quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Curso de medicina na Bolívia, vale a pena!?

Desde 1998 sou uma das pessoas que mais estimou brasileiros, principalmente do meu Estado, o Acre, a cursarem medicina em universidades da Bolívia. Sejam federais, estaduais ou particulares. 

Hoje percebo que já não vale mais a pena dado grau de dificuldade imposta no Brasil para a convalidação dos diplomas e a consequente obtenção do registro no Conselho Regional de Medicina, o famigerado CRM. 

Razões justas e injustas elevaram esse grau de dificuldade.  A obtenção do CRM se tornou uma verdadeira via crucis. Um sofrimento atroz, cruel, desumano e injusto até para médicos bem formados. 

Portanto, recomendo muita cautela aos pais e alunos que sonham em cursar medicina na Bolívia. O governo de Evo Morales mudou muitas regras para impedir o acesso dos brasileiros as faculdades de medicina, o do Brasil, também.

Além disso, a produção e consumo de cocaína cresceu muito nos últimos anos. jovens incautos são iscas fáceis para traficantes. Mortes por overdose já são registradas entre alunos. Hoje não mandaria nenhum filho cursar medicina na Bolívia. Não vale mais a pena.