segunda-feira, 19 de maio de 2008

Deus tem controle sobre o mal!??

José, filho de Jacó – a história de José é trágica. Seus irmãos o odeiam, colocam-no em um poço seco para que morra, mudam de idéia, o vendem para mercadores que o levam para o Egito. No Egito, no ápice de sua prosperidade, a tragédia o atinge novamente e ele vai parar na prisão – de escravo a encarcerado. A situação piorou! Depois disso José é conduzido ao cargo de governador de todo o Egito. Seus irmãos voltam, “por acaso”, a se encontrar com José e são por ele abençoados, mas o temem porque sabem o que fizeram contra ele. No entanto, a história termina da seguinte forma (Gn 50.20):Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus?Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.Na forma como o texto se encontra traduzido em português pode-se concluir que Deus tornou o mal em bem. Nesse caso, pode parecer que o mal feito pelos irmãos contra José estava além do alcance de Deus, mas ainda assim, Ele conseguiu transformar o mal em bem, ou seja, a providência de Deus só começaria a partir do mal feito a José. Chamo a atenção para a importância de se estar mais equipado. Observando essa sentença (50.20) na língua hebraica, língua na qual foi escrita, percebe-se que uma tradução mais elucidadora seria: “Vós, na verdade, intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem...” Nas traduções comumente utilizadas aparece “vós intentastes / Deus o tornou”. A versão Almeida Corrigida Fiel captou melhor o que se tem na verdade, ou seja, a repetição do mesmo verbo na língua original. Assim, pode-se concluir que mesmo o mal feito pelos irmãos de José estava nos desígnios de Deus para que este pudesse abençoar sua família e dar continuidade às promessas de vida que Ele mesmo havia feito aos antepassados de José, ou seja, a providência de Deus estava em enviar José ao Egito, ainda que usando os maus intentos de seus irmãos.
Comentando nessa passagem Calvino elucida: “A venda de José foi um crime detestável pela sua crueldade e perfídia; ainda assim, ele não foi vendido a não ser pelo decreto celeste...Logo, podemos afirmar com verdade e propriedade, que José foi vendido pelo ímpio consentimento de seus irmãos, e pela providência secreta de Deus. Ainda assim, não foi um trabalho comum a ambos, no sentido de que Deus tenha sancionado qualquer coisa relacionada à ímpia cobiça deles: porque enquanto eles estão tramando a destruição de seu irmão, Deus está efetuando do alto a sua libertação.” (Calvino, Comentário em Gênesis). A história de José nos mostra a soberania de Deus sobre todas as coisas, e não só as coisas boas. Há propósito em tudo o que acontece, e esse propósito é determinado por Deus.
Portanto, temos que aceitar com resignação as mais adversas situações sabendo que Deus tem o controle de todas as coisas. Apesar da oposição, nada acontece por acaso no universo.

Nenhum comentário: