sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Emplacou
Apesar das dificuldades conseguimos emplacar o "Boa Tarde Rio Branco". O sucesso se deve a unidade e dedicação da equipe. A questão não é ganhar dinheiro, mas produzir algo de bom para a sociedade.
Quando Jesus foi alimentar a multidão o problema não era a falta de comida (havia cinco pães e dois peixinhos), mas a falta de fé dos seus discípulos queriam mandar as pessoas embora para suas casas.
Através da fé Ele pode alimentar uma multidão de mais de cinco mil pessoas.
TUDO É UMA QUESTÃO DE FÉ!!!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Decidido

Encontro o Edi Carlos, assessor do deputado federal Henrique Afonso, que me confirma a decisão de candidatura ao Senado. Era o que muitos pastores evangélicos queriam. Segundo ele, o PV colaborou na decisão. Antônia Lúcia e Jessé Santiago agradecem! Porém , não se enganem. A saída de Henrique da raia para federal também beneficia Gladson Cameli e Thaumaturgo Lima. Ambos tem base sólida no Juruá.

domingo, 25 de outubro de 2009



Depois de uma noite mal dormida por conta da tragédia, a brutal morte do meu amigo de infância Marcos Afonso Soares, fui encontrar sua mãe. Antes, porém, liguei para o Dantinha (Elson Dantas do Página 20), primo do Marcos, e ele me disse que a dona Natália (79 anos), esta na casa de sua mãe, a dona Maria Soares. Fui até lá. Quando a encontrei nos abraçamos e ela foi logo me dizendo:

_ Asterinho, você viu a maldade que fizeram com o meu menino, com o meu Marquinhos. Você sabe que ele nunca fez mal a ninguém. Na hora que estavam matando ouviram quando chamou por Jesus. Eles estão perdoados só quero que paguem pelo que fizeram, para que nenhuma mãe sinta a dor que estou sentindo. Meu Deus....

Continuamos abraçados por alguns instantes. Pedi a Deus que o Espírito Santo a consolasse, confortasse seu coração.

O Marcos era filho único. Se ele clamou por Jesus ele ouviu e o socorreu. Jesus disse que "não devemos temer os que matam o nosso corpo, mas o que podem levar nossa alma para as trevas". A Bíblia também diz que, "se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor". Quer vivamos, quer morremos, somos do Senhor! Creio que o Marcos está em um bom lugar.

Eu, de minha parte, trabalho meu coração para entrar em sintonia com o de Jesus e de dona Natália. Ela, que é a mãe, já liberou perdão sobre os assassinos (tão jovens), quem sou eu para guardar ódio? Que se faça justiça! "Minha é a vingança", diz o Senhor.

Quanto a dona Natália, aos 79 anos, vai conviver com a dor da perda de seu filho único. Um dia Deus também deu seu filho único para morrer em uma cruz por todos nós. Para que nossos pecados fossem perdoados. A dor da morte de Jesus, fez Deus conhecer a nossa humanidade não apenas pela ciência, mas por experiência. Morreu e ressuscitou para que nós pudéssemos ressuscitar com Ele. E disse Jesus:

_ Eu sou a ressurreição e a vida ainda que alguém esteja morto viverá!!!

sábado, 24 de outubro de 2009

Descansa em paz Marcos!!!


A Bíblia diz no Salmo 37: "horrenda coisa para um homem cair nas mãos do Deus Vivo". Que os teus algozes, assassinos, malditos, desgraçados sem alma, filhos do diabo, filhos das trevas caiam nas nas mãos do Deus Todo Poderoso.
A minha humanidade, nesse instante, me impede de ter o mesmo sentimento que Jesus teve na cruz do calvário.
Como dizer nesse momento de dor, revolta e indignação, "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem!"
Como?
Não consigo, me sinto sem forças para perdoar.
Deus! faz justiça!
Eles mataram o Marquinhos, Pai, o Marquinhos, meu Deus! ele não merecia uma amorte assim.
Deus...era o Marquinhos, o filho do seu Wílson. Um homem indefeso, incapaz de matar uma formiga.
Faz justiça Deus!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Hoje foi um dia muito difícil...

Tudo por conta do meu projeto de lei que previa o fim da cobrança nos estacionamentos de universidades, igrejas, clínicas, agências bancárias e etc...
Aprovamos na Câmara por ampla maioria. A Procuradoria da prefeitura vetou. O veto voltou para a Câmara par ser apreciado. Foi considerado inconstitucional por alguns e constitucional para outros.
Consultei advogados, promotores, procuradores, defensores, juízes, acadêmicos de vários cursos, correntistas de bancos, pastores e populares...
As opiniões jurídicas sempre se dividiram.
Tivemos que decidir no voto, o veto.
Antes, porém, tivemos a garantia de que a prefeitura vai encontrar uma maneira CONSTITUCIONAL de regulamentar o comércio dos estacionamentos. Vai analisar o Plano Diretor que deixou um vácuo, uma lacuna, uma brecha no tocante a essa questão. Na verdade, um rombo jurídico por onde muitos estão entrando e explorando a população.
Eu, de minha parte, vou reapresentar outro projeto de lei beneficiando inclusive idosos e portadores de necessidades especiais, como me sugeriu o PREFEITO RAIUMUNDO ANGELIM (PT), com o aval de sua PROCURADORIA.
REAPRESENTO O PROJETO ANTES DO FINAL DO ANO!!!
SOU BRASILEIRO E ACREANO, NÃO DESISTO NUNCA!!!

Ariane chega de Santa Cruz de La Sierra

A vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) acaba de chegar da Bolívia aonde tem uma irmão fazendo curso.

_ Astério você tem razãos em seus comentários. Acabo de chegar de Santa Cruz e não é nada do que estão dizendo por aqui.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Marina Silva, um olhar diferente!


Confesso que cheguei a pensar que a senadora Marina Silva (PV) era estrábica. Conversei com ela muitas vezes. Fiz entrevistas etc... e tal.
Toda vez que fitava seus olhos sempre achava que ela estava olhando para um outro lugar mesmo estando frente a frente.
Descobri ao longo do tempo que seu olhar é, como na maioria das pessoas, a expressão de sua vida. Os olhos são, de fato, janelas da alma. Ou janelas para a alma.
Os olhos da Marina sempre estão no horizonte.
Ás vezes, além deles.
Ela olha para o futuro e consegue ver o que a maioria das pessoas não vê.
Tento imaginar o que ela está vendo. Poderia ser as multicores do horizonte. Não sei! Só sei que mesmo estando no Acre ela olha para as pessoas como se estivesse em uma penhasco olhando para o mar.
E´um olhar de grandeza, de altruísmo, como se soubesse de coisas que outros não sabem. Também parece ser um olhar de uma mulher cheia de esperança e de fé, apesar da angústia presente. A angústia de saber coisas que outros não sabem, mas que não há linguagem para expressar os segredos da vida. Da preservação da vida.
Olhar de angústia de uma voz que clama no deserto!

Brasileiros envolvidos com drogas na Bolívia

...e teve ate un caso q saiu nos jornais daqui q un casal de brasileiros estavao drogados e transando en plena avenida encima do capo de un carro, eles nao tem nosao das coisas aqui e gostao de aparecer!!! bjus saudades qualquer coisa estoy aqui!!!

P.S. E-mail de uma acadêmica de medicina em Santa Cruz. Deixo de publicar o e-mail na íntegra para evitar constrangimentos. Ela nasceu no Brasil, mas é mais boliviana do que brasileira. Dá para perceber pela escrita.

Estudantes na Bolívia

Faculdades privadas de medicina na Bolívia deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Estudantes brasileiros longe dos pais "aprontam" n...": Astério vejo que muitos políticos estão se aproveitando com o que esta acontecendo em Santa Cruz. Você que sempre deu tanta informação sobre medicina na Bolívia tinha que liderar tudo isso que é referente a medicina na Bolívia. Você não sabe, mas já estimulou com suas informações muitos de nós a vir estudar na Bolívia.Então você para nós estudantes de medicina na Bolívia é o nosso líder.Abraço fica com Deus

sábado, 17 de outubro de 2009

Estudantes brasileiros longe dos pais "aprontam" na Bolívia

Minha irmã é casada com um árabe-boliviano e sua filha é casada e estuda medicina em Santa Cruz. Tenho muitos parentes e amigos de Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia e outros municípios que também estudam medicina na Bolívia. Ao menos uns dez. Também conheço vários médicos formados por lá que estão trabalhando no Estado e em municípios devidamente registrados no CRM. Já fui pessoalmente viajar pela Bolívia.
NINGUÉM ME CONTOU, EU VI! Vários estudantes brasileiros (não estou dizendo que são do Acre, mas também tinha acreanos pelo meio) aprontando na Bolívia. Quando afirmo para os pais "ficarem atentos", "encurtarem a corda", "encurtarem o cabresto", saber como estão gastando o dinheiro, sei do que estou falando. Muitos MENTEM para os pais. VALE RESSALTAR QUE OUTROS vivem muito bem. São obedientes, ordeiros e estão lá para estudar. Não quero que ninguém se magoe comigo. Estou apenas esclarecendo alguns fatos para que os pais e familiares fiquem atentos aos filhos. Quem não ouve conselho, ouve coitado!
Nunca se escandalize com que seu filho lhe contar!! Apenas ajude-o!

Notícia plantada

Nem a universidade nem acadêmicos confirmam a informação de que "Uma acadêmica de odontologia, 20 anos de idade, foi assassinada a tiros e teve o corpo queimado na Bolívia". Não se sabe o real interesse de pessoas que estão "plantando informações" nos jornais acreanos de fatos enexistentes. Será político, para criar um clima de terror nos pais e aparecerem como os "salvadores da pátria"? Tipo: "Estamos preocupados com a situação dos filhos de vocês". Isto, com o objetivo de angariar votos?" Sei lá, tudo é possível. Também não existe nenhum "esquadrão da morte" destinado, única e exclusivamente, para assassinar brasileiros. Também não se identificou nenhum "serial killer" boliviano, peruano ou brasileiro perseguindo estudantes.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Não é uma "Brastemp"

Desconheço totalmente as razões que levam a Ufac a criar dificuldades para revalidar os diplomas dos médicos formados no estrangeiro. O Ministério Público Federal obrigou a instituição a analisar os históricos de 20 médicos. No Brasil e na Bolívia existem boas faculdades de medicina. No Brasil e na Bolívia existem péssimas faculdades de medicina. Como bem disse o presidente dos EUA, Barak Obama: "Você pode estar na melhor faculdade do mundo, mas se não tiver responsabilidade nunca será um bom profissional".

Pela sua posição estratégica na amazônia e na América Latina, a Ufac deveria compreender a importância desse contexto e ser um referencial para nós e nossos vizinhos. Mas, não! Se coloca em uma posição de arrogância, prepotência e preconceito. Obtusa! Sem consciência de sua importância na vanguarda das transformações sociais de nosso tempo.

Não se pede que revalide diploma de médicos incompetentes e medíocres formados em universidades baratas da Bolívia, Peru, Argentina, Chile e Cuba. Mas que se crie critérios justos, competentes e honestos para avaliar os bons profissionais. A Bolívia não se resume a Vila Montevideo, divisa com Plácido de Castro. Muito menos Cobija, capital do Departamento Pando. E a Ufac também não é uma "Brastemp".

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem. (Salmo 116:7)

sábado, 10 de outubro de 2009

Entenda, se puder!


A Câmara Municipal aprovou por unanimidade meu projeto de lei que proíbe a cobrança de estacionamento nas vagas previstas pelo Plano Diretor nos bancos, universidades, hospitais e etc...
A Procuradoria Jurídica da Prefeitura vetou alegando inconstitucionalidade.
Os vereadores querem derrubar o veto da Projuri.
Na avaliação da Coordenação Política da Prefeitura, a derrubada de um veto expõe fragilidade política da base do prefeito na Câmara.
Solução proposta: Os vereadores mantêm o veto da Projuri ao projeto e a prefeitura aplica as regras do Plano Diretor da Cidade que já proíbe a cobrança estacionamento nas vagas previstas em cada empreendimento.
É mole?
BLOGUINHAS

*Brasiléia/Epitaciolândia é a região do Acre com maior número de candidatos a deputado estadual por metro quadrado.
*Encontro o ex-vereador Zemar que me avisa: “A Blandina, minha mulher, também será candidata pelo PP.”
*Soma-se aos demais 17!
*O parto mais difícil que vi até hoje foi conseguir a nomeação do ex-presidente da Câmara, vereador Pastor Jonas Costa.
*O seu partido, o PSB, simplesmente o entregou as traças.
*Será nomeado assessor especial do prefeito Angelim na terça-feira. Jonas é um articulador político moderado e competente.
*A “crise evangélica” já deu resultados.
* Os problemas do Saerb estão estourando nas mãos de Semy Ferraz, mas já vinha ocorrendo em outras gestões, que apenas os empurrava para debaixo do tapete.
*Levanta o tapete Semy!
* Proteger porque se querem comer teu fígado cru com limão ou vinagre.
*Amanhã, domingo, é de faltar energia aqui no bairro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Imprensa imparcial, conta outra!

Quando entrei pela primeira vez em uma redação (no tempo da Olivetti) a colega de trabalho que sentava ao meu lado me recepcionou dizendo:

_ A imprensa é livre, mas o papel tem dono. Se você acredita que pode fazer jornalismo imparcial está redondamente enganado. Procure outra profissão. Era a Charlene Carvalho.

Fui aplicado e descobri que ela tinha razão no mesmo dia, na primeira matéria que fui fazer. Soube que esse discurso de "imprensa imparcial" é mais furado do que uma nota de onze reais. Não existe! Se tiver algum jornal, portal, site, programa de rádio ou TV imparcial me avisem que eu preciso conhecer. E aprender.

Conta outra!
"Boa Tarde Rio Branco" está bombando!
Nunca tive dúvidas de que o programa "Boa Tarde Rio Branco" conquistaria seu espaço. Só não imaginei que seria em tão pouco tempo. Como dizem os adolescentes: "Está bombando". Agora sendo transmitido para todo o mundo através da net. Já chegam e-mails do interior do Estado. Que loucura gostosa!
Pelo nível das críticas percebo que incomodou - não era minha intenção mas, como diz meu amigo Carlos Alberto, "é uma variante da vida". Aceito as críticas honestas e prometo melhorar o programa. Em relação as que vem com peçonha de cobra coral do rabo fino e cabeça chata, aplico o soro antiofídico do perdão através do amor cravado na cruz do calvário: "Pai, perdoa-lhes porque naõ sabem o que fazem (nem o que dizem, muito menos o que escrevem)."

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A inveja e suas filhas

Ora, sendo a inveja uma tristeza pela glória de outro, considerada como um certo mal, segue-se que, movido pela inveja, tenda a fazer coisas contra a ordem moral para atingir o próximo e, assim, a inveja é vício capital.
Nesse impulso da inveja, há princípio e termo final. O princípio é precisamente impedir a glória alheia, que é o que entristece o invejoso, e isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele: disfarçadamente, pela murmuração [sussurratio, fofoca], ou abertamente, pela detração.
Já o termo final da inveja pode ser considerado de dois modos: um primeiro diz respeito à pessoa invejada e, nesse caso, o impulso da inveja termina, por vezes, em ódio, isto é, o invejoso não só se entristece pela superioridade do outro, mas, mais do que isso, quer seu mal sob todos os aspectos.
De um outro modo, o termo final desse impulso pode ser considerado por parte do próprio invejoso, que se alegra quando consegue obter o fim que intentava: diminuir a glória do próximo e, assim, se constitui esta filha da inveja que é a exultação pela adversidade do próximo. Mas, quando não consegue obter seu propósito - o de impedir a glória do próximo -, então se entristece: é a filha da inveja chamada aflição pela prosperidade do próximo.
[1] Trechos do livro Tomás de Aquino – Sobre o Ensino (De Magistro) & Os Sete Pecados Capitais, São Paulo, Martins Fontes, 2001.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ramal do Brás
Estive na segunda-feira à tarde no ramal do Brás, Segundo Distrito, reunido com vários produtores. Vamos iniciar uma boa parceria de trabalho como já faço com várias associações de moradores. Quando estava lá bateu uma chuvinha. Atolamos o carro várias vezes. De cara deu para sentir que nossa principal batalha será a melhoria do ramal.
Vamos a luta!!!

Faculdade de Medicina na Bolívia

Tenho procurado orientar muitos jovens que desejam cursar medicina na Bolívia. Existem boas faculdades e sempre vale a pena para quem sonha com essa tão nobre profissão (ajudar a salvar vidas), mesmo sabendo que depois para conseguir o CRM tem que se travar uma verdadeira guerra. Muitos já venceram essa batalha e se encontram em outros níveis de aperfeiçoamento. Para quem tem esse sonho vale a pena mesmo.
ENTRETANTO, recomendo sempre que ao chegar por lá procure fazer boas amizades, NUNCA ESCONDA nada dos pais e familiares, procure jovens evangélicos, procure uma igreja, seja sóbrio. Não se envola em questões políticas e partidárias. Se dedique aos estudos. Como disse o presidente Obama: "Você pode estar estudando na melhor faculdade do mundo, mas se não tiver responsabilidades será um péssimo e incompetente profissional".
Em relação a custos e a escolha da faculdade não conheço todas, apenas algumas de Cochabamba. Sei que com cerca de R$ 1.500, 00 dá para pagar o curso, o aluguel e comer. O problema é que tem gente que não vive nem com todo o dinheiro do mundo. Existem voos regulares da TAN para as principais cidades da Bolívia. Pegue um avião e vá até lá. Veja pessoalmente as faculdades e a maneira que os mais de cinco mil estudantes brasileiros vivem por lá.
NÃO SE ENVOLVA COM BEBIDAS, BOATES, DROGAS, PROSTITUIÇÃO, NAMOROS COM DESCONHECIDOS. VOCÊ ESTÁ INDO PARA ESTUDAR, SE FOR PARA APRONTAR COM SEUS PAIS FIQUE POR AQUI MESMO.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Gazetinhas ou Bloguinhas, tanto faz"

Qualquer nota ou frase em coluna de jornal se transformou em sinônimo de "gazetinhas". Pode ser em qualquer jornal, mas é "gazetinhas". Encontro pessoas que comentam:

_ Astério li uma gazetinha que saiu sobre você no Página 20. Até mesmo nas colunas sociais qualquer nota é chamada de "gazetinha".

Na verdade Gazetinhas é a coluna do Sílvio Martinello no jornal de sua propriedade, A Gazeta. Porém, como caiu na boca do povo que é qualquer notinha de jornal é gazetinha vou escrever algumas no mesmo estilo. Poderia ser "bloguinhas".

  • Dei um adeus definitivo ao Che Guevara. Deixei o PSB e me filiei ao Partido Républicano Progressista - PRP.
  • O mesmo partido dos vereadores Raimundo Vaz e Elias Campos. Graças a Deus fui muito bem recebido por eles.
  • O vereador Rodrigo Pinto (PMDB) renunciou ao Conselho de Ética da Câmara Municipal na hora em que o caso do vereador Sargente Vieira (PPS) será analisado.
  • Segundo Pinto, foi a pedido da direção do PMDB. Hunh...
  • O jornalista Evandro Cordeiro, o Cordeirinho, está desaparecido. Quem o encontrar comunicar a Silvânia Pinheiro.
  • Calma! Posso trabalhar no programa de televisão até o dia 30 de junho de 2010. Isto, segundo a legislação eleitoral.
  • Foi só um treino, amanhã tem mais!
  • By!

sábado, 3 de outubro de 2009

Na mosca!!!

Completamos duas semanas do programa "Boa Tarde Rio Branco" no ar. Graças a Deus a equipe está muito motivada. Creio que acertamos na mosca ao fazer uma proposta editorial alternativa. Os debates e entrevistas através do link, as matérias de polícia narradas pelo Floriano Oliveira sem a necessidade de repórter para explorar o assunto, além das matérias diversificadas estão garantindo nosso sucesso inicial. Quanto as falhas são normais para um programa ao vivo. O que mais me alegra é saber que a produção está bastante motivada, apesar das dificuldades. Vamos em frente!

Me filiei ao PRP

O Partido Republicano Progressita - PRP - é a minha nova casa. Como em um passe de mágica deixo de ser socialista para ser republicano. Acho que fica melhor um socialista republicano ou um republicano socialista. Melhor ainda republicano social democrata cristão (RSDC), pronto, acaba de surgir um novo partido: o PRSDC. Brincadeiras a parte, estou levando muito a sério meu novo Partido. Já me propus a criar os Diretórios Municipais em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Plácido de Castro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Luzes da Ribalta

O Tribunal Regional Eleitoral julgou procedente meu pedido para sair do PSB sem perda do mandato com base na Resolução do TSE. Estou feliz! Muito feliz! Creio que eles também estão. Nunca quis e não quero ser pedra de tropeço na vida de ninguém. Fundei o PSB em Brasiléia em 1996. Me elegi vereador em 2004 pelo PSDC. Em 2005 voltei ao PSB. Acho que desde essa época não fui bem aceito. É muito ruim ser visto como um ameça. Agora tudo faz parte do passado. Nao volta nunca mais. Quero construir novos relacionamentos.
Vidas que se acabam a sorrir
Luzes que se apagam, nada mais
É sonhar em vão tentar aos outros iludir
Se o que se foi pra nós
Não voltará jamais
Para que chorar o que passou
Lamentar perdidas ilusões
Se o ideal que sempre nos acalentou
Renascerá em outros corações