domingo, 29 de novembro de 2009

Apostando no cooperativismo - novo projeto de lei

CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO - ACRE
Rua Benjamim Constant, 925 – Centro

PROJETO DE LEI Nº_______/2009


Ementa: Institui a Política Municipal de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo e dá outras providências...


O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO BRANCO – ACRE,
Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituída a Política Municipal de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo, bem como a adequada tributação de suas operações, nos termos do Artigo 174, § 2º da Constituição Federal de 1988.

Parágrafo único – A Política Municipal de que trata a caput deste artigo, compreende o conjunto de atividades exercidas pelo Poder Público Municipal e pela iniciativa privada que venham a beneficiar direta e indiretamente o setor cooperativista na promoção e desenvolvimento social, econômico e cultural, desde que, reconhecido seu interesse público.

Art. 2º - As sociedades cooperativistas, constituídas nos termos da Lei Federal nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, tem como objetivo prestar serviços aos seus sócios, que se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.
Parágrafo único – Consideram-se sociedades cooperativas regulares, de acordo com a lei federal do cooperativismo e lei estadual, as registradas na Organização das Cooperativas do Estado do Acre, cuja prova far-se-á pelo respectivo certificado de regularidade.

Art. 3º - São objetivos da Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo:
I – Prestar apoio técnico, financeiro e operacional ao cooperativismo no município, promovendo quando couberem, parcerias para seu desenvolvimento;
II – Estimular a força cooperativista de organização social, econômica e cultural, nos diversos ramos de atuação, com base nos princípios gerais do cooperativismo e da legislação vigente;
III – Estimular a inclusão do estudo do cooperativismo na rede municipal de ensino, visando a mudança de parâmetros de organização da produção, do consumo e do trabalho, por meio de:
a) Desenvolvimento da cultura cooperativista;
b) Fomento ao desenvolvimento de cooperativas escolares;
c) Práticas pedagógicas com fins cooperativistas;
d) Utilização da rede municipal de ensino pelas cooperativas instituídas para fins de programações comuns.
IV – Divulgar as políticas governamentais para o setor;
V – Propiciar maior capacitação dos cidadãos pretendentes ou associados das cooperativas;
VI – Fomentar o desenvolvimento e autogestão de cooperativas de trabalho legalmente constituídas.

Art. 4º – O Poder Público Municipal, em consonância com o eu estabelece o artigo 146, inciso III, letra “a” da Constituição Federal de 1988, considera ato cooperativo, todos os atos realizados entre cooperativas e entre seus cooperados, ou ainda, quando realizado com terceiros de que necessários para a consecução de suas atividades fins.

Parágrafo único – Não haverá incidência de tributos sobre sobras e ou quais quer tipo de receitas oriundas da prática de atos cooperativos, assim definidos na forma desta lei, independente da denominação conferida a este resultado para fins contábeis.

Art. 5º - Nos procedimentos licitatórios promovidos pelo Poder Público Municipal para prestação de serviços, obras, compras, publicidade, alienações e locações serão permitidas a participação de cooperativas legalmente constituídas e regulares perante a lei.

Art. 6º - O Poder Público Municipal, quando recomendável para atender as demandas de seu funcionalismo poderá estabelecer critérios operacionais com as cooperativas de crédito regulamente constituídas, buscando agilização do acesso ao crédito ao setor e da prestação de serviços, especialmente quanto ao pagamento de vencimentos e outros proventos dos servidores públicos ativos e pensionistas da administração pública, por opção destes.

Parágrafo único – Os mesmos critérios previstos no caput deste artigo poderão ser adotados, objetivando a arrecadação de tributos e taxas, quando o Poder Público Municipal entender que é recomendável e melhor atende aos interesses dos munícipes.

Art. 7º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por cinta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 8º - Esta lei entrará em vigor na date de sua publicação revogadas as disposições em contrário.







Sala de Sessões “EDMUNDO PINTO DE ALMEIDA NETO”, 24 de novembro de 2009.








Astério de Paula Moreira Filho
Vereador - PRP

sábado, 28 de novembro de 2009

Conversa com com Moisés Diniz
Conversei ontem com o líder do governo, deputado Moisés Diniz (PC do B). Me disse o seguinte:
_ Astério, o seu projeto sobre os alunos de medicina fazerem o internato no Acre é muito bom. Se você me permitir vou apresentá-lo na Assembléia Legislativa na próxima semana...
_ Sim, deputado. Pode apresentá-lo. Aliás, meu objetivo era que um deputado estadual se sensibilizasse com a questão. Fazer o internato nos hospitais do Acre é bom para a população, para os acadêmicos de medicina, para as famílias que não precisarão mais mandar seus filhos para outros Estados do Brasil. Muito obrigado, deputado Moisés Diniz!!!
Internato, não é residência médica, faz favor...!!!
Algumas pessoas estão criticando meu projeto de lei como se fosse residência médica. Não é! Residência médica é para médicos se especializarem. O internato são aulas práticas do curso de medicina e pode ser feito em qualquer hospital do mundo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Daniel manda e-mail de Cochabamba

[Blog do Astério] Novo comentário em Internato de medicina em hospitais do Acre.‏
De:
daniel (noreply-comment@blogger.com)
daniel deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Internato de medicina em hospitais do Acre": Orgulho de haver nacido nessa terra querida que tem políticos como o asterio é muito bom, eu estou fazendo o meu internato aqui em cochabamba mas seria muito melhor fazer aí na minha terra porque eu sou daí e vou trabalhar, e assim ajudar nossa populaçao acreana que tanta precisa de saude.

Deu no JORNAL A TRIBUNA (Coluna Bom Dia)

Luz no fim do túnel

O vereador Astério Moreira (PRP) apresentou um projeto interessante e prático que pode inserir os estudantes brasileiros de medicina do último ano de faculdade no mercado brasileiro: que a PMRB faça convênios com as Faculdades da Bolívia, para que os formandos façam estágios nos Centros de Saúde da PMRB. Seria um passo a ser seguido por algum deputado estadual, para que da mesma maneira faça a proposição via governo do Estado para este estágio também acontecer nos hospitais do Estado. Até aqui todas as iniciativas foram como chover no molhado, porque nada mudou em termos de revalidação de diplomas, que para ser conseguido os médicos formados fora do Brasil terão que se submeter a provas práticas e teóricas e serem aprovados.

DEU NA COLUNA DO LUÍS CARLOS MOREIRA JORGE (A Gazeta)

Algo de prático

Enfim, saiu algo de prático na defesa dos estudantes que fazem medicina na Bolívia: o vereador Astério Moreira (PRP) apresentou um projeto que permite que os que cursem o último ano possam fazer o estágio nos postos e centros de Saúde da PMRB.

Chuva no molhado

No mais, tudo que se falou sobre este assunto foi chuva no molhado: para o estudante ganhar o CRM vai ter que continuar a se submeter às provas práticas e escritas e ser aprovado, para que não se tenha péssimos profissionais de medicina.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Internato de medicina em hospitais do Acre

Carta ao governador Binho Marques sobre aulas práticas médicas (internato) no curso de medicina de alunos estrangeiros

Rio Branco, 25 de novembro de 2009


Ofício.........../2009
Exmo. Senhor Governador do Acre
Arnóbio Marques




Senhor governador,



Em nome de todas as famílias do nosso Estado que tem filhos estudando medicina em países latinos americanos como Bolívia, Chile e Argentina venho mui respeitosamente solicitar que V. Excelência autorize pelos meios legais que os Hospitais Públicos e todas as Unidades de Saúde do Estado aceitem que estudantes acreanos no estrangeiro possam fazer o internato (aulas práticas do 5º ano do curso de medicina) como ocorre em outros Estados da Federação.

O internato é um estágio rotatório (aulas práticas médicas) realizado em hospitais no último ano do curso de medicina em hospitais que firmem convênios com as respectivas faculdades.

O Pronto Socorro, Fundação Hospitalar e todos os Centros e Postos de Saúde, além dos hospitais regionais de Brasiléia e Cruzeiro do Sul poderiam abrir espaço para os estudantes fazerem o internato como fazem os hospitais de Cruz das Almas, na Bahia; Santa Júlia, de Manaus, Hospital de Cacoal e Humaitá, de Rondônia; e outros no Sul e Sudeste do Brasil.

O Registro no Conselho Regional de Medicina, o CRM, tão sonhado por muitos, é importante para os que já se formaram. Para os que estão em fase final do curso, o mais importante é o internato. Além disso, esses alunos estarão prestando serviços a população.

Para uma família custear a permanência de um aluno por 12 meses em hospitais fora do nosso Estado do Acre é difícil. É sofrido. Em casa, no Acre, o internato faria parte de uma adaptação ao trabalho como futuros médicos. Possibilitando, inclusive, conhecimentos para as provas de obtenção do CRM.

Os convênios são simples, muitos deles feitos entre as universidades e as direções das unidades hospitalares sem muitas formalidades.



Muito Obrigado



Astério de Paula Moreira Filho
Vereador - PRP

Astério propõe "lei do internato"

Lei beneficia estudantes de medicina do 5º Período

CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO - ACRE
Rua Benjamim Constant, 925 – Centro


PROJETO DE LEI Nº_______/2009


Ementa: Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênios com universidades estrangeiras para a realização do internato para alunos de medicina nos Centros e Unidades de Saúde e dá outras providências...

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO BRANCO – ACRE,
Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica autorizada a Prefeitura Municipal de Rio Branco a firmar convênios com Universidades estrangeiras para que alunos do 5º ano de medicina possam fazer o internato em Centros e Unidades de Saúde do Município.

Parágrafo único – Os convênios serão firmados nos mesmos moldes dos que são feitos atualmente por Unidades Hospitalares de Estados e cidades brasileiras com universidades estrangeiras, respeitando a legislação vigente.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação revogada as disposições em contrário.

Sala de Sessões “EDMUNDO PINTO DE ALMEIDA NETO”, 24 de novembro de 2009.


Astério de Paula Moreira Filho
Vereador - PRP

sábado, 21 de novembro de 2009

Atenção! Preciso de sua colaboração!!!

Até terça-feira pela manhã tenho que apresentar os nomens de cinco pessoas para serem reconhecidas, através de projeto de lei, com o título de "Cidadão de Rio Branco"; e três como "Cidadão Verde".
Gostaria de compartilhar com as pessoas que acessam o blog. Se você acha que merece pelos serviços prestados a cidade ou se pode indicar o nome de alguém me escreva. NÃO QUERO FAZÊ-LO SOZINHO. MUITO MENOS INDICAR ALGUÉM APENAS POR QUESTÕES POLÍTICAS!!
ME AJUDE COM SUGESTÕES!!
DESDE JÁ, OBRIGADO!!!

Visita ao Catuaba


Visita ao serignal Catuaba


Em 1983-1984 trabalhei em um projeto chamado (Programa de Organização dos Produtores Ribeirinhos). Trabalhava como técnico agrícola na Secretaria de Desenvolvimento Agrário ao lado do ex-padre Jean Pierre, o João Pedro. Fundamos várias associações de produtores entre elas a do Seringal Catuaba. A Mariazinha, com quem converso na fotogragia, era apenas uma criança. Ela é filha da dona Ivanilde, que com o marido e a família nos recebiam muito bem. Nessa época foram organizadas as primeiras feiras livres em Rio Branco. O objetivo era eliminar o atravessador. Posteriormente muitos produtores se tornaram atravessadores. São as regras elementares do capitalismo.

A essência das coisas!

Um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer. Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles. Quando o fariseu viu isso, pensou assim: "Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida de pecado que ela leva." Jesus então disse ao fariseu: - Simão, tenho uma coisa para lhe dizer: - Fale, Mestre! - respondeu Simão. Jesus disse: - Dois homens tinham uma dívida com um homem que costumava emprestar dinheiro. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinqüenta, mas nenhum dos dois podia pagar ao homem que havia emprestado. Então ele perdoou a dívida de cada um. Qual deles vai estimá-lo mais? - Eu acho que é aquele que foi mais perdoado! - respondeu Simão. - Você está certo! - disse Jesus. Então virou-se para a mulher e disse a Simão: - Você está vendo esta mulher? Quando entrei, você não me ofereceu água para lavar os pés, porém ela os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me beijou quando cheguei; ela, porém, não pára de beijar os meus pés desde que entrei. Você não pôs azeite perfumado na minha cabeça, porém ela derramou perfume nos meus pés. Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado. Então Jesus disse à mulher: - Os seus pecados estão perdoados. Os que estavam sentados à mesa começaram a perguntar: - Que homem é esse que até perdoa pecados? Mas Jesus disse à mulher: - A sua fé salvou você. Vá em paz. Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos. (extraído da net)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Calamidade pública

O consumo de drogas em Rio Branco é mais grave do que se pode imaginar. O governo do Estado e a própria prefeitura deveriam decretar estado de calamidade pública. A oferta é alta e o preço caiu. É acessível a todos indistintamente.

sábado, 14 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Programa de Prevenção as Drogas nas Escolas

O prefeito Raimundo Angelim sancionou a lei 1747 de 17 de agosto de 2009, de minha autoria, que Instituiu o PROGRAMA DE PREVENÇÃO AS DROGAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO e dá outras providências.
O Programa será feito por profissionais da prefeitura em uma ação integrada das Secretarias de Saúde, Educação e PROERD. (A inclusão do PROERD se deu através de uma emenda do vereador Sargento Vieira.
Como bem definiu o prefeito Raimundo Angelim: "Agora é lei e tem que ser cumprida".
Defendo investimentos na prevenção e não apenas no combate as drogas.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Em 2007 fiz uma peregrinação na região mais isolada da Transacreana. Já selei o cavalo de novo!!!







Executivas do PRP e PRB unidas para 2010


Discursando na reunião do PRP/PRB


PRP e PRB deverão marchar juntos nas eleições de 2010. Trabalhamos a construção de uma chapa com mais de 60 candidatos. Temos a previsão de fazer quatro deputado estaduais. Impossível? Nunca duvide dos sonhos de homens e mulheres determinados!

Qualquer semelhança com Nabor Júnior é mera coincidência!


Preocupações de uma mãe


Sempre que vou a Brasiléia faço uma visita a mãe do Cabide, a dona Maria, amiga de minha família. Semana passada a encontrei no centro de Epitaciolândia:
_ Asterinho cuide do Cabide para mim lá na Câmara. Fico preocupada com ele, ajude ele, oriente.
_ Não se preocupe dona Maria. O Cabide está bem. A senhora sabe que ele é virado...
_ É..eu sei, mas mesmo assim cuide dele.
_ Tá bom dona Maria, vou cuidar.
Cordeirinho, se a dona Maria soubesse que o Cabide é graduado na escola da vida e que de besta só tem a cara!

Angelim no Boa Tarde Rio Branco


Semana passada recebi o prefeito Raimundo Angelim (PT) no programa "Boa Tarde Rio Branco. Entre outras coisas, falamos sobre a recuperação asfáltica das áreas de intervenção do PAC. A prefeitura asfaltou, o Estado quebrou o asfalto. No momento certo será recuperado. Aguardamos! É o velho clichê: O transntorno passa, mas a obra fica!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Falando da Bíblia para o Raimundo Vaz


Amigos na Transacreana


Crianças do bairro Wanderley Dantas, um dia de festa e muito cachorro quente


Aquele que não se tornar como uma criança...


Dia das crianças na casa do Manoel no bairro Alto Alegre


Dona Hélida, do Polo Hélio Pimenta, produtora rural de fibra


Ouvindo reivindicações da população


Maria Sales do Taquari, eleitora de qualidade


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bloguinhas

* A semana promete!
* Viagem de quatro dias pelo Vale do Acre para quebrar a rotina.
* Revendo parentes e amigos...
* Gestando o PRP também!
* Aliás, nos próximos dias nasce em Epitaciolândia e Brasiléia.
* A violência continua...
* Desalentador!
* Tem coisas que a gente só sabe depois que cresce.
* Uma delas é que a vida é feita de responsabilidades e não de diversão. E curtição!
* Dias melhores virão!
* Os melhores anos de nossas vidas virão!
* Estão às portas!
* Nunca digas que o tempo passado foi melhor!
* O melhor sempre está no futuro e não no passado.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A política como ela é!



O Tribunal Regional Eleitoral acaba de cassar dois prefeitos por compra de votos. Novas eleições serão realizadas nesses municípios. Tudo isso é muito didático para o processo político. Tem como objetivo alertar partidos, candidatos e gestores públicos de que não se deve comprar votos, abusar do poder econômico ou usar a máquina pública nas campanhas eleitorais.

Como em tudo na vida muita coisa entra por um buraco do ouvido e sai pelo outro tem muita gente montando esquemas de compra de votos, abusando do poder econômico e usando a máquina pública para alavancar candidaturas. Só não podem lamentar depois se forem denunciados, julgados e punidos. Até porque o ouvido trabalha conjugado com o cérebro aonde está centrado o discernimento entre o certo e o errado. E o bom senso também!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O jogo para o Senado

O deputado federal Henrique Afonso (PV) não pode mais ficar frustrando pessoas, principalmente evangélicas que apostam tudo em sua candidatura ao Senado. Por outro lado, é correto ele levar sua pretensão ao fórum de discussão da Frente Popular. Há quem diga que a candidatura de Henrique ao Senado ajudaria (no Juruá) a de Tião Viana ao governo aonde o PT não conquista espaço.

A questão é: como ficaria a candidatura de Edvaldo Magalhães (PC do B) ao Senado pela Frente Popular? Ele e Henrique poderiam disputar o mesmo espaço? O PV teria esse direito, já que a detentora da vaga, a senadora Marina Silva é do PV mesmo tendo se elegido pelo PT? Nesse jogo como ficaria a situação do deputado federal Fernando Melo que também pleiteia a vaga pelo PT?

Pelo visto o engenheiro político Jorge Viana terá muito trabalho pela frente até o dia 30 de junho do próximo ano quando encerram-se as convenções partidárias!!!

Muitos homens, em diferentes épocas, entraram para a história da pior forma possível. Se tornaram traidores. Um dos mais famosos foi Judas Iscariotes. Ele amava Jesus? Não!! Quem ama respeita e quem respeita não trai!

domingo, 1 de novembro de 2009

Uma questão de fé!!

Acabo de chegar da Igreja Renovada. Fiquei impressionado. A pregação da Palavra de Deus era sobre FÉ!! Pela manhã postei falando de fé. Coincidências não existem.

O Dia dos Iguais

Amanhã é o dia mais importante do mundo * O "Dia dos Iguais" * O dia dos finados * O dia dos mortos * O dia do pó * És pó e ao pó tornarás * Na morte, todos os homens são iguais * Na lei, não!! * Como diz o Sílvio Martinello: É de lascar! * Apenas para alguns, para outros não * O Sábio Salomão depois de ter aprontado todas resumiu a sua vida na seguinte frase: melhor é o dia da morte do que o do nascimento * Perguntaram para um sábio oriental: mestre como é a vida após a morte? * Ele respondeu: Se você não entende essa vida vai querer saber de outra! * Plim! Plim! * Perguntaram para Jesus e Ele responde: Tem dois lugares, o paraíso e o inferno * Pois eu te digo, escolhe o paraíso * Disse mais: eu sou o caminho que te leva para o Paraíso * Eu acreditei!! * Para uma mente humana, racional e lógica é difícil de acreditar * Tudo é uma questão de fé...* Por falar nisso, estou de saída para a Igreja Renovada * Como disse, tudo é uma questão de fé!! Plim! Plim!