quinta-feira, 11 de abril de 2013


Astério Moreira anuncia estado de emergência social em Brasileia e Epitaciolândia e Aleac se desloca para a fronteira

O líder do governo na Aleac, deputado Astério Moreira (PEN), usou a tribuna nesta terça-feira, 9, para ler o decreto do governador Tião Viana que estabelece o estado de emergência social em Brasileia e Epitaciolândia em conseqüência da aceleração do fluxo migratório de haitianos e outras nacionalidades pela fronteira do Acre com a Bolívia.

De acordo com Astério, em menos de 24 horas mais de 200 imigrantes deram entrada em Brasileia no final de semana elevando para 1.200 o número de refugiados instalados em um abrigo em condições precárias no município. “Com isso já passam de 4,3 mil o número de imigrantes atendidos pelo Governo do Estado o que pode gerar riscos à saúde de estrangeiros e nacionais", informou Astério.

De acordo com o decreto, ficam em alerta máximo as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Desenvolvimento Social (Seds) que deverão priorizar ações emergenciais e humanitárias para os municípios afetados. Todas as demais secretarias e órgãos estaduais deverão igualmente manter-se em alerta priorizando as ações e atividades requeridas ou solicitadas pelas duas primeiras.  A Secretaria de Saúde, por sua vez, adotará todas as medidas para minimizar os riscos decorrentes da situação de anormalidade com objetivo de proteção da saúde da população

Ao mesmo tempo, o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), anunciou que todo o Legislativo acreano deverá se deslocar para a fronteira nesta quarta-feira, 10, para verificar in loco a situação dos imigrantes e dar todo apoio para as ações do Poder Executivo.

Astério Moreira chamou a atenção para um novo componente na onda de imigração para o Brasil pela fronteira com a Bolívia. Agora, além de haitianos, juntam-se ao grupo imigrantes do Senegal, da Nigéria e de outros países africanos que estão passando por crises sociais ou em estado de guerra civil.
João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

segunda-feira, 1 de abril de 2013


Astério Moreira destaca empenho do governo para manter tráfego na BR-364

O deputado Astério Moreira (PEN), líder do governo na Aleac, relatou em pronunciamento na tribuna que também viajou pela BR-364 no último final de semana e gastou 3h50 na volta de carro entre Feijó e Rio Branco na companhia do secretário Reni Graebner, da Segurança Pública.

“Saímos de lá por volta das 18h e chegamos às 21h45. Tem trechos com buracos, precisa, sim, de recuperação em algumas pontos, mas todas as providências estão sendo tomadas”, relatou o parlamentar. Segundo ele, a oposição faz o seu papel de cobrar e criticar, mas não enxerga os esforços do governo para que rodovia seja recuperada. “Eu creio que no início do verão as empresas responsáveis pelas obras já estejam com suas máquinas trabalhando na recuperação, cumprindo seus contatos, pois estão sob a fiscalização do Tribunal de Contas e pela Controladoria Geral a União”, argumentou Astério.

Astério lembrou que em sua fase de repórter de “A Gazeta”, chegou a ser pautado para viajar a Cruzeiro do Sul pela BR-364, mas acabou sendo substituído por outro repórter que gastou quase um mês para percorrer o trecho. “A estrada era intrafegável, agora a oposição foi de carro e voltou, não precisa transformar isso num cavalo de batalha, até porque no próximo verão já está programada a recuperação da rodovia e dos ramais”, afirmou.

Investimentos

Astério lembrou que o governador Tião Viana não para de trabalhar, tanto que estava no Bujari no momento do discurso e nesta quarta-feira, 27, viaja para Manuel Urbano e Sena Madureira. “O governador está levando investimentos a todas as cidades. Em Brasileia estaremos inaugurando o Hospital Regional e Epitaciolândia vai ter a sua maternidade para poder orgulhar-se de ter seus filhos nascendo em sua própria cidade”, destacou.

Para o deputado, a oposição não faz mais do que sua obrigação ao visitar os municípios e averiguar seus problemas para relatar da tribuna e o governo está sempre atento às críticas e denúncias. “Eu também visito os municípios, vejo que há dificuldades, mas tem o Acre que produz, que trabalha e sabe reconhecer os avanços”, afirma Astério.

João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac