, durante almoço na casa do presidene da Associação de Moradores, Tião Gracino. Felipe vem despontando como uma dos melhores advogados do Acre atuando também nas praças de Rondônia e Amazonas. Competência e humildade tem lhe rendido muito prestígio.

Participação popular!


O mais importante nesta fotografia não é o debate que acontece entre os vereadores, mas as pessoas do povo que voltaram a participar das sessões do Poder Legislativo Municipal. Ao fundo a galeria está cheia de populares e o Plenário - como deve ser - de vereadores, que discutem os problemas da comunidade.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A unidade das oposições!

O MDA foi um projeto político inteligente e eficaz. Teve como objetivo vencer as eleições de 2000 e o fez com Flaviano Melo. O pai legítimo do MDA é o empresário e político Narciso Mendes. Foi dele a idéia, a concepção original e a minuta do projeto. Depois de ter elaborado em sua casa toda a proposta partiu para a articulação política em Brasília com Nabor e Flaviano. A segunda pessoa mais importante na construção do MDA foi o ex-prefeito Mauri Sérgio. Sem ele, o Movimento teria sido abortado com poucos dias de gravidez. Alércio Dias, João Correia, César Messias e outras lideranças também tiveram sua importância.
Depois das eléições de 2000 um série de erros começou a minar o projeto. Muita gente foi com sede ao pote. Gente que não havia se quer participado da campanha. Mas os responsáveis diretos pela morte, velório e sepultamento do MDA foram os três ex-secretários mais fortes da administração do prefeito Isnard Leite, que não convém dizer os nomes. Conseguiram destruir tudo o que foi construído em pouco mais de um ano. Final triste e melancólico. Nem missa de 7º dia teve. Depois das eleições de 2004 as mágoas vieram à tona. Foi caco para todos os lados.
O MDA foi um momento particular da história política de Rio Branco e do Acre. Ressuscitá-lo é impossível. A conjuntura política é outra. Além disso, a vaidade de alguns pretensos candidatos a prefeito pelos partidos de oposição inviabiliza qualquer tentativa de unidade. Isto, mesmo sabendo que a oposição tem um eleitorado cativo que sempre derrama nas urnas mais de 40% dos votos para qualquer um que lhes represente.
Particulamente não creio que o pai do MDA queira aventurar-se em contribuir novamente com a tão sonhada "unidade das oposições". Até porque hoje os partidos de oposição são indiciplinados, incompetentes, arrogantes e sem visão de poder. Um verdadeiro balaio de gatos. Cada um acha que pode vencer o prefeito Raimundo Angelim numa disputa. Só isso já diz tudo. Revela o verdadeiro caráter de co o pensa a oposição.

Visitando a creche

Astério

AO visitar A creche vi de perto a carência das criançasas daquele local, sei que você e um dos principais mantenedores da creche. Pude ver o carinho que os pais e principalmente as crianças tem por você, se cada vereador tivesse a mesma atitude pelo menos 14 creches novas nós teriamos em Rio Branco. Que DEUS o abeçoe. Já o admirava desde o tempo da TV, agora muito mais. Também vou ajudar a creche. Gostaria que mais pessoas que visitam seu blog fizessem o mesmo.

Aex

Letícia



Não tenho dúvidas de que algumas pessoas vem ao mundo para fazer a diferença. A Letícia é uma delas. Com apenas três anos de idade, é a expressão máxima do amor de Deus!

Água no Alto Alegre


A pedido dos moradores do bairro Alto Alegre, consegui junto ao Saerb resolver o problema de abastecimento de água no bairro. A falta de água prejudicava todo a comunidade em especial a creche comunitária. Em muitos casos a solução da falta d'água é simples, já que existe a rede.

Vivendo e apredendo


Crianças da creche Vivendo e Aprendendo, no bairro Santa Inês, agradecem o apoio de instituições e pessoas que de alguma forma colaboram com esse trabalho comunistário. São filhos e filhas de domésticas, mães solteiras e jovens desemprgadas. O trabalho está um sucesso. Faça-nos uma visita. Fica na rua da Sanacre, logo na entrada, na Frente da escola Clarice Fecury.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007


River Jordan - Batismo no Rio Jordão. Todos os peregrinos que vão a Israel passam pela experiência de renovarem o batismo no Rio Jordão. O local era o preferido de João Batista, que também batizou Jesus Cristo.

Na frente do Parlamento Israelense, da direita para a esquerda: Pastora Dayse, eu, Nelson (Auto Escola Vitória) e o Valder.

Quem tem fé vai a Jerusalém!



Mais de 20 discípulos da Igreja Renovada estão a caminho de Jerusalém acompanhando o Apóstolo Afif Arão e a pastora Dayse. Nessa fotografia aparece um dos maiores símbolos do judaismo, a Menorah hebráica, presente dos ingleses depois da 2ª Guerra Mundial.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

COMBATE AS DROGAS

Apresentei na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a realização de exames para identificar crianças e adolescentes que estejam começando a usar drogas. Tomei todo o cuidado de não ferir a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA). O exame só poderá ser feito se os pais ou responsáveis autorizarem e nenhuma aluno poderá sofrer constrangimentos. A bem da verdade, me inspirei em uma proposta feita pelo deputado Donald Fernandes quando ele era vereador. À época o projeto dele foi considerado inconstitucional porque obrigava os alunos a fazerem exames sem o consentimento dos pais. Assim como ele, que faz um excelente trabalho na Apadeque, entendo que se um usuário de drogas for identificado no começo poderá ser tratado evitando a dependência química. Meu projeto alcança todas as escolas municipais. Depende agora da aprovação da Câmara e da sansão do prefeito Raimundo Angelim. Minha parte já fiz!

A luz que recebo!

Saboreava um gostoso café na panificadora Além do Pão, quando um jovem me abordou perguntando por que eu não voltava a fazer programa de televisão. Revelou-me que gostava muito da forma e do conteúdo do programa que apresentava. Esse tipo de situação deve acontecer com todos os que já apresentaram programas. Você acaba cativando pessoas com a maneira de ser e de se expressar.

Disse a ele com todo carinho e atenção que eu era agora vereador. Que havia tentado conciliar as duas coisas, mas não deu certo. Estava sacrificando o mandato. Não seria mais um bom apresentador, nem um bom vereador. Por isso resolvi me dedicar à igreja Renovada e ao mandato. Nas horas vagas estou no blog. Aliás, estou amando escrever aqui.

Minha atividade na igreja é maravilhosa. Tenho me dedicado as minhas células. Pregado o evangelho, consolidado, apascentado. É muito bom cuidar de vidas. Ver um casamento restaurado, ajudar um jovem a abandonar definitivamente as drogas, os assaltos, os crimes, a violência me faz sentir útil. Melhor ainda está servindo ao apóstolo Afif Arão, a pastora Dayse e demais líderes. Os discípulos da igreja Renovada são muito amáveis.

Em relação ao mandato, tenho feito muitos projetos, requerimentos, indicações, visitado escolas, postos de saúde, participado de reuniões e eventos importantes para o desenvolvimento da cidade. Tenho me dedicado muito a periferia. Vejo o resultado desse trabalho e isso me estimula a ir em frente. Quero poder chegar no dia 31 de dezembro e dizer: “Combati um bom combate”. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que tem me ajudado. Sem vocês não iria a lugar nenhum. Como diz o apóstolo Arão: "Cada um anda na luz que recebe".

O Plano Diretor de Trânsito

Charles batista deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Urbanização de Bairros":

o trânsito continua fazendo suas vitimas no Estado do Acre e vai continuar fazendo se as autoridades responsáveis não assumirem suas responsabilidades. Um trânsito em condições seguras é um direito de todo cidadão e um dever do poder público resguardar esse direito. A polêmica na Câmara de vereadores de Rio Branco girando em torno da frente parlamentar Gay, do jeito que eles querem respeito também tem que respeitar aqueles que são contra, isso é democracia. Querem criar uma frente tão fútil e sem sentido para a sociedade, porque não criam uma frente parlamentar por um trânsito seguro? Essa idéia, senhor vereador, é algo interessante e que o parlamento tem que discutir. A questão do trânsito não se volta somente para os acidentes de trânsito, por traz de tudo isso existe um leque de outros assuntos importantíssimo.

sou Charles Batista, Instrutor de Trânsito e presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Acre - SINTAC.


Charles,

Obrigado pelo seu comentário. A sua preocupação com o trânsito é importantíssima. Infelizmente, nosso trânsito está um caos, principalmente com a entrada de muitos veículos novos a cada mês. Como vereador encaminhei para a Prefeitura Municipal ofício exigindo a implantação do PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO DA CIDADE, que vai mudar completamente essa realidade. Em parceria com o Estado a prefeitura já iniciou os trabalhos com engenheiros de trânsito. Haverá também um dia (ainda a ser definido) em que será discutido esse PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO com a população, as Associações e Sindicatos. Conto com sua participação. Na próxima semana vou propor na Câmara uma sessão especial para tratar desse assunto também. Obrigado pela sugestão. É disso que um vereador precisa: idéias e propostas. Obrigado mesmo!

Um abraço fraterno.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Urbanização de Bairros



O governador Binho Marques não abre mão da parceria com o prefeito Raimundo Angelim na urbanização dos bairros. Até 2010 são mais de R$ 200 milhões a serem investidos na cidade de Rio Branco. Nessa fotografia conversamos sobre as obras no Ílson Ribeiro, Laélia Alcântara e Novo Calafate.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Por que tanto ódio?

Por que você tem tanto ódio de mim? E por que tenta esconder das pessoas esse sentimento? Por mais que se esforce não consegue ocultar esse ódio? Qual foi o mal que te fiz? Você acha que o lugar que estou é seu? É isso, então? Foi alguma coisa que disse que magoou você? Mas já faz tanto tempo e você ainda não esqueceu...
Já sei! Alguém deve ter lhe dito que falei mal de você por aí, né! Você acreditou?
Talvez você seja do tipo que não gosta de ver ninguém feliz. Pode estar imaginando que sou um obstáculo no seu caminho...na sua rota para o sucesso. Pode ser isso.
Deixa eu te falar uma coisa. Você não sabe, mas tem me ajudado bastante. O seu ódio e inveja tem me mostrado que eu preciso melhorar mais, ajudar mais as pessoas que necessitam de mim. Se você permitir eu também te ajudo a encontrar uma saída para esse sentimento ruim que necrosa a alma. Quero que você saiba que eu te amo assim mesmo. Do jeito que você é.

O custo do serviço de água paralelo ao Saerb!

Amigo Astério, que bom que vc conseguiu resolver esta questão da falta de água na escola municipal Bacurau, mas o problema existe em várias outras escolas da zona urbana, tanto municipal como estadual, sugiro que vc como vereador de Rio Branco, faça um requerimento, se possível, solicitando das secretarias de educação e de saúde municipal e estadual, a relação com os nomes das escolas e hospitais com valores que hoje utilizam carros pipas para serem abastecidas e faça uma análise do custo desse serviços paralelo de fornecimento de água potável e depois faça uma intereferferência junto ao SAERB para ver se resolve tb esta situação, uma talvez na sua maioria. Sabemos que no Hospital Geral que tb fucniona como Pronto Socorro o consumo de água é um absurdo e a agua que chega pelo SAERB é insuficiente. Parabens pela atuação na Câmara Municipal. Abraços.

O desabafo da primeira dama!

Depois de ver divulgadas pela TV Aldeia algumas imagens consideradas "escandalosas e pornográficas" da parada gay, a primeira dama se dirigiu indignada a emissora pública. Uma fonte do canal 2 conta que ela "quebrou o pau" pedindo seriedade e respeito. "Não queremos fazer jornalismo para os gays, mas para toda sociedade, para as famílias desse Estado", teria desabafado. Como jornalista, me resguardo no direito de não revelar a fonte.
Sempre tratei a questão homossexual sem pré-conceitos. Respeitando a decisão de cada um escolher seu próprio caminho. São seres humanos e a inquisição católica e espanhola, que faziam churrascos das pessoas, está em longínquo passado. A luta por direitos civis das minorias é legítima. O que não se pode é confundir mobilização política com as festas carnavalescas vips que acontecem no eixo Rio - São Paulo.
Gays, lésbicas, travestis, bissexuais e heteros não tem o direito de agredir as pessoas com atitudes reservadas para quatro paredes, principalmente em horário impróprio em uma emissora pública de televisão.
Digo isso com todo o respeito aos amigos que tenho, que são homossexuais e que me conhecem muito bem. Sou contra qualquer forma de disciminação ou violência a quem quer que seja. Tenho minhas convicções religiosas e sou fiéis a elas. Amor, tolerância e respeito a todas as pessoas, independente de raça, cor, religião ou preferência sexual. Quem diz que homossexualismo é pecado não sou eu, é a Bíblia hebraica que é uma junção do Antigo e do Novo Testamento adotada por Católicos, Protestantes, Ortodoxos Gregos e Anglicanos, além de outras comunidades cristãs gnósticas espalhadas por todo mundo.
Quanto a primeira dama, é uma mulher sábia, discreta e que honra muito o seu marido pela maneira simples e singela de ser.
Em relação ao fato em si, não é censura. É uma questão de respeito!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Tudo pelo social!



Amiga e irmã Estefânia Pontes realiza um excelente trabalho na Secretaria de Cidadania e Bem Estar Social. Pena que a prefeitura não invista em mídia como deveria. Porém, para quem conhece seu trabalho não deixa nada a desejar. Enfrenta problemas pela falta de recursos, mas o pouco que tem investe em vidas. Existe algo mais importante do que vidas? Do que ajudar quem precisa? Creio que não! Por isso ela está no caminho certo com a bênção de Deus. Que ele a conserve assim: frutífera. Nesta fotografia estamos no Novo Calafate. A criança nos braços é filha de uma menor que foi amparada por ela.

Aleluiaaaaa!!! e algo mais!

Consegui entrar no blogspot. Estou tentando fazer postagens desde sábado. Já escrevi alguns textos que até se perderam, mas estamos aqui novamente. Os bastidores políticos estão "calientes". Os partidos trabalham na montagem das chapas de vereadores para 2008. Comenta-se que a oposição já tem como certas as candidaturas de Edílson Cadaxo (PMDB), Luís Calisto (PDT), Frank Lima (PSDB), Nogueira Lima (PFL) e Donald Fernandes (PPS). A oposição sonha com eleição em dois turnos. Pelas últimas informações vindas do TRE não será difícil acontecer.

Na Frente Popular a guerra é para manter a unidade em torno da reeleição do prefeito Raimundo Angelim (PT). Isto porque PC do B, PMN e PSB estão sendo orientados a lançarem um candidato a prefeito. O PMN, mais afoito, investe no nome do deputado federal Sérgio Petecão. Já o PSB espera pelo PC do Be e vice-versa. Apesar da determinação das Executivas Nacional dos três partidos, dificilmente haverá o rompimento com a Frente.
Recebo ligação da presidência do Saerb dando conta de que a reivindicação que fiz sobre a falta de água na Escola Bacurau, Vila Betel, foi solucionada. A Secretaria de Educação não vai mais ficar mandando carro pipa diz sim, dia não! Obrigado pela atenção.
Pasmem! O Luís Carlos me telefona dizendo que a parada gay foi um verdadeiro escândalo. Alguns se beijavam na boca e se amassavam na frente de todos não respeitando nem as crianças. Segundo ele, o temporal prejudicou a festa. Disse também que alguns homossexuais atribuíam o temporal a "praga dos crentes".

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Nos bastidores da política

* PSB, PC do B e PMN estão sendo forçados pelas Executivas Nacional em Brasília a lançarem candidatos a prefeitos em todas as capitais, inclusive, Rio Branco.

* Como os três Partidos estão em aliança, a prioridade para a cabeça de chapa no Acre seria do PMN com um vice do PC do B ou PSB.

* A outra alternativa seria cada um lançar candidatos próprios a prefeito em 2008. Porém, dificilmente vai acontecer. Difícil também será convencer Brasília de que no Acre os três partidos vão apoiar a reeleição do prefeito Raimundo Angelim (PT).

* O deputado estadual Luís Calixto é candidato a prefeito pelo PDT, principalmente se for confirmada a eleição em dois turnos.

* Abraço dos afogados. É como está sendo chamada a provável aliança Zila Bezerra-João Tota proposta pelo ex-deputado federal Osmir Lima.

* "É muita luta?", indaguei ao governador Binho Marques sobre sua administração. "Bastante". Respondeu sereno. Aliás, uma das características do governador é a serenidade.

* "Troglodita", é como estão apelidando o deputado Mazinho Serafim, afastado do PT, nos corredores da Casa Rosada.

* O suplente de deputado federal Zico Bronzeado forçou a candidatura de Mazinho Serafim a deputado estadual. A direção do partido não queria. Depois de ter o nome homologado na convenção, Mazinho não apoiou mais a reeleição de Zico.

* Se a tese de que a pensão vitalícia dos ex-governadores não gera direito adquirido porque se originou na ilegalidade, o que foi pago até hoje terá que ser devolvido.

* Ao que parece, os evangélicos vão ter que aprender a se organizar e a votar com consciência. Do contrário, vão continuar na regência do espinheiro.

* O único problema da vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) é querer obrigar todo mundo a concordar com ela quando se trata das questões homossexuais.

* Para alguns evangélicos, por exemplo, a origem do homossexualismo está na pedofilia. Muitos se tornaram homossexuais por que foram abusados na infância.

* O presidente da Umarb, o Gílson, diz que não está sendo compreendido quando critica a prefeitura. A bem da verdade, ninguém compreende crítica!

* É bem verdade que Renan Calheiros já deveria ter saído, mas a oposição em Brasília anda raivosa, babando como cachorro contaminado com raiva.

* Essas "brigas" internas na Frente Popular são como pedras lançadas em um lago. Faz banzeiro, mas o lago continua lá.

* Vereador Luís Anute (PPS) reclama que o governo e a prefeitura estão preparando o maior pacote de obras para lançar em 2008. Ano eleitoral. "Mera coincidência, meu caro", garante a situação.

* O deputado federal Henrique Afonso (PT) a cada dia consolida seu nome em meio aos evangélicos. Muitos já se arrependeram em não ter votado nele. É o que se houve. Estou apenas retransmitindo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

No caminho certo


O prefeito Raimundo Angelim tem suas falhas é bem verdade. Todos as temos porque somos sujeitos a elas. Até porque como administrador está pagando o preço em querer construir uma cidade para todos. Não é fácil porque muitos interesses são contrariados. Mesmo assim tem se saído bem. A parceria com a Câmara Municipal está dando certo. As obras que acontecem em toda a cidade são resultado dessa boa parceria. Entretanto, temos consciência de que muita coisa ainda precisa ser feita por Rio Branco.

Seca total na escola Bacurau!

Na visita que fiz a escola que leva o nome do sadoso Bacurau, a diretora Sueli me informa que, apesar da rede do Saerb passar na frente da escola, não cai uma gota d'água nas caixas. O abastecimento é feito pelo caminhão pipa de dois em dois dias por ordem da Secretaria de Educação. Segundo ela, o problema está em apenas um cano que vem da rede para a escola. Fica a pergunta: Não seria mais barato resolver o problema do cano? Enquanto isso os alunos e os funcionários penam por falta de água. Hoje pela manhã vou ao Saerb tentar resolver o problema. Se fose vivo o Bacurau não estaria gostando nada do que está acontecendo.

O resgate da periferia


Tenho sustentado no blog que a administração do prefeito Raimundo Angelim vem resgatando, na medida do possível, a periferia. Aqui falo em nome da Câmara Municipal no lançamento das obras dos bairros Mauro Bittar, LBA e Vila Betel. Será feito cabelo, barba e bigode, ou seja, esgotamento sanitário, pavimentação e recuperação de praças. É bem verdade que nem todos os bairros serão alcançados. Mas muita coisa está sendo feita.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Uma questão de estilo!

Algumas pessoas tentam, na minha avaliação de forma equivocada, comparar o governador Binho Marques com o ex-governador Jorge Viana. São estilos diferentes. Há que se respeitar as diferenças. Se Binho tentasse imitar Jorge Viana seria criticado do mesmo jeito. Binho não gosta de exposição na mídia. Não é defeito. É qualidade. Vale lembrar também que já passou o tempo do governador ficar alisando a cabeça de deputado que gosta de fazer beicinho quando não consegue emplacar afilhados políticos na administração pública. A mesma fórmula vale para a administração municipal.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Tunel do tempo


Tenho muitas fotografias do período de cinco anos em que apresentei vários programas na TV Rio Branco. O carro chefe era o "Bom Dia Rio Branco" que criei junto com o Márcio Nunes. Aqui entrevisto os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Nabor Júnior e o então prefeito Flaviano Melo.

O tratamento dado aos presos em Cobija

Os bolivianos tratam os presos com crueldade. Muita crueldade. Não há civilidade nenhuma. Não há nada de humano nem de animal. É uma barbárie. Quando era vereador em Brasiléia de 1988 a 1992 tive a infelicidade de presenciar cenas monstruosas de maus tratos e torturas. Diante do que eles fazem por lá com os prisioneiros os presídios brasileiros parecem conventos. É terrível. A convite de um colega vereador fomos a Polícia Nacional interceder por uma rapaz de Epitaciolândia que havia comprado duas caixas de cerveja para revender e não voltou para pagar. Quando ele colocou os pés em Cobija não deu outra: A xôla chamou a policía e ele foi preso.

Fomos conduzidos a sala do coronel que mandou trazer o "safado". Quando nos viu o jovem se agarrou comigo aos gritos e chorando muito.
_ Pelo amor de Deus Astério me leva embora daqui. Eles vão me matar. Me ajuda pelo amor de Deus. O rapaz estava apavorado com a "roleta russa" que os soldados faziam com ele, além da sessão de tortura e espancamento. Porém, o mais grave estava por vir.

Fiz um cheque do Banco do Brasil no valor de R$ 50 pratas e deixei com o comandante. Quando estávamos saindo do prédio vi uma cela do lado de fora do quartel que me chamou a atenção. Era o calabouço. Sem me importar com mais nada me dirigi ao local. Fiquei chocado com o que vi. Uma jovem de 17 anos mais ou menos que eu conhecia de vista em Brasiléia. Era morena, bonita. Parecia um farrapo (literalmente) humano. Ela me contou em poucas palavras que fora presa comprando drogas em um ponto. Foi violentada pela soldadesca. Lhe negavam comida e água. Ficava exposta para que todos a vissem. Saí de lá abatido. Comuniquei o fato na Delegacia de Brasiléia e no Consulado brasileiro. Seis meses depois a encontrei. Apesar dos poucos anos parecia ter muito mais idade.

Não me surpreende as notícias de que prisioneiros brasileiros são torturados e mortos no presídio de Cobija. Faz parte da rotina. Ai daqueles que tiverem a infelicidade de caírem nas mãos da policía boliviana. Só a misericórdia de Deus!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Registro histórico

O prefeito Raimundo Angelim assina a ordem de serviço para o início das obras do bairro Wanderlei Dantas. Além do asfaltamento de 20 ruas do bairro, toda a rede o esgotamente sanitário será construído. Na fotografia, o prefeito, o governador Binho Marques, a presidenta do bairro, a Darlene, eu (de camisa vermelha atrás do prefeito) e o colega vereador Márcio Oliveira. O bairro Wanderlei Dantas surgiu de uma invsão há mais de onze anos. Será totalmente transformado. O grande sonho é que todos bairros de nossa cidade tenham condições dígnas de se morar.

Acadêmicos de educação física

Apresentei ontem mesmo o anteprojeto de lei que cria academias públicas no Horto, Parque Capitão Siríaco e outros lugares da cidade, especialmente na periferia. Esqueci de dizer na postagem de ontem que, no art. 2º, a Prefeitura fica autorizada a firmar convênios com a Ufac, para possibilitar que os acadêmicos do curso de educação física participem do projeto. A Prefeitura pode, inclusive, nesse convênio, remunerar esses acadêmicos como se fossem estagiários. Para quem está fazendo uma faculdade, é fundamental uma renda (mesmo que seja pequena) que ajude a garantir a manuteção do aluno até a conclusão do curso.
luciano disse...
Parabéns, não só por auxiliar na erradicação das drogas, mas por uma qualidade de vida melhor e mais saudável.
4 de Setembro de 2007 05:48

Tadeu disse...
Astério esta idéia do anteprojeto de criar academias públicas é positiva, aliás podemos até considerar saúde pública. Sabemos que muitas doênças são manifestadas devido a ausência de atividade física. Com uma academia pública as pessoas terão mais uma opção. Sabemos que todo e qualquer esporte tem o lado social de não apenas formar esportistas mais também cidadãos. Espero vê a aprovação deste projeto.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Academias públicas de ginásticas

Apresento hoje na Câmara Municipal mais um anteprojeto de lei propondo a criação de academias públicas no Horto Florestal, no Parque Capitão Siríaco e em outras áreas que sejam adequadas. A idéia me foi passada pelo militar, Adão Mendes, que é discipulo da Igreja Renovada. Segundo o projeto, a prefeitura beneficiaria jovens, mulheres, idosos e todas as pessoas que não podem pagar academais particulares. Tem como objetivo também oferecer oportunidades aos jovens para que não enveredem pelo caminho das drogas.

uma questão de justiça!



Tenho visitado muito os moradores da periferia. As condições de vida dessas pessoas precisam ser mudadas. O fundamental é começar a mudança. Querem apenas o que lhes é de direito: energia, água, ruas transitáveis, saúde, educação, segurança, assistência social, enfim, condições dignas para viver com a família. Quando os serviços públicos chegam em um bairro diminui a criminalidade e o consumo de drogas. Porém, vale ressaltar, que essa mudança não depende apenas do poder público, mas de toda a sociedade. Nesse contexto as igrejas tem um papel fundamental. Isto, porque, a mudança apenas no exterior não resolve o problema da miséria. Não é difícil tirar as pessoas da miséria; difícil é tirar a miséria de dentro delas. Vamos a luta!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Torre de Babel

Concordo plenamente com essa sua matéria Astério, ... Concordo plenamente com essa sua matéria Astério, muitos evangélicos estão entusiasmados com as multidões que se formam nos cultos de algumas Igrejas, mas na política não só se faz necessário aglomeração de pessoas para determinar a vitória, tudo requer planejamento. Estou feliz com seu desempenho nos últimos dias, lhe achava um político sem sal, mas tenho lhe observado e vejo que seu futuro será promissor na presença de Deus.

Luciano Vieira

Luciano muito obrigado pelo seu comentário no blog. De fato, estou vivendo uma nova fase na minha vida pessoal e política. Muitos almejam estar na política com mandato achando que tudo é muito fácil. Lhe digo em nome do Senhor Jesus, não é! É muito difícil. Não poder atender muitas vezes as expectativas de irmãos, de amigos, de eleitores e de pessoas que você nunca viu, causa tristeza, angústia e uma sensação de frustração. Muitas vezes a decisão de fazer algo não está na minha mão. Nesses dois anos e meio de mandato chorei muitas madrugadas aos pés do Senhor. Pensei em desistir de tudo. Mas um dia ouvi a sua voz me dizer: Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei... Hoje aceito o fato de que não posso fazer tudo sozinho, mas o que eu puder fazer estarei fazendo para Ele, o meu Deus! Tenho uma missão de defender a unidade do nosso povo mesmo que me custe o mandato!

domingo, 2 de setembro de 2007

O Batismo de João, o Batista!

O batismo evangélico é inspirado no Batismo de Arrependimento pregado por João Batista nos dias de Jesus Cristo. Apesar de não precisar, Jesus também quis ser batizado. Não é apenas um ritual. Quando o cristão é batizado (mergulhado) nas águas ele está matando a velha natureza de pecados e ressurgindo para uma nova vida com o Cristo que Jesus chamava de "O novo nascimento", ou, nova criação.

Em nome de Deus!





Centenas de novos fiéis da Igreja Renovada foram batizados pelo apóstolo Arão e líderes de células. Apesar dos avanços da ciência e de novas tecnologias, a maioria das pessoas continua buscando Deus como resposta para a frágil existência humana. Jesus, que em hebraico se chama, Yeshua, nunca esteve tão presente na vida de muitos.

Referencial evangélico


O deputado federal Henrique Afonso (PT) vem ganhando destaque nacional e internacional pela sua brilhante atuação no Congresso Nacional, principalmente em defesa da vida e da família. Mesmo assim, tem uma atuação efetiva no Acre junto as comunidades. A cada dia vem se transformando em um referencial para o povo evangélico. Hoje transita livremente em todos os Ministérios e denominações. Com isso, amplia em muito suas bases politicas na capital, já que ele é de Cruzeiro do sul.

Domingueira

Os servidores contratados sem concurso público desde o governo Romildo Magalhães, em 94, que tratem de se preparar para os próximos concursos. Pressionados pela grande imprensa, a maioria dos deputados federais tende a votar contra a PEC, que legalizaria a situação.


O vereador Rodrigo Pinto deu um passo importante na sua reeleição ao se filiar ao PMDB, além de garantir um futuro político como vinha sonhando. A tendência do partido do ex-senador Nabor Júnior tende investir em novas lideranças se não quiser se acabar de vez.


É impossível para algumas pessoas compreenderem o "Dia do Perdão" (31 de dezembro), cujo projeto de lei está sendo proposto por mim na Câmara Municipal. Isto porque desconhecem totalmente esse sentimento. Para os que provaram o ato de perdoar, há um "êxtase”, uma espécie de “regozijo”, de “júbilo”, e mais: uma sensação de liberdade nunca experimentada antes.


O deputado federal Henrique Afonso vem marcando posição e se destacando como uma das lideranças evangélicas mais expressivas do Estado. Tem conquistado a simpatia de muitos líderes e de fiéis com sua postura verdadeiramente cristã na luta contra o infanticídio, o aborto, a prostituição e outras questões polêmicas.


Recentemente Henrique Afonso trouxe ao Acre a doutora Damares, especialista em ONG’s. Ele orientou igrejas e instituições sobre como formar uma ONG e todas as fontes de recursos para um trabalho social efetivo como fazem a igreja católica e os espíritas que, nessa área, dão um banho nos evangélicos porque são mais organizados e eficientes.


A meu convite o ex-governador Jorge Viana vai a Câmara Municipal participar de um debate. Em decorrência da Semana da Paria, Jorge deverá ir depois do dia sete de setembro.


A prefeita de Brasiléia Leila Galvão decidiu que não vai se envolver na disputa de vice. Para ela e o PT, é assunto interno do PSB. Como diz o velho adágio: quem pariu Mateus que o embale.


Na verdade todos querem ser vice da prefeita Leila, já que sua reeleição é garantida pelo excelente trabalho que faz. Para o PT, a reeleição dela é favas contadas. Até o PC do B também sonha, através do presidente da Câmara, o vereador Lacerda, em ser vice.


A prefeita Leila é uma política honrada. Tinha o compromisso de apoiar para deputado estadual o ex-prefeito José Alvanir e a reeleição de Delórgens Campos. Foi o que ela fez. Aliança e compromisso exigem fidelidade e honradez. Isso ela tem de sobra. Quando se tem aliança, não se faz mais o que quer, mas o que a aliança exige.






sábado, 1 de setembro de 2007

Torre de Babel

A atitude de alguns pastores de lançar agora o nome do empresário Aden Araújo como pré-candidato a vice-prefeito de Raimundo Angelim para 2008 é uma ação intempestiva. Não vai dar em nada!

Aden é capacitado, responsável e contribuiria sim com a possível vitória e futura administração. Entretanto, candidaturas nascem articuladas e não empurradas goela abaixo. Política não funciona como trio elétrico que o bonde vai na frente e o povo pulando atrás.

Infelizmente, nós evangélicos ainda não estamos devidamente organizados para tais tarefas. Estamos a caminho, é bem verdade, mas falta unidade e uma liderança firme que agregue a todos em torno de si.

Apesar do esforço e da visão de Reino que vem sendo implantada, muitos ainda agem como tribos. Por exemplo: se tiverem cinco pastores reunidos, existem sete opiniões ou mais diferentes.

Para entrar em uma briga com o PC do B, que é organizado e disciplinado, na disputa de vice, nós evangélicos precisamos muito mais do que juntar uma multidão na Gameleira a convite da Antônia Lúcia para o “Celebra da RBN”. As verdades de Jesus se aplicam a tudo, inclusive na política: “Como andarão dois juntos se não estiverem de acordo”? Como ir a lugar algum se atualmente existe uma briga visceral entre a Antônica Lúcia e líderes da Assembléia de Deus, uma das maiores igrejas do Acre? Não será a Igreja do Bosque, a Renovada, e outros Ministérios que conseguirão isoladamente conquistar espaços na política.

Antes de partir para a guerra precisamos colocar em ordem nosso Exército que atualmente está mais para “Torre de Babel” do que para a “Conquista de Jericó”. Como evangélico creio que vai chegar o tempo da unidade. Oro por isso e anseio ardentemente por isso. Vai acontecer quando os interesses do Reino se sobrepuserem ao dos reinos particulares.

P. S. A propósito, começo a vislumbrar no deputado federal Henrique Afonso a liderança capaz de juntar a maioria para grandes conquistas. Sua atitudes apontam para isso. O tempo dirá! E se for, Deus vai confirmar.