sexta-feira, 15 de maio de 2009

Compromissos

Me preocupo muito em não ser invejoso, egoísta, soberbo ou guardar mágoa de alguém. Recuso-me terminantemente a ter esses sentimentos. Mesmo se alguém me machuca com palavras e emoções ruins faço guerra para perdoá-lo. Tem sido assim por toda a minha vida. Aprendi com a minha mãe. Que por sua vez aprendeu na Bíblia.

No livro de Provérbios 4:23 está escrito: "De tudo o que deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem às fontes de vida". Nenhuma ofensa pode nos contaminar com sentimentos de vingança. A minha reação ao fato vai apontar se guardei meu coração ou não.

É comum as pessoas se sentirem magoadas e ofendidas. Isto porque elas apenas olham para seus problemas, seus compromissos, seus prazeres. Quando recebia de minha mãe uma ordem para executar uma tarefa que não conseguia realizar ela nunca vinha gritando, reclamando, ou emitindo juízo de valor. Ela sempre perguntava:

_Filhinho, o que foi que aconteceu? Por que você deixou de fazer isso ou aquilo? Por que você está chegando a essa hora? Era sempre assim, até antes mesmo de levar uma bela surra quando não havia justificativa.

Não sou mais um adolescente. Cresci, amadureci. Ás vezes me sinto sufocado pelo compromisso e acabo faltando alguns. Hoje, por exemplo, tenho vários compromissos a fazer no mesmo horário. Todos são importantes, então, vou ter que priorizar aquele em que serei mais útil. É na creche que ajudo a manter no bairro Santa Inês, é na igreja, na prefeitura, na Câmara, na imprensa, em um bairro a onde existe pessoas necessitadas me esperando, é alguém doente que precisa de oração, de ajuda, de uma palavra amiga, é numa escola da periferia, é na zona rural.

Como eu gostaria de poder ajudar a todos. Cumprir todos os compromissos. Com Deus, com a mulher, os filhos, os parentes, os irmãos, os amigos e até os inimigos (se depender de vós tende paz com todos os homens). Inimigos, se é que os tenho. Talvez os tenha, não sei.

Desistir da faculdade por falta de tempo. Quem sabe um dia consiga. Por enquanto vou me repartindo, me dividindo, sendo esquartejado pela própria vida. Agradando a uns e desagradando a outros. Acho que vou fazer o que Jesus mandou: "Lançai sobre mim todas as vossas ansiedades"; "Venham a mim, todos vós, que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrarei descanso para vossas almas".

Um beijo no coração!!!

Nenhum comentário: