quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Astério Moreira parabeniza atuação do TRE durante o processo eleitoral na capital acreana

Durante a sessão desta terça-feira, 30, o deputado Astério Moreira (PEN) parabenizou na sessão o trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas eleições 2012 no Estado do Acre. O parlamentar disse que a atuação da instituição foi majestosa e competente. Para ele apesar do forte enfrentamento político entre os partidos o processo ocorreu dentro da normalidade. “Quero parabenizar o Tribunal  Regional Eleitoral pela sua majestosa e competente atuação nas eleições 2012 na capital acriana. Apesar do conflito natural que havia entre os partidos, a democracia foi respeitada e tudo ocorreu dentro da normalidade no dia 28”, disse.
Astério destacou também o trabalho das polícias militar, federal e civil nessas eleições. Segundo ele, esses profissionais atuaram com bom senso e responsabilidade. “O trabalho das polícias deve ser reconhecido, os militares, policiais federais e civis agiram com bom senso e responsabilidade nesse período de eleição e isso deve ser destacado”, complementou.
Astério disse ainda que a votação expressiva do candidato do PSDB, Tião Bocalom, deve servir de análise para os membros da Frente Popular do Acre. Ele disse que os mais de 49% votos do candidato oposicionista devem ser levados em consideração. “No dia da eleição conversei com um professor de filosofia e ele me disse que deixou de ser do Partido dos Trabalhadores porque que o PT se distanciou do povo. Eu concordei com isso, mas ressaltei que também houve o resgate dessa aproximação através do nosso governador Tião Viana. Se nós não tivéssemos um governador como Tião Viana a situação seria muito grave”, ressaltou.
O deputado parabenizou ainda o candidato do Partido dos Trabalhadores, Marcus Alexandre, por ter sido eleito prefeito de Rio Branco.
Mircléia Magalhães
Foto: J Simão
Agência Aleac

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estudante acreana morre na Bolívia e familiares buscam ajuda para trazer corpo


Familiares e amigos da jovem estudante de medicina, Ítala Matos, acreana de 24 anos, natural de Cruzeiro do Sul (Acre), teve seu sonho interrompido na cidade de Cochabamba, região central da Bolívia onde estudava medicina, pedem ajuda.
Segundo informações na rede social, estão divulgando que a jovem pode ter morrido de um infarto fulminante. Agora, estariam tentando angariar valores de $ 3000 mil dólares americanos, pouco mais de R$ 6000 mil reais, para poder trazer o corpo ao Brasil.
Amigos estariam tentando buscar mais informações para esclarecer melhor a causa da morte da jovem na cidade de Cochabamba, onde está o corpo da ex-estudante. Através do Facebook, existe um contato com um pessoa chamado Ramon Barros, que pede ajuda.

Informações: WWW.oaltoacre.com



Astério Moreira denuncia agressão a pastores evangélicos 


O deputado Astério Moreira (PEN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (Aleac) na sessão desta quarta-feira, 24, para repudiar as agressões sofridas pelo pastor José Augusto que teria sido espancado pelo vereador Alonso Andrade (PSDB). De acordo com Astério, o líder religioso foi brutalmente agredido por não aceitar convite do vereador para participar de carreata do candidato Tião Bocalom no bairro da Sobral.

“O pastor Rodson, da Associação dos Ministros Evangélicos do Acre, está indo com o pastor José Augusto ao IML para fazer exame de corpo delito e instauração de inquérito na Polícia Civil. Eu tive acesso às imagens e, por ter convivido com o vereador Alonso Andrade, sei que ele esquenta mais rápido que tampa de chaleira”, comentou Astério.

Segundo o parlamentar, o pastor José Augusto relatou que, ao negar o convite para a carreata, argumentou que não via razão para apoiar Bocalom, pois ele não fez nada por Rio Branco e pela Baixada. Jośe Augusto também defendeu a administração do prefeito Raimundo Angelim. “Isto acirrou os ânimos e não se justifica a agressão. Nada justifica que um vereador agrida um cidadão, é inaceitável, um ato de barbárie”, classificou.

Astério registrou sua solidariedade e de seu partido ao pastor José Augusto, lembrando que neste segundo turno vários pastores que passaram a apoiar Marcus Alexandre têm sido vítimas de agressões verbais por parte da militância da oposição. “Os pastores também são cidadãos e têm todo o direito de manifestar suas preferências políticas. Que esta atitude seja apurada na esfera competente”, afirmou Astério.

Para Astério, o candidato Tião Bocalom pode ter experiência em administrar cidades como Acrelândia ou Senador Guiomard, mas não Rio Branco cuja complexidade ele conheceu durante dois mandatos na Câmara de Vereadores.

O pronunciamento de Astério foi compartilhado através de apartes de vários deputados que compõem a bancada evangélica e do líder do PC do B, Eduardo Farias. O vice-presidente Helder Paiva e os deputados Jamyl Asfury e Walter Prado defenderam o fim das agressões e punição aos responsáveis.

João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac



domingo, 21 de outubro de 2012

Estudantes de medicina "aprontam com os pais na Bolívia"

Alguns estudantes brasileiros que foram "estudar medicina" em cidades da Bolívia como Santa Cruz, Cochabamba, Las Paz e Sucre andam aprontando. 

Semana passada o pai de uma aluna decidiu fazer uma surpresa para a filha. Surpreso ficou ele ao saber que a moça não estudava há cerca de dois anos. Estava apenas "curtindo" belas férias.

A situação mais grave, segundo esse pai, acontece em Santa Cruz, já que a paradisíaca cidade oferece excelentes opções de lazer, principalmente à noite com suas extravagantes e luxuosas boates.

Frustrado esse pai desabafou dizendo que as famílias precisam acompanhar a realidade de seus filhos nas universidades.