domingo, 19 de dezembro de 2010

Uma parte de mim...

Já passei em cinco vestibulares. Comecei a fazer vários cursos, mas não pude concluir nenhum. A razão sempre foi o que os economistas chamam de "custo de oportunidade".

Dos sete filhos, eu e Lúcia, já formamos um administrador de empresa, um odontólogo e um médico (recebe o CRM até o final do mês se Deus quiser, e quer!). Em fase de formação mais duas na área de medicina (uma concluindo o curso) e dois na área do direito:um deles em fase de conclusão também!

Até 2012 todos estarão no mercado de trabalho. Bom, ajudei a Lúcia a graduar-se em Letras/Espanhol e pós graduar-se em gestão pública.

Quanto a mim, já fiz incursões em história (Ufac), ciências sociais (Ufac), jornalismo (Iesacre), direito (Uninorte), jornalismo (Uninorte). Alguns só me matriculei. Em outros, fui um pouco mais além.

Sempre vinha a "Roda Viva", a frustração de uma responsabilidade maior da vida que me chamava. Ficava "deprê" alguns dias, levantava, sacudia a poeira e seguia pelo caminho traçado pelo Alto.

Não gosto do termo "autodidata". Parece justificativa de quem não estudou por medo de enfrentar os vestibulares. Resguardadas as devidas proporções, é claro. Entretanto, nunca parei de estudar, de ler, de pesquisar principalmente depois do advento da internet.

Sou jornalista formado na boa redação do jornal A Gazeta e apresentador de TV formado nos estúdios da boa escola da TV Rio Branco.

Por outro lado se não obtive diploma de graduação científica em universidade, consegui quatro em mandatos eletivos. Três de vereadores (um no interior e dois na capital), agora esse de deputado estadual.

Trago nas costas também a experiência de sete eleições, de ter fundado partidos e de ter participado do processo de redemocratização do país, inclusive fora do Acre e na clandestinidade.

Vou começar a estudar novamente. Começar do começo, como se diz por aqui. Resgatando o passado e reacendendo a chama de uma antigo sonho vou fazer história. Já passei no vestibular da Unopar.

O método é o ensino a distância com aula presencial uma vez por semana. Muito trabalho e muita pesquisa. Está de acordo com minha realidade e de meu tempo (se é que posso afirmar que o tempo é meu). É a consciência de minha necessidade, de minha liberdade.

Como disse o presidente Obama, "você pode estar na melhor universidade do mundo, mas se não tiver responsabilidade vai ser um péssimo profissional". Sim, eu posso!

Uma parte de mim pensa e pondera...

Nenhum comentário: