quarta-feira, 16 de março de 2011

Lia, a feia

O oráculo conta a história de duas irmãs: Rachel, a bonita, e Lia, a feia. Um dos patriarcas da bíblia, Jacó, filho de Isac, filho de Abraão, foi em busca de uma mulher para ele na casa de Labão, seu tio. Claro, paixão a primeira vista por Rachel, a bonita, formosa, mimosa e cheirosa. Costume da época trabalhou para o sogro Labão sete anos de graça para poder se casar com Rachel.
Na noite do casamento Labão entupiu Jacó de vinho:

_ Bamo toma vinho bra comemorar casamenta de filha.

Jacó ficou paulado e Labão mandou a filha Lia, a feia e hororosa, para o leito nupcial. Quando Jacó acordou numa ressaca de vinho (dizem é a pior do mundo), tinha deflorado Lia, aquela coisa feia.

_ Borra tio Labão...tu é safado besmo. Enganou sobrinho, quero Raquel e não aquela coisa.

_ Sobrinho titio gosta de tu. Nossa terra tem que casar brimeiro com mais velha. Trabalha para titio mais sete anos tu leva Rachel, mais nova e cheirosa.

Jacó trabalhou mais sete anos por Rachel. De quebra levou mais duas mulheres, que serviam a Lia e Rachel. Na verdade acabou ficando com as quatro e gerando filhos. Rachel, a bonita era estéril e idólatra. Lia,a feia era parideira (deu muitos filhos a Jacó).

Rachel depois de muitas noites e dias com Jacó e nada, gritou para Deus:

_ Dá-me filhos se não morro. _ Gerou um filho chamado José, que foi governador do Egito e só.

Lia, a feia, gerou muitos filhos. Uma deles chamado Judá, que deu descendência a quase todos os reis de Israel, inclusive Davi e Salomão. Da linhagem de Lia, a feia, nasceu Jesus que impactou a humanidade com sua doutrina.

Nem tudo que é bonito é bom, as aparências enganam.

Um comentário:

Anônimo disse...

''As feias que me desculpem mas beleza e fundamental'' Vinicius de morais