segunda-feira, 31 de março de 2008

Poema de Rudyard kipling

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando
E, para esses no entanto, achar uma deculpa;
Se és capaz de esperar sem se ti desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretencioso;
Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires;
De sonhar _ sem fazer dos sonhos teus senhores;
Se encontrando a derrota e o triunfo conseguires,
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, porque deste a vida, estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada
Resignado tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe
E a persistir assim quando, exausto, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "persiste";

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus te defenderes;
Se a todos pode ser de alguma utilidade;
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo valor e brilho
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo,
E_ o que ainda é muito mais_ és um Homem, meu filho!

Prezado professor:

Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a educação.
Meu pedido é: ajudem seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopata hábeis.
Ler, escrever e saber aritimética só são importantes
Se fizerem nossas crianças mais humanas.
Texto encontrado após a 2ª Guerra Mundial, num campo de concentração nazista.

Prezado professor:

domingo, 30 de março de 2008

Associação Amigos da Família

O competente e discreto Maurilho Silva acaba de ser escolhido presidente da ONG Amigos da Família, que tem como objetivo promover a defesa, os direitos e o bem estar das famílias de Rio Branco. Além do Maurilho, fazem parte da diretoria a professora Lúcia Moreira, o servidor do Estado Sebastião Renato, o cabo do Exército Daniel Gomes, a funcionária da prefeitura Priscila Cordeiro e o contador Tadeu Hassem.

Creche Nova Vida ficou linda. Parabéns ao Manoel e todos os rotaryanos!!


Creche Vida Nova

Magnésio, Estefânia, João Petrolitano e eu na entrega da creche entre outros convidados. No cartaz pode se ver bem como era a creche e a transformação que sofreu.

Creche Vida Nova

Com apoio do Rotary a comunidade do Jorge Lavocat ganhou uma nova creche, além de um Centro de Formação agregado. O bom amigo João Petrolitano foi escolhido governador do Rotary para 2008. A creche Nova Vida, de fato, tem agora uma vida nova! Parabéns aos rotaryanos.

Unidade política em construção!

Há cerca de um ano venho afirmando que o deputado federal Henrique Afonso (em vias de ser expulso do PT) é a liderança capaz de promover a unidade política dos evangélicos. As bandeiras de luta que levanta é comum a todos os evangélicos do Acre, do Brasil e do Mundo. O mais importante é que ele - que também é pastor - não tem buscado a promoção pessoal, mas do Reino de Deus. Henrique não apenas prega a Palavra, ele vive a Palavra!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Geração perversa!

A maioria das pessoas que entraram pelo caminho dos mais baixos instintos sexuais terminaram a vida loucas, depressivas, oprimidas, angustiadas ou cometeram suicídio. Fizeram da imoralidade sexual a razão de suas existências. Foram fundo em novas experiência mesmo sabendo que é um caminho sem volta. Se empanturraram do fruto da árvore proibida. Ficaram empachadas pelo pecado. Adoeceram na mente. Se tornaram em escombros internamente. Moralmente, não há no que se apoiar. A estrutura espiritural e moral interna ruiu. A casa caiu e foi grande a sua queda! Jesus Cristo chamou de geração perversa: "até quando vos sofrereis".

Sodoma e Gomorra

Não resta dúvida de que vivemos dias de Sodoma e Gomorra. O Brasil é o campeão mundial de pornografia, principalmente infantil. A nação brasileira mergulha no oceano do caos, no mar da imoralidade e nos lagos da promiscuidade e depravação. O mais grave: Os que se opõem são taxados de "atrasados", "reacionários", "homofóbicos", "fanáticos" e "loucos". Ao longo da história da humanidade, as nações que enveredaram pela permissividade pagaram um alto preço. Egito, Babilônia, Israel (em alguma situações) e Roma são apenas alguns exemplos do que aconteceu na antiguidade. Afirmo isto sem fundamentalismo, sem sectarismo e sem ser obtuso.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Casal do avivamento

Deus tem sido muito misericordioso comigo e minha família. Nos colocou debaixo do cajado do Apóstolo Afif Arão e da pastora Dayse. São quase nove anos de caminhada. Temos a honra de serví-los. Atendendo seu pedido e orientação sou candidato a reeleição, mas já lhe fiz um pedido: Para deputado estadual me poupe, me preserve. Vamos escolher outro nome. Graças a Deus e como sempre compreenderam minhas razões.

Correção de rumos

Depois da última discussão política em que entrei, que foi uma verdadeira confusão, decidir calar a boca, não escrever mais nada para jornais e me resguardar de algumas opiniões. Apenas visitar amigos, conversar em locais públicos e reafirmar minha candidatura a reeleição, além de trabalhar em projetos de cunho social. Há mais tempo tivesse feito isso. Nunca foi tão forte na minha vida o versículo de Paulo: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; que são chamados segundo o seu propósito".

Unidade política

O deputado federal Henrique Afonso (em vias de ser expulso do PT) tem se constituído na liderança capaz de unificar politicamente as igrejas evangélicas no Acre. Afirmei isso há mais de um ano. Ontem depois de ver a Jornada Evangélica pela Vida realizada na frente do Palácio Rio Branco, o jornalista Luís Carlos me ligou para dizer: você tinha razão. Particularmente creio que na hora em que as igrejas se unirem os rumos das eleições no Acre mudam.

quinta-feira, 20 de março de 2008

PELA CULATRA

Evangelho dispara em Rio Branco

Apesar das inúmeras tentativas de impedir o crescimento das igrejas, Rio Branco está situada hoje no Brasil como a capital em que mais cresce o número de evangélicos. Na verdade não se trata de "religião", mas de uma nova proposta de vida. Certa ocasião Pedro respondeu a Jesus que questionava sua motivação em seguí-lo: "Para onde iremos nós, se só tu tens palavras de vida eterna".

Duas Caras, característica do capeta!

Evangélicos amam os homossexuais
A novela "Duas Caras", da Rede Globo, tenta passar para a sociedade brasileira que os evangélicos são homofóbicos. A bem da verdade, os evangélicos são os que mais amam os homossexuais. Nossas igrejas estão lotadas de pessoas que tiveram experiências amargas nesssa área. Aqui no Acre, uma lésbica tentou passar a idéia de que o assassinato de dois homossexuais o ano passado em Rio Branco foi resultado do ódio aos gays. Não foi. Os dois crimes brutais foram passionais. Briga de amantes. Que fique claro!!

sexta-feira, 14 de março de 2008

A vida de um político!

Quase todos os dias leio notas, comentários e reportagens sobre a vida fácil dos políticos. Fico impressionado com a falta de informação. A maioria dos políticos que conheço trabalha cerca de 12 horas por dia, gasta praticamente tudo o que ganha com os eleitores, sacrifica a família e vive perdendo sono nas madrugadas. Se é assim por que a maioria dos políticos deseja continuar no mandato e os que ainda não são querem sê-lo?
No meu caso particular afirmo que continuo na política por três movitos básicos:
1. O apóstolo Afif Arão - meu líder espiritual - quer que eu continue sendo político. Segundo ele, é um ministério. A propósito, foi ele que me chamou e pediu que eu fosse candidato a vereador em 2004. Dois anos antes - em 2000 - eu quís ser candidato a deputado estadual ele disse: NÃO! Obedeci sem questionar.
2. Gosto de servir as pessoas. A política é antes de mais nada um meio de servirmos a sociedade. A política é uma função nobre muito embora esteja tão desgastada pelos constantes escândalos. Eu creio no aperfeiçoamento da política e dos políticos, principalmente quando aceitamos as críticas, operamos a mudança - que é a proposta do evangelho de Jesus - e agimos com novas atitudes.
3. Me sinto recompensado emocionalmente servindo as pessoas. Dar prazer ajudar alguém. É bom. Se sentir útil é maravilhoso.

quinta-feira, 13 de março de 2008

A alma...!

Tenho lido bastante sobre a alma. Ela é apenas química, como dizem os organicistas, ou não? Qual a natureza do medo? da alegria? da coragem? da depressão? Tudo não passaria dos neurônios que também seriam responsáveis pela produção do pensamento. Segundo Agusto Cury, quando Jesus Cristo pronunciou a última frase na cruz do calvário "Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito", ele levou a alma humana além da dimensão do cérebro. Jesus abriu a janela da eternidade. Por diversas vezes nos evangelhos Jesus se coloca como a Porta e o Caminho para essa eternidade. Como entender o que Ele disse: Antes que o Universo visível fosse criado Ele já existia. Dia desses ouvi do apóstolo Arão: A fé é maior que as religiões e mais profunda do que a filosofia.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Em Assis Brasil o senador Tião Viana ladeado por mim e pelo meu tio Wilson Araújo Silva, que aos 80 anos de idade, continua sendo um bom combatente soldado da borracha.

Política de exclusão!!

Ao privilegiar apenas os médicos formados em Cuba com a revalidação do diploma pela Ufac, alguns membros da bancada federal excluem os bons profissionais formados na Bolívia. MÉDICOS BOLIVIANOS OU BRASILEIROS FORMADOS NA BOLÍVIA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR, DO PRONTO SOCORRO BEM COMO DE HOSPITAIS DO INTERIOR EM CIDADES COMO SENA MADUREIRA, CRUZEIRO DO SUL E BRASILÉIA. Estes profissionais já possuem o CRM e atuam legalmente no Estado. Com certeza o melhor caminho a ser seguido pelos excluídos é promover uma enxurrada de processos contra a Ufac na Justiça Federal que, CONSTITUCIONALMENTE, tem o dever de revalidar de todos os profissionais formados no exgterior. Tudo dentro da lei evidentemente!!!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Amigo

O vereador Márcio Oliveira (PTN) tem sido um dos parlamentares mais atuantes na Câmara Municipal. Tem larga experiência na vida pública. Sua presença na Casa contribui muito para o novo perfil da Legislativo. Na verdade, Márcio é um grande amigo!

Reunião Seop


Reunião na Seop

Acompanhei moradores do bairro Siqueira Campos em uma reunião com o Secretário de Obras do Estado, Eduardo e sua equipe. Esses moradores residem ao longo do igarapé Fundo que será totalmente urbanizado.

terça-feira, 4 de março de 2008

Tião Viana

Estive em Assis Brasil com o senador Tião Viana. Foi bastante produtiva a viagem. Encontrei velhos amigos da região do Alto Acre. Fazer política ao lado de Tião Viana é gratificante. Sem dúvida alguma será o futuro governador do Acre.

Índice alto de gravidez na adolescência preocupa Astério

Astério cobra ônibus novos para usuários da capital

Astério pede mais ônibus para trecho da Uninorte

Vereador recorre a Bíblia para combater a compra de votos

“Se providências não forem tomadas a eleição de 2008 será uma mera repetição do festival de compras de votos da de 2006”, adverte o jornalista e vereador Astério Moreira, líder do PSB na Câmara Municipal. Segundo ele, a Justiça Eleitoral precisa agir com o rigor da lei nos casos comprovados de compra de votos e punir todos os envolvidos nesse tipo de crime.

Astério, que é evangélico, lembra que a Bíblia, no livro de Eclesiastes, afirma que “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal”. Segundo ele, a “má obra”, nesse caso, é a compra de votos e “executar o juízo” é a Justiça Eleitoral punir os responsáveis por esse tipo de crime.

O parlamentar afirma que a compra de votos prolifera em meio à população carente e necessitada, mas a sociedade no seu conjunto repudia essa prática nociva a democracia e ao fortalecimento das instituições. “O que se viu nas últimas eleições foi um escândalo”, afirmou. Ressalta, porém, que é necessário assegurar o amplo direito de defesa dos acusados para que, “lá na frente os maus políticos não sejam beneficiados por processos viciados”.
Jornalistas são homenageados em sessão da Câmara Municipal

Os jornalistas que cobrem a Câmara Municipal foram surpreendidos pela homenagem feita pela passagem do Dia do Jornalista de Rio Branco. Presentes a sessão para fazer a cobertura foram convidados a participar juntamente com a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Isaura Maia, o diretor do Iesacre, Sérgio Florido e o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Raimundo Afonso.
O Dia do Jornalista de Rio Branco foi criado pela Câmara em 2005 através de projeto de lei do vereador e jornalista Astério Moreira, líder do PSB na Casa. A data, nove de junho, foi escolhida porque a registra o falecimento do advogado e jornalista, Aloísio Macedo Maia, pai de Isaura Maia e criador da “Balsa para Manacapuru”.
Além do “Dia do Jornalista”, a Câmara Municipal aprovou também a criação do “Prêmio de Jornalismo Aloísio Macedo Maia”, que será realizado no âmbito do Poder Legislativo a partir de junho de 2007.
Vereador Astério Moreira apóia luta de deputado federal Henrique Afonso contra o aborto e pela vida
Projeto do vereador Astério Moreira (PSB) cria prevenção de câncer bucal em centro de saúde municipal

A prefeitura de Rio Branco deve implantar nos próximos dias o serviço de prevenção de câncer na boca. O projeto foi apresentado pelo vereador Astério Moreira, líder do PSB na Câmara Municipal. A proposta foi apresentada por ocasião da ida do prefeito Raimundo Angelim (PT) à Câmara na reabertura dos trabalhos legislativo.
De acordo com Astério Moreira, o prefeito foi bastante sensível ao projeto. “A saúde preventiva dá resultados práticos. Quando se detectar um câncer no início salva-se vidas e se evita mutilações na face e na boca”, explica o parlamentar.
Segundo ele, o mais importante é que o projeto será executado em um centro de saúde voltado para atender a população carente. Astério afirma também que o índice desse tipo de câncer vem crescendo e preocupa bastante. “Infelizmente muitos continuam mascando tabaco e fumando o que agrava a situação”.
O prefeito gostou do projeto e já convocou a equipe responsável pela saúde pública para iniciar imediatamente sua implantação.

Polícia da Família

Estive ontem com a delegada Lúcia na base do Vitória. Era só desolação com o fim da Polícia da Família. Não adianta afirmar ao contrário. É uma grande pena. Segundo o secretário de Segurança, Antônio Monteiro, a PM será a responsável pela Polícia Comunitária. Não é a mesma coisa. O fim da Polícia da Família em que a Polícia Civil e a Polícia Militar de fato trabalham integradas é o maior equívoco do governo Binho Marques. Registre-se! Um lindo projeto naufraga por conta de vaidades dentro do aparelho do Estado (PM e Civil). É lamentável, profundamente lamentável...!

Siqueira Campos
Estive reunido ontem com cerca de cem moradores do bairro Siqueira Campos. Estão apavorados com a idéia de serem removidos por conta da obra de vitalização do Igarapé Fundo. A equipe da Seops nos recebe hoje para maiores informações.

sábado, 1 de março de 2008

Escuta-me!!!

Astério, por que nom te callas?

Você fica falando o tempo todo que “passado é passado e não volta nunca mais”. Pois é, você viu o estrago que fez ao não controlar suas emoções. Ao ficar aborrecido com as duras palavras do jornalista contra você no Ac24horas. Não é você que fica falando na televisão que a Bíblia diz que a “palavra dura suscita a ira e a branda desvia o furor?”. E agora meu amigo? Você se enfureceu e viu o estrago que fez? Tá vendo as feridas sangrando? Está vendo um montão de gente magoada e ferida com você? Algumas até te odiando?

Me lembro que desde que você nasceu que tua mãe te dizia: “quem muito se abaixa o fundo aparece”. Por que nom te callas? Eu não te ensinei que você tem uma só boca e duas orelhas para ter que ouvir mais do que falar. Tem coisas que outros podem falar a vontade, mas você não! Na tua boca alguns assuntos são proibidos. Ninguém gosta de ter o passado revolvido. Eu te ensinei que “quem vai passando e se mete em questão alheia e como pegar um cão bravo pelas orelhas”.

Eu te ensinei também a não confiar em todo mundo. Não te disse “seja prudente como as serpentes”. Também te e ensinei a não responder críticas a não alimentar o monstro da crítica. Ele vai se alimentando cada vez mais e engordando e destilando ódio. E agora? Perdi tempo com você, te ajudei, te instruí, moldei o teu caráter em poucas palavras você destrói tudo. Lembra que eu te disse também que iam esconder as tuas virtudes e expor teus defeitos, tuas falhas. Lembra que eu falei que a alma gosta de cobrar aquilo que ela não consegue ser?

Quem começou tudo não foi você mesmo, quando escreveu umas besteiras para a Tribuna achando que era o máximo. Que estava abafando? E mais: com a arrogância em achar que estava ajudando alguém. Explique-me agora qual a necessidade de tudo isso? A justiça não pode ser aplicada a sua maneira, mas a minha. Por que nom te callas? Agora vem se humilhando e dizendo Senhor me socorre! Ajuda-me! Estou cercado de inimigos! Todos me odeiam! Estou só e cercado de inimigos? Estou no fundo de um abismo? Ai Senhor, o príncipe da Pérsia se levantou contra mim. Ajuda-me!

Reclamas que são dias de angústia, de perseguição, dias de vergonha. Que me apresse em socorrer-te. Me buscas na aflição. Pois bem, Astério, vais fazer o que te mandei. Calla-te! Vai ajudar a creche do Santa Inês, do Aírton Sena, do Montanhês, as crianças carentes da academia do Luís Sérgio. Vai ajudar os necessitados, os famintos, aos angustiados de espírito, leva a minha palavra aos que estão em trevas, aos alcoólatras, aos drogados, aos enfermos. Aos que estão com câncer. Sente a dor deles, de todos os que se acham desamparados. Sofre com eles e esquece o fulano, o beltrano e os cicranos...

Tem te faltado o pão? Andas nu, por acaso? Achas que foram os homens que te deram esse efêmero mandato de vereador que te oprime e te angustia? Podes mudar com a tua força o destino? Sabes por acaso o dia em que vou te tirar dessa carcaça chamada corpo humano? Não, não sabes de nada! Portanto, te callas! E ouves a minha voz! Queres ajudar quem não precisa de ajuda. Deixa a vida seguir o seu curso. Dentro em pouco essa geração será ceifada como a erva que murcha. Nada disso terá mais valor. Vou de devolver a paz, mas calla-te. De hoje em diante só fales o que eu mandar. Escolhe, pois a vida!

Anônimo

Não me chames de Anônimo, não gosto, porque EU SOU!