terça-feira, 17 de agosto de 2010

Revalidação dos diplomas e CRM

Minha posição é muito clara em relação a revalidação do diploma e o registro no CRM por parte dos médicos formados no exterior:
A Universidade Federal do Acre - como manda a lei -, deve iniciar imediatamente a revalidação dos diplomas dos médicos formados no exterior;
O Conselho Regional de Medicina - CRM deve fornecer o Registro Provisório até que a Ufac revalide os diplomas;
Se houver necessidade dos médicos formados no exterior fazerem complementação do curso em disciplimas constantes da grade curricular do Brasil que a Ufac também o faça.
Ponto final!!!

Um comentário:

Jorge Fonseca disse...

Concordo com o senhor, mais para isso precisaria de um processo seletivo(prova assim como o vestibular ou de residencia) para avaliar o estudante e depois analisar o curriculo ate para ver a validade dos mesmo alem e claro de financiamento para que as universidades tenham estrutura para comportar mais estudantes.
Complementacao do curriculo isso e obvio que precisa pois e impossivel estudar todo o conteudo da medicina por isso as universidades enfocam em doencas mais prevalentes do pais existem doencas especificas em certos pais e outras que nem existem em outros.
Creio eu que a UFAC nao aceite a validacao pois nao tem estrutura para aceitar esses novos estudantes e seria injusto prejudicar os estudantes da instituicao para aceitar novos estudades e piorar a qualidade de ensino e nao oferecer condicoes de validacao(complementacao).
Aceitar um registro provisorio abre um mal precedente pois teoricamente estudantes que estao terminando a faculdade no brasil tambem poderia ter registro provisorio pois os ultimos anos so tem o internato e esses tambem teriam esse direito e consequencia disso seria aceitar medicos sem registro que nao geram impostos para o brasil alem de riscos de vida a populacao.Vale resaltar que e CRIME exercicio ilegal da medicina.
Li outro post nesse mesmo blog seu que achei que havia pessimo exemplo falando de brasileiros que vao para a Bolivia para fazerem cirurgias ou busca por tratamento medico creio que as condicoes de estrutura e higiene sao diferentes das do Brasil tornando se um risco a saude publica do Brasil podendo ser focos de doencas muitas nao curaveis como hepatites, hiv etc. Alem e claro que diversas pessoas que vao para la voltam para a Fundhacre em busca de tratamento nao sento sanado seus problemas de saude.