sábado, 19 de março de 2011

O general Gouberi do Couto e Silva, do alto da sua arrogância, dizia que gostava de observar nas conversas que tinha com os políticos da Arena - só podia ser -, as contradições, mudanças de opinião e jogos de interesses.

A meu ver, são várias as motivações que levam as pessoas a mudarem de posição política, de partidos, de projetos. O mais comuns são interesses contrariados. Porém há quem mude por razões mais nobres. É errado? Não! É humano.

Outros não mudam suas posições também por interesse particular, por segurança. Sabem que se abanonarem a trincheira tornam-se alvos fáceis. Ademais o espaço é confortável e seguro. Contentam-se com a situação. "Um mandato aqui, outro acolá"... e, vão passando o tempo. Levando a vida e sendo levados por ela.

Se a maioria de nós, políticos, tivesse a coragem de olhar para o próprio rabo pensaria duas, três, quatro e até cinco vezes...para abrir a bôca e desancar a falar besteiras.

Todos os expoentes da oposição no Acre com raríssimas exceções estiveram na Frente Popular aplaudindo o Jorge Viana. Revendo arquivos dos jornais e tv local encontramos verdadeiras pérolas:

_ Renuncio ao meu mandato se tiver corrupção no governo do Jorge Viana;
_ O Jorge Viana é extremamente honesto;
_ O Jorge acabou com a pouca vergonha no Acre;
_ O Jorge aumentou a arrecadação no Acre;
_ O Jorge acabou com o esquadrão da morte;
_ O Jorge é o cara;
_ O Jorge é o Jorge, porque se não fosse o Jorge...

Foi errado dizer essas coisas? Não! Foi humano! Faz parte da natureza.

Migrar do governo para a oposição sempre será "politicamente correto":

_ Abri mão do poder, dos cargos, para estar ao lado do povo!!!...hipócrita? _Não! Humano. Geralmente foi preterido nos espaços e nos esquemas das catapultas.

Quer ver a coisa ficar preta: sair da oposição para o governo. O argumento precisa ser plausível. O velho clichê do foi para o outro lado em busca de vantagens já tirou muita gente da política. Fiz a travessia, com muita dor e sofrimento, mas fiz.

Não importa se levou rasteira, sofreu perseguições, decepções com os companheiros de ideário, viu e ouviu o que não deveria ter visto nem ouvido. Não importa: é um ven-di-do. D-ó-dó! No campo da oposição também tem muita sacanagem. Rasteiras famosas.

Ao lado do governo hoje perfilam figuras ilustres que foram da oposição e vice-versa. Errado? Não! Humano. Se tem alguém acima dessas possibilidades vá para o céu. Do ponto de vista da ética o problema está mais no discurso do que na atitude.

O que dizer da mudança de partido da Marina Silva?

_ Óh...deixou o PT depois de construir uma história tão linda. E daí!? Vivemos para fazer história em qualquer lugar.

Só acho que hoje tem mais gente querendo ir para a oposição do que sair dela para ir para o lado do governo. É o momento. Errado? Não! É humano.

Como aves de arribação os insatisfeitos começam o processo migratório de um campo para o outro. Candidatos que concorreram na última eleição (do governo e oposição), alegam falta de apoio e vão de um lado para o outro.

É o que está acontecendo nesse exato momento. A Reforma Política pode diminuir esse fluxo dando a política um caráter mais ideológico...e sério!

2 comentários:

Anônimo disse...

sempre votava no pt errado não humano.

Anônimo disse...

Mesmo com o partidarismo, q é algo normal, prefiro votar em pessoas. Como bem disse o sr em sua nota citando Marina Silva. Ela, para mim, é um exemplo de representante público. Nas eleições, procuro selecionar pessoas e não partidos. Acredito ser mais inteligente essa forma de votar. Parabéns pelo seu trabalho, Astério!