quarta-feira, 27 de junho de 2007

O destino de cada um

Conheci o Fábio Vaz no Colégio Agrícola de Iguape (litoral Sul de são Paulo) no início de 1980. Um ano antes, havia conhecido Juraci Xangai, paulista de Piedade, que não era o “Xangai”, era “Cascatinha”, personagem humorístico do programa do Chico Anísio e, também o Hisashi Sekgushe, o “Japa”, que escolheu vir para o Brasil quando um grupo de cinco amigos de sua terra decidiu se espalhar pelo mundo.

O Xangai aportou na casa do seu Sebastião Pontes, no Segundo Distrito. É que o Bá e o Bodó, filhos do seu Pontes, também estudavam em Iguape. Xangai trabalhou para o governo do estado e depois virou jornalista. Que me lembro passou pela Gazeta, Tribuna e Página 20, a onde permanece até hoje.

Quanto ao Hisashi, trabalha no Incra. Chegou aqui movido pelo amor. Ele se correspondia com sua atual esposa, Socorro, que é irmã do Tarcísio, colega de quarto de Hisashi no colégio. A Socorro, para quem não sabe, é irmã da Fátima que por sua vez é mulher do professor Evaristo de Luca, do colégio Meta. Deus uniu a Socorro e o Hisashi de uma maneira linda e sobrenatural.

Como o Fábio veio parar no Acre não sei. O encontrei muitas vezes. No colégio Agrícola ele era da mesma turma do Nelson, meu irmão, marido da prefeita Leila Galvão. O Fábio casou com a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente. Trabalha atualmente como assessor do governador Binho Marques.

Lá se vão 28 anos. As lembranças são apenas marcas deixadas pelo tempo, de um tempo que se foi.

terça-feira, 26 de junho de 2007

A casa de Maria sete filhos e seus vizinhos




Estive ontem à tarde na casa da Maria Sete Filhos. É isso mesmo! Apesar de ter oito filho, ser solteira, é conhecida no bairro onde mora, o Belo Jardim II, como "Maria Sete Filhos", como se "sete filhos" fosse o sobrenome. A rua de Maria começa como rua e termina como ramal. A rua ramal do Macarrão. Lá a maioria dos moradores só come farinha seca, como dizia a minha avó.


Maria Sete Filhos deveria estar no guines book por ter conseguido enfiar tanta gente em um cubículo que está para cair com todo mundo dentro.

_ Seu Astério, consiga para eu uma dessas casinhas do governo. Tem tanta gente empregada que não precisa que já ganhou uma casinha daquela. Me ajude, por favor.

Na sequência a fotografia da casa da Maria Sete Filhos e seus vizinhos que moram em barracos de lona. A lona agora é colorida. Aquela preta, de polietileno, esquenta muito.


segunda-feira, 25 de junho de 2007

Fiquei sabendo

O prefeito Raimundo Angelim (PT) deverá se reunir com os vereadores de sua base de sustentação amanhã. Angelim quer construir um calendário de visitas aos bairros acompanhados dos vereadores que, segundo ele, são responsáveis também pelo volume de obras da prefeitura na cidade.

Esta semana será decisiva também para a proposta da vereadora comunista Ariane Cadaxo que quer criar a “Frente Parlamentar GLTB” (gays, lésbicas, travestis e bi-sexuais). Além dos vereadores evangélicos Astério, Jessé, Jonas Costa e Anute, Juraci Nogueira, Rodrigo Pinto e Beth Pinheiro são contra.

O posicionamento intransigente da vereadora Ariane em relação à questão, está causando divisão na base de sustentação do prefeito Raimundo Angelim. A direção do PC do B, pelo que se sabe, vai intervir na questão.

Pelo andar da carroça, o prefeito Wanderlei Viana (PMDB) deverá ser reeleito por mais quatro anos para a prefeitura de Xapuri. O resultado favorável a Alcilene Gurgel na disputa pelo Sinteac foi sintomático. Ou a Frente Popular se une ou o paiol vem abaixo com castanha, borracha e tudo o mais.

Durante muitos anos políticos do Acre utilizavam um argumento para comover as massas e angariar votos. Nos palanques bradavam em alto e bom som: “Eu nasci no seringal”. Esqueciam de dizer que eram filhos de seringalistas e não de seringueiros. Mas a história mudou. O melhor exemplo e a ministra Marina Silva.

Às vezes encontro aliados do governo reclamando da vida. Que não estão tendo a atenção e o reconhecimento necessário. Por quê? Porque o PT construiu três ícones da política acreana que são imbatíveis nas urnas. Alguém duvida que Tião Viana ganharia uma disputa para governador em 2010? Que Jorge Viana venceria disparado para o Senado? Que a Marina tem uma reeleição assegurada, principalmente fazendo dobradinha com Tião e Jorge? Esta situação independe das ações administrativas e políticas do governo Binho Marques. Portanto...

Jerusalém, Mar da Galiléia e Qunram (comunidade dos essênios) no deserto próximo ao Mar Morto



Quem tem boca vai a Roma, mas quem tem fé vai a Jerusalém. Estive em Israel/Palestina. Valeu a pena percorrer a Terra Santa. Este ano a caravana do Acre vai para Israel passando pelo Egito. Quem se habilita? Mais de 20 pessoas da Igreja Renovada já estão de malas prontas.
The bomb?
Fique sabendo que Israel é um dos lugares mais seguros do mundo. É mais fácil tomar um tiro de fuzil no Rio de Janeiro do que em Jerusalém. A viagem não é para turistas. É para peregrinos. Como turista você vai ver desertos e pedras. Como peregrino vai ver a glória de Deus.
Os lugares que mais marcaram a minha vida: Jerusalém, Deserto da Judéia, Mar da Galiléia, Rio Jordão, Jericó, as motanhas do Carmelo, Monte Tabor, Megido (Armagedon), as ruínas de Cesaréia (Mar Mediterrâneo).
De quebra, você pode passar em Paris, Londres, Milão, Suíça. Tive a graça de Deus de voar pelos Alpes, o Mediterrâneo, a região da Grécia, Itália e Alemanha.
Sol de brigadeiro!
O custo? Você vai morrer de rir. É mais barato o que ir para o Pan no Rio de Janeiro. Existem agências que financiam a viagem. Você paga parcelado em suaves prestações.

sábado, 23 de junho de 2007

Para reflexão

Assim como existem leis que regem o universo físico, existem leis que regem a nossa vida em todos os aspectos. Social, político, econômico e etc...

O Oráculo fala de leis morais e éticas emanadas do próprio Deus para que o homem encontre o caminho da felicidade e mais: para que não se perca no caminho enveredando por atalhos que, aliás, são muitos.

Uma delas sempre me chamou muito a atenção. A lei da semeadura e da colheita: “Tudo que o homem plantar isto também ceifará”. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Planto o que quiser, mas só vou colher o que plantei. É lógico, mas há um sentido mais profundo que deve ser analisado.

Estamos lançando poluentes no planeta; vamos colher a destruição de nosso habitat.
Estamos entupindo os rios e igarapés com lixo urbano; vamos colher alagações, lixo, doenças e desastres. Estamos plantando violência; vamos colher a morte. Estamos plantando consumismo; vamos colher endividamento, tristeza, angústia, depressão, infelicidade e muita violência como estamos vendo no Brasil de hoje.

Um homem deseja o mal para o seu próximo. O mal lançado, volta como um bumerangue sobre ele. Muitos se encontram hoje na falência, na miséria e na ruína porque simplesmente desejaram o mal para o seu próximo. Aquele que deveria receber o mal lançado foi abençoado. Prosperou, ficou rico e vive bem. Se você é um homem de bem, existe um escudo natural contra o mal.

O mais grave, porém, é que o que lança o mau que o Oráculo chama de “homem de belial” ou “homem ímpio” tem ao seu redor pessoas inocentes que podem ser atingidas pelo mal que foi lançado por ele. Mãe, esposa, filhos e amigos mais próximos. Isto, porque influenciamos pessoas a nossa volta que estão intimamente ligadas a nós afetivamente. O mal é como a erva daninha. Espalha-se.

Portanto, a melhor coisa a fazer é o bem, mesmo contra a vontade de nossa alma. Fazendo o bem e usando todos os instrumentos que a vida nos ofereceu para praticá-lo vamos apenas fazer o bem a nós mesmos e aos nossos familiares e amigos.

Agora, olhe a sua volta e pense: Você conhece alguém que pratica o mal, que deseja o mal para os outros, que quer acabar com a honra, a dignidade e a vida das pessoas? Observe. Ele é feliz? Vive bem? É livre do próprio mal que lhe consome a alma? É escravo? Não consegue viver sem fazer o mal que lhe rouba o sono? Você é assim?

Se o é não perca a fé. Há esperança para você. O Oráculo diz que, “ainda que na terra envelheça a raiz, e no chão, abandonado o tronco morrer, a esperanças pra você. Ao cheiro das águas brotará. Como planta nova florescerá, seus ramos se renovarão, não cessarão seus frutos e viverá”. Diz mais: “Na velhice serão viçosos e darão frutos” comece agora a praticar o bem. A perdoar os seus inimigos.

Deixe Deus fazer uma faxina no seu coração. Derrame sua alma e diga para Ele o quanto você tem odiado, tem se enfurecido, tem se irado. Libere o perdão e sua alma estará livre para ser feliz e começar tudo de novo. Não se preocupe com o tempo. Temos toda a eternidade a nossa frente. O passado ficou para trás. NUNCA MAIS VAI VOLTAR. Nunca é para sempre. Aproveite, o tempo da oportunidade é que está passando.

Heranças de Deus


Maria Luíza e Letícia adquiriram um imenso latifúndio no meu coração. São heranças do Senhor em minha vida. Como elas mesmas dizem: "Meu vô, eu te amo. Também as amo verdadeiramente.


Para digerir

Recebo -mail de um morador de Xapuri lembrando que em 2008 fará 20 anos da morte de Chico Mendes. Na época do assassinato, Wanderley Viana era o prefeito. "Já pensou se a Elenira Mendes, a filha do Chico, fosse eleita a prefeita resgatando a prefeitura para o PT com Binho Marques (amigo de Chico), estando no governo"?
De Brasiléia chega a informação: O deputado Delóregens Campos (PSB), a prefeita Leila Galvão (PT), o vice-prefeito Pacífico (PSB) e o suplente de deputado federal, Zico Bronzeado já sabem quem está por trás dos últimos ataques a eles envolvendo a sucessão: o ex-prefeito Aldemir Lopes, do PMDB. Aliás, Aldemir é expert em semear contendas entre amigos para tentar sair do ostracismo em que foi colocado pela população de Brasiléia.

Os ataques direcionados a Leila por Aldemir Lopes tem fortalecido cada vez mais a liderança da prefeita petista na região. A oposição já deveria ter aprendido que baixarias não dão resultados nas urnas. Leila não está em rota de colisão com o deputado Delórgens Campos. A bem da verdade, os dois são aliados políticos e juntos derrotaram Aldemir em vários pleitos. Ela pelo PT e ele pelo PSB.

O prefeito Raimundo Angelim (PT) será candidato a reeleição compondo com o atual vice, Eduardo Farias (PC do B). Nenhum vereador do PSB se escalou para ser vice. Qualquer informação contrária a essa é ilação, delírio ou falta de assunto. A propósito, a relação PSB-PC do B no Brasil e no Acre é das melhores.

Pessoa bastante próxima a Ilderlei Cordeiro (PPS) garante que ele não será candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Seu desejo é o de consolidar o mandato e apoiar o nome lançado pela oposição, que poderá ser o do ex-deputado estadual Vagner Sales (PMDB).

Se o governador Binho Marques fosse nomear para o primeiro escalão todos os candidatos da Frente Popular derrotados nas últimas eleições estava ferrado. O pior é que alguns não possuem nem o 2º grau. Ele tem responsabilidades que não lhe permitem transformar o governo em uma Arca de Noé.






sexta-feira, 22 de junho de 2007

Alunos voltam a estudar

Umaparceria envolvendo a Associação de moradores do bairro Santa Inês, pais de alunos, gabinete do vereador Astério, gabinete da deputada Naluh Gouveia e a Secretaria Municipal de Educação resultou na criação de um anexo da escola Clarice Fecury. Mais de 140 crianças que estavam fora da escola, agora tem a onde estudar. A boa vontade do secretário Moacir Fecury e o empenho do professor Cláudio Ezequiel foram decisivos no processo. As fotos na sequência mostram a visita que fizemos a escola acompanhados de membros da Associação. A diretora da escola, professora Iran, aparece também.

Escola Clarice Fecury ganha anexo para mais de 140 crianças





Curtinhas

* Pronto. O deputado federal Sérgio Petecão (PMN) não será mais candidato a prefeito de Rio Branco pela oposição.

* O governador Binho Marques (PT) começou a nomear para integrantes do PMN para ocupar cargos comissionados.

* O velho ditado faz sua vez: "Ajudou a fazer bolo, tem que participar da festa". Melhor dizendo: "comer do bolo".

* A proposta da vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) de criar a Frente Parlamentar GLTB, ou GL mais alguma coisa...está trazendo racha na base do prefeito na Câmara.

* A opção sexual é de foro íntimo de cada um, mas ninguém pode obrigar uma pessoa a quebrar a crença em princípios, principalmente doutrinários referentes a sua fé.

* É pedir demais.

* De qualquer maneira seu objetivo foi cumprido. O GL está satisfeito com sua atuação em defesa do movimento.

* Ontem, saía da barbearia do Jucá, no centro da cidade, dois homossexuais caminhavam em minha direção na calçada do outro lado da rua.

* Ao me ver, atravessaram a rua, deram as mãos e passaram por mim sorrindo. Pareciam dois inocentes passarinhos.

* Não me senti afrontado nem ameaçado. Sinceramente não me contive. Dei boas gargalhadas junto com o Alexandre que trabalha comigo.

* Ao meu ver, todos os homossexuais precisam do amor de Deus em suas vidas. Aprendi com Jesus, na Igreja Renovada, que eles não podem e não devem ser discriminados.

* Devem ser amados e perdoados como qualquer um que comete pecados contra a santidade de Deus. Deus ama o homem pecador, mas não comunga com o pecado de homossexual, bi-sexual ou hetero.

* Segundo a Bíblia, a prática do homossexualismo é pecado.

* Gosto muito de ler o que o Altino Machado escreve. É polêmico e necessário.

* O deputado Delórgens Campos (PSB) detonou a sucessão municipal em Brasiléia antes da hora. Segundo informações vindas da fronteira, setores do PT defendem uma chapa inteiramente petista. Leila e Zico Bronzeado.

* Enquanto isso a prefeita Leila Galvão, do PT, vai trabalhando sem ligar para as futricas e intrigas políticas.

* O ex-prefeito Aldemir Lopes, do PMDB, está dando gargalhadas. Vê no racha entre PT e PSB a possibilidade de voltar ao poder municipal.

* Elenira Mendes deverá ser candidata a vereadora em Xapuri. Recebeu convite do PV, partido que seu pai militava antes de ser morto.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Providências urgente

O parque do Tucumã e a pista de Cooper na frente da Ufac estão às escuras. O governador Binho Marques precisa mandar fazer a manutenção urgente. Devido à falta de luz, o local está ficando propício para agressões e estupros.

Alunos das escolas Adalberto Sena e Armando Nogueira estão usando drogas no local. Essa ninguém me contou. Eu vi. Mesmo durante o dia é comum ver os alunos próximos ao bosque. O local (eu fui verificar) está cheio de papelotes de drogas, frascos de bebida e camisinhas. Enquanto isso, muitos pais acham que seus filhos estão em sala de aula.

Acontecendo...

A Elenira Mendes foi escolhida para transportar a tocha olímpica em terras acreanas. A informação me foi confirmada pelo seu marido, David Mendes Cunha. A sugestão foi do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O Ac24horas assegura que o governador Binho Marques (PT) teria autorizado a nomeação de parentes de deputados da base de apoio para cargos em comissão. Duvido muito. Neste caso faço como São Tomé "é ver para crer". Binho pensa a política e o Estado de uma maneira bem diferente. Se houve nomeações os critérios foram outros e nunca o parentesco com deputados.

Está precisando de um bom descanso? Passa um final de semana na Pousada da Floresta em Plácido de Castro. O lugar é muito confortável, porém, o principal é o bate-papo com o Moreira, dono do lugar. No percurso de 100 quilômetros vai com calma. Existem muitas curvas, principalmente na chegada à cidade.

Médicos formados no estrangeiro podem fazer residência médica na Fundação Hospitalar mesmo não tendo ainda validado o diploma no Brasil ou o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Recebi do gabinete do senador Tião Viana a cópia da Portaria do Ministério da Saúde autorizando a residência médica. Segundo o senador acreano, que é vice-presidente do Senado, qualquer um que tiver esse direito negado pode recorrer à justiça. Quem precisar de mais informações entrar em contato com o gabinete de Tião em Brasília ou através deste blog. Meu endereço na web é asteriomoreira@hotmail.com

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) está dando ao Poder Legislativo estadual a dimensão que realmente tem. Não permitiu que a Assembléia Legislativa se transformasse em um feudo do seu partido. Edvaldo extrapolou as fronteiras do PC do B, da Frente Popular e é visto como um político moderado, coerente e que coloca os interesses do povo acreano acima de questões partidárias. A cada dia surpreende. A última foi pedir providências imediatas ao comando da PM que apure com rigor as agressões sofridas pelo deputado oposicionista Luís Calisto (PDT), adversário ferrenho do governo.

Júnior e Victor sãos dois irmãos mestres em judô. Com o apoio dos pais, Luís Sérgio e Victória, montaram uma academia na entrada no bairro Tancredo Neves para ajudar crianças carentes. Além de ensinar a arte milenar de defesa, trabalham o caráter de cerca de 50 crianças. São movidos pelo amor.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Nos bastidores da Aleac

Estive presente ao debate sobre reforma política patrocinado pela Assembléia Legislativa. Tenho dito que o presidente, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), vem ocupando todos os vácuos políticos que surgiram com a mudança de governo. Nesse pique, Edvaldo vai longe.

Ao iniciar sua explanação, o deputado federal e presidenciável Ciro Gomes (PSB) cumprimentou o ex-governador Jorge Viana e Márcio Bittar a quem Ciro chamou de, “velho amigo”. Para Márcio, que vem debaixo de uma saraivada de críticas depois que perdeu a eleição, foi um presente diante da elite política do Acre.

Por falar em Márcio Bittar, um de seus amigos comentava na Aleac que alguns ex-oposicionistas para abrirem caminho no governo e salvarem suas próprias peles o acusam de centralizador, egoísta e incompetente na campanha passada. Segundo ele, essas pessoas querem um bode expiatório para seus erros ao mesmo tempo se aproximar do governador Binho Marques em busca de dinheiro.

Enquanto falam mal dele, segundo o assessor, Márcio Bittar percorre todo o interior do Estado preparando o PPS e aliado para as próximas eleições. “O Márcio vai continuar fazendo política no Acre”, sentenciou.

A soberba precede à ruína e o espírito altivo a queda. O prefeito Raimundo Angelim (PT) pelo histórico que tem e o trabalho que realiza deverá ser mantido no cargo, porém ainda não está reeleito. Um pouco de humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. É o que se houve. Não do prefeito, mas de articuladores políticos da Frente Popular.

Depois de ouvir atentamente o debate sobre reforma política cheguei a seguinte conclusão: Não vai haver reforma política como a globo deseja. No máximo a fidelidade partidária e o financiamento público de campanha. Segundo o deputado Flávio Dino (PC do B), especialista no assunto, o Brasil vem fazendo sua reforma política há muito tempo.

Em sua coluna no jornal A Gazeta, o jornalista Luís Carlos Moreira Jorge vem revelando a insatisfação de deputados com o governador Binho Marques (PT), que querem espaços no governo. Minha ida também serviu para comprar a veracidade da abordagem. Ouvi da boca de um parlamentar aliado incondicional do governo: “Chega! Melhor seria estar na oposição, pelo menos ninguém estaria me enchendo o saco atrás de cargos. Acho que não vamos caminhar muito mais tempo ao lado do PT”. O deputado não me pediu reservas, mas vou preferir não constrangê-lo.

Elenira Mendes, o PT, o PSB e Xapuri City

O Partido dos Trabalhadores (PT), em Xapuri, tem a oportunidade única de apresentar a administradora de empresas, Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, como candidata do partido à prefeitura nas próximas eleições. A mediocridade aliada à imbecilidade impede isso. Ao matar as novas lideranças, o PT trilha o mesmo caminho percorrido pelo PMDB no passado, que o levou as seguidas derrotas.
A Elenira lembra muito a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (PT), no início de sua carreira política. O PMDB tentou sufocar o crescimento de Leila, mas acabou perdendo a pessoa que lhe impôs a mais vergonhosa derrota da história no município. Leila não tivesse saído e levado mais da metade do PMDB com ela o PT jamais teria elegido José Alvanir, um “gentleman” na política do Vale do Acre, mas que não ganharia sem ela.
Este seria o momento do PT em Xapuri arejar o partido com Elenira que dispensa qualquer apresentação. Eles a conhecem e sabem do seu potencial e de como se relaciona bem (a exemplo do pai) com organismos nacionais e internacionais. Além disso, tem a herança moral do pai o que lhe ajudaria muito. Me arrisco a dizer, sem medo de errar, que o presidente Lula viria a Xapuri pedir votos para ela durante a campanha eleitoral.
O PT, que perdeu por incompetência administrativa para Wanderlei Viana e que, segundo os próprios petistas representa o que de pior tem na política xapuriense, vive outro dilema. Já que não engole a candidatura da filha de Chico Mendes a prefeitura, prefere perder novamente para Wanderlei a compor indicando um vice na chapa do PSB, que tem o 1º suplente de deputado estadual, o Manoel Morais, como candidato majoritário com amplas chances de vencer, inclusive, enfrentando o PT e Wanderlei juntos.
E aí, o velho jargão de, “não fazer aliança espúria” caiu por terra. Primeiro por que não é aliança espúria e, segundo, porque os escândalos patrocinados pelo PT no Brasil mostraram a toda sociedade que nem o PT nem partido algum detêm a ética como patrimônio exclusivo. Ao que parece, a construção de uma aliança em Xapuri envolvendo os partidos de esquerda não é complexa, mas de bom senso. Chamem o Carioca que ficou careca de mostrar aos companheiros de partido que sem aliados Jorge Viana não seria o que é hoje nem o PT teria chegado a lugar algum.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Por que hoje é sexta

Blefe
O deputado federal Sérgio Petecão (PMN) não é chegado a baralho, mas sabe muito bem aplicar um blefe. Quando aceita a especualação de que poderá ser candidato a prefeito de Rio Branco pela oposição está apenas pleiteando espaços no governo Binho Marques (PT). Até hoje o ex-presidente da Assembléia Legislativa não se conforma com o tratamento que o atual governador vem dando ao seu grupo político.

O melhor da vida...
são as oportunidades que ela oferece para que nós aceitemos as mudanças necessárias ao nosso crescimento como humanos que somos. A trajetória política de uma pessoa retrata bem essa transformação que em grego se chama "metanóia". Mudar é preciso, aceitar e saber conviver com as diferenças desde que princípios éticos e morais universalmente estabelecidos não sejam quebrados. Aprendi ontem que, " A falta de sexo não mata ninguém. O que nos mata é a falta de amor.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Bastidores

Quando escrevi pela manhã o artigo intitulado "Jorge Viana" não sabia que o ex-governador daria sua primeira entrevista depois de ter deixado o governo. Depois de vê-lo no programa do Alan, na TV Gazeta, me convenci ainda mais de que tudo que disse retrata fielmente a verdade.

O ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB) é suspeito de falar mal da prefeita Leila Galvão (PT). Aldemir perdeu as eleições para ela e nunca se conformou. Aliás, recentemente Aldemir procurou Leila para propor que seu partido indique o vice na chapa de 2008.

O deputado federal Flaviano Melo está fazendo um trabalho hercúleo para soerguer o velho PMDB cansado de guerra. Homenagens à velha guarda voltaram a ser feitas. Para que o PMDB volte ao poder vai precisar muito mais do que isto. Mesmo assim, vale a pena o esforço.

Chicão Brígido vem aí. O velho Chicão está disposto a disputar mais uma vez a vaga de vereador pelo partido que o sepultou politicamente, o PMDB. Bem que Chicão poderia ser o candidato das oposições à prefeitura da capital. Entre os que se apresentaram até agora é o que tem mais chances, muito embora remotas.

A VT Produções, responsável pela campanha do PPS na eleição passada, quer receber de Márcio Bitar R$ 400 mil. Márcio disse que não deve, a VT garante que sim. Essa briga pode ir parar nos tribunais ou nas manchetes de jornais.

Dividido entre o Basa e o Banco do Brasil o governo de Binho Marques vai fazendo caixa para pagar o 13º salário dos servidores públicos. Segundo boa fonte, 60 milhões já estão estocados. A 1ª parcela sai em julho e a 2ª em dezembro.

Se o senador Tião Viana não fosse o candidato do PT e da Frente Popular ao governo do Estado em 2010, diria que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), está em franca campanha para governador.

A alegria do Fernando

Os deputados federais tiveram uma aumento substancial de 25% nos seus vencimentos. O aumento real do salário mínimo, segundo o Dieese, foi de 5,41%. O bom Fernando Melo está comemorando o novo poder de compra do mínimo, que é mínimo. Conta outra Fernando!

Jorge Viana


O ex-governador Jorge Viana ganhou projeção na vida pública ao disputar em 1990 a eleição com o governador Edmundo Pinto. Elegeu-se prefeito de Rio Branco em 2002, governador em 1998, reeleito em 2002 e se a lei permitisse se reelegeria para um terceiro mandato. Apesar do tempo que ficou com a vida exposta muita gente parece que ainda não o conhece. Mesmo discordando de idéias e ações do governador Binho Marques e da ministra Marina Silva, jamais levantará a voz para criticá-los publicamente.
Jorge Viana não precisa do prestígio de Binho, Marina ou quem quer que seja para conquistar um terceiro mandato de governador ou ir para o Senado. Muitos apostam em um racha entre Jorge, Binho e Marina. Sabe quando vai acontecer? Nunca. Existe algo maior que os une: o Acre. Nos oito anos de mandato Jorge Viana fez um lastro político sólido e invejável, ganhou respeito dos adversários. Hoje estende as mãos aos inimigos mais ferozes.
Jorge Viana ultrapassou as fronteiras do PT, da Frente Popular e do Acre. Não ver isso é ser obtuso e estreito. Ele virou uma página de nossa história. Ao analisar o passado político do Acre vislumbramos como a imagem do nosso estado melhorou diante do Brasil e quiçá, do mundo. Ninguém precisa ser seu seguidor, ser seu discípulo para reconhecer isso. Já o combati frontalmente. De cara limpa na TV Rio Branco. Não o fiz nas sombras, no oculto, nem nas trevas. Foi um período difícil na política acreana, mas a vida muda. O Jorge mudou, eu mudei a TV Rio Branco mudou. Creio eu, para o bem do Acre. É melhor assim.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Ajudando na construção do PSB

O PSB prepara o time que vai participar das eleições do ano que vem. O time é muito bom. a novidade é o aumento na participação das mulheres. Manter as três vagas na Câmara Municipal é o grande desafio. É quase certa a eleição de Manoel Morais para a prefeitura de Xapuri e Carlos César para Acrelândia.

Sonhos não se matam
Dificilmente Rio Branco vai sediar um "suposto improvável" jogo, melhor dizendo, jogos de uma Copa do Mundo. Entretanto, não custa nada sonhar. Ninguém vive sem sonhos. Alguém acreditava, por exemplo, que a História do Acre poderia ser transformada em uma minissérie da Rede Globo? Não! Jorge Viana acreditava. Mesmo tendo muitos pontos de discórdia a minissérie foi gravada, inclusive, no Acre. Ninguém jamais poderá me acusar de matador de sonhos. Sonhar é bom.

A questão gay e a Câmara
De forma unilateral o presidente da Câmara Municipal Pedrinho Oliveira (PMN) e sua vice, vereadora Ariane Cadaxo (PC do B), declararam apoio à proposta da criação de um movimento parlamentar em apoio à causa gay. Este não é o posicionamento do Poder Legislativo, mas dos dois vereadores.

Evangélicos X gays
Não há porque fazer estardalhaços ou querer obrigar evangélicos e católicos praticantes a aceitar o homossexualismo. A Bíblia, que é o livro de regra e prática da fé cristã, condena o homossexualismo com também condena a mentira, o adultério, a bebedice, a idolatria, a prostituição, a avareza, a falta de amor ao próximo, o ódio contra o semelhante, à cobiça, o sacrifício de crianças e outras coisas mais. Os evangélicos não podem obrigar os gays a deixarem de ser o que são e muito menos os gays podem obrigar os evangélicos a aceitarem o homossexualismo. Cada um faz o que bem entende da sua vida. Ponto final.

sábado, 9 de junho de 2007

Meninos eu vi!

Todo mundo sabia menos os vereadores de Porto Acre que o prefeito Ruy Coelho (PMDB) voltaria para o cargo. Não deu outra. A Câmara Municipal não tem poderes para caçar prefeito. A única coisa que pode fazer é denunciar as irregularidades ao Ministério Público para dar início a um processo que pode levar décadas. O resto todos também já sabem.

Ontem a tarde dei de cara com o deputado federal Fernando Melo (PT). De bermuda, sem camisa e sandália de borracha pescava em um açude localizado nos fundo de sua casa. Tá gordo!
Fernando garante que o mandato vai muito bem obrigado. Pescava tambaquis de sete quilos.

O governador Binho Marques (PT) deverá ser considerado o melhor governador para a imprensa de todos os tempos. Por que? Todos indistintamente participam da verba publicitária. Tem jornal do interior ganhando até R$ 30 mil.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

quinta-feira, 7 de junho de 2007

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Homenagem e marcha para Jesus

Hoje a Câmara Municipal realiza uma sessão solene em homenagem ao advogado e jornalista Aloísio Macedo Maia. Dia nove, sábado, é o dia do jornalista de Rio Branco. A lei, de minha autoria, também criou o "Prêmio de Jornalismo Aloísio Macedo Maia" no âmbito da Câmara. A premiação em todos níveis do jornalismo será dado a partir do ano que vem.

Amanhã acontece a "Marcha para Jesus" realizada pela maioria das igrejas evangélicas de Rio Branco. A saída será do porto da Gameleira e vai até ao Palácio Rio Branco. Este ano a Assembléia de Deus participa também da caminhada. a previsão é de mais de 20 mil participantes.

A verba

Verba Idenizatória
Quando se trata da verba idenizatória do Senado, da Câmara Federal, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores até o P-Sol é a favor. As lideranças nacionais do P-Sol já manifestaram esse posicionamento. Ficou claro no pronunciamente do deputado federal Chico Alencar (P-Sol-RJ).

Mudanças
O P-Sol entende que a Verba Idenizatória pode ser reduzida e incorporada aos vencimentos dos parlamentares. Falo do P-Sol porque o partido tem tido, entre todas as agremiações políticas no Brasil, uma postura bastante severa em relação a ética parlamentar.

Impossível
É impossível exercer o mandato parlamentar sem a Verba Idenizatória ou algo que valha a mesma coisa. Quem está no mandato sabe muito bem disso. Não importa se é do PT, PFL, PSDB, PMDB, PDT, PC do B ou P-Sol.

Eu vi!!

Um velho timbira,
coberto de glória,
guardou a memória
do moço guerreiro
do velho tupi!

E à noite nas tabas,
se alguém duvidava
do que ele contava,
dizia, prudente:
_ Meninos eu vi!
(Juca Pirama, Gonçalves Dias)

terça-feira, 5 de junho de 2007

Sem comentários

Notinha transcrita da coluna "Panorama Político" do meu amigo, jornalista Antônio Muniz.

Bêbado em ladeira
No ritmo que vai Raimundo Angelim (PT) vai se reeleger com absoluta facilidade. Com esse comportamento ridículo da oposição vai ser mais fácil do que empurrar bêbado em ladeira.

Nos bastidores

Petecada
Em conversa com o presidente da Câmara, Pedrinho Oliveira (PMN) ele me confirmou o que todo mundo especula: O deputado federal Sérgio Petecão (PMN) foi, de fato, convidado para concorrer às eleições para prefeito. Digo eu, não o Pedrinho: Petecão ficou empolgado com a idéia.

PSB na trajetória de Petecão
Durante a conversa perguntei a Pedrinho sobre os boatos de que Sérgio Petecão poderá ingressar no PSB e disputar a prefeitura. Me respondeu que essa possibilidade também existe. Foi mais além afirmando que o partido não se sente mais no governo pela falta de espaço.

A verdade
Se Sérgio Petecão vai sair candidato ou não a prefeito da capital a reforma administrativa vai dizer. Se o PMN ocupar o espaço que deseja no governo o PMDB, PSDB, PFL e Cia Ltda. vão ter que procurar outro nome.

Ainda a prospecção
Algumas das pessoas que se posicionaram contra a prospecção de petróleo no Acre vivem por princípios. Nesse caso, não há como nem porque criticá-los. Quem vive por princípios defende a vida no conceito mais amplo da palavra.

sábado, 2 de junho de 2007

Domingueira

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), vem se credenciando para disputar uma das vagas do Senado. O quê? Ta louco? Aguardem! Se não ele, mas a mulher, a deputada federal Perpétua Almeida. Edvaldo está conseguindo conduzir o Poder Legislativo para perto da população. Vem ganhando espaços nos Vales do Acre e Purus.

Há quem diga que o estilo Binho favorece o estilo Edvaldo Magalhães. Binho é recatado, discreto. Edvaldo gosta de "fazer política" como a conhecemos.

Pela manhã encontro à professora Alcilene Gurgel na Secretaria Municipal de Educação. À tarde dou de cara com ela na escola Airton Sena, no Tucumã. Desbancá-la da direção do Sinteac não será fácil. Anotem!

Subestimar a liderança do prefeito José Ronaldo (PSB) em Epitaciolândia é o maior erro de qualquer pretenso candidato ao cargo. O PT, que está brigado com ele, não elege um vereador nas atuais condições. Além disso, Ronaldo conta com o apoio do deputado Delórgens Campos (PSB).

O ex-deputado federal João Tota (PP) não tem o direito de reclamar da cúpula do PT. Já foi beneficiado com um mandato de deputado federal. Deveria estar agradecido e não rebelado. Há tempo para tudo na vida. Chegou o de pendurar as chuteiras e sair com dignidade da política.

O deputado Walter Prado me disse que, de fato, o deputado federal Sérgio Petecão pode se filiar ao PSB e disputar a prefeitura de Rio Branco. A direção do partido no Acre garante que não. Diz mais: que o PSB apóia integralmente a reeleição de Angelim.

Walter Prado, que sempre foi bem informado, deve saber de coisas que ninguém ainda sabe, principalmente no âmbito de Brasília a onde alguns embates são decididos.

A propósito, o deputado federal Fernando Melo jamais deixará o PT para disputar a eleição na capital pelas oposições. Não é seu estilo se arriscar. Além do mais, sabe que perde todo o espaço que sempre teve e conseguiu manter no governo Binho.





Bode expiatório

Existe uma tendência na natureza humana para responsabilizar alguém pelos pecados, pelas culpas, pelos fracassos e pelas derrotas. Segundo a Bíblia, quando Deus confrontou Adão porque o havia desobedecido e comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o primeiro homem foi logo dizendo: "Senhor! a mulher que Tu me deste me fez comer o fruto". Pronto! de lá para cá, ou seja, uns seis mil anos mais ou menos, o ser humano vem sempre repetindo a mesma história: "foi o fulano"; "foi o beltrano"; "foi o cicrano"; "foi o capeta"; "foi a bebida"; "foi a droga"; “foi o meu pai”, “a minha mãe”, “a minha irmã”, “a minha avó”...etc...etc...etc...
Responsabilizar alguém por perder uma eleição é a mesma coisa. Dizer, por exemplo: "Perdi porque compraram votos e não comprei". Essa é a desculpa mais esfarrapada que já ouvi. Ganhei duas eleições para vereador (uma em Brasiléia e outra em Rio Branco) sem comprar um voto se quer. Existem inúmeros fatores que levam um candidato a ganhar ou a perder uma eleição entre as quais organização, competência, estratégias, imagem, ideologia e recursos. Entretanto, considero uma das mais importantes à motivação. O que nos motiva a ser candidatos, a querer um mandato? Servir? Melhorar de vida financeiramente? Querer poder? Fazer o mal para alguém? Sim! Conheço pessoas que afirmam literalmente: "Vou ser candidato (a) para acabar com o fulano. Para tirar votos dele. Para que ele não se eleja. Existe também a nobreza no caráter: quero ser eleito para servir a minha comunidade. Para ajudar as pessoas. Para fazer justiça, equidade. Apesar de parecer contrário, mas os que verdadeiramente triunfam são os que buscam na vida pública os ideais de justiça. Podemos perder uma eleição e sair ganhando e ganhar uma eleição e sair perdendo. Basta olhar para muitos dos ex - no Acre para ver que a vida é muito mais que um mandato, muito mais que o poder efêmero. Há dois mil anos um homem foi para o deserto. Lugar de escassez, de fome, de sequidão, de estio. Ao final, Ele preferiu uma cruz ao pináculo de um templo onde teria todo o poder deste mundo.
Tudo que é oferecido no pináculo é morte, mas o que brota de uma cruz é vida!!