quinta-feira, 11 de abril de 2013


Astério Moreira anuncia estado de emergência social em Brasileia e Epitaciolândia e Aleac se desloca para a fronteira

O líder do governo na Aleac, deputado Astério Moreira (PEN), usou a tribuna nesta terça-feira, 9, para ler o decreto do governador Tião Viana que estabelece o estado de emergência social em Brasileia e Epitaciolândia em conseqüência da aceleração do fluxo migratório de haitianos e outras nacionalidades pela fronteira do Acre com a Bolívia.

De acordo com Astério, em menos de 24 horas mais de 200 imigrantes deram entrada em Brasileia no final de semana elevando para 1.200 o número de refugiados instalados em um abrigo em condições precárias no município. “Com isso já passam de 4,3 mil o número de imigrantes atendidos pelo Governo do Estado o que pode gerar riscos à saúde de estrangeiros e nacionais", informou Astério.

De acordo com o decreto, ficam em alerta máximo as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Desenvolvimento Social (Seds) que deverão priorizar ações emergenciais e humanitárias para os municípios afetados. Todas as demais secretarias e órgãos estaduais deverão igualmente manter-se em alerta priorizando as ações e atividades requeridas ou solicitadas pelas duas primeiras.  A Secretaria de Saúde, por sua vez, adotará todas as medidas para minimizar os riscos decorrentes da situação de anormalidade com objetivo de proteção da saúde da população

Ao mesmo tempo, o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), anunciou que todo o Legislativo acreano deverá se deslocar para a fronteira nesta quarta-feira, 10, para verificar in loco a situação dos imigrantes e dar todo apoio para as ações do Poder Executivo.

Astério Moreira chamou a atenção para um novo componente na onda de imigração para o Brasil pela fronteira com a Bolívia. Agora, além de haitianos, juntam-se ao grupo imigrantes do Senegal, da Nigéria e de outros países africanos que estão passando por crises sociais ou em estado de guerra civil.
João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

Nenhum comentário: