sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Astério Moreira diz que agente do ICMbio tem causado transtornos à população de Brasiléia

O deputado Astério Moreira (PRP) falou na sessão desta quinta-feira, 27, sobre a visita que fez ontem à prefeitura do município de Brasiléia. O palamentar foi conhecer os reais motivos que levaram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) a multar a prefeitura daquela região. “Eu, e os deputados Éber Machado e Jamyl Asfury fomos a Brasiléia para tentar entender porque um agente do lCMbio multou a prefeitura. Obtive informações que a prefeitura teria recebido multas por conta de realizar a reparação num ramal. Achei estranho e lá conversei com o representante da prefeitura e ele nos afirmou que um agente do órgão ambiental tem causado transtornos aos moradores daquele municipio”.
Segundo o parlamentar, o agente do ICMbio tem agido de maneira  estranha e  preocupante. “É um homem que precisa de uma avaliação psiquiátrica, ele passou na rua com uma arma e matou um cachorro só porque ele latia. O dono do cão foi reclamar e o agente colocou a arma na cara dele, isso é um absurdo. Nos disseram que ele chega nos ramais e derruba as coisas dos produtores”.
O deputado disse ainda que o agente “mentiu” ao afirmar que antes de aplicar as multas à prefeitura de Brasíleia ele teria notificado a prefeita daquele município para não recuperar ramais. “Ele mentiu que tinha notificado a prefeita para não recuperar ramais, isso não é verdade. Liguei para o governador e ele repudiou a ação do agente e enviou um assessor que ligou imediatamente para o secretário de Meio Ambiente para resolver o problema”.
Para concluir, o deputado apresentou uma moção de aplauso ao professor de Matemática Aurenísio Barbosa Farias e ao aluno André Buriti, ambos da Escola de Ensino Médio José Rodrigues Leite, pela participação e classificação na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, onde ficaram entre os cinquenta melhores colocados e irão representar o Estado do Acre na Jornada Espacial promovida pela Agência Espacial Brasileira.

Segundo o parlamentar, a moção tem como objetivo principal reconhecer o êxito de Aurenísio Barbosa e André Buriti nas Olimpiadas de Astronomia e Astronáutica – OBA, evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.
“O evento ocorreu em maio de 2011 com 9.160 escolas previamente cadastradas e dele participaram 801.000 alunos e 64.000 professores. Um aluno de uma escola pública do nosso Estado obteve a classificação entre as cinquenta melhores colocações e isso é motivo de orgulho para nós acreanos”.
Para concluir o deputado destacou a criação da Comissão da Verdade. O objetivo da Comissão, diz a proposta, é “garantir o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. Para Astério a comissão irá passar a limpo a história do Brasil. “Será que nós conhecemos a verdadeira história do Brasil? Fiquei muito feliz com a criação desta Comissão e mais contente ainda por saber que a mesma será formada por pessoas que são verdadeiramente comprometidas com a história do Brasil”.
Mircléia Matos
Foto: J. Simão
Agência Aleac

Nenhum comentário: