segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Por que?

Fico encantado com a resposta das crianças quando perguntamos para elas por que fizeram isso ou aquilo. Por que reagiram de determinada forma. A resposta é sempre a mesma e encerra qualquer argumento:

_ Porquêêê!!

Insisto. _ Mas, por que?

_ Ah... porque!

Poderia fazer como elas para explicar minha saída do PSB. Por que saí do PSB?

_ Ah...sei lá... porque! Pronto, tudo estaria resolvido.

Porém....

Depois de requerer minha saída do PSB alegando "grave perseguição pessoal", o que foi aceito pela Executiva do partido, encontrei uma outra justificativa não menos verdadeira: "Como evangélico me cansei de ficar olhando para a cara do Che Guevara pendurada na parede da sala de reuniões do PSB". Para muitos Che pode ser um herói. Respeito a decisão. Entretanto, ao meu ver Che foi um semeador de ódio, discórdia, violência e sangue. Ele, Carl Marx, Lenine, Engels, Stálin (esse maluco matou milhões de russos e mandou outro tanto para campos de trabalhos forçados na Sibéria), e mais alguns de seus discípulos.

Sei que meus amigos marxistas, com quem tenho uma boa convivência social e política, não comem miolos de criancinhas. Nem fazem chá de vísceras para descobrir os segredos das coisas. De qualquer coisa.

Até porque não existe mais referência política e ideológica para nada. A esquerda e a direita são a mesma coisa. Quanto as religiões, todas, sem exceção, envelheceram, apesar do judeu Jesus Cristo continuar uma novidade de vida. Difícil assimilar seu pensamento, mas não impossível.

Cheguei a militar no PC do B na clandestinidade. Não era ideológico, era a emoção, adrenalina, o desejo de mudar o mundo, de corrigir injustiças. ( descobri depois que não se corrige injustiça com injustiça). Aquela perigosa sensação de estar fazendo algo importante, mas escondido. Foi bom. Valeu a pena. Aprendi muito.

Também não estou aqui para condenar os que são evangélicos e militam em partidos marxistas. Muito embora discorde. Condenar nunca. Não tenho esse direito. Além do mais cada um anda na luz que recebe. O pastor governador Garotinho não era também do PSB. Por que? Porque!

Depois de tudo que disse acho que a melhor resposta para minha saída do PSB é a formulada pelas crianças:

_ Porque!

Encerran-se os argumentos.

Nenhum comentário: