segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jesus encontrava-se na casa de um ladrão, prostituto e que gostava de orgias. Pecadores eram frequentadores do ambiente. Foi duramente criticado pelos religiosos da época.

_ O mestre de vocês come e bebe com os pecadores.

Pedro, Thiago, João e as Marias devem ter ficado muito envergonhados com as duras palavras dos fariseus sobre o questionamento moral feito a postura de Jesus.

_ Não vim para os sarados, os que se acham puros, santos e limpos sem sê-lo. Eu vim para os que querem cura, os fracos, os debilitados de caráter. Os que não conhecem outras alternativas de vida e de prazer. Foi para esses que vim.

Rebateu Jesus em sua defesa e na de seus discípulos. O dono da casa a partir daquele dia decidiu mudar de vida.

_ Mestre vou devolver em dobro tudo o que tenho roubado de alguém.

O fez e se tornou um dos mais importantes discípulos de Jesus. Mais ainda: um dos doze apóstolo.

Nesse relato Jesus está me dizendo:

_ Astério, não seja arrogante, soberbo, preconceituoso, não discrimine ninguém. Astério, não julgue ninguém, não queira tirar o cisco do olho de uma pessoa se no teu tem uma trave. Tira a trave do teu olho para você poder enxergar melhor teus erros e, só assim, vais poder ajudar teu irmão. Astério, não dê uma de religioso para criticar e condenar as pessoas. Isto porque com a medida que você medir alguém vai ser medido também. Da mesma forma que você julga vais ser julgado. Astério, aprenda comigo porque sou manso e humilde de coração. Não desprezes ninguém, não critique ninguém. Olhe apenas para mim e veja quem você é. Percebeu? O quanto você precisa de mim em sua vida. Está vendo suas fraquezas, seus pecados, seus medos, angústias, suas tentativas e fracassos em ser o que você não é nem pode ser. Astério, meu Pai ouve o clamor do aflito, do carente, do quebrantado, do que se dobra diante dele, do pecador, do coração arrependido, amargurado e triste.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A festa da coligação Progressista, Trabalhista, Verde...sob o Sol!

Fui informado pela direção do PRP de que o P-Sol no Acre pode integrar a chapa da nossa coligação. Gostei! Gosto do P-Sol e de sua principal expoente: a ex-senadora e hoje vereadora de Alagoas, Heloísa Helena.

Com isso, a Frente Progressista, Trabalhista Verde ganha o Sol. Não só do Partido, mas do Hino Acreano. A propósito, alguém conhece letra e melodia tão perfeitas? O nosso hino é um dos mais belos do mundo. Letra e melodia tem relação direta com o nosso "ser" acreano.

Na verdade cantamos e celebramos a vida, o Sol, a floresta, os rios, a nobreza, constância, valor, coragem, fé e justiça.

Façamos uma bela campanha!

Que o P-"Sol" seja bem vindo!

* A nossa festa, ou seja, do PRP. PRB, PTB e P-Sol será na Assermurb, sábado, 19 horas, Estação Experimental. Você é nosso convidado.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fé, política e tolerância!

Dia desses fui convidado pelo senador Tião Viana (PT) a participar de um encontro sobre fé e política no auditório do Sebrae no centro da cidade. Me deparei com representantes de várias religiões. Fiquei quieto no meu canto observando a pluralidade espiritualista e pensei:

_ Esse espaço é um dos poucos no mundo onde nesse momento podem se reunir pessoas com teorias e práticas religiosas tão distintas.

Havia um clima de respeito e solidariedade entre todos. Alguns "ateus" espalhados no meio da platéia que costumam agradecer a Deus pelos pais, filhos e vida que tem. A reunião transcorreu tranquila sem ameças de homens-bombas ou palavras-bombas.

Ao final das falas e do encontro ficou patente que eu não preciso abrir mão do que acredito, dos princípios que norteiam a minha vida espiritual e política para ter uma boa convivência com pessoas que pensam diferente. Que são diferentes. Afinal não existe ninguém igual no mundo.

Saí da reunião cheio de fé, crendo que a política é a arte de governar com justiça e transbordando de tolerância. A tolerância é como um bom perfume: pode estar em você, mas todos sentem o cheiro. É o que o apóstolo Paulo nos ensina em I Coríntios 13, quando ele teoriza sobre o amor.

Nova lei de concessão dos box's públicos

Durante a semana fui obrigado a cancelar um encontro agendado com o prefeito Raimundo Angelim (PT) em função de uma pequena cirurgia que tive que fazer. O médico me confinou dez dias em casa para uma boa recuperação. Graças a Deus já estou me sentindo muito bem e com vontade de ir para o campo de batalha.

Com o prefeito Angelim pretendo dar encaminhamento a vontação do projeto de lei que cria a nova lei de concessão dos box's dos mercados e demais espaços públicos. Conversei com o procurador José Antônio e o secretário Jorge Fadel (um dos melhores da atual gestão) e ficou tudo acertado. Estamos aguardando apenas um encaminhamento para a votação por parte da prefeitura.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A menina que veio do céu

Ela escapou, ainda na barriga da mãe, da queda de um boing da Vasp. Apesar dos seus seis anos e alguns meses de idade traz na memória adormecida lembranças de sua existência no Céu. Na terra, tem nos ensinado a viver e a amar. Fala muitas coisas com extrema sabedoria e conhecimento. Fico me perguntando: como pode  alguém com apenas seis anos de idade falar de questões espirituais e filosóficas tão profundas. Refere-se a Deus como "O Pai" (lembra alguém há dois mil anos). _ Vovô essa terra vai envelhecer, todos nós vamos morrer, mas também vamos ressuscitar e voltar para o Céu de onde eu vim...lá é muito bom!
_ É, e como você veio parar aqui?
_ Ah! eu vim nos braços de Jesus que me colocou na barriga da minha mãe.
_ Vovô você sabia que Jesus brinca comigo?
_ É...de quê que Ele brinca?
_ Brinca de bola!
De bola, Letícia?
_ Vovô, Jesus esconde a bola para eu achar. Só que Ele esconde em um lugar fácil. Depois é a minha vez de esconder a bola e Ele achar.
_ É uma bola de Cristal, de luz como uma estrela, minha filha?
Com uma simplicidade desconcertante ela me responde: _ É não vovô é de plástico mesmo.
_ Letícia, me fale do Céu já que você me disse que veio de lá...
_ Lá tem um leão bem grande e um bem pequenininho que é o filho dele, tem carneiros mas eles não brigam. O leão não come nem mata outros animais. O Pai mora lá. É um lugar muito bom vovô.
_ Vovô por que mataram Jesus?
_ Minha filha, foi um plano de Deus para nos salvar...
_ Do Pai!? Foi o Pai que quis que ele morrese...?
_ Foi Letícia, foi o Pai.
_ Eu sei vovô. Foi o Pai. Essa terra vai envelhecer, nós vamos todos morrer, vamos ressuscitar e vamos voltar para o Céu. Vovô sabia que eu estou feliz!
_ É Letícia você só pode ter vindo do Céu mesmo...
_ Vovô o meu amor por ti é do tamanho de Jesus.
_ O meu também minha filha...o meu também! Te amo muito.
_Vovô, sabia que você tem muita sorte!
_ É, por que?
_ Porque Deus está do teu lado. Ele está de um lado e eu do outro, bem juntinhos assim...!



 


Eleições 2010!

Pela sexta vez entro em uma disputa eleitoral. Como disse antes, perdi três e venci três. Adquiri muita experiência, mas cada eleição é uma eleição diferente. Assim como uma estrada com muita curvas, o processo eleitoral pode reservar surpresas principalmente para os que se "acham eleitos".

Vou para a arena eleitoral decidido a ganhar, mas também preparado para perder. Sempre guardei meu coração de mágoas, invejas e amarguras. Que é exatamente o que acontece com quem perde. Se não guardar nunca mais vai ser feliz. Quando se ganha uma eleição todos são responsáveis pela vitória, mas quando o reultado não é satisfatório começam a surgir - geralmente por parte do candidato - os bodes expiatórios. Não avalia o seu potencial de votos e suas chances de vencer e quer arranjar culpados. (Deus me livre disso). Já amadureci o suficiente para lidar com esses dois impostores, ou seja, vitórias e derrotas.

Mas, sinceramente, acho que estou bem situado nesse processso e as chances nunca foram tão favoráveis. Apoiamentos bem amarrados, ancorado em um trabalho reconhecido por boa parte da população, credibilidade, organização, equipe bem azeitada e disposto. Aliás, disposição é o que não falta. A propósito, minhas campanhas, como tudo que faço na vida, são regadas a orações. Até porque a Bíblia diz: "O homem faz seus planos, mas a resposta vem de Deus".

Da eleição de 2004 trago a herança de um firme compromisso com Deus: 1. Não prometer nada para ninguém; 2. Não fazer um real de dívidas para pagar depois da eleição; 3. Não faltar nenhum dia as atividades da Igreja Renovada e demais Ministérios da cobertura e combater incessantemente a compra de votos como sempre fiz em minhas campanhas.

Fui convidado pela Coligação Frente Progressista Trabalhista Verde (FPTV), formada pelo PRP-PRB, PTB e PV para disputar uma vaga de deputado estadual. Pelo número de candidatos experimentados nas urnas e os novatos que se apresentaram temos a chance real de eleger até três deputados. Beliscando o quarto, como se diz no jargão político.

No campo majoritário a coligação apóia os candidatos da Frente Popular do Acre. Para a presidência da república se divide e estamos liberados para escolher a candidata do PT e a do PV. Vou de Marina Silva, é claro.

Boa sorte a todos!

Novo palpite

Errei o primeiro contra a Coréia, mas acertei o placar do Brasil 3 X 1 Costa do Marfim. Para sexta-feira vou de Brasil 3 X 2 Portual. Haja coração!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Obrigado Ana!

Telespectadora assídua, leitora e crítica sábia de meus textos! Obrigado!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O jogo da vida

Como o futebol a vida também é um jogo com resultados imprevisíveis. 2X1 para o Brasil está de bom tamanho. Domingo tem mais. Palpite: BRASIL 3x1 COSTA DO MARFIM

terça-feira, 15 de junho de 2010

Vai fazer a diferença

Palpite!

Brasil 4 x 0 Coréia do Norte

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Atrapalha ou ajuda!?

Ajuda. Ser jornalista e apresentador de televisão ajuda sim em uma campanha política. Porém, não garante a vitória nas urnas. Já passei por isso em 2004 quando fui candidato a vereador e me elegi o 6º mais votado entre os 14.

À época pensei que ia tirar mais de dez mil votos em função do programa Bom Dia Rio Branco que dominava completamente a audiência. Era uma loucura. Obtive 2.499 votos. Depois da eleição ficou a dúvida (desnecessária), quem elegeu o Astério? A televisão ou a Igreja Renovada que o lançou? Na época a igreja tinha 2.300 discípulos e hoje tem mais de seis mil.

É claro que foi a junção do meu trabalho na TV e o apoio dos irmãos. A TV pode não dar votos ou, melhor dizendo, poucos votos, mas torna você conhecido em todas as bibocas da cidade. É fato!

Como explicar, entretanto, a minha votação em 2008 na reeleição para vereador com 3.632 votos se estava a quatro anos fora da mídia? Sobre esse fato dias depois das eleições o empresário Narciso Mendes me disse:

_ A sua reeleição com essa quantidade de votos me surpreendeu. Está provado que você agora é realmente um político que detém votos. Pensei que fora da televisão você não teria essa votação.

É claro que eu sei como consegui a quantidade de votos em 2008. Além do apoio maciço da Renovada e demais igrejas evangélicas, fiz um mandato produtivo nos bairros com apoio de diversos segmentos sociais, inclusive de outras religiões. Apresentei muitos projetos de lei, requerimentos, indicações e outras ações par

Durante a campanha fiz questão de desmonstrar o lado em que estava, a Frente Popular. Nunca vacilei. As pessoas, mesmo contrárias, gostam disso. Da sinceridade. Posição dúbia só atrapalha.

Disputa para estadual

Quero opiniar aqui sobre a eleição para deputado estadual.

Em conversa com o Márcio Batista, do PC do B, ele me dizia que este plleito terá cem candidatos a mais em relação a eleição de 2006. Segundo ele, isto significa que ninguém terá votação acima de cinco mil votos. O Luís Carlos Moreira Jorge discorda. Porém, os dois concordam em um ponto: Cerca de 500 candidatos a deputado estadual estarão disputando apenas nove ou dez vagas, já que está provado que 15 ou 16 dos atuais parlamentares devem se reeleger.

Sendo assim, quem tem mais chances nesse universo de candidatos? Na minha avaliação não basta apenas ter um bom nome, dinheiro ou trabalho junto a comunidade. As chances aumentam quando se tem uma "base formada" além de estar bem situado dentro de um Partido ou coligação.

Estar bem situado signfica não disputar diretamente com deputados estaduais que, pela natureza do processo, já saem na dianteira como se diz por aqui.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A "Marcha para Jesus" e a bandeira de israel!!

Por falta de tempo não respondi antes as críticas feitas aos evangélicos que ostentavam a bandeira de Israel na Marcha para Jesus.

Crítica, como bem definiu o branco mais preto do Brasil, o poeta Vinícius de Morais: “É o mau hálito do cérebro”. Algumas, de tão ácidas e peçonhentas, fedem a carniça.



A Bandeira do Brasil representa o governo Lula? Representa? A bandeira da AL-Qaida representa as nações árabes? Todos os muçulmanos do mundo? A dos demais grupos terroristas que controlam a Faixa de Gaza e que são financiados pela Síria e pelo Irã?



A resposta para todas as perguntas é não! Não representa!



A questão do Oriente Médio é extremamente complexa em todo seu contexto geopolítico. Como diz o Ferreira Gullar: “Já teve a guerra dos cem anos, talvez essa vá durar mil anos”. Isto porque, segundo ele, os dois lados têm razão.



Deve-se combater os extremistas israelenses e árabes que em nome da “fé” alimentam a fogueira do ódio.



Os que criticam os evangélicos por usarem a bandeira de Israel – que se dá pelo vínculo da fé e do espírito -, reúnam trinta mil pessoas nas ruas e desfilem com a bandeira do Al-Qaida, do Hamás, do Hezbolah imitando os homens e mulheres bombas que almejam a aniquilação do povo judeu como fizeram os nazistas.



Desfilem com imagens gigantes do Aiatolá Khomeine, do Bim Ladem, do Mahmoude Ahmadinejad, que acaba de fraudar eleições e de matar mais de 300 opositores. O persa quer fabricar uma bomba atômica!



A paz no Oriente Médio depende muito mais dos árabes, que se recusam a reconhecer o Estado Judeu, do que dos israelenses. O povo palestino está mo meio do fogo cruzado dessa guerra insana. As duas guerras: Seis Dias e o Yom Kippur foi iniciativa árabe para varrer os judeus, que sobraram do Holocausto, da terra santa.



Quanto a nós evangélicos, sabemos o que fazemos e o que queremos. Estamos continuamente em caravanas ao Egito, a Israel, a Palestina, a Turquia, a Grécia onde estão os fundamentos de nossa fé. Procuramos ler tudo o que acontece diariamente na região em conflito. Mantemos com nossos recursos a Embaixada Cristã em Jerusalém. Financiamos programas de aproximação de crianças israelenses e palestinas para desintoxicá-los do ódio semeado pelos extremistas nas sinagogas e mesquitas.



E você, o que tem feito além de criticar uma manifestação de fé evangélica que utiliza a bandeira de Israel pelo seu vínculo profético e histórico. Jesus está em você? Está dentro do seu coração? Você o admira? Prega a sua Palavra? Se a resposta for SIM, acabas de descobrir que dentro de você mora um judeu. Ame-o! A Ele e o seu povo. Creio que é o que Ele gostaria que acontecesse.

Por outro lado, questionar o uso da bandeira israelense me parece mais uma forma de antisemitismo disseminada pelo nazismo do que propriamente a defesa do sofrido povo palestino.

Não haverá paz com a extinção do Estado judeu. O Irã e a Síria, que financiam o terrorismo, não querem a paz. Para eles, o povo palestino é apenas um motivo a mais para semear o ódio contra os judeus.

"Orai pela paz de Jerusalém, sejam prósperos os que te amam".
"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro."



Provérbio Indígena

Última semana de "Bom Dia Rio Branco"

Na sexta-feira, dia 11, me afasto temporariamente do programa de TV para cumprir a legislação eleitoral. Aceitei o convite do meu partido, o PRP, para disputar uma vaga de deputado estadual. Me comprometi com a direção da empresa e a produção do "Bom Dia Rio Branco" de que, independente do resultado do pleito, retorno ao ar depois das eleições de outubro.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Marcha para Jesus

Marcha para Jesus reúne mlhares de fiéis em Rio Branco. Na minha avaliação modesta, mas de 20 mil pessoas participaram do evento.