quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Uma história de amor ágape


Estudo mostra que 455 cidades do país não têm médicos
Carência de profissionais é maior nas regiões Norte, Sul e Sudeste.Brasil tem 1,15 médico para cada mil habitantes.
Da Agência Estado
As populações de 455 municípios brasileiros não têm acesso a nenhum médico na rede pública de saúde local. A carência de profissionais é maior nas regiões Norte, Sul e Sudeste, onde 25,7%, 25,5% e 24,4% dos municípios não têm nenhum médico em sua estrutura de saúde. Os dados são de um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentado no domingo (23) em Ouro Preto, no encontro dos diretores da Global Health Workforce Alliance (GHWA), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), com representantes do Ministério da Saúde.
Segundo o organismo internacional, faltam 4 milhões de profissionais de saúde no mundo, com 57 países em situação considerada crítica. O Brasil não é um deles. No entanto, com uma relação de 1,15 médico para cada mil habitantes, o país está à beira do limite aceitado pela OMS. A recomendação é de no mínimo um médico por mil habitantes.
Entre as especialidades com maior carência de profissionais no país estão a anestesiologia, a pediatria, a psiquiatria e a medicina intensiva. Os dados refletem a dificuldade dos municípios mais distantes dos grandes centros em atrair e fixar médicos. “A questão salarial parece não ser a mais importante. O maior problema é a distância e o isolamento”, diz Edison José Corrêa, coordenador do curso de especialização à distância em Saúde da Família da UFMG. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

O poder da fé
Estou em contato permanente com minhas fontes dentro e fora da imprensa. Editores e repórteres me telefonam surpresos com a ausência de violência no Carnaval. alguns até reclamam. "Já revirei tudo e não acho nada", lamenta um. "Não tem nada para ser noticiado", lastima outro. "E agora, vamos escrever o quê"?, deplora mais alguém.
Quando era repórter do jornal A Gazeta (trabalhei por quase cinco anos) também reclamava em algumas ocasiões, mas era raro. Naquela época não faltavam notícias de crimes. Sem esquecer os corriqueiros, os esquadrões da morte eram atuantes no ofício macabro. Me recordo que Rio Branco (1998) chegou a ser a 3ª capital mais violenta do Brasil (eu fiz a matéria para o jornal a Tribuna, com dados do IBGE).
A realidade mudou. Não apenas pela melhoria na qualidade de vida das pessoas. Pelos investimentos na educação (...mesmo sabendo que muito mais precisa ser feito). É inegável a contribuição da Frente Popular nesse sentido com investimentos em muitas áreas, principalmente na de segurança pública. Entretanto, a busca das pessoas por Deus é, na minha avaliação, o mais significativo para esse resultado satisfatório.
Há uma explosão do evangelho de Jesus Cristo no meio do povo. Todas as camadas sociais no Acre estão sendo afetadas pela onda espiritual. Apesar dos avanços da ciência, da tecnologia as respostas para os anseios mais profundos do ser humano ainda estão no sobrenatural e não no natural. Os números do IBGE não mentem.
Sem querer ser reduntante, mas as igrejas estão crescendo não só nas camadas mais pobres da população, no meio dos ricos também. Vou mais além e digo que antigos intelectuais marxistas, filósofos materialistas, evolucionistas, historiadores, jornalistas e até ateus estão sendo arrastados pela tsunâme espiritual do evangelho. Notadamente as igrejas em células estão tomando casas, ruas, becos, bairros inteiros. Não ficam de fora as empresas, as repartições públicas, insntituições de ensino, principalmente as universidades. Crentes se reúnem para falar de Jesus e orar nos intervalos das aulas.
Em um mundo marcado pela contradição, por guerras e fundamentalismos, pela exploração, por crises econômicas, políticas e morais o Nazareno continua sendo a solução para a paz interior. Sua doutrina continua moderna e revolucionária: "ama o teu próximo como a ti mesmo"; "se não tiver pecados atire a primeira pedra", "ama o teu inimigo"; "se alguém te obriga a andar uma milha, vai com ele duas"; "aquele que não se tornar como uma criança não pode ver a Deus"; "tendes fé"; "Deus é amor"; "quem quer ser o primeiro que seja o último"; "o céu existe eu vim de lá, tem lugar para todos vocês que acreditam em mim"; "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"; etc...
De fato, esse carnaval foi diferente. E vai ser mais diferente ainda. O número de pessoas em retiros espirituais aumentou em progressão geométrica. Muitos que bebiam, se drogavam, matavam, espancavam e faziam arruaças no carnaval estavam distantes da "arena" e do "palco". Em algum lugar da zona rural ou urbana buscavam Deus pelo poder da fé. Um poder maior que toda a força gravitacional do universo. Um poder que transforma vidas, que desperta sonhos.
Sonhos de viver em uma cidade sem violência.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dias de alegria!

Algumas canções evangélicas afirmam que não há lugar melhor no universo do que está na presença de Deus Pai, do seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo. Parece loucura, mas é verdade. Nestes dias de feriado de Carnaval (festa da carne), nós celebramos a festa do espírito. Canções, Palavra, orações e comunhão com os irmãos nos fortalece, nos enche de alegria, de virtudes e de amor. Como é bom! Como é doce a linguagem dos Espírito de Deus. Traz uma paz interior profunda. Gera uma desejo de amar as pessoas da maneira que são. É ver além dos olhos. É sentir além dos sentidos. É estar plugado no céu. E que céu...! É derramar a alma no altar do autor da vida em toda a sua plenitude.

Só tem uma maneira de entender é passando pela mesma experiência. Não perca tempo. Comece renunciando a todos os desejos da carne, fique despido da soberba, do orgulho, da altivez, do conhecimento humano, da sabedoria humana, das preocupações com o amanhã. Esvazie a alma de tudo que pode impedir a entrega total nos braços do criador. Depois deixe a humildade inundar a tua alma, invadir todos os recantos do teu ser. Deixe a luz entrar no lugar mais oculto da tua mente. Vomite tudo o que não presta, tudo que está envenenando a tua alma. Comece de joelhos falando Jesus me lava, me purifica, me justifica e me leva ao teu enocontro nas asas do Espírito Santo. Daí para frente é você e Ele...boa viagem!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Eldorado ganha sede e quadra de esporte

Em parceria com o presidente da Associação de Moradores do Eldorado, Tião Gracindo, conseguimos a construção da sede e a pracinha esportiva. A comunidade está de parabéns pelo líder que tem. Tião acaba de ser eleito para a Umarb como representante da entidade no Conselho Tarifário dos Transportes Coletivo.

Eldorado ganha pavimentação

A pavimentação de algumas ruas do bairro Eldorado, previstas no PGP, foram realizadas, mas com asfalto frio. A prefeitura terá que pavimentá-las definitvamente ano, principalmente a rua Edmundo Pinto que dá acesso a escola Lindaura Leitão. Estive visitando o local.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Redescobrindo (cápítulo I)

Fomos pautados pela professora de jornalismo audiovisual para fazer um documentário. Nosso grupo resolveu sair do trivial, do "feijão com arroz". Sair da "mesmice" como dizia o jornalista Édson Luiz, na editoria da Gazeta em 1993. Eu, Dulcinéia Azevedo, Charlene Carvalho, Chico Araújo, Nonato de Souza, Costa Júnior, Sérgio Vale e Gleílson Miranda saímos feito malucos atrás de uma boa matéria. Pauta fechada, briga na redação pela manchete principal.

Decidimos falar sobre Religião, Ciência e Razão na virada do século. Se vamos conseguir fazer o documentário de 10 minutos? Claro!

Ah! sobre o "feijão com arroz" são essas matérias de violência no trânsito, contra a mulher, contra o idoso, contra a criança, contra, contra, contra e contra...Ufa..!! A idéia é fazer algo diferente, que nos leve a uma reflexão sobre o poder da fé, a existência de Deus no bicentenário do pai da teoria da evolução, o doutor Charles Darwim.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O avivamento chegou!!!

Depois de desistir dos cursos de História (Ufac), Ciências Sociais (Ufac), Jornalismo (Iesacre), Direito (Uninorte) decidi voltar a estudar. Fiz o vestibular novamente, requeri créditos e estou cursando o 3º período de jornalismo. A torcida é grande. Agora, vai!

Os professores são ótimos. Todos conhecidos, alguns já eram meus amigos de trabalho. A turma é jovem e bem divertida. Falam pelos cotovelos. Na sala tem a até a proprietária de uma funerária da cidade.

Porém, o que mais me chamou a atenção foi quando durante o intervalo do primeiro dia de aula alguns jovens se aproximaram e me convidaram para orar. Orar!? é isso mesmo: ORAR.

_ É que durante os intervalos nós gostamos de orar. Você pode fazer isso com a gente?

_ E o local? indaguei.

_ É aqui na sala mesmo.

Fiquei maravilhado com Deus. Jovens buscando uma vida diferente dentro da universidade. Tem sido uma lição de vida. Está sendo uma bênção! Obrigado Deus!

O AVIVAMENTO ESTÁ ÀS PORTAS!!!

O combate a dengue é responsabilidade de todos!
A Bíblia diz que uma vida vale mais que o mundo inteiro. E vale mesmo. Mais do que todos os tesouros ocultos e ainda por serem descobertos. Portanto, o enfrentamento contra a dengue é uma luta pela vida.
Ampliando um requerimento do vereador Alisson Bestene (PP), propus a ida do secretário de Saúde, Paskal Kalil, para debater a questão na Câmara Municipal. Convocar secretários é papel do vereador.
Estou propondo também que pastores evangélicos e demais líderes religiosos entrem nessa guerra. Que orientem seus rebanhos a destruir o mosquito que tem o estranho nome de "aedes egypti".
Além de fazer a nossa parte trabalhando intensamente em nosso ambiente familiar e comunidade, nós cristãos devemos orar, fazer guerra espiritual para repreender toda manifestação malígna.
Para quem não sabe o termo dengue é derivado da frase swahili "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espíritos e, inicialmente, usado para descrever enfermidade que acometeu ingleses durante epidemia, que afetou as Índias Ocidentais Espanholas em 1927-1928[1]. Foi trazida para o continente americano a partir do Velho Mundo, com a colonização no final do século XVIII.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A irmã Mary Theodoro viveu, não morreu!
Quando a Lúcia Maria me telefonou dizendo que a irmã Mary Theodoro tinha morrido fiquei triste com a sua prematura partida (tinha apenas 50 anos). Fizemos um minuto de silêncio na Câmara Municipal em respeito à sua memória e à sua história. Uma bela história. A história de uma mulher lutadora, guerreira, dura quando necessário fosse, mas cheia de ternura e amor para quem necessitasse de sua ajuda.
Ela me ajudou em todas as eleições que disputei na capital. Foi ajuda mesmo.
Ela me faz lembrar o fime "O último Samurai". Assim como no filme não sei contar como ela (a guerreira) morreu, mas como viveu. Que repouse em paz! Que tenha o descando em Deus dos que podem dizer: "Combati o bom combate da vida, terminei a carreira e guardei a fé".
Ao Vildomar (esposo), ao casal de filhos minha eterna gratidão pelo que ela fez e representou por mim.
À sua mãe, irmãos e irmãs que o Espírito Santo console os vossos corações pela dor da perda. Mas como diz a Alda Célia em uma de suas canções: "Sempre haverá a dor antes da glória/Jesus já triunfou para escrever uma nova história. A história de nossa salvação. Ela está com o Pai na glória e habitará na casa do Senhor por longos dias (forever).

Novos desafios

Equanto estava no Nordeste recebi um telefonema do prefeito Raimundo Angelim me convidando para ser seu líder na Câmara Municipal de Rio Branco. Seus argumentos me convenceram. Conheço-o como um homem de família, um professor dedicado, um gestor honesto e competente. Tenho plena consciência das dificuldades da nova tarefa, mas me sinto preparado para vencer mais esse desafio.

O que mais me alegra o coração é saber que não estou sozinho. Além da cobertura espiritual dos apóstolos Afif Arão e Dayse Costa é grande o número de irmãos, amigos e amigas que torcem por mim. Isso me dá força e coragem para trabalhar ainda mais pela minha cidade. Tenho recebido manifestações de apoio e carinho por onde passo. Obrigado a todos, em nome do Senhor Jesus!

Estou na política e faço política porque amo, porque gosto. Quero servir. Tenho uma sede insaciável de ajudar, muito embora reconheça que nem sempre depende de mim, mas Deus está no controle de todas as coisas.