terça-feira, 27 de novembro de 2007



A melhor forma de fazer política é trabalhar em prol da comunidade. O discurso deve vir acompanhado das ações. Essa é uma das marcas da administração do prefeito Angelim. Sempre é dada aos vereadores a oportunidade de se expresarem nas solenidades da prefeitura. Quando a Câmara e a prefeitura trabalham em parceria a população sai ganhando.

Peregrinação na periferia



Continuo minha peregrinação pelos bairros periféricos. A população é mais carente de atenção do que de obras. O bairro Alto Alegre é um dos poucos que a prefeitura ainda não fez uma intervenção mais concreta. A boa notícia é que recursos já foram alocados no Programa de Gestão Participativa (PGP) para o ano que vem.

Confabulando!


Assim como Tião, Jorge, Marina e Sibá Machado o governador Binho Marques será decisivo na reeleição do prefeito Raimundo Angelim. Aliás o Binho, com esse cabanhaque trotskista, vai deslanchando sua administração na competência da gestão. Descentraliza e administra sem fazer força.

Eleições 2008, um breve passeio!

Assim como as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 já começaram, as eleições municipais em todo o Acre, também.

Nos bastidores é travada uma verdadeira guerra. Até o processo de escolha de diretores de escolas fez parte da disputa eleitoral do ano que vem.

Partidos e candidatos demarcaram territórios na briga pelos votos. E assim caminha a humanidade.

Em Assis Brasil, o ex-prefeito Zum, filiado ao PSB recentemente, está azucrinando o PT com fortes chances de suceder Manoelzinho.


Em Brasiléia, a prefeito Leila Galvão (PT) está sem adversários. O ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB) está sendo forçado a ir para a disputa.

Segundo Lopes, com a ida o vereador Zemar para a Frente POpular ele será obrigado a disputar mais uma eleição.


Por sua vez, o deputado Delórgens Campos (PSB) não abre mão de indicar o irmão, Delrimar Campos o vice de Leila. Tem lá suas razões, mas o PT se treme todo ao ventilar a possibilidade.

Em Epitaciolândia o PT rachou de vez com o prefeito José Ronaldo. Pegando carona na disputa o sobrinho de Zé Ronaldo, o advogado André Hassem (PSDC) deslancha na candidatura.


Sem medo de errar em Xapuri, o prefeito deverá ser o suplente de deputado Manoel Morais. Isto, com PT ou sem o PT; com Wanderley ou sem o mesmo.

Em Capixaba a situação está indefinida. Ao que tudo indica, o prefeito Joás deverá descer de balsa para Manacapuru. Prometeu muito, não cumpriu nada.


Em Quinari – o nome nunca deveria ter sido mudado para senador Guiomard (não pelo ilustre personagem, mas pelas história) –, o prefeito Celso Ribeiro nade de braçada. O melhor vice hoje seria o delegado de Polícia Messias Ribeiro.

Em Rio Branco é simples. Com todo respeito a candidatos e partidos, mas derrotar o prefeito Raimundo Angelim (PT) é quase impossível.


Juntando toda a oposição, inclusive o PMDB, Angelim ainda coloca mais de cinco mil votos de diferença na cabeça de qualquer candidato.

Tirar do prefeito Padeiro mais uma eleição em Bujari é missão impossível IV. O prefeito Michel (PT) que se cuide. Padeiro é amado pelo povo da sua cidade. Nesse caso de paixão, não há solução.

Quanto mais cabras, mas cabritos. É o que ocorre em Sena Madureira. Quanto mais candidatos a prefeito aparecem é melhor para Nilson Areal.


Além disso, com a decisão de Petecão em ser candidato na capital, a cúpula da Frente Popular vai investir pesado em Areal.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Em busca da cura...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

UMA NOITE INESQUECÍVEL!

Ele veio para a célula acompanhado do Vildomar. Magro, ombro arqueado, óculos fundo de garrafa, introvertido, mas também curioso. Apesar do olhar firme parecia um peixe fora d’água. Naquele dia Deus mudaria sua história de vida e ele nem desconfiava.

Ao ver os convidados, tive a idéia de fazer o quebra-gelos sugerindo que todos se apresentassem e dissessem quem os convidou. Quando chegou a sua vez ele foi claro e objetivo:

_ Meu nome é ......, quem me convidou foi o Vildomar, vim para agradá-lo por ser meu amigo, mas não gosto de estar aqui.

Suas palavras soaram como uma chicotada nos presentes. Ele apenas foi sincero. Não quis agredir ninguém. Respondi na “bucha”. Jamais deixaria passar uma oportunidade de ouro daquelas.

_ Deus gosta de homens como você. Sinceros e honestos com Ele e consigo mesmo. Pessoas assim que Ele precisa. Que Ele anda procurando.

Iniciamos a célula. Veio o louvor e tocou a todos profundamente. “Preciso de Ti”, da Ana Paula, acabara de ser lançado. A unção nos pegou. O Espírito Santo nos deixou quebrantados. Os céus se abriram. Nossas almas se derramaram na presença de Deus como o orvalho da noite sobre a terra.

Recordo-me que o tema da palavra falava sobre o “O Amor de Deus”. Expliquei que o amor de Deus é incondicional. Que seu filho morreu em uma cruz por todos indistintamente. A espada de dois gumes afiada penetrou fundo. Depois de uns vinte minutos de “predicación” ele me interrompeu:

_ Posso falar?

_ Claro, na célula nós compartilhamos a Palavra. É na comunhão que o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Fale!

_ Como você me explica traficantes como o Gordo e o Escadinha, no Rio de Janeiro, depois de venderem tanta droga, destruírem tantas vidas jovens, hoje andam nos presídios com uma Bíblia pregando o evangelho? Eles merecem perdão?

_ Sim, merecem, respondi. O amor de Deus é incondicional. Não importa quem você foi ou o que fez no passado. Ele te oferece uma vida nova a partir do momento em que decides caminhar com Ele. Todos os pecados são perdoados. Tudo é apagado. Você passa a ser uma nova pessoa. Teus olhos espirituais são abertos. Dentro de ti se ascende uma luz.

Ele ficou calado até o final da pregação. Quando terminei perguntei quem gostaria de receber oração na cadeira da bênção. Ele veio chorando, se derramando em lágrimas, parecia uma cachoeira. Louvei a Deus pela vida dele. Mais um recebeu a revelação. Oramos, nos abraçamos, choramos e sorrimos. Escancarou o coração.

Na hora do lanche foi mais cura. Há quase um mês que ele não sentia o sabor da comida. O pão de queijo quentinho estava uma delícia. Deus restaurou sua sorte em todos os níveis. Hoje ele é líder de célula, sua esposa também, alguns de seus filhos, idem. Toda a família foi liberta.

Quando todos foram embora fui para o meu lugar secreto no quintal e fiquei no escuro olhando o céu estrelado. Aquela noite era uma noite diferente. Havia um esplendor. Um brilho inexplicável. Disse comigo mesmo:

_ Deus, esse universo é tão grande. Tempo e espaço são infinitos, mas mesmo assim Tu te preocupas com seres humanos tão frágeis e tão pequenos. O tempo de nossa existência nessa terra é tão curto. Fiquei ali chorando um bom tempo, sentindo como é bom ser amado por um Deus tão misericordioso. Fui envolvido por um amor tão profundo por toda a humanidade. Senti-me ligado a todas as pessoas do mundo nos continentes mais distantes, nos lugares mais longínquos. Senti que muitas estão presas e escravizadas pelas convenções sociais, pelos preconceitos, pela cobiça, pelo ódio, pela violência, pelas drogas, pela religiosidade, pela intolerância, pela indiferença, pela imcompreensão. Apesar de tudo, foi uma noite tão bela. Uma noite inesquecível de comunhão com o Pai.

Célula, uma estação de cura!

Recordo-me muito bem quando os pastores Elias e Socorro - não o eram na época - vieram a nossa casa há cerca de quatro anos para abrir uma célula. A pastora leu a história da Arca do Senhor e de como ela ficou na casa de Obede_Edom e o fez prosperar. Eles nos disseram: “Uma célula é como a Arca de Deus na casa de vocês”. Foi o primeiro amor.

Durante esse tempo, muitas pessoas vieram e nossa casa. Umas ficaram. Outras foram embora seguindo o curso da vida e do destino escolhido por elas mesmas. Inúmeras vidas foram resgatadas do mundo, casamentos foram transformados, viciados foram libertos e enfermos foram curados. Famílias inteiras também curadas pelo poder do evangelho de Yeshua Hamachiac (Jesus Cristo). Multiplicamos-nos.

No começo havia uma preocupação: “Eles moram longe, não há ônibus, como alguém vai a casa deles”? Sempre acreditamos que para quem quer Deus realmente não existem distâncias, nem desertos, nem mares, rios e montanhas. Ainda mais ir a um local agradável cercado de campos e lagos…as almas vieram, continuam vindo e bebendo da fonte. Jesus é a fonte.

Hoje, voltando no tempo, vejo que vale a pena ter uma célula em casa. Não sei o que seria de mim e da minha família sem Deus, sem as células que cuidamos. Se outros foram abençoados, nós fomos muito mais. Eu a Lúcia fomos curados em muitas áreas de nossas vidas. Crescemos em Deus. Nosso relacionamento é outro. Apesar dos problemas - Jesus disse que no mundo os teríamos – predominam a confiança, a ternura e o amor. A célula, de fato, é uma estação de cura
!

Naluh não veste pijama!!

A deputada sem partido Naluh Gouveia, futura conselheira do TCE, tem um peso eleitoral dentro da educação muito forte. Vários são os candidatos a diretores de escolas que recorrem ao seu apoio. "Se a Naluh me apoiar aumentam as minhas chances de vencer". É o que se houve nos bastidores. Pela própria natureza, a função de conselheira vai afastá-la do centro das decisões políticas. Como ela sempre será imprevisível em suas atitudes, o tempo dirá qual será sua postura diante de algumas situações que sempre exigiram sua participação. Naluh será uma conselheira discreta, ou vai continuar no olho do furacão? Vale lembrar que não é de seu feitío pendurar chuteiras ou vestir pijamas.

Mau exemplo!

Em algumas escolas a eleição para diretor, que acontece amanhã, está sendo marcada pela compra de votos. Pelo visto, a prática está sendo institucionalizada o que é uma vergonha e favorece a corrupção em todos os níveis. Professores, pais e alunos não podem aceitar esse absurdo que no futuro trará prejuízos para a própria escola. Qualquer diretor que se eleger comprando votos não terá compromisso com a escola. Pior: vai meter a mão nos parcos recursos para cobrir os prejuízos da eleição.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Céu de brigadeiro!

Acabo de chegar de Cobija; da Corte de Justiça. Minha irmã foi ouvida pelo MP e pelo juiz que determinou sua imediata soltura da Casa de Custódia em Villa Busch. Tudo foi devidamente esclarecido. Saiu de lá ansiosa para abraçar seus filhos Miguel (um ano e meio), Alexandre (cinco anos) e falar com a filha Diana (18 anos que estuda medicina em Santa Cruz de La Sierra). A moça alvejada com o tiro também está bem e prestou depoimento isentando minha irmã no caso. Ela reconhece também que errou.

Foram dias de muitas lágrimas. Choramos bastante. Muito mesmo. Não temos a índole de criminosos, de assassinos, de homicidas. Na hora em que minha irmã fez sua defesa perante a Corte de Justiça até o juiz marejou os olhos de lágrimas quando ela disse no perfeito espanhol que "aprendeu a salvar vidas diariamente no hospital e não a tirá-las". Apesar dos dias maus, aprendemos e descobrimos muitas coisas e a principal foi a de que nós nos amamos profunda e intensamente. Nos redescobrimos como família. Nos abraçamos e sofremos juntos. Ela fez aniversário ontem, 19 de novembro. Nasceu para uma nova vida cheia de esperança e de paz.
Me surpreendeu o tratamento dado pela polícia e pelas autoridades bolivanas. Fomos tratados com presteza e fidalguia. O Conculado brasileiro em Cobija, o delegado de Polícia de Brasiléia foram impecáveis no apoio. Somos eternamente gratos ao secretário Antônio Monteiro, ao senador Tião Viana e a todos os amigos que estiveram ao nosso lado nesse momento difícil. Ao apóstolo Afif Arão e a Igreja Renovada pelas orações e pelo amor manifestado. Também amamos vocês. Está registrado em nosso coração por toda a eternidade.
Graça e Paz!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Na fronteira

Estou na fronteira dando uma força para a minhã irmã, é claro. Como bem diz a Palavra: "Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus; que são chamados segundo o seu propósito". Tudo coopera!

Por falar em cooperação, desde domingo que estou escrevendo para o Jornal A Tribuna, do meu amigo Ely Assem. Vale tudo. Matéria de política, de cidade e de polícia. Eu quero é escrever.

A propósito, só faltaram dizer que eu comprei um arma, coloquei na mão de minha irmã e mandei ela atirar na empregada-amante do marido. A que ponto chega a inveja. Xô satanás! com "s" minúsculo mesmo.

Recebo ligação do gabinete do senador Tião Viana preocupado com a situação da minha irmã na Bolívia. Essa preocupação demonstra apreço, carinho, respeito e consideração pelas pessoas. Ele faz isso por qualquer um indistintamente.

Só tem uma maneira de me ver pescando é ir a uma de minhas células da Igreja Renovada. Fui chamado para ser pescador de almas. Aceitei o ofício. Junto com a Lúcia temos mais de 30 células e vamos nos multiplicar em dezembro.

domingo, 18 de novembro de 2007

REPONDO A VERDADE

As informações da matéria “Traição: Brasileira tenta matar boliviana”, publicada em A Tribuna, de hoje, domingo, 18 de novembro de 2007, contêm informações falsas. NÃO É VERDADE QUE A MINHA IRMÃ, A ENFERMEIRA DAMARES MOREIRA FARAH, atirou várias vezes em uma boliviana que, segundo a matéria, seria sua empregada doméstica. Que teria, (pasmem) flagrado o marido na cama com a suposta vítima; que ele teria pulado pela janela; que teria dado vários disparos de revólver e que a vítima se encontrava em estado grave no hospital de Cobija; que Damares teria tentado fugir, mas foi detida pela policia boliviana e que eu me encontrava pescando no Igarapé Bufeu, no seringal São Pedro em Assis Brasil. TUDO FALSO!

SUA EMPREGADA É BRASILEIRA
UM ÚNICO DISPARO FOI ACIDENTAL NO BRAÇO ESQUERDO DEPOIS DE UMA DISCUSSÃO
FOI SOCORRIDA POR DAMARES QUE CHAMOU A AMBULÃNCIA E A POLÍCIA (CONFORME DEPOIMENTO DAS DUAS). O TIRO FOI NO BRAÇO E NÃO TEM NINGUÉM EM COMA PROFUNDO TÃO POUCO EXISTE SEGREDO DE JUSTIÇA NO CASO.
JAMAIS TENTOU FUGIR PARA O BRASIL, SE QUISESSE TERIA FEITO, JÁ QUE SUA CASA FICA A POUCOS METROS DA ADUANA.
QUANTO A MIM, ESTAVA EM BRASILÉIA PARTICIPANDO DO ENCONTRO TRINACIONAL E ACOMPANHANDO O SENADOR TIÃO VIANA NA VISITA QUE FEZ A EPITACIOLÂNDIA E BRASILÉIA. ALMOCEI COM ELE NO RESTAURANTE CASA DO VINHO DEPOIS FOMOS VISITAR O HOSPITAL.
APESAR DE GOSTAR MUITO DE PESCARIA, HÁ MAIS DE SEIS ANOS QUE NÃO PESCO. NÃO EXISTE NENHUM IGARAPÉ BUFEU NO SERINGAL SÃO PEDRO EM ASSIS BRASIL. O BUFEU FICA NO SERINGAL SACADO
QUEM PASSOU A INFORMAÇÃO AO REPÓRTER ANTÔNIO CARLOS TEVE A INTENÇÃO DELIBERADA DE ME PREJUDICAR POLITICAMENTE DISTORCENDO A VERDADE.

É A VERDADE!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

"O Dia do Perdão"

Os vereadores da base de sustentação do prefeito Raimundo Angelim, da qual eu faço parte, decidiram aprovar a proposta que fiz de se estabelecer o dia 31 de dezembro como "O Dia do Perdão" na cidade de Rio Branco. Perdoar é um sentimento divino que se origina no amor, no carinho e no afeto.
Na verdade no dia 31 de dezembro as pessoas costumam exercitar o perdão. O fato de se tornar lei não obriga ninguém a perdoar. Não há punição, mas arremete-nos a reflexão. Além disso, devidamente divulgado pode se tornar um marco no imaginário popular. Em relaçao aos gozadores de plantão, já os perdoei.
A lei foi inspirada no Yonk Pur dos judeus, ou seja, o Dia do Perdão. O vocábulo "Pur" no antigo aramáico, também significa sorte, razão pela qual eles também celebram a festa do "Purim", ou seja, "Deus mudou a nossa sorte". A festa do Purim foi criada durante o reinado de Xerxes (nome persa) e Assuero (nome hebráico), quando ele anulou um decreto que determinava o extermínio de todos os judeus nas 127 províncias do seu império que se estendia da Índia a Etiópia.
Xerxes, que lutou com o rei de Esparta, Leônidas, na batalha das Termópilas se apaixonou pela Rainha Ester (judia), sobrinha de Mordecai e, assim como aconteceu com José no Egito, Mordecai foi escolhido pelo imperador como o segundo na hierarquia. Segundo a Bíblia, Deus proveu o livramento de seu povo Israel.
REELEIÇÃO
O prefeito Raimundo Angelim está cumprindo fielmente ao que se propôs: cuidar da cidade e ampliar os investimentos em Educação, Saúde, saneamento básico, abastecimento de água, construir calçadas e pavimentar avenidas e ruas de alguns bairros periféricos. É louvável não haver denúncias de corrupção contra sua gestão. Esses fatos somados por si só respaldam sua reeleição. Para saber se realmente ele está fazendo o que afirmo basta lembrar Rio Branco em dezembro de 2004, quando o abandono, o lixo e a buraqueira eram cartões postais da cidade.

POLÍTICO OU TÉCNICO?
Binho Marques e Raimundo Angelim são gestores. É evidente. A reclamação que mais ouço nos bastidores é de que na hora de pedir votos recorrem aos políticos, mas blindam a administração para ingerências políticas. Melhor dizendo, a participação de políticos nas decisões de obras e projetos. Reclamam que reivindicações políticas não são atendidas. Essa seria, inclusive, a maior mágoa do deputado federal Sérgio Petecão, razão pela qual está rebelado e querendo se entrincheirar no campo da oposição.

A EXPLICAÇÃO
A explicação mais plausível que encontrei é que políticos administrando sem um perfil técnico – ou se permitindo a ingerência política na administração – o caos se instala. Político no sentido aqui configurado vive de fazer favores, o que também é inerente ao nosso sistema, portanto, costumam confundir o público com o privado. Quem justifica cita como exemplo administrações passadas tanto no governo quanto na prefeitura que foram verdadeiros desastres.

MAIS VALIA
Empresário que se preza não é político. Quando envereda por esta senda costuma falir rapidamente. Encerra a carreira todo endividado. É menos difícil um político se transformar em empresário do que um empresário em político. A explicação é simples: o empresário vive do lucro, o político (infelizmente) de fazer favores.

MUDANÇA DE MENTE
A imagem dos políticos e a política em si só vão melhorar quando a população compreender que a troca de favores é nociva ao bem comum. Que estimula a corrupção em todos os níveis da administração pública e privada. Fazer favor custa caro e sempre é debitado nos cofres públicos. Alguém tem que pagar a conta. É necessário entender também que o político deve ser avaliado pelo resultado de seu trabalho como homem público e não como aquele que “ajuda mais”.





segunda-feira, 12 de novembro de 2007

QUEREM MATAR UM SONHO!

Há cerca de quatro meses fui convidado para ajudar na criação da creche Vivendo e Aprendendo no bairro Santa Inês. A TV Gazeta (Adaílson, Edvaldo Souza e Alan) mostraram o trabalho voluntário liderado pela Maria do Carmo, a Carmita, em favor de crianças e mães carentes.
O trabalho se desenvolveu. Várias pessoas e instituições estão colaborando. Mais de 40 crianças estão sendo cuidadas, inclusive, em processo de alfabetização. O grupo de Senhoras Anos Dourados fez a festa do Dia das Crianças na creche. Foi lindo. As coisas começam a fluir. A dispensa está cheia...
O dono da casa onde funciona a creche veio com uma conversa fiada afirmando ter necessidades urgentes de vender o local. Deu o prazo até janeiro para que encontremos outro espaço. Quando instalamos a creche ele pedia R$ 20 mil. A conversa agora é de R$ 35 mil. Estou usando a prerrogativa de vereador para pedir que a prefeitura entre na briga: Compre o local ou ajudando a encontrar outro.
A creche Vivendo e Aprendendo não pode ser fechada. Seria um absurdo e um golpe mortal no sonho de pessoas que não recebem nada de governos. Doam suas vidas por amor ao próximo.
AJUDE-NOS!

sábado, 10 de novembro de 2007

Maturidade política

Hoje pela manhã tive o prazer de ouvir o ex-governador Jorge Viana falar por quase uma hora. Foi na 12ª Conferência Estadual do PC do B realizada no auditório da Secretaria Estadual de Educação. Como sempre fez abordagens da política nacional e local. Traçou um paralelo interessante sobre o que acontece aqui e lá. Disse que os partidos da Frente Popular precisam ser exigentes na escolha dos candidatos a vereador, prefeito e vice. Segundo ele, é necessário apresentar pessoas honestas para a sociedade.

Sobre Petecão, não fez referência ao nome, mas disse que quando alguém da Frente Popular está querendo fazer carreira solo não deve ser criticado, mas procurado. "Temos que dizer a ele que está errado. Que ninguém ganha sozinho. Que se faz política juntando e não espalhando." Disse também que para ganhar eleição precisa de unidade, muito trabalho e um projeto bom. Ainda de acordo com ele, a humildade é essencial.

Final de carreira

SEMEADURA E COLHEITA
A justiça acaba de declarar a prisão do ex-deputado Roberto Filho. Segundo o MP, ele estaria planejando a morte de um juiz, uma promotora e um suplente de deputado estadual para poder assumir o mandato. A bem da verdade, Filho está apenas colhendo o que plantou. Segundo a Bíblia, a vida e a morte estã no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Um ditado secular diz também: Quem fala demais dá bom dia a cavalo". Quando deputado se tivesse se dedicado a leitura poderia ter saboreado "Quem roeu o meu queijo". Talvez a realidade fosse outra.

ACORDANDO
A Frente Popular aos poucos vai despertando para a ameaça que representa a candidatura do deputado federal Sérgio Petecão (PMN), principalmente depois que ele se aliou a Márcio Bittar. Aos mais céticos, Petecão não é de levar puxão de orelha de ninguém, muitos menos de o ex-governador Jorge Viana. Ele é autocéfalo com toda aquela massa cerebral.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PV mostra a cara em Xapuri

Partido Verde

CARTA DE XAPURI

Caros Amigos (as).Nós, membros do Partido Verde em Xapuri, reunidos no dia 03 de novembro de 2007, para analisarmos e debatermos sobre a situação atual das políticas: sociais, econômicas, administrativas, produtivas, institucionais e ambientais do nosso Município. O PV entende que a sociedade xapuriense está vivendo um momento de cautela e reflexão dos princípios democráticos, individuais e coletivos quenorteiam os rumos presentes e futuros de todos os cidadãos. A acomodação e passividade da sociedade e das instituições locais têm contribuído para o surgimento de blocos partidários, que mesmo sem conteúdo doutrinário, respeito aos bens públicos e honestidade pessoal, sobrevivem e mantém seus privilégios a custa da miséria, do medo e do individualismo das pessoas.

Nosso Município não suporta mais viver essa política de privilégios, onde as poucas oportunidades de trabalho que são geradas através da luta de muitos e até da morte de companheiros, alguns políticos, oportunistas, que não cumpriramou cumprem com o exercício do mandato que lhes foram confiados, principalmente no que se refere à execução de políticas públicas fundamentais para o bem estar da população, tais como, saúde, educação, infra-estrutura, habitação, produção, proteção ambiental, etc. se apropriam de maneira inadequada, beneficiando parentes e amigos, a título de favores, a fim de si perpetuarem no poder.O setor produtivo de Xapuri pede SOCORRO.

A preocupação com a execução de grandes projetos, que muitas vezes, visível aos olhos de todos que não possuem sustentação ambiental, relegou a último plano o setor produtivo que sustenta omunicípio com produtos de primeira necessidade da população, levando-a a uma dependência de mais de 95% de produtos que vem de outros municípios, estado e até países estrangeiros.

Esta claro para o Partido Verde que algumas ações praticadas por esses blocos políticos, obrigam a população a alterar cada vez mais o seu modo de vida, reduzindo uma grande parcela da sociedade, a bajuladores e pedintes como mecanismo de sobrevivência. No entanto, entendemos que é chegado o momento de reagirmos, nos posicionando decididamente, em favor de uma política que fortaleça a democracia, a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades, gere dignidade para as pessoas, aumentando a auto-estima e contribuindo para que assumam responsabilidades em favor do desenvolvimento sustentável do nosso Município, ao mesmo tempo em que nos manifestamos contrários a essesiluminados que decidem as verdades locais sobre “vida e morte” de cada um de nós dentro de gabinetes, implanta-ás através do medo, da arrogância, da perseguição pessoal e do toma lá da cá.

O PV, que congrega várias lideranças políticas e pessoas de bem de Xapuri, convida você para filiar-se e ajudar, propondo e executando ações que tornem o Partido Verde uma alternativa política capaz de atender aos anseios a curto,médio e longo prazo da população xapuriense.

Diretório Municipal do Partido Verde - 03/11/07

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sobre a compra de votos (Luís Carlos)...para nossa reflexão!

VIROU UMA PRAGA a compra de votos nas eleições proporcionais no Acre. Hoje, praticamente se elege para vereador quem tiver dinheiro para bancar as famosas “listas” feitas pelos cabos eleitorais. Eu conversava este último final de semana com um vereador de Rio Branco e este me dizia que tinha deixado de fazer visitas aos bairros, para não atender pedidos e guardar dinheiro para o dia da eleição. A situação deste vereador não difere dos demais. Antes, o voto tinha valor moral, pesava a figura do candidato, hoje o que pesa mais é o dinheiro para comprar votos. Eleição agora não se ganha mais com o verbo, mas com a verba. A grande questão é que o Tribunal Regional Eleitoral não tem a seu dispor um grande aparato de fiscalização. E para completar, grande parte dos processos que chegam na pauta para o julgamento estão mal instruídos, e aí os acusados são inocentados. Aquele carnaval de proibições de uso de camisas, bottons, showmício, e etc, foi uma mera panacéia. Em nada inibiu os compradores de votos. E não esperem mudanças para 2008. Vai continuar se elegendo quem tiver dinheiro para pagar os eleitores. Este é o jogo real.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A RESPOSTA

Disse ao Luís Carlos: "Não acredito nessas pesquisas. Hoje, gostando ou não, o prefeito Raimundo Angelim é imbatível nas urnas.

Pesquisas na capital!

Em conversa com o jornalista e colunista político Luís Carlos Moreira Jorge ele me disse que em todas as pesquisas que estão sendo realizadas para prefeito da capital, o ex-deputado Márcio Bittar aparece muito bem. Vem em segundo lugar com uma diferença de cinco pontos percentuais do prefeito Angelim. Em terceiro vem Petecão com dez pontos de diferença de Angelim e cinco de Bittar. Luís Carlos me perguntou o que eu achavo desse resultado e qual seria a explicação para que Márcio apareça tão bem se Angelim tem feito um excelente trabalho a frente da prefeitura? E você, que visita o meu blog, o que acha?

sábado, 3 de novembro de 2007

Eleição em dois turnos e aumento de vereadores!

CANDIDATOS A PREFEITO
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral - TRE - faltam pouco mais de 6.300 eleitores para que Rio Branco tenha eleição para prefeito em dois turnos. O prefeito Raimundo Angelim (PT) será candidato a reeleição com reais possibilidades de permanecer no cargo. Não se sabe ainda os verdadeiros motivos que levaram o deputado federal Sérgio Petecão (PMN) a romper com a Frente Popular. Sua candidatura a prefeito é tida como certa. Já fez aliança com Márcio Bittar e Flaviano Melo. Por sua vez o PMDB lança Edílson Cadaxo, o PSDB Tião Bocalon, o PDT Luís Calisto e o Den vem de N. Lima. Pelo menos de candidatos os eleitores estarão bem servidos nas próximas eleições.

DE 14 PARA 18 VEREADORES NA CAPITAL
Na próxima semana a Câmara dos Deputados estará votando a chamada "PEC dos vereadores", que vai possibilitar o aumento de mais seis mil vereadores em todo o Brasil. Em Rio Branco de 14 vai para 18 parlamentares na Câmara Municipal. É quase certa a aprovação da PEC. Segundo comentaristas da Globo News, a maioria dos deputados federais está eufórica para aprovar a PEC por conta das eleições de 2010.

QUEDA DE BRAÇO
A direção do PSB diz que não, mas o deputado federal Sérgio Petecão (PMN) garante todos os dias para o jornalista Luís Carlos que o PSB será aliado do PMN na próxima eleição. O tempo dirá.