terça-feira, 7 de abril de 2009

Vereador Astério quer impedir bancos, hospitais e universidades de cobrarem pelo estacionamento

Se depender do líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Astério Moreira (PSB), as agências bancárias do Bradesco, Itaú, a Firb e o hospital Santa Juliana, além de outras empresas e instituições, não poderão mais cobrar taxas de estacionamento.
É que ele apresentou projeto de lei proibindo a cobrança dessas “taxas de estacionamento”. Na justificativa Astério argumenta que os estacionamentos são obrigatórios e de graça como já prevê o Plano Diretor da Cidade. “O Plano não trata com clareza daí a necessidade de criar a lei para regulamentar essa situação”, disse.
Astério Moreira considera um absurdo a Firb, os bancos e o hospital Santa Juliana estarem cobrando taxas de estacionamento. “Estudantes e professores não podem ser obrigados a pagar estacionamento. É ilegal e um crime contra a economia popular”, disse ele.
A situação das agências bancárias, segundo ele, é mais grave ainda. “Além de ter que pagar uma infinidade de taxas bancárias os clientes ainda se submetem a mais essa exploração. Se os bancos quiserem desenvolver atividade empresarial cobrando de quem não é cliente que arranjem outro espaço e não o estacionamento da agência”, afirmou.
Para ele, a cobrança de estacionamento em hospitais, clínicas de saúde e outras empresas similares também é ilegal. “Deve existir para cada apartamento um estacionamento correspondente no pátio do hospital”, argumentou. “Dentro em pouco os supermercados, as igrejas, os clubes e até as instituições públicas vão querer cobrar pelo estacionamento”, desabafou.
O projeto de lei de Astério Moreira passa, a partir de agora, a tramitar nas Comissões da Casa para cumprir prazo regimental. Deverá ir à votação no prazo de um mês. Se aprovado, a prefeitura através dos seus órgãos competentes será responsável pela aplicação e fiscalização da lei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um projeto excelente vereador Astério Moreira, não podemos aceitar que as faculdades particulares, hospitais, bancos e outros órgãos cobrem de seus clientes, usuários estacionamento. Sou aluno de uma faculdade particular, tenho que pagar as mensalidades que são altíssimas, comprar livros caros, pagar xerox de apostila, tudo isso com muito sacrifício, pois só temos uma faculdade pública no nosso Estado, onde o vestibular é tido como uma peneira.

Por outro lado, temos as faculdades particulares, onde temos muitos alunos de classe baixa e média que paga um preço alto, com muito esforço da família, que sacrifica o seu conforto muitas vezes, para oferecer aos seus filhos o estudo necessário.

Nessa faculdade que estudo, tenho que pagar além da mensalidade dos estudos, no mínimo mais R$ 30,00 mensais para guardar o meu carro, senão quiser ter o meu carro furtado, deixando na rua. Alguns colegas de aula tiveram os seus veículos na rua danificados, som roubado, então me submeto a pagar em média R$ 300,00 por ano para ter esse serviço.

Já houve em anos anteriores, movimentos dos alunos para tentar retirar essa cobrança do estacionamento, que nessa faculdade, é terceirizado, mas os alunos não obtiveram sucesso. Cremos que com esse projeto, vamos ser beneficiados.

Por esses e outros motivos, esse projeto apresentado tem o nosso apoio e aplaudimos pela iniciativa do vereador Astério Moreira. EXCELENTE PROJETO.

MAURILHO DA COSTA SILVA