quinta-feira, 19 de abril de 2012

Astério Moreira defende atenção da diplomacia brasileira ao tráfico de coca da Bolívia



O deputado Astério Moreira (PRP) fez pronunciamento nesta quarta-feira, 18, defendendo mais rigor da diplomacia brasileira às ações do governo boliviano para o estímulo à produção de cocaína e ao narcotráfico com origem naquele país e no Peru. De acordo com o parlamentar, nunca em sua história o Brasil esteve tão vulnerável à entrada de drogas graças ao incentivo do presidente boliviano, Evo Morales, ao cultivo de coca em seu país e à omissão do seu colega peruano Ollanta Humala. Por esta razão, Astério cumprimentou a Rádio Boas Novas e a deputada federal Antônia Lúcia (PSC) pela realização da 1ª Marcha Contra o Crack realizada segunda-feira, 16, em Rio Branco.


“Foi uma marcha pela adoção de políticas públicas de recuperação de dependentes e por uma legislação específica. É justo e honesto reconhecer o papel da deputada na organização da marcha juntamente com o Conselho Penitenciário e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além de outras entidades civis”, declarou.


Para Astério, é necessário realizar uma audiência pública na fronteira com a presença de toda a bancada federal do Acre como forma de chamar a atenção das autoridades. “Nós somos uma fronteira totalmente aberta. Nos anos 70 e 80 dizia-se que nossas fronteiras deveriam ser prioridade do Governo Federal para projetos de desenvolvimento com a criação de áreas de livre comércio e o plantio de culturas perenes. Isso evitaria a ação do narcotráfico, mas o que vemos hoje são presídios abarrotados de jovens, 80% deles envolvidos com o tráfico e o consumo de drogas”, comentou o deputado.


O parlamentar destacou o papel que as polícias desempenham na repressão e na prevenção ao consumo, mas acredita que são ações insuficientes diante da abundância da oferta e do baixo custo. “Com qualquer dois reais, uma botija de gás, um par de chinelos ou um telefone celular, o sujeito vai em uma boca de fumo e troca por droga”, argumentou Astério.


Por esta razão, o deputado anunciou que vai insistir junto à bancada federal para que cobre medidas mais duras do Governo brasileiro contra os governos boliviano e peruano. Astério acredita que o governo brasileiro não pode destinar um tratamento diferenciado ao governo boliviano, a quem chegou a perdoar uma dívida, enquanto na contrapartida ele estimula a produção de drogas. “Nossos jovens estão aprisionados, nossas famílias estão sendo destruídas”, afirmou.


Segundo o parlamentar, o narcotráfico tem tentáculos dentro do governo de Evo Morales e os números mostram que a produção e o comércio de cocaína expandiram-se durante a sua gestão. De acordo com ele, a produção é feita sob o argumento de que é a coca é uma planta cultural do país, mas na verdade é usada para atrair dólares.


“Nós temos relações culturais e econômicas históricas com o Peru e a Bolívia, mas os governos são omissos e compartilham o narcotráfico de forma institucional. Por isso vou cobrar uma posição firme do Senado e dos nossos deputados federais”, avisou.


Astério fez três pronunciamentos sobre a questão do narcotráfico nesta quarta-feira. Ele chegou a ler na tribuna um artigo do Instituto Plínio Correia de Oliveira, líder do movimento Tradição Família e Propriedade (TFP) sobre a estratégia eleitoral de Evo Moraes supostamente destinada a alavancar a produção de cocaína. De acordo com números citados por Astério baseados no artigo do Instituto, a produção de cocaína aumentou 41% no governo de Evo Morales e o tráfico para o Brasil subiu em 200%.

O deputado ressaltou que considera o ex-presidente Lula o mais importante governante do Brasil, mas que não aprova a sua política externa. “Não podemos ajudar um país sem a contrapartida do combate ao tráfico”, argumentou.

De acordo com Astério, o desemprego não pode mais ser considerado um motivo para o crescimento do consumo de drogas no Brasil, pois nos depoimentos de jovens dependentes que buscam tratamento nas igrejas é comum dizerem que perderam o emprego e a família depois que tornaram-se viciados. Além disso, segundo ele, os maiores consumidores de cocaína são os ricos, pois o destino da maior parte da produção da Colômbia são locais como Miami, Riviera Francesa e portos da Espanha.




João Maurício

Foto: J. Simão

Agência Aleac



quarta-feira, 18 de abril de 2012


Astério Moreira diz que droga produzida na Bolívia e Peru é suficiente para abastecer o mundo

O deputado Astério Moreira (PRP) destacou na manhã desta terça-feira, 17, a realização da primeira Marcha Contra o Crack e outras drogas que ocorreu ontem em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital. De acordo com o parlamentar, o evento contou com a participação de autoridades, líderes evangélicos, pessoas de todas as religiões, dependentes químicos entre outros. Todos se reuniram em prol de uma mobilização que teve inicio às 9h da manhã.
Astério informou que a marcha tinha como objetivo principal chamar a atenção do poder público e unir a sociedade civil para uma justiça terapêutica que consiste em dar maior atenção aos dependentes químicos  de modo que eles passem a ser tratados como doentes e sejam acolhidos em centros de apoio psicossocial. O deputado falou ainda que mais importante que tratar os dependentes seria tomar medidas contra os países que produzem a droga que e fazem fronteira com o Estado.
“Não poderia deixar de destacar essa passeata que contou com o apoio de tanta gente. O evento chamou a atenção da sociedade em geral para um problema crônico que são as drogas: cocaína, pasta base, pedra de crack e outros. Sabemos que mesmo com o trabalho incansável das nossas polícias o Acre continua sendo uma das principais portas de entrada da droga que vem da Bolívia e do Peru e que fazem fronteira com nosso Estado. Além de gastarmos recursos para recuperar nossos dependentes temos que tomar medidas drásticas contra esses países, a produção de drogas nesses países é para abastecer o mundo”.
O deputado pediu que a Assembleia Legislativa encaminhasse uma nota de repúdio ao governo boliviano que para ele compactua para o aumento de usuários de drogas. “Repudio os governos peruano e boliviano porque eles compactuam com o aumento de usuários de drogas e dependentes químicos, eles produzem e o Estado do Acre compra e consome drogas. Peço ao governo posição dura contra isso, quero que esta Casa Legislativa apresente uma nota de repudio contra o governo boliviano”.
Mircléia Magalhães
Foto: J. Simão
Agência Aleac

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Astério Moreira ressalta importância da luta por revisão de dívida dos Estados

O deputado Astério Moreira (PRP) fez discurso nesta terça-feira, 10, destacando a importância da Aleac dar amplo apoio à luta pela revisão da dívida dos Estados, uma bandeira que vem sendo levantada pelo deputado Tchê (PDT) na condição de presidente da Unale. “Eu me coloco à disposição para somar esforços a esta bandeira levantada pelo Tchê. Ele tem provocado um debate muito interessante sobre o Pacto Federativo, que trata da dívida dos Estados com a União. Esta bandeira foge ao trivial, ao debate político pequeno, mesquinho. Torna o debate grande, pois é um problema do Brasil e hoje temos a oportunidade e, acima de tudo, a responsabilidade de nos aprofundar em uma proposta que torne a distribuição de recursos federais mais justa”, declarou Astério.

O parlamentar lembrou que o Brasil atualmente é visto internacionalmente como um gigante despertando, assim como menciona o Hino Nacional. “O mundo nos vê como um gigante despertando, com uma economia pujante, um mercado interno forte e exportador de primeira linha”, observou Astério, para justificar um abrandamento da União em relação à dívida dos Estados.

O panorama econômico nacional, no entedimento de Astério, vai ampliar os horizontes com o programa da presidente Dilma Rousseff visando reduzir os juros e promover a reforma política e tributária. “Este é um debate que tem que ser compartilhado com todos os brasileiros em associações, igrejas, clubes, sindicatos e, principalmente, nesta Casa”, destacou o deputado.
João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

quarta-feira, 4 de abril de 2012


Astério Moreira diz que pré-candidatura de Jamyl Asfury à prefeitura qualifica o debate politico

O deputado Astério Moreira (PRP) em discurso na sessão desta terça-feira, 3, destacou a “determinação” que, segundo ele, o democrata Jamyl Asfury teve ao lançar pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco. Para Astério o posicionamento de Jamyl qualifica o debate político e dá mais alternativas à população acreana.  “Quero destacar a determinação e ousadia do deputado Jamyl ao lançar seu nome como pré-candidato a prefeito da capital. Tenho certeza que a postura desse parlamentar qualifica o debate e traz mais opções à nossa população. Jamyl é um homem honesto, uma pessoa de luta, de muito trabalho, de uma conduta magnífica e merece ser respeitado”.
O parlamentar disse que não poderia deixar de “comentar” a pré-candidatura do DEM para as próximas eleições, ele afirmou fazer parte de um projeto que para ele é o melhor para o Acre, mas disse que isso não é motivo para desqualificar o deputado Jamyl Asfury pelo simples fato dele ser um democrata. “Se alguém ataca e tenta difamar outra pessoa é porque ela está no mínimo incomodando aqueles que querem o poder a qualquer custo. Nós, da Frente Popular, temos a melhor proposta, mas isso não é motivo para desqualificar o Jamyl. Eu não sou advogado dele, só não tolero injustiça, hipocrisia e mentiras, a eleição está chegando, o desenho está posto e cabe à população escolher”.
Para concluir, o deputado falou da visita que fez aos municípios do Alto Acre. O parlamentar disse ter ficado contente com a satisfação que o Programa Ruas do Povo tem levado à população daquela região. “Acompanhei o governador Tião Viana numa visita que ele fez aos municípios do Alto Acre, lá podemos falar da aceleração do programa Ruas do Povo em toda aquela região, são centenas de máquinas trabalhando num processo acelerado. Foram cerca de R$ 100 milhões em  investimentos, é um programa de êxito e de sucesso que está tendo uma resposta positiva da população, o governo do Estado está de parabéns”.
Mircléia Magalhães
Foto: Odair Leal
Agência Aleac

 
 

Governo pode dispensar exame para médicos formados no exterior
03 de abril de 2012  09h46  atualizado às 12h05

O governo brasileiro trabalha para flexibilizar as regras para que médicos formados no exterior trabalhem no País, podendo até dispensar os graduados no exterior de fazer o exame para revalidação do diploma (Revalida), hoje a principal barreira para a entrada de profissionais no mercado brasileiro. A estimativa oficial é de que haja 291,3 mil médicos no Brasil ou 1,6 para cada mil habitantes. Nos Estados Unidos, a relação é de 2,5 por mil e no Uruguai, 3,3 por mil. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
A presidente Dilma Rousseff encomendou um plano para aumentar a oferta de profissionais. A ideia é trabalhar ampliando os cursos de medicina e, enquanto a nova leva de profissionais não se forma, incentivar o ingresso de profissionais que cursaram faculdades estrangeiras. Os Ministérios da Saúde e da Educação trabalham para criar opções para o exame de validação do diploma. Uma das ideias é a criação de uma espécie de estágio para graduados em uma lista de faculdades, ainda em elaboração. No entanto, a proposta enfrenta resistência no Conselho Federal de Medicina e até no governo.

Publicado em 3 de abril de 2012, às 23:26 :: atualizado em 3 de abril de 2012, às 23:26

Governo vai afrouxar regras para aprovar médicos formados no exterior

A ideia é flexibilizar a exigência do exame para revalidação do diploma, para estrangeiros e brasileiros. O objetivo da medida é ampliar a oferta de profissionais da área da saúde. O médico David Uip comenta o assunto e fala sobre um encontro internacional sobre o HPV, realizado nesta terça-feira (3) no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, de São Paulo.

terça-feira, 3 de abril de 2012


Astério Moreira anuncia I Feira de Negócios do Alto Acre

Ainda contabilizando os danos causados pela cheia do rio Acre, os comerciantes de Brasiléia possuem ao menos uma boa notícia com o anúncio de que a cidade sediará a primeira Feira de Negócios do Alto Acre. A notícia foi dada pelo deputado brasileiense Astério Moreira (PRP) nesta quinta-feira, 29, na tribuna da Assembleia Legislativa.

O parlamentar havia participado no dia anterior de uma reunião entre o Governo do Estado, prefeitos, vereadores e empresários da região onde ficaram definidas as regras, datas e local do evento. Será de 01 a 03 de junho, na Praça Hugo Poli, no centro de Brasiléia, e a expectativa é que os comerciantes locais possam a partir dos lucros gerados na feira começar a reconstruir o patrimônio que foi perdido como consequência da alagação.

Moreira disse ainda que embora a ideia fosse realizar um evento nos moldes da Expoacre e Expojuruá, dessa vez não será possível por que os comerciantes de Brasiléia ainda tentam se reestruturar. Para o próximo ano, todavia, o objetivo é ampliar a Feira podendo até mesmo incluir empresários da Bolívia e Peru.

“Essa feira tem a coordenação do Governo do Estado e é mais uma proposta para ajudar a população a se recuperar das perdas ocorridas nessa alagação”. O deputado aproveitou ainda para dizer que a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, enviou um relatório dos danos e pediu apoio dos parlamentares na inclusão de emendas para o município. “A prefeita encaminhou para esta Casa o relatório dos danos e fez um apelo para que os parlamentares que puderem façam emendas destinadas a região”.

Yuri Marcel
Foto: J. Simão
Agência Aleac