segunda-feira, 26 de março de 2012


Astério Moreira diz que é injusto negar eficiência no socorro aos desabrigados pela alagação

Em pronunciamento nesta quarta-feira, 21, o deputado Astério Moreira (PRP) disse que a estrutura oferecida pelo governo e pela prefeitura aos desabrigados que foram alojados no Parque de Exposições é o motivo da recusa de algumas famílias em voltarem para suas casas. “É normal que algumas famílias não queiram voltar, pois ali tiveram merendas, cabeleireiro, entretenimento, cultos e até médicos de plantão 24 horas. O ideal seria que tivessem esta estrutura também fora do Parque de Exposições, mas é injusto não reconhecer a eficiência da secretária Estefânia Pontes e do coronel Gilvan Vasconcelos, chefe da Defesa Civil no atendimento às vítimas ”, comentou Astério.

O deputado lembrou que a alagação desalojou 15 mil pessoas e, portanto, considera normal que 30 ou 40 famílias de Rio Branco, Brasileia ou Sena Madureira, insistam em permanecer nos alojamentos esperando pelo aluguel social ou reivindicando uma casa imediatamente. “Nem Jesus Cristo agradou a todos”, observou.

Para Astério, um evento como a alagação do rio Acre, apesar do empenho com que foi enfrentada pelo poder público, pode causar desgaste político, como aconteceu com os ex-governadores Nabor Júnior e Flaviano Melo. “Isso porque se pega um fato menor, pequeno e quer transformá-lo na voz corrente, o que não é. Troca o doce pelo amargo e chama de bem o mal e de mal o bem”, comentou.

Astério deixou claro que em sua opinião, apartidária, o Acre melhorou muito, ganhou muitas universidade e empresas, ampliou sua arrecadação e obteve inúmeras conquistas em áreas como saúde e educação. Mas garantiu que, enquanto houver uma família pedindo apoio e sem casa para morar, o prefeito Angelim e o governador Tião Viana não vão descansar.
Ação da Fecomércio no estímulo a novos empreendimentos
O deputado Astério Moreira também destacou os esforços da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) para estimular novos empreendimentos e propôs à Mesa Diretora que outorgue moção de aplauso ao engenheiro Leandro Domingos, presidente da entidade.

Astério informou que a Fecomércio, por iniciativa de Domingos, colocou sua estrutura à disposição para que seus associados possam trabalhar na construção de projetos visando à captação de financiamentos junto ao Banco da Amazônia.

“O Banco da Amazônia tem à disposição dos empreendedores recursos do FNO, com juros subsidiados, para financiamento de projetos em todos os segmentos da nova economia que está sendo desenhada no Acre, seja na agropecuária, na indústria de alimentos, na cadeia da madeira, na produção de pescados ou negócios urbanos”, explicou o parlamentar.

De acordo com Astério, o presidente Leandro Domingos se reuniu com os agentes financeiros do Banco e, juntos, estabeleceram estratégias para eliminar os entraves que restringiam acesso aos financiamentos. “A partir desta nova estrutura, um grande passo foi dado neste processo já em andamento de dar uma nova configuração econômica ao Estado”, observou o deputado, fazendo questão de registrar o seu apoio à iniciativa e propor a realização de uma sessão especial de esclarecimento sobre os principais pontos dos arranjos promovidos pela Fecomércio.

Astério lembrou que as mais de quatro milhões de micro e pequenas empresas do Brasil são responsáveis pela maioria dos empregos no país e que grande parte delas não sobrevive por falta de planejamento para captação de recursos. Como exemplo da força dos pequenos negócios, ele lembrou que na Semana Santa a Ceasa de Rio Branco estará promovendo a sua terceira feira do peixe e da agricultura familiar com perspectivas de comercialização de 100 toneladas de pescados e produtos agrícolas e faturamento de pelo menos R$ 1 milhão.

“Pelo menos 40 mil pessoas vão circular pela feira da Ceasa promovida pelo prefeito Angelim mostrando como estes pequenos negócios geram emprego e renda. Por isso gostaria de destacar meu apoio à Fecomércio e ao presidente Leandro Domingos a quem deixo o reconhecimento desta Casa”, conclui.
João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

domingo, 4 de março de 2012

Alagados

Aproveitei o barco do Antônio, "Timildo", também conhecido como "Peixeiro", para visitar as áreas alagadas. Eu, Ricardo Melo, Mariceudo e seu pai, o irmão Antônio. Conversei com pessoas que resistiam, não queriam sair de casa:

_ Gente vem muita água por aí...aceitem a ajuda da Defesa Civil. Vocês precisam ir para um lugar seguro. Insisti em vão.

_ Astério, diz um velho ditado que "barco perdido bem carregado", e caíam na risada na maior felicidade do mundo alheios ao sofrimento e a própria desgraça.

Encontrei, no Cidade Nova, um grupo fazendo churrasco na varanda de uma casa, com água na cintura:

_ Astério compra uma carne pra gente fazer um tira-gosto. Caíam na risada como se nada estivesse acontecendo. A alagação era apenas mais um motivo para tomarem uns goles.

Encontrei uma jovem com água "nos peitos", como se diz por aqui, dentro do Taquari com um gato nos braços, feliz da vida.

_ Astério passei a noite acordada preocupada com meu gatinho. Pensei que tinha morrido afogado, graças a Deus que não! Olha ele aqui. E parou para a fotografia.

No bairro Aírton Sena dei de cara com meu amigo Raimundo Coco. Água na janela da casa, rede atada perto do forro.

_ Tá dormindo aí mesmo Coco?

_ Mas claro! Ontem à noite tentaram roubar minha casa. Eram os ratos d'água. Quando eles se aproximaram no escuro dei com o lado do terçado na tábua da parede. Parecia um tiro. Saíram em disparada. Um até caiu na água. Deu aquela gargalhada como se tivesse contado a piada mais engraçada do mundo. 

Hoje fico remoendo as conversas, vendo imagens e me perguntando: Como estarão agora essas pessoas? O que estarão fazendo agora?





quinta-feira, 1 de março de 2012


Astério Moreira propõe homenagem a voluntários

Mais de 130 mil pessoas foram afetadas pela cheia do rio Acre, os danos estimados em mais de R$ 20 milhões, mas apesar disso os prejuízos poderiam ter sido maiores não fosse a atuação do Exército, Defesa Civil, Força Nacional, Corpos de Bombeiros e voluntários. Para reconhecer o trabalho dessas pessoas o deputado Astério Moreira (PRP) foi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 29, propor uma homenagem a elas. “A gratidão reúne todas as qualidades e devemos dar nossa gratidão ao Exército, Defesa Civil, Força Nacional, Corpo de Bombeiros e gostaria de sugerir que o governo do Estado faça uma homenagem a esses voluntários”.
O parlamentar propôs ainda uma homenagem especial ao voluntário Alan Marinho, que morreu eletrocutado durante uma ação para levar alimentos às vítimas que se recusavam a deixar suas casas alagadas. “Nesse momento a gente precisa estar mesmo junto, quero reconhecer que o Alan é o símbolo maior do voluntariado”.
Moreira destacou ainda a atuação da imprensa no trabalho de divulgação durante a crise. “Quero destacar em todo este momento que o Acre vive o papel da imprensa, dos blogs. A imprensa tem feito uma cobertura que tem sido verdadeira, os fatos estão aí e são divulgados, a qualidade supera e muito o que tem de ruim, por isso temos que destacar o papel da imprensa”.
Por fim o parlamentar ressaltou que o papel da Assembleia Legislativa, que agora deve ser o de debater alternativas para que as vítimas possam reconstruir suas vidas. Entre as propostas está o estabelecimento de linhas de crédito para os produtores rurais que perderam suas produções. “É um papel grande, temos que ser os condutores na reconstrução do Estado. Temos pessoas que perderam tudo e estão fragilizadas. Este momento é momento de trabalho, de compreender que o povo do Acre é o mais importante agora”.
Yuri Marcel
Foto: Odair Leal
Agência Aleac