sábado, 5 de março de 2011

A política é bela!

Minha vida está intrinsicamente ligada ao "mundo político". MInha família por parte de pai vivia e respirava política. Cresci em meio a reuniões, comícios e manifestações políticas. Desde bebê.

O golpe militar de 1964 aconteceu no dia 31 de março. No dia 25 de setembro do mesmo ano meu pai foi preso pelo Exército a mando do governador-ditador, Cerqueira Filho, acusado de contra-revolucionário, comunista e outras maluquices mais. Fatos registrados nos anais do Tribunal de Justiça do Acre.

Por várias vezes as casas de meus avós, no seringal e na cidade, foram invadidas criminosamente por soldados do exército durante as madrugadas. Segundo Cerqueira, escondía-mos armas e munições. Um maluco, aquele capitão. Um tarado psicopata!

A política era diferente do que é hoje. Havia ideal de justiça, companheirismo, solidariedade, paixão, sonhos de liberdade. Atualmente a política é mesquinha, suja, desprovida completamente de respeito e dignidade. "Todo mundo é ladrão". "Ninguérm presta". As pessoas se tornaram venais.

O Poder Legislativo, pilastra mestra da democracia, virou um balcão de negócios espúrios, de interesses mesquinhos. O Executivo, por sua vez, vive a prostituir outras instituições para a manutenção do poder.

É mensalão prá cá, mensalão prá lá. Governadores e prefeitos sendo cassados e presos...e soltos por prática de ilícitos. Deputado federal que pega dinheiro de empresário, ministro e diretor de empresa pública envolvidos em escândalos. Rui Barbosa tinha razão.

A própria imprensa, com raras excessões, navega em um mar de lama de interesses financeiros. O presidente Getúlio Vargas, em carta ao amigo e jornalista Samuel Waner do jornal A Última Hora, já dizia: _ A imprensa deixou de ser uma tribuna de ensinamento e se tornou um pelourinho de reputações. Sempre foi assim? Creio que não!

A política é bela, sublime. É a expressão maior do amor através do serviço. É o ideal de servo. Utopia? Pode até ser, mas na medida em que abomino alguns políticos e suas práticas nocivas também admiro outros de caráter nobre. Que fazem a política do bem comum, do amor ao próximo e que me inspiram.

Não pretendo mais ser candidato a deputado estadual. Quero me dedicar a esse mandato com afinco. Servir a comunidade, aos bons projetos, apoiar idéias fecundas. Depois de 2014 tenho outros planos para a minha vida e da minha família.

Além de já ter fundado partidos, disputado duas eleições de prefeito, três vezes vereador e agora deputado estadual estão de bom tamanho. A política é bela, mas a vida é muito mais bela. Preciso viver outras experiências e realizar outros sonhos. Conhecer e andar por outro caminhos.

Sonhar sonhos de Deus!




Nenhum comentário: