sábado, 30 de maio de 2009

RECEBENDO A CURA PARA CONQUISTAR

Lc 5:12 e 13

A lepra é uma doença terrível, mesmo nos dias de hoje.
· Em 1873 o bacilo causador desta doença foi isolado.
· Atualmente 20 milhões de pessoas ainda sofrem deste mal.
· Existem dois tipos: Lepra Natose e Lepra Tuberculóide. A Lepra Natose aparece como manchas que destroem as glândulas sudoríparas – glândulas que produzem o suor – e deforma a pessoa.
· No tempo de Jesus, os leprosos precisavam ficar isolados e tinham que gritar “imundo” quando alguém vinha em sua direção, a fim de que não se aproximassem e fosse contaminado. Ainda hoje as pessoas com lepra ficam isoladas.
A lepra é uma doença que causa muita dor, mas que leva a pessoa a perder a sensibilidade. Ela apodrece até os ossos!
O pecado é semelhante à lepra, pois causa muitas dores, muita angústia, leva ao isolamento, degenera o caráter e apodrece a alma da pessoa. Assim como a lepra, o pecado é contagioso e pode ficar crônico.
1. Três áreas são afetadas pelo pecado:
1.1 - A mente
ICo 2:14 – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus,porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
O pecado adoece a mente, deixando ela má, com toda sorte de impureza. A maioria da humanidade possui a mente presa em função do pecado de Adão e Eva.
1.2 - A consciência
1 Tm 4:1 - 4 – “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé ... tendo cauterizada a sua própria consciência...”
A consciência cauterizada é algo terrível, que produz insensibilidade. O pecador acha que tudo é normal, mas o Espírito Santo convence o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo – Jo 16:8.

1.3 - Os desejos
Deus nos quer santos. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
Existem áreas que o Senhor nos ensina que não devemos ir, porque são áreas que não permitem volta, e, mesmo que a volta aconteça, deixa seqüelas.
2. TIPOS DE MORTE OCASIONADOS PELO PECADO:
2.1 - morte espiritual
Andávamos segundo o curso do mundo – Ef 2:2, mas hoje o Senhor nos confronta, para nos curar. Muitos são levados à morte por causa do pecado.
Jesus nos deu vida, porque estávamos totalmente mortos no pecado.
2.2 - morte física
Adão e Eva depois de pecar tiveram morte espiritual e também morte física.
Hb 9:27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo”.
Não existe reencarnação!
Você está pronto para se apresentar diante de Deus?
2.3 - morte eterna
Ap 21:8 – “... a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a egunda morte”.
3. O pecado paralisa a conquista
Nm 12:1-15 – “E falaram Miriã e Arão contra Moisés... e eis que Miriã era leprosa como a neve... assim, Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã”.
Enquanto Miriã estava leprosa toda sua equipe não pode caminhar. Um líder em pecado paralisa a conquista de toda sua equipe. Precisamos caminhar em santidade para não impedir a conquista.
Davi também ficou leproso, em sua alma, quando pecou com Bate-Seba – 2 Sm 11. Ele estava tão “leproso” que não entendeu quando o profeta Natã falou com ele, só quando recebeu a sentença.
Sl 38:3 – “Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado”.
No momento dessa dor Davi correu para o arrependimento.
Sl 51: 2 e 3 – “... purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.
Quando alguém peca, o Espírito de Santo lhe é retirado, porque decidiu viver sem Deus.
4. Atitudes que levam à cura:
4.1 - Prostrar-se sobre o rosto
O homem leproso, Davi e o rei Ezequias se prostraram. Muitas vezes estamos precisando de cura e não queremos nos prostrar diante do Senhor.
4.2 - Rogar
Aquele homem pediu à Jesus para ser limpo. Muitas vezes estamos precisando de cura e não clamamos, não pedimos perdão, e por isso não somos limpos.
Vivemos muitas vezes o padrão da religiosidade, como pessoas de dura cerviz – com a coluna endurecida – que não pode se curvar diante de Deus.
Precisamos decidir caminhar pelo Espírito, decidir depender de Deus.
4.3 - Aproximar-se de Jesus
Na morte de Lázaro, quando Maria aproximou-se e prostrou-se diante de Jesus, Ele foi movido de íntima compaixão.
O homem do texto poderia transmitir lepra, mas Jesus, como Filho de Deus, estendeu a mão e lhe tocou. Jesus toca em todo pecador que se arrepende, e lhe limpa. Para Deus não importa o nosso passado e sim o que faremos a partir de agora.
O Senhor perdoa, purifica e anula os decretos de morte, para termos uma nova vida com Ele. Hoje Ele nos tocará e seremos limpos.

Nenhum comentário: