quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O jogo para o Senado

Achar que o ex-deputado federal Márcio Bittar, new tucano, já papou a segunda vaga para o Senado é um erro só cometido pelos apaixonados da política. Além de ter alguns tucanos do bico duro tentando impedir seu voo, Bittar e seus aliados do PMDB, que articulam com muita competência nos gabinetes em Brasília, terão que disputar as eleição com a Frente Popular.
A recente história política do Acre já provou que o ex-governador Jorge Viana (PT) tem tutano para guindar candidatos sem as mínimas chances de se eleger. Temos exemplos de dois majoritários que encerram qualquer argumento: Geraldo Mesquita Júnior e Binho Marques.
_ Mas o Jorge está fora do poder e o Binho não é político, podem argumentar.
Besteira! O Jorge está mais forte fora do poder. Basta ver suas apararições em público quando é ovacionado pela massa. Não estou falando de assessores do governo, mas de pessoas comuns e de todas as classes sociais. Negar que politicamente ele é forte é um erro infantil. Além disso, a possibilidade verdadeira de Tião Viana se eleger governador em 2010 alimenta a expectativa de poder influenciando na decisão do eleitorado a favor dos candidatos majoritários da Frente Popular.
Por outro lado, os dirigentes da Frente Popular substimarem o potencial de Márcio Bittar em uma candidatura única pelas oposições é também um erro gravíssimo. O principal articulador desse voo de Bittar não é nehum amador. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) sabe jogar o jogo da política. Se não soubesse já teria vestido o pijama como tantos de sua geração.
Continuo achando que Jorge Viana terá participação decisiva na definição da segunda vaga para o Senado. Entretanto, cada eleição é uma eleição e nunca se sabe até que as urnas falem o desejo da maioria do povo. Os eleitores costumam surpreender!
Ademais se a oposição tem problemas internos para definir o nome de Márcio Bittar como candidato ao Senado, a Frente Popular também trava sua guerra interna. Se Fernando Melo e Henrique Afonso fazem parte do pesadelo de Edvaldo Magalhães, Normando Sales e Sérgio Barros ( e Tião Bocalom) também perturbam o sono de Bittar e Flavino Melo.
Edvaldo Magalhães e Márcio Bittar já podem mandar suas cartinhas para o papai Noel. Só não pendurem as meias pelo lado de fora da porta. Alguém pode levar a meia, o presente e a porta.

Nenhum comentário: