sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Astério Moreira apoia projeto que torna obrigatório infraestrutura em programas de assentamento
O deputado Astério Moreira (PRP) se fez presente na tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão desta quinta-feira, 29, para falar das condições dos ramais do Estado. O parlamentar disse concordar com o deputado Geraldo Pereira (PT) que em discurso falou que apresentará um projeto de lei com intuito de impedir a implantação de projetos de assentamentos no Estado do Acre sem a infraestrutura necessária para sobrevivência dos produtores.
“Geraldo Pereira está correto quando diz que as estradas vicinais não são adequadas para o escoamento da produção. Nós sempre tivemos um problema sério de ramais aqui no Estado, me lembro do governo Geraldo Mesquita e Joaquim Macedo, que também enfrentavam a problemática dos ramais, no verão eles sempre funcionam já no inverno não temos ramais”.
De acordo com o deputado, mesmo com a pavimentação de alguns ramais os produtores rurais ainda sofrem com dificuldades e prejuízos. “Hoje a dificuldade é a mesma de épocas passadas, o Governo Federal tem se esforçado para melhorar essa situação, mas o nosso solo é um verdadeiro problema. Se recuperamos um ramal hoje no final do mês ele já não dá condições de trafegabilidade, isso é um sofrimento. Temos a dificuldade de escoar a produção, isso é um grave problema”.

Projeto de Astério apóia portadores de câncer

O parlamentar usou o Grande Expediente para apresentar dois projetos de lei, um deles se aprovado beneficiará portadores de neoplasia maligna. De acordo com o projeto, eles terão gratuidade de IPVA na compra de veículos automotores. “Essa proposta é para portadores de câncer em tratamento comprovado através de laudo médico com CID e com CRM. O Detran será o órgão fiscalizador da lei”, explicou o deputado.


Projeto de Astério autoriza realização de internato de medicina no Acre

O outro projeto propõe que o governo esteja autorizado a oferecer aos acadêmicos do curso de Medicina de qualquer país estrangeiro internato nas unidades de saúde pública do Acre. Segundo o deputado, o Acre é o único Estado em que os acadêmicos de medicina de outros países não realizam o internato.
“Se aprovado o governo fica autorizado a oferecer aos acadêmicos de Medicina de qualquer país estrangeiro, seja da Ásia, Oceania ou das Américas, as unidades públicas de saúde para que eles realizem a fase do internato. Alguns segmentos confundem o internato com a residência médica, internato são aulas práticas do curso de Medicina. O nosso Estado é o único que não oferece suas unidades de saúde a alunos estrangeiros, claro que muitos acadêmicos preferem realizar a fase do internato em seu próprio Estado, mas acredito que com a aprovação desse projeto de lei as portas ficam abertas facilitando as relações estudantis”.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Astério Moreira propõe debate sobre Antimary sem prejuízos às sessões ordinárias
O deputado Astério Moreira (PRP) defendeu na tribuna, nesta quarta-feira, 28, que o manejo florestal sustentável na Floresta Estadual do Antimary seja debatido em comissões especiais sem prejuízos às sessões ordinárias. “Em vez de discussões em sessões solenes, que seja debatido nas comissões com a participação de técnicos do Imac, do Ibama, da Secretaria de Florestas e outros órgãos afins”, explicou. De acordo com Astério, o debate deve se estender a outras áreas de manejo, públicas ou privadas, para que sejam apurados todos os benefícios e defeitos do programa a fim de que as comissões possam elaborar um relatório que será encaminhado ao Poder Executivo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Astério Moreira pede mais
profundidade nos debates


Na sessão desta quarta-feira, 14, o deputado Astério Moreira (PRP) foi à tribuna da Assembleia Legislativa para tratar de um tema que considera de fundamental importância. Astério Moreira pediu que os parlamentares deixassem de focar os debates entre situação e oposição e passassem a dar mais atenção a discussão de projetos e temas de interesse da população. O parlamentar ressaltou que sua intenção não era tentar direcionar os colegas, mas garantir que o povo possa ir a Assembleia e realmente sentir que suas questões são o objetivo primordial do Parlamento.





segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Frente Popular precisa saber que:

1. Não lida mais com adversários tradicionais e sim com ex-aliados, inclusive como Fernando Melo, Petecão, Bocalom e outros;

2. Definir um nome sob pressão quando na verdade deveria trabalhar a unidade da aliança e estabelecer um perfil capaz de agregar todas as correntes;

3. Jamais se pautar pelo resultado da eleição passada para governador. Cada eleição é uma eleição;

4. Não substimar jamais um adversário, principalmente o paranense Bocalom que ja´está em campanha eleitoral;

5. É preciso melhorar o perfil político do governo e não apenas do governador;

6. Não se empurra candidato goela-abaixo. Binho não foi empurrado porque havia uma plataforma, uma base forte;

7. Todos, até petistas e comunistas, conspiram contra um candidato indesejado.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Astério Moreira apresenta três
indicações ao governo do Estado


O deputado Astério Moreira (PRP) apresentou três indicações ao governador do Estado na sessão desta quarta-feira, 31. A primeira sugere que a Secretaria de Saúde determine um profissional especializado no manuseio do aparelho de ultrassonografia já existente na Unidade de Pronto Atendimento - UPA do Tucumã. De acordo com o parlamentar, é necessário nos quadros de funcionários daquela unidade de saúde um profissional que saiba operar o aparelho. “A demanda de serviços que necessitam deste profissional tem aumentado a cada dia, as pessoas tem procurado diariamente realizar exames que apenas serão feitos quando tiver um funcionário que saiba manusear o equipamento”.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Vivi um dos períodos mais importantes da história do jornalismo acreano. A transição da velha máquina de escrever "Olivetti" para os computadores. Foi uma verdadeira revolução tecnológica nas redações. Para o bem e para o mal. As redações tinham vida, desentendimentos, confusões,intrigas, mas também paixão pelo jornalismo. Disputávamos as manchetes do dia seguinte...
Edinho, Józimo, Charlene, Dulcinéia, Costa Júnior, Sérgio Vale, Gleílson Miranda, Antônio Stélio, ACM, D. Fátima, Evandro, Jefferson Dourado, Maxtane, Zé Vale, Dilma, Zé Leite, Chico Pop, Sílvio, Vaz...e tantos outros. 

sábado, 3 de setembro de 2011

Walter Prado, o bom samaritano!

Estavamos no "Salão Azul" da Assembléia Legislativa antes do início da sessão. Presentes dois deputados e uns poucos jornalistas. Na ocasião, um parlamentar criticava o deputado Walter Prado por suas posições ora a favor do governo ora contra o governo. Entrei na conversa para tentar justitifcar as posições do Walter, já que ele não se fazia presente a conversa:

_ O Walter Prado está agindo como a parábola do bom samaritano narrada por Jesus nos evangelhos. Ajuda quem é do governo e da oposição.

Dia seguinte vejo em um site de notícias o comentário que fiz manchetado em letras garrafais. Dentro uma notinha de duas linhas e meia narrando o fato. Vi a picardia e a maledicência nas entrelinhas. Sou jornalista, conheço do metiê.

Recorrendo ao mestre Zé Leite, colega de redação e de outras aventuras, se o coleguinha tivesse tido a preocupação em ler a parábola do samaritano teria compreendido perfeitamente o que eu quis dizer. Como a leitura anda em desuso é perfeitamente compreensível...a falha.

Talvez seja uma questão de caráter!!

Quanto ao Walter Prado tem lá seus defeitos e pecados. E quem não os têm? Como bem disse o mesmo autor da parábola do bom samaritano: _ Quem não tem pecados, que atire a primeira pedra! 

Na parábola do samaritano, a título de informação, a maior virtude é o fato do personagem socorrer, ajudar e cuidar de um inimigo.

O Prado é assim. Já o vi fazendo isso! Para ele não importa se é oposição ou situação, judeu ou palestino, acreano ou boliviano, empregador ou empregado. O Prado é assim, um bom samaritano. Foi só isso que quis dizer. Só isso!