terça-feira, 25 de setembro de 2007

A unidade das oposições!

O MDA foi um projeto político inteligente e eficaz. Teve como objetivo vencer as eleições de 2000 e o fez com Flaviano Melo. O pai legítimo do MDA é o empresário e político Narciso Mendes. Foi dele a idéia, a concepção original e a minuta do projeto. Depois de ter elaborado em sua casa toda a proposta partiu para a articulação política em Brasília com Nabor e Flaviano. A segunda pessoa mais importante na construção do MDA foi o ex-prefeito Mauri Sérgio. Sem ele, o Movimento teria sido abortado com poucos dias de gravidez. Alércio Dias, João Correia, César Messias e outras lideranças também tiveram sua importância.
Depois das eléições de 2000 um série de erros começou a minar o projeto. Muita gente foi com sede ao pote. Gente que não havia se quer participado da campanha. Mas os responsáveis diretos pela morte, velório e sepultamento do MDA foram os três ex-secretários mais fortes da administração do prefeito Isnard Leite, que não convém dizer os nomes. Conseguiram destruir tudo o que foi construído em pouco mais de um ano. Final triste e melancólico. Nem missa de 7º dia teve. Depois das eleições de 2004 as mágoas vieram à tona. Foi caco para todos os lados.
O MDA foi um momento particular da história política de Rio Branco e do Acre. Ressuscitá-lo é impossível. A conjuntura política é outra. Além disso, a vaidade de alguns pretensos candidatos a prefeito pelos partidos de oposição inviabiliza qualquer tentativa de unidade. Isto, mesmo sabendo que a oposição tem um eleitorado cativo que sempre derrama nas urnas mais de 40% dos votos para qualquer um que lhes represente.
Particulamente não creio que o pai do MDA queira aventurar-se em contribuir novamente com a tão sonhada "unidade das oposições". Até porque hoje os partidos de oposição são indiciplinados, incompetentes, arrogantes e sem visão de poder. Um verdadeiro balaio de gatos. Cada um acha que pode vencer o prefeito Raimundo Angelim numa disputa. Só isso já diz tudo. Revela o verdadeiro caráter de co o pensa a oposição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Astèrio manda um tunel do tempo para os leitores do blog ja que ta tudo no passado mesmo.