domingo, 13 de março de 2016

Coluna Redação - Jornal A Gazeta

"Deus constrói o seu templo no nosso coração sobre as ruínas das igrejas e das religiões. A tolerância é a melhor religião". (Ralph Waldo Emerson)

A sutileza do preconceito

Mulheres e serpentes, em algumas religiões, são expressões do mal e do pecado no mundo. Ao se referir a jararaca, Lula usava uma metáfora nordestina. É difícil de ser abatida.

O veneno da bicha

Ao criticar Lula um religioso falou da "jararaca" como o símbolo do mal. A questão é que a religião também diz que a língua de alguns homens têm veneno mortal pior do que o das serpentes. 

Não faz diferença 

A cobra, como qualquer outro animal, ataca por medo, para defender-se ou comer. Uma leoa, por exemplo, é mais mortal do que uma serpente muito embora não tenha veneno.

Inversão de valores 

O instituto da delação premiada está totalmente distorcido. Segundo alguns juristas, para se livrar da cadeia o delator entrega até a mãe. 

Prato frio

O senador Delcidio do Amaral é oriundo do PSDB. Consta que na delação ainda não vazada seletivamente acusa muita gente por pura vingança. 

O enxerto

Nomes de adversários políticos, desafetos e inimigos estariam sendo enxertados nas delações. O STF vai decidir se homologa ou não.

Ninguém escapa

Quer dizer que a doação de uma empresa que trabalha em uma obra para o governo fazer doação de campanha é corrupção? A lei não dizia isso.

E pode?

Como alguém pode ser julgado por uma lei que acaba de ser criada? As doações de campanha por empreiteiras,por exemplo, eram perfeitamente legais. Ou não? 

Evangélicos e o PT

No Acre os principais líderes evangélicos do G-12, do M-12, Pentecostais, neo-pentecostais, tradicionais e regulares apoiam o PT. 

Se justifica

Ninguém vai para o inferno por apoiar o PT no Acre. Diferentemente de alguns petistas que enfrentam problemas a nível nacional, não há uma denúncia de corrupção comprovada contra os petistas acreanos. 

Fácil de explicar

Jorge Viana, Tião Viana, Marcus Alexandre, Raimundo Angelim Nilson Mourão são líderes do PT conhecidos pela integridade moral. Gestões honestas e profícuas. 

Pode refutar

A oposição pode até refutar, mas não há nada que prove que os líderes do PT do Acre tenham problemas com a justiça. Que tenham praticado desvio de dinheiro público.

O buraco embaixo

Todas as prefeituras administradas pela oposição no Acre enfrentam sérias denúncias de desvio de dianteiro público ou má gestão. 

São as melhores

Com exceção do Bujari, onde o prefeito Tonheiro Ramos (PT) não quer e não gosta de ser prefeito, todas as demais prefeituras do PT vão bem. Rio Branco, a melhor delas. 

Avaliação do professor

A avaliação acima foi feita por um professor aposentado. Carlos Augusto é filiado ao PMDB, fiel ao partido, mas como ele mesmo diz: "Não sou cego, nem burro, nem doido".

Anêmico

O pré-candidato a prefeito do PSDB, Francineudo Costa, é um jovem bem intencionado. Tem futuro. Mas, sofre de anemia política para disputar a prefeitura da capital.  Não tem votos.

A mais obstinada

A deputada Eliane Sinhasique, pré-candidata do PMDB, lembra bem Tião Bocalom (DEM) em suas primeira campanhas eleitorais. Anda muito, é obstinada. 

Participou da campanha

Na última eleição, a líder maior da Igreja Renovada, Dayse Costa, pediu votos para o PT na campanha eleitoral. Talvez participe da campanha de Marcus Alexandre na TV , que é muito respeitado no meio evangélico. 

Respeito à democracia

Quem vai a manifestação hoje nunca esqueça que ela foi conquistada a duras penas. Há poucos anos o pau comia no lombo de quem ousasse sair às ruas para protestar.

As bruxas de Salem

A Coluna Redação recomenda por esses dias seus leitores assistirem o filme "As bruxas de Salem". Pode ser também "A Onda", ou "Z", de Costa Gravas. Edificante!

Para entender

...e se os eleitores homens quiserem conhecer as "Loucuras e Devaneios de uma Alma Feminina" leiam o livro da Rachel Moreira. Pode ser que enlouqueçam também. 












Nenhum comentário: