quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fé, política e tolerância!

Dia desses fui convidado pelo senador Tião Viana (PT) a participar de um encontro sobre fé e política no auditório do Sebrae no centro da cidade. Me deparei com representantes de várias religiões. Fiquei quieto no meu canto observando a pluralidade espiritualista e pensei:

_ Esse espaço é um dos poucos no mundo onde nesse momento podem se reunir pessoas com teorias e práticas religiosas tão distintas.

Havia um clima de respeito e solidariedade entre todos. Alguns "ateus" espalhados no meio da platéia que costumam agradecer a Deus pelos pais, filhos e vida que tem. A reunião transcorreu tranquila sem ameças de homens-bombas ou palavras-bombas.

Ao final das falas e do encontro ficou patente que eu não preciso abrir mão do que acredito, dos princípios que norteiam a minha vida espiritual e política para ter uma boa convivência com pessoas que pensam diferente. Que são diferentes. Afinal não existe ninguém igual no mundo.

Saí da reunião cheio de fé, crendo que a política é a arte de governar com justiça e transbordando de tolerância. A tolerância é como um bom perfume: pode estar em você, mas todos sentem o cheiro. É o que o apóstolo Paulo nos ensina em I Coríntios 13, quando ele teoriza sobre o amor.

Um comentário:

Ana disse...

Meu caro vereador...

Por si só,já somos um país
formados de diferenças!!
Acho que hj,saber CONVIVER E RESPEITAR as diferenças alheias,é uma questão de decidir viver em PAZ!
Afinal,só podemos EXIGIR o que DAMOS,e obviamente quando respeitamos o próximo abrimos espaços para que nossas diferenças sejam respeitadas
Pena que nem sempre isso, ACONTECE!!