sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O Plano Diretor de Trânsito

Charles batista deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Urbanização de Bairros":

o trânsito continua fazendo suas vitimas no Estado do Acre e vai continuar fazendo se as autoridades responsáveis não assumirem suas responsabilidades. Um trânsito em condições seguras é um direito de todo cidadão e um dever do poder público resguardar esse direito. A polêmica na Câmara de vereadores de Rio Branco girando em torno da frente parlamentar Gay, do jeito que eles querem respeito também tem que respeitar aqueles que são contra, isso é democracia. Querem criar uma frente tão fútil e sem sentido para a sociedade, porque não criam uma frente parlamentar por um trânsito seguro? Essa idéia, senhor vereador, é algo interessante e que o parlamento tem que discutir. A questão do trânsito não se volta somente para os acidentes de trânsito, por traz de tudo isso existe um leque de outros assuntos importantíssimo.

sou Charles Batista, Instrutor de Trânsito e presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Acre - SINTAC.


Charles,

Obrigado pelo seu comentário. A sua preocupação com o trânsito é importantíssima. Infelizmente, nosso trânsito está um caos, principalmente com a entrada de muitos veículos novos a cada mês. Como vereador encaminhei para a Prefeitura Municipal ofício exigindo a implantação do PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO DA CIDADE, que vai mudar completamente essa realidade. Em parceria com o Estado a prefeitura já iniciou os trabalhos com engenheiros de trânsito. Haverá também um dia (ainda a ser definido) em que será discutido esse PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO com a população, as Associações e Sindicatos. Conto com sua participação. Na próxima semana vou propor na Câmara uma sessão especial para tratar desse assunto também. Obrigado pela sugestão. É disso que um vereador precisa: idéias e propostas. Obrigado mesmo!

Um abraço fraterno.

5 comentários:

Anônimo disse...

Astério, essa questão de trânsito é muito séria e que muitos não querem assumir as responsabilidades, tanto do lado público como do particular. As vezes são questões tão simples, como instalação de semáforos em locais estratégicos, placas de sinalização nas ruas transversais, mudanças de sentidos de algumas ruas, cumprimento das leis já aprovadas, mas não são tomadas. Olha esse exemplo: aqui perto da Escola Diogo Feijó(Rua Rio de Janeiro)entre o Bar União e a Escola Diogo existe 2 semáforos, um deles considero DESNECESSÁRIO(O DO BAR UNIÃO) poderia ser deslocado para um pouco adiante, na bifurcação em T que dar acesso ao bairro Castelo Branco, secretaria de educação, posto do Romeu, etc., pois é uma luta você conseguir entrar na rua Rio de Janeiro vindo desses locais. É claro que um Plano Diretor iria esmiuçar essas questões, iria normatizar o que pode e o que não pode ser feito. Sugiro que esse Plano Diretor, se realmente for elaborado, a população seja consultada e participe de sua elaboração. Por outro lado, as medidas simples que podem ser implementadas, como instalação dos semáforos nesse local que já citei, no posto do Romeu e em tantos outros locais, poderia ser tomadas. Parabéns pela sua atuação. Abraços MAURILHO

Anônimo disse...

Nobre vereador precisamos de parlamentares sensiveis as causas que degradam a sociedade. O que mais as pessoas atentam quando falam de trânsito são os acidentes de trânsito, as imprudências dos motoristas, mas esquecem de quem forma esses motoristas, os Instrutores de Trânsito. é uma excelente idéia essa sua do "PLANO DIRETOR DE TRÂNSITO" mas não terá seu efeito esperado se não estiver previsto nesse plano uma total modificação no processo de habilitação do condutor, que digo de passagem é muito falho. citarei apenas alguns itens para o que o nobre vereador tome conhecimento. não temos pístas de treinamento em condições seguras na cidade de Rio Branco,como podemos instruir bem se não temos condições? o pensamento capitalista opera na mente dos donos de auto escolas que não se preoculpam com a formação do candidato e sim do dinheiro que este paga pelo serviço, desrespeitam a legislação de trânsito no que se refere as aulas mínimas exigidas, vendem o processo de habilitação mais barato e não dão as aulas mínimas e fazem o aluno fazer o teste sem condições nenhuma, os testes do detran estão sendo feito num pátio que não reflete a realidade do trânsito e fora dos padrões exigidos na legislação de trânsito, convido o senhor para comprovar inloco a situação, os futuros Instrutores de Trânsito são mal formados saindo do curso sem condições minimas de instruir ninguém e sem contar que não tem uma materia prática. se valorizarmos o profissional que trabalha diariamente no trânsito, em média 14 horas e se houver fiscalização com uma criação de uma policia de trânsito municipal, por exemplo, vamos ter um trânsito mais consciente e humano.caro nobre vereador, eleito com o voto do povo e que representa os interesses do próprio o que eu quero dizer com tudo isso é que faz mister que as autoridades de trânsito tenham uma nova visão com relação as mudanças que precisam ser feitas para que o direito do cidadão, garantido no CTB, de ter um trânsito em condições seguras seja uma realidade e que não se pode construtir um edificio de cima para baixo, é necessário firmar bem os alicerces para seu fortalecimento. seria uma honra pra mim nobre vereador participar como representante da sociedade civil organizada dessa audiencia pública na câmara de vereadores da cidade de Rio Branco, e pode contar comigo para lhe auxiliar no que desejar este nobre vereador.
Para finalizar esse texto quero dizer que não se muda comportamento de ninguém com imposição, é necessário educar o cidadão.
INFORMO AO SENHOR TAMBÉM QUE DIA 16 DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO E QUE SE O NOBRE VEREADOR ACHAR INTERESSANTE FAZER UMA SESSÃO EM HOMENAGEM A ESSES INSTRUTORES PELO SEU DIA NOSSA CLASSE FICARIA MUITO GRATA COM SUA INICIATIVA. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

ayache disse...

Caro nobre vereador fico profundamente triste quando todos os dias pela manhã ligo a tv e vejo que mais uma vez, muitas vidas foram ceifadas devido ao transito, fico triste pois, todos sabemos que foram gastos centenas de milhares de dinheiro do nosso povo com radares, mas se possível de uma olhada nas estatística veja como as vitimas de acidente de transito não diminuíram em nada. Tudo isso nobre vereador porque radares só arrecadam verba para o detran. Como eu vi no seu blog o presidente do sindicato dos instrutores já lhe alertou como essa classe esta sendo tratada em nosso município uma verdadeira escravidão, não temos voz dentro o departamento de trânsito, as autoridades nem sabem que nos existimos. Caro nobre deputado também sou instrutor de trânsito e fico indiguinado com essa situação as autoridades fecha os olhos para nossa causa. Tenho a hora de acompanhar a luta de nosso presidente para sermos visto e reconhecidos como verdadeiros educadores de transito. Porque e o que somos educadores de transito e salvamos vidas pois aluno bem educado e um transito mais tranqüilo, reflita no vereador e nos ajude a sermos reconhecido.

A solução e simples nos valorizem.

Anônimo disse...

nobre vereador mais uma vez quero lhe parabenizar por deixar o seu mandato mais próximo do povo. bom seria se todos fossem assim. Mas, dessa forma conhecemos quem realmente estar trabalhando em prol do povo e quem não estar. gostaria de saber do senhor em que fase se encontra o Plano de Diretor de Trânsito? acredito que se nós envolvermos os vereadores, o prefeito, secretária municipal de educação, saúde, segurança pública, Rb trans, a sociedade civil organizada, juntos podemos contruir um futuro melhor no trânsito. agora é necessário darmos o primeiro passo. semana que vêm vou arrumar um tempo e vou lhe procurar na câmara dos vereadores para discutirmos melhor essa idéia. pode ser? um forte abraço e a Paz do Senhor!

Charles Brasil disse...

Nobre vereador veja o exemplo da União Europeia.

A União Européia está, desde 2004, divulgando um projeto que lança uma nova luz sobre as relações entre acidentes de trânsito, população, quantidade de veículos em circulação e quantidade de quilômetros rodados por período. Sugestivamente, o projeto adotou o “slogan” de SALVAR 25.000 VIDAS NO TRÂNSITO, POR ANO, A PARTIR DE 2.010.

Precisamos de programas assim, objetivos que saibam o que querem e não meras propagandas de instituições, que são as "campanhas educativas" realizadas em nossa cidade. Programa com objetivo e ouvindo todos os orgãos e sociedade principalmente. O poder público e o parlamento tem que fazer sua parte.

cordialmente,

charles batista
assintac@hotmail.com