quinta-feira, 31 de março de 2011

Um saco de farofa...um balaio de sonhos!

Estamos em um processo de formação do PRP em todos os municípios, principalmente no Vale do Acre. Disse aos companheiros que não precisamos de cargos e fg's. Precisamos de um saco de farofa e um balaio de sonhos. Formar um partido deve ser uma luta cívica e não um jogo de interesses mesquinhos e medíocres. Vamos a luta companheiros!!!!

Melhoras na saúde

Disse na Aleac que a saúde tem problemas, mas deixar de reconhecer os avanços na média e alta complexidade seria uma estupidez. É necessário melhorar o atendimento básico de saúde junto a comunidade. Mais saneamento básico.

Naluh, uma inspiração!

Fui comparado pela deputada Antônia Sales (PMDB)com a ex-deputada Naluh Gouveia, hoje conselheira do TCE. Gostei muito.

terça-feira, 29 de março de 2011

Dobrando em 100% a audiência

Com a mudança de horário nas escolas e demais repartições públicas, o programa Bom Dia Rio Branco, apresentado por mim das 6:20 às 7:30 da manhã teve a audiência dobrada. Já vinha em um crescimento muito bom, agora dispara.

_ Meu filho você pode nos dar audiência e credibilidade, me disse a Célia Mendes um vez. _ Vou me esforçar ainda mais.

segunda-feira, 28 de março de 2011

"Boa noite cinderela"

Não quero ter que dar esse apelido ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) apresentado por mim, que regulamenta pensões para ex-governadores colocando um ponto final nos abusos e absurdos.

A Comissão Especial criada pela Mesa Diretora ainda não se reuniu para dar parecer sobre a PEC. O prazo de 60 dias está se esgotando enquanto isso dorme em alguma gaveta na Aleac, portanto: "Boa noite cinderela". Até que um prícipe encantado a desperte do sono profundo!!!
Zona de Processamento de Exportação - ZPE, uma nova realidade econômica

A convite do secretário de Indústria e Comércio, ex-deputado Edvaldo Magalhães, fui a Zona de Processamento de Exportação, em Senador Guiomard.

A ZPE, segundo me disse o governador Tião Viana, é uma área totalmente livre de impostos onde as empresas se instalam para produzir, gerar emprego e renda através das exportações. Uma espécie de Zona Franca industrial a exemplo das existentes na China e nos Estados Unidos.

Gostei de ter ido a ZPE. Pode ser mais um fator de desenvolvimento de nosso Estado. "Um pólo de crescimento econômico". Criticar o projeto por criticar não o faço. Acho que é importante apoiar, incentivar e ajudar. Atrapalhar nunca. Se é uma coisa boa para o Acre vamos torcer para que dê certo.

Gosto da política de resultados! Precisamos definir agora o quê exportar? Madeira certificada? Carnes bovina, suína...de aves? Produtos extrativos da floresta como sementes, ervas, castanhas, artesanatos? _ Vou abrir o debate na Assembléia Legislativa. 

domingo, 27 de março de 2011

Comentário no Blog


Parabéns Deputado Astério Moreira!!!


Gosto da sua postura, sou sua eleitora independente de sua posicao política (oposição/situação), agora gostaria de lhe dizer o seguinte: as vezes acho esses partidos pequenos que ajudam a formar e eleger a "Frente Popular do Acre", meio sem visão, me perdoe a expressão, porque o PT só quer Frente pra ganhar, mas na hora de governar... sendo assim esses partidos não são respeitados, ainda por cima colocam pessoas tipo Carioca, Carlos Alberto etc., que de cientista político não tem nada, são "os capa de ferro" para blindar o governador Tião Viana, sei lá, parece que é tudo combinado, fica a grande dúvida, queira Deus que essa máscara caia, porque aí o Acre vai saber que isso é mau caratísmo, e falta de companheirismo para um povo que gosta de usar a palavra "companheiro!!! (será que vc tem coragem de postar no seu blog? Um grande abraço.



Concordo em partes com você. Acho que a Reforma Política vai resolver muito dessa questão dos partidos pequenos. Ou crescem, se firmam como partidos orgânicos ou se acabam.O fim das coligações proporcionais, do instituto da reeleição será muito bom para a nossa jovem democracia.
 
A disputa pelo poder e por espaços não acontece apenas na Frente Popular. Em relação ao Carioca, ele é o assessor mais competente e eficiente do governo mesmo eu discordando e não aceitando sua posição, opiniões e idéias. Ele faz o que tem que ser feito pela forma que pensa o governo e age o PT em relação aos servidores, setores organizados, deputados e vereadores da base, deputados federais, partidos nanicos e a oposição.
 
A meu ver, chegou o momento de mudar essa "forma de relacionamento". O PT não tem mais a hegemonia no Estado e não pode se dar ao luxo de continuar com as mesmas práticas. Por outro lado o governo (a gestão) Tião Viana tem um caráter político popular muito forte - basta ver o perfil do secretariado, ações e visitas que ele faz - que é o inverso do Binho Marques. Nesse aspecto a avaliação do governo dele é boa apesar do pouco tempo.
 
Nesse ambiente político o Carioca ainda não se achou, não encontrou seu espaço. No governo do Tião seguimentos do PT estão mais perdidos do que cego em tiroteio dentro de joalherias nos shopings de São Paulo. E a Frente Popular está mais para Torre de Babel porque não se fala a mesma língua. Cabe aí a intervenção do senador Jorge Viana que é um bom engenheiro político antes que seja tarde demais. Provou isso quando construiu um arco de alianças (até com o PSDB) onde os espaços dos partidos eram preservados. Posso estar equivocado em alguns pontos, mas a grosso modo a situação é essa.
 
Um forte abraço
 
Astério

sexta-feira, 25 de março de 2011

A guisa de preâmbulo, do filme A ONDA, leia o discurso final, proferido pelo professor Ross:

“Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Nossa experiência foi um sucesso. Terão ao menos aprendido que somos responsáveis pelos nossos atos. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Como é difícil ter que suportar que tudo isso não passou de uma grande vontade e de um sonho”.

P.S. Quero recomendar esse filme à todos que militam na política e na religião. Adolescentes, jovens, adultos, homens e mulheres...!!! NÃO ENTRE NA ONDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Aviso aos navegantes:

Não é de hoje que reclamo de problemas de relacionamento com alguns setores do governo, mas não sou oposição. O meu Partido, o PRP, faz parte do bloco de sustentação na Câmara Municipal com os vereadores Elias Campos e Raimundo Vaz e na Aleac comigo e o deputado Lira Morais. Sustentação do governo, bem dito.

Sei que minha atuação parlamentar incomoda. Não sou de ficar calado, de ficar em cima de muro. Não! Me posiciono agradando ou não. "Astério, você é um parlamentar de opinião pública", me disse o ex-vereador e secretário de Educação, Márcio Batista, ao definir as saias justas. A conversa com o Márcio foi hoje, durante intervalos do "Bom Dia Rio Branco". Respondi: "Márcio você me conhece. Estou apenas sendo coerente".

É inegável a contribuição que a Frente Popular deu, está dando e vai continuar dando ao desenvolvimento do Acre. Jorge Viana foi o senador mais votado porque conseguiu levar milhares de pessoas a sonharem com ele um Acre diferente. O mesmo com Marina, Binho, Tião e outros.

Porém, a dinâmica da vida e da política exige novas idéias, novos posicionamentos, novas formas de relacionamento e novos procedimentos políticos e administrativos. Novos comportamentos. Querer isso é querer o bem do povo, de um projeto político que está dando certo _ vem sendo aprovado nas urnas pela população -, é querer o bem do governo para que tenha êxito.

Quanto a minha postura, tenho me esforçado em ser coerente com meu discurso. Não vou passar quatro anos de mandato calado, juntando dinheiro para comprar votos. Vou trabalhar, discursar, questionar, apoiar, denunciar, reivindicar, visitar, apresentar projetos, indicações, requerimentos. Fazer o que tem que ser feito.

Não tenho medo tão pouco estou preocupado em ser ou não candidato a reeleição. Não vivo nem nunca vivi preocupado com "futuro político". Quem me conhece sabe muito bem disso. Quero apenas ser um bom deputado, ajudar a população, trabalhar pelo progresso de meu Estado e ser feliz com minha família, meus irmãos de fé cristã. O futuro a Deus pertence!!!!
 "Nunca serei oposição cega, nem governista capacho mesmo que custe um mandato".


segunda-feira, 21 de março de 2011

O PRP e as eleições de 2012

Propus as lideranças do PRP trabalhar, trabalhar e trabalhar para formarmos o partido em todos os municípios do Acre. Com o ânimo redobrado partimos para a luta. Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Plácido de Castro estarão com os diretórios               formados até o mês de julho. Estou muito otimista. Bujari foi o começo da caminhada.

PRP se prepara para as eleições de 2012 no Bujari
Nasce o PRP no município do Bujari
Campanha 2010,Rio Branco/Cruzeiro do Sul

sábado, 19 de março de 2011

O general Gouberi do Couto e Silva, do alto da sua arrogância, dizia que gostava de observar nas conversas que tinha com os políticos da Arena - só podia ser -, as contradições, mudanças de opinião e jogos de interesses.

A meu ver, são várias as motivações que levam as pessoas a mudarem de posição política, de partidos, de projetos. O mais comuns são interesses contrariados. Porém há quem mude por razões mais nobres. É errado? Não! É humano.

Outros não mudam suas posições também por interesse particular, por segurança. Sabem que se abanonarem a trincheira tornam-se alvos fáceis. Ademais o espaço é confortável e seguro. Contentam-se com a situação. "Um mandato aqui, outro acolá"... e, vão passando o tempo. Levando a vida e sendo levados por ela.

Se a maioria de nós, políticos, tivesse a coragem de olhar para o próprio rabo pensaria duas, três, quatro e até cinco vezes...para abrir a bôca e desancar a falar besteiras.

Todos os expoentes da oposição no Acre com raríssimas exceções estiveram na Frente Popular aplaudindo o Jorge Viana. Revendo arquivos dos jornais e tv local encontramos verdadeiras pérolas:

_ Renuncio ao meu mandato se tiver corrupção no governo do Jorge Viana;
_ O Jorge Viana é extremamente honesto;
_ O Jorge acabou com a pouca vergonha no Acre;
_ O Jorge aumentou a arrecadação no Acre;
_ O Jorge acabou com o esquadrão da morte;
_ O Jorge é o cara;
_ O Jorge é o Jorge, porque se não fosse o Jorge...

Foi errado dizer essas coisas? Não! Foi humano! Faz parte da natureza.

Migrar do governo para a oposição sempre será "politicamente correto":

_ Abri mão do poder, dos cargos, para estar ao lado do povo!!!...hipócrita? _Não! Humano. Geralmente foi preterido nos espaços e nos esquemas das catapultas.

Quer ver a coisa ficar preta: sair da oposição para o governo. O argumento precisa ser plausível. O velho clichê do foi para o outro lado em busca de vantagens já tirou muita gente da política. Fiz a travessia, com muita dor e sofrimento, mas fiz.

Não importa se levou rasteira, sofreu perseguições, decepções com os companheiros de ideário, viu e ouviu o que não deveria ter visto nem ouvido. Não importa: é um ven-di-do. D-ó-dó! No campo da oposição também tem muita sacanagem. Rasteiras famosas.

Ao lado do governo hoje perfilam figuras ilustres que foram da oposição e vice-versa. Errado? Não! Humano. Se tem alguém acima dessas possibilidades vá para o céu. Do ponto de vista da ética o problema está mais no discurso do que na atitude.

O que dizer da mudança de partido da Marina Silva?

_ Óh...deixou o PT depois de construir uma história tão linda. E daí!? Vivemos para fazer história em qualquer lugar.

Só acho que hoje tem mais gente querendo ir para a oposição do que sair dela para ir para o lado do governo. É o momento. Errado? Não! É humano.

Como aves de arribação os insatisfeitos começam o processo migratório de um campo para o outro. Candidatos que concorreram na última eleição (do governo e oposição), alegam falta de apoio e vão de um lado para o outro.

É o que está acontecendo nesse exato momento. A Reforma Política pode diminuir esse fluxo dando a política um caráter mais ideológico...e sério!
“A ambição universal das pessoas é viver colhendo o que nunca plantaram”.



(Adam Smith)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nos últimos dias tenho me lembrado muito desse poema...


Poema em linha reta

Fernando Pessoa

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.


Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.






E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,


Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,


Indesculpavelmente sujo,


Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,


Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,


Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,


Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,


Que tenho sofrido enxovalhos e calado,


Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;


Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,


Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,


Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,


Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado


Para fora da possibilidade do soco;


Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,


Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.






Toda a gente que eu conheço e que fala comigo


Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,


Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...






Quem me dera ouvir de alguém a voz humana


Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;


Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!


Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.


Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?


Ó príncipes, meus irmãos,






Arre, estou farto de semideuses!


Onde é que há gente no mundo?






Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?



quarta-feira, 16 de março de 2011

Não gosto de pizza

Sete filhos, nove netos, noras e genros adoram pizza. Vamos em família em pizzarias da cidade: Água na Bôca, Tuti-frutti, Guia do Sabor..., mas não como a "bucha italiana", não gosto. Dou beliscadas no recheio. Peço peixe na telha, na chapa.

Por detestar pizza é que disse ao deputado Wesley Rocha (PSDB) que não assino sua proposta de CPI para investigar supostas denúncias de corrupção no Detran.

Nem indícios de corrupção o nobre parlamentar tem. Se tivesse provas ou indícios assinaria por dever de ofício mesmo sabendo que, ao prazo de três meses, jantaríamos em um pizzaria. Eu comeria peixe, ele a pizza.

É dito que no Brasil tudo acaba em samba ou em pizza. Admiro-o por cumprir bem seu papel de oposicionista, mas não sou bucha da oposição nem de ninguém.

A meu ver, o governo Tião Viana que começa deu provas suficientes de seriedade, honestidade e compromisso com o desenvolvimento do Acre.

Uma CPI nesse momento meramente política é um tiro no pé da oposição! Experimentem!!! Ademais não sou bucha e, como disse, não gosto da "bucha italiana". Respeito quem gosta.

Lia, a feia

O oráculo conta a história de duas irmãs: Rachel, a bonita, e Lia, a feia. Um dos patriarcas da bíblia, Jacó, filho de Isac, filho de Abraão, foi em busca de uma mulher para ele na casa de Labão, seu tio. Claro, paixão a primeira vista por Rachel, a bonita, formosa, mimosa e cheirosa. Costume da época trabalhou para o sogro Labão sete anos de graça para poder se casar com Rachel.
Na noite do casamento Labão entupiu Jacó de vinho:

_ Bamo toma vinho bra comemorar casamenta de filha.

Jacó ficou paulado e Labão mandou a filha Lia, a feia e hororosa, para o leito nupcial. Quando Jacó acordou numa ressaca de vinho (dizem é a pior do mundo), tinha deflorado Lia, aquela coisa feia.

_ Borra tio Labão...tu é safado besmo. Enganou sobrinho, quero Raquel e não aquela coisa.

_ Sobrinho titio gosta de tu. Nossa terra tem que casar brimeiro com mais velha. Trabalha para titio mais sete anos tu leva Rachel, mais nova e cheirosa.

Jacó trabalhou mais sete anos por Rachel. De quebra levou mais duas mulheres, que serviam a Lia e Rachel. Na verdade acabou ficando com as quatro e gerando filhos. Rachel, a bonita era estéril e idólatra. Lia,a feia era parideira (deu muitos filhos a Jacó).

Rachel depois de muitas noites e dias com Jacó e nada, gritou para Deus:

_ Dá-me filhos se não morro. _ Gerou um filho chamado José, que foi governador do Egito e só.

Lia, a feia, gerou muitos filhos. Uma deles chamado Judá, que deu descendência a quase todos os reis de Israel, inclusive Davi e Salomão. Da linhagem de Lia, a feia, nasceu Jesus que impactou a humanidade com sua doutrina.

Nem tudo que é bonito é bom, as aparências enganam.

terça-feira, 15 de março de 2011

"Caso Pinté mostra competência da Polícia Civil"

Aproveito o espaço do meu blog para destacar a atuação da Polícia Civil no caso "Pinté". Todo mundo na CADEIA. O vereador Fernando José da Costa, o Pinté, presidia a Câmara de Acrelândia quando foi assassinado com cinco tiros a mando do prefeito Carlinhos do PSB. O crime aconteceu o dia 1º de Maio de 2010, quando ele chegava em casa depois de uma partida de futebol entre amigos.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O governo Tião Viana vai bem com exceção da área política, que precisa melhorar!!

Recado em blog



Falou-se muito na semana passada sobre uma postagem do deputado Astério Moreira (PRP) em seu blog. O parlamentar faz crítica a um assessor especial do governo. Chamou a atenção do colunista o fato de o parlamentar falar na necessidade de o povo fazer mudança. Ao que consta, o nobre faz parte da base aliada.


Encontro com pastor


Curiosamente, no dia seguinte à postagem de Astério Moreira foi publicada em uma coluna de outro jornal que o pastor Afif Arão teria encontro com o deputado federal Marcio Bittar (PSDB). Arão é o guru espiritual de Moreira.

O modelo de "relação política" necessita melhorar 

Amigo Leo


Em resposta aos comentários de sua conceituada coluna lhe ofereço os seguintes esclarecimentos:

Você preferiu criticar a minha reação à causa, que foi a postura equivocada de um assessor governamental. Quando falo mudanças feitas pelo povo porque é a única linguagem que os assusta. Pelo visto, não os assustou. Os enfureceu ainda mais.

Pena, comprometem todo um projeto político que mudou a vida do Acre e sua gente. Zé Maria, Angelim, Leila, Paulinho não foram os responsáveis pelo desempenho da Frente Popular no último pleito. O modelo de relacionamento político adotado pelo governo depois da saída de Jorge Viana faliu.

Precisamos construir um novo modelo de relacionamento de partidos e parlamentares que dão sustentação ao governo e aos prefeitos da Frente. Pressão por cargos vindos das bases dos partidos pequenos é normal. Basta tratá-los com o mesmo respeito com que os tratavam no período de campanha. O governo Tião Viana está indo muito bem em todas as áreas com exceção da área Política. É vero!!! Estou de orelha quente com tanta reclamação dos deputados da base.

Sobre o meu líder espiritual, Ap. Afif Arão, a sua posição não me impediu de apoiar a Frente Popular nos últimos pleitos. Sobre o encontro com o deputado federal Márcio Bittar, o próprio Márcio comentou com o jornalista Luís Carlos durante o Carnaval, que considerou a informação importante para a sua coluna.

O Ap. Afif Arão me disse que sua preocupação não está voltada para a política, mas para a construção do novo templo e de ganhar mais almas para Jesus. Segundo ele, o problema de políticos que o procuram para ouvir conselhos é que só querem ouvir o que lhes agrada. Qualquer confronto no debate de idéias que não lhes agrada já se ofendem e ficam magoados.

Ainda em relação a área política, a questão está no modelo e não no fulano e no cicrano. O tempo vai dizer quem tem razão. Aliás, já está dizendo.

Obrigado,

Um abraço,

Deputado Astério Moreira (PRP)



quarta-feira, 9 de março de 2011

Herança perversa

"O assessor governamental"

Dia desses liguei para um assessor especial do governo (não é o Carioca, faz favor). O parêntese é necessário porque tudo que anda acontecendo de ruim na área política do governo o Carioca é apontado como culpado. Como disse, não foi ele. Pois bem, queria falar com o "cara". Telefonei, marquei o encontro:

_ Estou te esperando, pode vir! _ Fui. Dez minutos depois estava lá no gobinete do "home". A secretária, educada como sempre, me recebeu muito bem e foi anunciar minha presença. Voltou.

_ Ele está em reunião e pediu que o senhor aguardasse um pouco. O senhor quer água, um cafezinho....

_ Não obrigado, vou aguardar aqui mesmo.

Quebrei o protocolo sem ser mal educado. Ao invés de aguardar na sala de espera, como já conhecia o local, entrei para a sala de reunião colada ao gabinete do "assessor governamental". Deus é minha testemunha de que não o fiz com a intenção de ouvir o que conversavam na importante reunião. Deus sabe! Mas ouvi.

Não se tratava de reunião coisa nenhuma. Estavam em um sessão de piadas e sonoras gargalhadas. E eu, como dizia minha avó Mariquinha, fazendo papél de besta quadrada, de jumento sem mãe no sol quente - no frio é que não poderia ser. Levantei educadamente, me despedi da gentil secretária (portador não merece pancada) e fui embora.

Horas depois recebi um torpedo de desculpas pelo celular. "Torpedo de desculpas", essa é boa!

_ Me desculpe pela demora na reunião. Estou a sua disposição. _ Mandei um torpedo de volta.

_ Tudo bem, eu tinha um outro compromisso mesmo na prefeitura.

Acho que errei. Eu deveria ter dado um esculacho no assessor. Preferi não voltar mais lá. Nunca mais! Na hora me lembrei do Alan, um amigo dono de uma lanchonete ao lado do jornal A Tribuna:

_ Astério, a questão não é mudar a forma da Frente Popular governar é mudar a forma de se relacionar com partidos e pessoas.

O problema é que para mudar a forma de relacionar tem que mudar pessoas e, mudar ou tirar pessoas de cargos depois de 12 anos, é muito difícil. Elas crian raízes e tentáculos de influência nas esferas de poder. Nesses casos mais graves só o povo pode fazer a mudança.
Fim das pensões para ex-governadores

Até os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão divididos quanto a questão das pensões vitalícias para ex-governadores. Portanto, a questão é muito complexa e não vão ser discursos inflamados e demagógicos que o problema dos abusos, das iniquidades será resolvido.

Vamos a raiz do problema: Podem as Assembleias Legislativas Estaduais legislarem sobre o tema? O Supremo é quem vai dizer. Diante dessa realidade e da demora o que fazer? Fiz minha parte. Apresentei um projeto de lei acabando com os abusos, os acúmulos de vencimentos e outras tranqueiras mais.

No meu projeto de lei só terá direito a 50% do valor da pensão a viúva ou o ex-governador que ficar inválido no exercício do cargo se houver "REAL NECESSIDADE", OU SEJA, SE A PESSOA ESTIVER PASSANDO FOME, DOENTE, SEM BENS E SEM RENDA, ANDANDO DE MOTOTAXI OU INTERNADO NO LAR DOS VICENTINOS".

O ex-governador ou a viúva terá, ainda, que ser submetido a uma junta médica, a uma comissão criada pela Assembleia Legislativa para averiguar se possui renda ou bens. Depois de tudo isso, a pensão só será paga se dois terços dos deputados (maioria absoluta), aprovar em plenário o pedido do benefício.

Como dizia minha avó Mariquinha: "Existem muitas maneiras de se fazer as coisas".
Como dizem os jovens: "Tipo hipocrisia"!

Parafraseando um escritor que disse a frase "Sucesso no Brasil é ofensa pessoal", referindo-se a um dos piores sentimentos do gênero humano, a inveja, é que me reporto para tentar entender a distorção proposital do que eu afirmei sobre a entrada dos haitianos no Brasil por Brasiléia e Assis Brasil.

O governo federal, através do Itamaraty, está fazendo examente o que sugeri na tribuna da Assembléia Legislativa: Impedir a entrada dos hatianos de qualquer maneira, sem identificação ou os cuidados sanitários necessários para protegê-los e as propulações locais. Essa foi a resposta do governo central para os senadores Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PMN).

Hipocrisia, irresponsabilidade, desinformação prejudicam os haitianos.  Os acrianos, também! Sugestão: visitem os haitianos e levem ajuda às prefeituras de Brasiléia e Assis Brasil. Pode ser direta aos haitianos. Demagogia barata não vai resolver o problema.



sábado, 5 de março de 2011

A política é bela!

Minha vida está intrinsicamente ligada ao "mundo político". MInha família por parte de pai vivia e respirava política. Cresci em meio a reuniões, comícios e manifestações políticas. Desde bebê.

O golpe militar de 1964 aconteceu no dia 31 de março. No dia 25 de setembro do mesmo ano meu pai foi preso pelo Exército a mando do governador-ditador, Cerqueira Filho, acusado de contra-revolucionário, comunista e outras maluquices mais. Fatos registrados nos anais do Tribunal de Justiça do Acre.

Por várias vezes as casas de meus avós, no seringal e na cidade, foram invadidas criminosamente por soldados do exército durante as madrugadas. Segundo Cerqueira, escondía-mos armas e munições. Um maluco, aquele capitão. Um tarado psicopata!

A política era diferente do que é hoje. Havia ideal de justiça, companheirismo, solidariedade, paixão, sonhos de liberdade. Atualmente a política é mesquinha, suja, desprovida completamente de respeito e dignidade. "Todo mundo é ladrão". "Ninguérm presta". As pessoas se tornaram venais.

O Poder Legislativo, pilastra mestra da democracia, virou um balcão de negócios espúrios, de interesses mesquinhos. O Executivo, por sua vez, vive a prostituir outras instituições para a manutenção do poder.

É mensalão prá cá, mensalão prá lá. Governadores e prefeitos sendo cassados e presos...e soltos por prática de ilícitos. Deputado federal que pega dinheiro de empresário, ministro e diretor de empresa pública envolvidos em escândalos. Rui Barbosa tinha razão.

A própria imprensa, com raras excessões, navega em um mar de lama de interesses financeiros. O presidente Getúlio Vargas, em carta ao amigo e jornalista Samuel Waner do jornal A Última Hora, já dizia: _ A imprensa deixou de ser uma tribuna de ensinamento e se tornou um pelourinho de reputações. Sempre foi assim? Creio que não!

A política é bela, sublime. É a expressão maior do amor através do serviço. É o ideal de servo. Utopia? Pode até ser, mas na medida em que abomino alguns políticos e suas práticas nocivas também admiro outros de caráter nobre. Que fazem a política do bem comum, do amor ao próximo e que me inspiram.

Não pretendo mais ser candidato a deputado estadual. Quero me dedicar a esse mandato com afinco. Servir a comunidade, aos bons projetos, apoiar idéias fecundas. Depois de 2014 tenho outros planos para a minha vida e da minha família.

Além de já ter fundado partidos, disputado duas eleições de prefeito, três vezes vereador e agora deputado estadual estão de bom tamanho. A política é bela, mas a vida é muito mais bela. Preciso viver outras experiências e realizar outros sonhos. Conhecer e andar por outro caminhos.

Sonhar sonhos de Deus!