quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Internato de medicina em hospitais do Acre

Carta ao governador Binho Marques sobre aulas práticas médicas (internato) no curso de medicina de alunos estrangeiros

Rio Branco, 25 de novembro de 2009


Ofício.........../2009
Exmo. Senhor Governador do Acre
Arnóbio Marques




Senhor governador,



Em nome de todas as famílias do nosso Estado que tem filhos estudando medicina em países latinos americanos como Bolívia, Chile e Argentina venho mui respeitosamente solicitar que V. Excelência autorize pelos meios legais que os Hospitais Públicos e todas as Unidades de Saúde do Estado aceitem que estudantes acreanos no estrangeiro possam fazer o internato (aulas práticas do 5º ano do curso de medicina) como ocorre em outros Estados da Federação.

O internato é um estágio rotatório (aulas práticas médicas) realizado em hospitais no último ano do curso de medicina em hospitais que firmem convênios com as respectivas faculdades.

O Pronto Socorro, Fundação Hospitalar e todos os Centros e Postos de Saúde, além dos hospitais regionais de Brasiléia e Cruzeiro do Sul poderiam abrir espaço para os estudantes fazerem o internato como fazem os hospitais de Cruz das Almas, na Bahia; Santa Júlia, de Manaus, Hospital de Cacoal e Humaitá, de Rondônia; e outros no Sul e Sudeste do Brasil.

O Registro no Conselho Regional de Medicina, o CRM, tão sonhado por muitos, é importante para os que já se formaram. Para os que estão em fase final do curso, o mais importante é o internato. Além disso, esses alunos estarão prestando serviços a população.

Para uma família custear a permanência de um aluno por 12 meses em hospitais fora do nosso Estado do Acre é difícil. É sofrido. Em casa, no Acre, o internato faria parte de uma adaptação ao trabalho como futuros médicos. Possibilitando, inclusive, conhecimentos para as provas de obtenção do CRM.

Os convênios são simples, muitos deles feitos entre as universidades e as direções das unidades hospitalares sem muitas formalidades.



Muito Obrigado



Astério de Paula Moreira Filho
Vereador - PRP

Um comentário:

Unknown disse...

Orgulho de haver nacido nessa terra querida que tem politicos como o asterio e muito bom, eu estou fazendo o meu internato aqui em cochabamba mas seria muito melhor fazer ai na minha terra porque eu sou dai e vou trabalhar ae e assim ajudar nossa populaçao acreana que tanta precisa de saude.