sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os concorrentes...moram ao lado e comem na mesma mesa!

Tolice pensar que na disputa proporcional os "adversários" estão no Partido concorrente. Não é verdade. Explico melhor: Um candidato a deputado estadual da coligação PRP-PRB-PV-PTB não concorre diretamente com outro candidato da aliança formada pelo PSDC-PTC ou com a do PT-PDT-PR-PTN, ou ainda, com os candidatos do PSB e até mesmo do PC do B.

Na verdade, o concorrente sempre é, e sempre será, do próprio Partido ou coligação, ou seja, o seu correligionário. Portanto, em uma eventual candidatura a deputado estadual não estaria eu concorrendo com alguns amigos que considero e até torço por eles: Éber Machado, vereador Cabide, Edvaldo Souza, deputado Delórgens Campos, Zico Bronzeado, Tarcísio Pinheiro, Jamil Asfuri e outros. O voto é disputado dentro da coligação. Fora dela é quase nada, nada mesmo!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pode sair coisa boa do seringal Bagaço?

Quando Jesus, o Nazareno, começou a andar na região da Galiléia, do deserto da Judéia e do rio Jordão os fariseus e saduceus - elite religiosa de Jerusalém - mandaram investigar para saber quem era aquele profeta. Os "olheiros" voltaram e disseram que ele era filho de um carpinteiro de Nazaré. De Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Acreditavam eles - preconceituosos que eram - que apenas de Jerusalém e do meio deles poderia nascer um profeta.



Pois bem, cito esse caso para refutar algumas críticas feitas a senadora Marina Silva. Pode vir alguma coisa boa do seringal Bagaço? Uma negra, evangélica lá dos cafundó do Acre, que foi alfabetizada aos 16 anos de idade? Porque tentar matar e destruir o que temos de melhor? Marina é a nossa expressão mais nobre que a política pode produzir. Marina é o nosso lado bom e saudável da política. Destruí-la, matá-la, crucificá-la no pelourinho das reputações é contribuir para que os maus triunfem sobre os bons.

Ela pode nem ganhar a eleição para presidente, mas a sua participação no processo tem levado milhares de pessoas, principalmente jovens, a sonharem não só com um Brasil melhor, mais justo, que respeite a vida e o meio ambiente em sua plenitude, mas também o mundo. Um mundo melhor!

Marina é a síntese desse modelo sendo ela evangélica, católica, mulçumana, ou laica. Usar argumentos bíblicos é tão legítimo como qualquer outro filosófico. A sua fé é "sua" e de mais ninguém. Sejamos mais tolerantes e menos preconceituosos. Seja o Bagaço, Xapuri, Brasiléia ou qualquer região da Amazônia podemos produzir coisas e Marina é uma delas. Mas, como disse o Nazareno: "Não há profeta sem honra a não ser entre os de sua própria casa".

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A luta continua...

 ...para quebrar os grilhões do preconceito, da obscuridade e das trevas da segregação cultural quando médicos formados na BOLÍVIA e em CUBA são impedidos de serem avaliados de forma justa e honesta para terem seus diplomas revalidados e o devido registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Ontem, a Câmara Municipal derrubou o veto ao meu projeto de lei que "AUTORIZA" a prefeitura a firmar convênios com universidades estrangeiras para a realização do internato no postos e centros de saúde de média complexidade como é feito em outros estados brasileiros e municípios. Estou sendo criticado por isso. Não tem problema o preconceito ainda é grande, mas vai cair por terra em nome JESUS.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Perdidos na noite escura

É preciso reconhecer que a maconha, a cocaína e seus derivados mortais como a "mela" e o "craque", invadiram o nosso Acre. Dezenas, centenas e até milhares de adolescentes e jovens estão presos e escravizados pelas drogas e por traficantes.

A repressão ao tráfico e ao consumo não é suficiente para impedir o avanço dessa praga que está dentro de casa, nas escolas, nas ruas e praças da cidade. Vários grupos trabalham a recuperação dos dependentes químicos.As ações do governo são tímidas nessa área. Por sua vez, as igrejas cristãs travam uma verdadeira guerra para "libertar" os jovens do poder maléfico das drogas.

Ao que parece, falta ação integrada dos principais atores e mais recursos para trazer luz sobre a vida de uma geração perdida que caminha na noite escura.A noite escura da vida. Temos a responsabilidade de ajudá-los a encontrar o caminho da luz. Não de uma vela depois de mortos, mas agora que já podemos vislumbrar o alvorecer de um novo dia.

Câmara retoma atividades hoje

Depois de uma semana sem realizar sessões em função da interdição do prédio por parte do Corpo de Bombeiros, a Câmara Municipal retoma as atividades no prédio da Funasa, na avenida Antônio da Rocha Viana. Só sai de lá com a construção da nova sede que fica próximo a Uninorte.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Heróis nunca morrem

Conheci televisão quando tinha 14 anos de idade. Foi  na metade da década de 70. Um enlatado americano muito lega,l que marcou a minha geração, narrava o alvorecer da colonização inglesa na América do Norte. Fess Parker, o ator da série Daniel Boone, morreu há poucos dias com mais de 80 anos. Boone, Rebeca, sua mulher, e o filho Daniel, se relacionavam bem com negros e índios. Era uma visão colonialista, mas sem preconceitos. Uma utopia que inspirou muitos filmes. Na realidade, a colonização dizimou grande parte dos nativos americanos.

Inauguração da Central de Abastecimento

Da direita para a esquerda: Pastor Luís Gonzaga, deputado Helder Paiva, coronel Romário Célio, pastor Jonas, Luís Carlos, pastor Francelino, vereador Jessé Santiago e eu na inauguração da Ceasa. (clique na foto para ampliar)

Câmara retorna as atividades no dia 25

A Câmara Municipal retoma as ativades na terça-feira, 25. A garantia me foi dada ontem pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Jessé Santiago (PSB). O prédio foi interditado na semana passada em função de várias rachaduras. O laudo de Corpo de Bombeiros confirmou a gravidade da situação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CRM provisório, convalidação dos diplomas e complementação do curso JÁ!!

Para resolver o impasse dos médicos que atuam sem o registro do Conselho Regional de Medicina nas prefeitura do interior defendo que a instituição forneça o registro provisório, que a Ufac comece a convalidar os diplomas dentro da lei federal e que faça, se necessário, a complementação do curso para os médicos formados no exterior.

Jornal Rio Branco: Astério denuncia preconceito contra médicos formados no exterior

O líder do prefeito Raimundo Angelim (PT) na Câmara Municipal, vereador Astério Moreira (PRP), afirmou que os acreanos formados em medicina no exterior são discriminados no Acre.
“Eles não são pseudos médicos ou charlatões como disse o presidente do Conselho Federal de Medicina, Hiran Gallo. Eles são médicos graduados apenas ainda não obtiveram o Registro no Conselho”, disse o parlamentar.

Astério, que é autor de um projeto de lei que autoriza a prefeitura de Rio Branco a firmar convênios com universidades estrangeiras de medicina para permitir que o internato rotatório seja realizado também em unidades de saúde da capital, afirma que as mesmas pessoas que exigem o CRM fazem de tudo para que esses médicos não revalidem os diplomas e obtenham o registro do Conselho.

“Sou contra qualquer forma de segregação. Seja ela racial, cultural, econômica ou social”, salienta Astério, para quem o Ministério Público Estadual tem razão quando permitiu que médicos sem o CRM atuassem no interior a onde a população está morrendo a míngua sem assistência médica. “As prefeituras do nosso Acre não podem pagar altos salários para os médicos formados no Brasil.

“Muitos que se formaram na Ufac já foram embora. Não querem ficar nem na capital quanto mais em Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Manoel Urbano, Assis Brasil ou nos demais municípios do interior com salários de quatro ou cinco mil reais”.

Para Astério, maior crime não é não ter o CRM, mas deixar as pessoas morrerem por falta de assistência médica. “Quando propus meu projeto de lei sabia do que ia enfrentar. Albert Einstein disse que é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito”.

O projeto foi vetado pela Procuradoria da Prefeitura, mas voltou para a Câmara aonde o veto pode ser derrubado pelos vereadores e a lei promulgada pelo Mesa Diretora do Poder Legislativo. Na próxima semana os parlamentares deverão apreciar e votar o veto.

Segundo Astério, o CRM e a Ufac deveriam se aliar ao governo do Estado, O MPE, MPF, aos Poderes Legislativo e Judiciário e legalizar a situação dos médicos formados no exterior e não criar mecanismos que impeça o acesso ao CRM. “Quem ganharia com isso seria o nosso povo. Ademais os médicos formados no exterior não representam ameaça aos formados no Brasil”, disse. De acordo com ele, o CRM é importante nesse processo, tem uma atuação regional excelente, mas precisa avançar nessa questão assim como a Ufac.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A todo vapor...!

Nunca trabalhei tanto em minha vida. Li uma informação hoje na net de que mais de dez horas de trabalho afetam o coração. Pode ser. A ciência diz e não é bom duvidar. Porém, deve ser o trabalho moderno, repetitivo e estressante.



Sou vereador e, sem falsa modéstia, trabalho muito. Muito mesmo. Visito os bairros, participo de várias reuniões em várias instituições, também com a comunidade. Vou a escolas, hospitais, igrejas, ruas, praças e becos (fui ao "Beco da Mariana" no bairro Wanderley Dantas com a presidente do bairro, a Darlene). Além das sessões e trabalhos internos da Câmara. Atendo mais de 20 pessoas todos os dias. São mais de 80 ligações diárias.



Sou jornalista. Apresento o Bom Dia Rio Branco, faço pautas, converso com os colegas de redação, escrevo para colunas e este blog. Faço matérias para alguns sites e jornais. Acordo todos os dias às 4:30 da madrugada, chego a TV às 5:45 para começar o programa às 6:20. Quando termino o programa atendo cerca de oito pessoas diariamente. Sãos mais de 50 ligações pela parte da manhã.



Sou líder de célula da Igreja Renovada. Uma Igreja em Células no Modelo dos 12 é para quem quer e gosta de trabalhar. De domingo a domingo temos muitas atividades. É uma loucura maravilhosa de Deus. Vou dormir sempre depois das 23 horas participando de reuniões e encontros.



Para completar estamos em um ano eleitoral. Multiplicando por três vai dar para se ter uma idéia do trabalho. Às vezes ficou exausto, principalmente porque vou a outros municípios e sou convidado para pregar em outras igrejas nos finais de semana.



A Bíblia diz que o Senhor renova nossas forças como a águia! Sem unção de Deus eu já teria pipocado.



"Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder".



A todo vapor!

domingo, 9 de maio de 2010

Uma nova ponte

Há mais de quatro anos venho reivindicando a construção de uma nova ponte sobre o igrapé Judia, entre os bairros Santa Inês e Belo Jardim. Este ano depois que uma criança morreu afogada a nova ponte está sendo construída. Uma semana antes da tragédia estive no local. A nova ponte, graças a Deus, vai passar até carreta. O acesso também será totalmente melhorado no local. Já combinei com os moradores: vamos fazer uma festa em cima da ponte no dia da inauguração. Com direito a bolo e refri.

sábado, 8 de maio de 2010

Um mandato popular e democrático

Fui convidado a escrever uma coluna política no site oriobranco.net.
A partir de hoje dedico o blog exclusivamente ao meu mandato. Vou divulgar as ações, os projetos e prestar contas aos amigos e eleitores que me confiaram o segundo mandato de vereador aqui em Rio Branco.
O Blog continua aberto a sugestões e críticas. Tenho 197 comentários para postar. Não o fiz porque a maioria pede informações sobre os cursos de medicina na Bolívia. Nesse sentido as informações contidas no Blog já são o suficiente.
É só pesquisar.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pego de surpresa

A produção do Bom Dia Rio Branco agendou uma entrevista com a atriz Eva Neide, acreana, filha de um soldado da borra, que mora em Los Angeles (EUA). Ela está no Acre fazendo o documentário "Soldados da Borracha". Durante a entrevista mostramos o trailer do filme. A narrativas, associada a imagens fortes de homens outroras fortes transformados em farrapos humanos, me desmontou. Não me contive e a muito custo consegui me controlar e parar de chorar.

Meu avô Bianor Benício da Silva, paraibano, foi soldado a borracha. Todos os seus filhos e filhas cortaram seringa. Eva Neide, talvez por ser filha de um soldado da borracha, conseguiu traduzir toda a dor do abandono e do esquecimento a que foram relegados o que ela chama no filme de: "A brigada esquecida". Esquecida sim, em um campo de batalha, a Selva Amazônica.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Convite ao CRM

Apresento na Câmara Municipal hoje requerimento convidando representantes do Conselho Regional de Medicina - CRM, para debater e discutir a atuação do órgão na cidade e, também, a situação dos médicos formados no estrangeiro.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um velho amigo

Fazia tempo que uma morte não me abalava tanto. O assassinato do Pinté, em Acrelândia, de forma brutal e covarde me deixou revoltado. Antes de existir Acrelândia fui chefe do Pinté na extinta Colonacre. Aliás, foi nessa época que iniciamos a derrubada da mata (60 hectáres) para começar a construção da cidade.

Eu, ele, Juary, Nogueirinha, Murilo, Osvaldo (o Bega), Valmir e outros sobrevivemos a um período de muita violência no Projeto Redenção, primeira e segundo etapa (hoje Acrelândia). Lidávamos com assassinatos semanalmente entre os migrantes que traziam rixas do Matogrosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Pinté permaneceu na região. Viu Acrelândia florescer e se desenvolver. Tinha um bom caráter. Não andava metido em rolos, dívidas ou algo parecido. Era correto. Perder a vida assim me deixou muito triste. Que seus assassinos sejam identificados, presos, julgados, condenados e que apodreçam na cadeia.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Parceria

Tenho feito uma excelente parceria de trabalho com o gabinete do deputado federal Gladson Cameli (PP). Essa parceria se estende para a área política e alcança vários municípios do Acre, principalmente Rio Branco, os do Vale do Acre, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

domingo, 2 de maio de 2010

Minha casa, minha vida


A luta pela posse pela terra não tem fim. Creio que essa é a guerra mais antiga do homem. Apesar de todos bons programas do governo federal, o déficit habitacional continua grande em nossa cidade. Muitos casais jovens moram com os pais. Visitei várias áreais de invasão em nossa cidade. O drama humano é o mesmo.

sábado, 1 de maio de 2010

Um mergulho no passado!


Estive visitando amigos na zona rural de Brasiléia. Trabalhei com eles boa parte da minha vida. Lembrávamos quando há mais de 25 anos chegaram vindos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Me falaram de como minha família os tratou com respeito e dignidade. Meu, pai, segundo eles, os ajudava muito dando-lhes comida. Hoje, os primeiros migrantes morreram ou estão em idade avançada, mas seus filhos não esquecem o apoio que seus pais e eles mesmos receberam de nós.
_ Asterinho, seu pai era muito generoso. Quando vinhamos para a cidade não tinhamos dinheiro para comer e ele nos ajudava, me disseram. Chorei orgulhoso do pai que tive. Foi ele quem me ensinou que não vale a pena ter uma fazenda de gado se do outro lado da cerca tem uma família passando fome. 

Está desculpado!




Diretor da Eletrobrás pede desculpas aos acreanos pelos constantes apagões

O sistema, em particular em Rio Branco sob a responsabilidade restrita da Eletroacre, é tão ultrapassado que a administração regional tem dificuldades até para repor transformadores e peças simples como disjuntores.



Um pedido de cesculpas, foi o máximo que conseguimos?

Já disse, está desculpado! Isto quer dizer que vamos continuar com os mesmos problemas de energia no Acre.
No caminho certo

Deu para sentir no encontro da Frente Popular no Parque das Acácias porque a coligação de 15 Partidos tem todas as chances para cotninuar governando o Acre por um bom tempo. O senador Tião Viana é muito forte; o vice César Messias (PP) não escolhido pelo critério "votos em Cruzeiro do Sul", mas pela lealdade ao projeto; Jorge Viana dispensa comentários; em relação a segunda vaga para o Senado, Edvaldo Magalhães (PC do B) está sendo recompensado por Jorge Viana pelo o apoio recebido em seu governo durante oito anos. Esse é um gesto de gratidão do Jorge Viana.

Pinto X Tucano

Com 20 de anos de jornalismo politico nas costas e experimentado nas urnas em várias eleições digo que o pré-candidato do PMDB ao governo, vereador Rodrigo Pinto, chega na frente do pré-candidato do PSDB, Sebastião Bocalom. Tucano do bico duro, Tião é virado, trabalha noite e dia por votos e é obstinado, mas Rodrigo tem a unidade do PMDB em todos os municípios, carismo natural e conta com as articulações do deputado federal Flaviano Melo, que já foi quase tudo no Acre.

Evangélicos de olho

Apesar de ainda desunidos politicamente - se o fossem teriam idicado ao menos um candidato ao Senado - os evangélicos estão mais atentos ao processo eleitoral. Estão exigindo dos candidatos posição em relação a Projetos de Leis que são totalmente contráios a Palavra de Deus. Exemplo: lei que permite aborto, a que legaliza a prostituição e etc...