sábado, 11 de junho de 2011

Fui a Tarauacá de avião acompanhando o governador Tião Viana para inaugurar a ponte sobre o rio que leva o mesmo nome da cidade. Havia muita gente no local. Foi uma verdadeira festa. Um senhor, que puxava uma das pernas me abordou bem no meio da ponte. Sem perguntar quem eu era foi falando:


_ Tenho uma triste lembrança desse lugar. Um dia, quando fazia a travessia desse rio com um amigo doente dentro de uma rede ele morreu. Demoramos muito a chegar com ele no hospital. Ele morreu aqui mesmo. _ Com os olhos marejados de lágrimas ele concluiu: _ Acho que se tivesse uma ponte como essa ele não teria morrido. 


Deixei-o mergulhado em um passado de dor pela perda do amigo. Me afastei respeitando o sofrimento daquele homem imaginando a cena: um doente sendo transportado em uma rede por dois amigos. Um deles empreendendo esforço maior ainda por ser aleijado de uma das pernas. 


Percebi que a doença dele era na perna, mas o coração estava sadio. Fico imaginando quantos de nós tem um corpo perfeito, mas o coração doente. Insensível a dor, ao sofrimento e angústia do próximo. Acho que nunca mais o verei, no entanto, aprendi mais uma grande lição:


_ Não importa se você só tem um braço só, uma das pernas ou qualquer deficiência. O mais importante é o esforço empreendido para salvar uma vida. A vida de um amigo. Pontes não são feitas apenas de concreto e aço. São feitas de sentimentos e de amor entre pessoas, entre amigos.


Aquele home estava para sempre ligado ao amigo que morreu na travessia do rio Tarauacá por uma ponte de solidariedade, respeito a vida e amor. Fiquei ligado a ele pela ponte da sua história e do drama vivido narrado em tão poucos minutos. Me senti como se tivesse participado da cena, senti o peso nos ombros de quem transporta um amigo doente em uma rede.


Mesmo que você seja pregado em uma cruz, que todo o seu sangue seja derramado no pó da terra vale a pena a dor e o sacrifício para salvar os amigos. A cruz de Jesus é uma ponte que nos liga aos céus. 


O governo acerta ao construir pontes de concreto e aço que traz o progresso e a felicidade. Bela tarefa tem o governador Tião Viana de construir pontes de sentimentos e relacionamentos com as pessoas. O desafio é grande e permanente.

Nenhum comentário: