quinta-feira, 31 de maio de 2007

Politicando

Tiro no pé
A Câmara Municipal de Porto Acre não tem poderes para cassar o prefeito Rui coelho. Os vereadores que o acusam precisam saber que o alcaide goza de fórum privilegiado, além de ter amplo direito de defesa. O que não vem acontecendo. O tiro de pólvora preta (faz muita fumaça) está sendo dado no pé. Um simples mandado de segurança devolve a função a Rui Coelho. A CPI ou CEI, como preferem alguns, vão descer de águas abaixo no rumo de Boca do Acre. O correto é a Câmara encaminhar as denúncias ao Ministério Público Estadual ou Federal que oferece denúncia (ou não) contra Coelho. Se o prefeito for condenado na Justiça a Câmara confirma a sentença, do contrário é malhar em ferro frio. Vale lembrar que o Decreto Lei 201 ainda vigora.

Esquemas eleitorais
Pouca gente sabe, mas os esquemas para as eleições municipais já estão sendo montados. Basta um olhar mais atento a certas ações. Dentro dos partidos a movimentação é intensa.

Lene de novo
A irmã rebelde (politicamente falando) do deputado federal Sérgio Petecão (PMN), a Lene Oliveira, deverá ser candidata novamente à vereadora da capital. A moça, que já provou ter votos, disputa pela legenda do Partido Socialista Brasileiro, o PSB. Dor de cabeça mais uma vez para Peteca que tem como candidato a reeleição seu primo, Pedrinho Oliveira, presidente da Câmara Municipal.

Comprou, levou...não pagou!
Empresário do ramo gráfico está tendo dores de cabeça para receber pelo material e serviço prestado para determinados candidatos nas últimas eleições. O proprietário já pensa em levar os devedores para as barras do Juizado Especial. O mesmo está acontecendo com a V.T. Produções. Cabe uma pergunta: Como ficam as prestações de contas dos candidatos com a Justiça Eleitoral?

Gravação explosiva
Durante a campanha eleitoral passada, um dos candidatos bastante descontraído na hora da gravação começou a falar da fonte de financiamento de sua campanha. Narrou, por exemplo, o caminho percorrido pelo dinheiro desde um Ministério em Brasília até o seu bolso em Rio Branco. Como diz o Luís Carlos Moreira Jorge: “é nitroglicerina pura”. Nesse caso, a velha máxima ainda prevalece: “em boca fechada não entra mosca”.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Me angana que eu gosto

A Secretaria Municipal de Saúde atendendo ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), pactuado com a Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público, demitiu cerca de 260 serventes e vigias dos módulos, postos e centros de saúde. Todos oriundo de cooperativas e concursos simplificados. Portanto, passíveis de demissões. O vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Eduardo Farias, vinha mantendo reuniões permanentes com esses servidores explicando que, de acordo com a lei, não haveria mais condições renovar as contratações.
A demissão veio. Os protestos iniciaram. O Sintesac rufou os tambores e a guerra começou. Na Câmara, alguns colegas vereadores se fazendo de desentendidos começam a esbravejar: “Como pode”? Que prefeito cruel! Que secretário mau! Que homens cruéis e sem coração! Nós não, nós defendemos os pobres, os endividados, as mulheres grávidas, as minorias, os oprimidos, os pés descalços, os sem-teto, os sem-terra, os sem remédio...
E a claque grita, chora e aplaude! Quanta emoção...
Enquanto isso, o secretário está requerendo da empresa que ganhou a licitação do serviço de serventes e vigias, que foi terceirizado, para aproveitar os próprios demitidos que precisam manter suas famílias. Compreendendo a situação social e atendendo ao apelo do secretário a empresa começa a selecionar os que vão ficar: Todos não, é bem verdade, mas a maioria deverá ficar.
Dentro de poucos dias o jogo de “cena política” vai acabar. Quem saiu ganhando? O que a sociedade ganha com isso? É por essas e outras que os políticos, os conceitos políticos e a prática política estão relacionados a hipocrisia, a demagogia, a miséria moral, a falta de ética onde só prevalece a mentira e o perjúrio.
Chega!! Basta!!

terça-feira, 29 de maio de 2007

Evangélicos querem mudança no plano diretor

O segmento evangélico se organiza para propor mudanças no novo plano diretor da cidade. Mais de 50 pastores das mais variadas denominações se reuniram para discutir a questão. A maioria se sente prejudicada com as barreiras impostas pelo plano na construção de templos. As exigências da nova lei que, por exemplo, limita em 500 m2 de área construída está causando revolta e indignação aos líderes e fiéis.
O argumento mais forte dos evangélicos é de que realizam um trabalho social que o poder público não consegue alcançar. As regras morais de boa conduta, de honestidade, dignidade, de convivência familiar e de cidadania pregada nas igrejas tem transformado ciminosos, traficantes, dependentes químicos em cidadãos de bem. Apesar do preconceito, as igrejas crescem muito no Acre. Independente da questão "religiosa" merecem crédito e apoio da prefeitura.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Semeadura e colheita

Há uma semente que tem que brotar
existem vontades que tem que morrer!
A semeadura é livre, mas a colheita obrigatória! Ninguém pode reclamar da vida, ela tem sido generosa com todos. Todos! Todos! Estamos apenas colhendo o que foi plantado. Ninguém planta milho e colhe arroz.
Plante o que quiser, mas lembre-se: a colheita é obrigatória. Será sempre assim.
Às vezes me vejo como sendo duas pessoas ao mesmo tempo. Uma quer fazer as coisas corretamente. Ser perfeito em todos os detalhes. Ser o melhor filho, o melhor irmão, o melhor amigo, o melhor cidadão. Mas a outra pessoa dentro de mim não consegue e frustra o outro que se entristece. Entendo agora o que Paulo de Tarso disse: "O bem que quero fazer não consigo, mas o mal que não quero, esse eu faço".

sábado, 26 de maio de 2007

Ouve-se: Deus nos escolheu, Ele é só nosso! Somos seus filhos!
Muitos dizem: Minha avó era católica, minha mãe é católica, eu sou católica e vou morrer católica!
Outros: Eu sou espírita! Acredito na reencarnação e não mudo!
Outros mais: Eu sou evangélico! Sou salvo!
Alguém afirma: Sou de Alá e Mohamed é seu único profeta!
Outro grita: Alcancei o nirvana!
Aparece mais um: Deus não existe! Ele morreu pregado em uma cruz!
Yeshua disse: "Nunca vos conheci, apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniqüidade".
A religião escraviza e mata. Yeshua liberta e dá vida. Experimente. Vá até Ele sozinho como você realmente é: Um ser, só! Não há máscaras, nem sombras, nem variação de luz!
Quando encontrá-lo pergunte:
Por que você morreu em uma cruz? Por quê?
Tão certo como o as estrelas, os planetas, as luas existem ele lhe responderá pessoalmente. Apenas creia. Fale com Ele, Vamos fale! Ele está te esperando! Durante a conversa não esqueça: fale de mim para Ele.
Um dia, em um lugar muito especial, ouvi uma parábola que me ensinou muitas coisas e, de certa forma, marcou a minha vida.

Certo homem morava em uma cidadezinha do interior de um país distante. Ele não tinha parentes, era praticamente sozinho naquela região. Acalentava o sonho de ir embora para uma grande cidade onde poderia melhorar de vida. Decidiu juntar dinheiro para comprar a passagem do trem que o levaria ao paraíso. Trabalhou com afinco e guardou cada centavo ganho, gastando apenas o estritamente necessário para o sustento.
Chegou o grande dia. Foi até a estação de trens e comprou sua passagem. O dinheiro dava apenas para o bilhete, não sobrou nada para a viagem que duraria três dias. Estava decidido, iria assim mesmo.
A alegria e a certeza de uma nova vida na grande cidade o deixara emocionado ao ponto de nem lembrar da comida. Não importava, não tinha dinheiro mesmo.
No segundo dia a fome começava a apertar, mas não podia fazer nada. Procurou um rosto amigo, alguém que lhe pagasse pelo menos um café com um pedaço de pão, mas nada. Os demais passageiros estavam preocupados demais com seus próprios problemas, charutos, bebidas e regalias que a viagem também proporcionava.
Ao terceiro dia a fome era desesperadora. Estava para desmaiar. Não agüentava mais beber tanta água na tentativa de "enganar" o estômago. Decidiu ir até o vagão em que funcionava uma espécie de restaurante. Se esforçando para que ninguém percebesse seu estado de fome e cansaço sentou. Chamou o rapaz que atendia e pediu-lhe que servisse comida, bastante. "Se necessário for, pago a despesa lavando pratos, o vagão e até o trem inteiro. Preciso é comer se não vou desmaiar de fome", pensou.
Comeu a vontade. Pediu até sobremesa. Tomou suco e se sentiu fortalecido, alegre, mas preocupado porque não tinha como pagar a refeição. Preparou-se psicologicamente para o embate que viria. Primeiro com o garçom, a administração do trem e depois com a polícia. Pensou que poderia inclusive ser preso, as tinha decidido pagar qualquer preço pela preciosa comida. Chamou o garçom e perguntou:
_ Quanto devo senhor?
_ Com ares de quem não entendeu a pergunta o garçom respondeu?
_ Não entendi, senhor! O que o senhor perguntou mesmo?
_ Quanto devo pela comida que comi, disse claramente.
_ Nada senhor, a comida está incluída no preço da sua passagem. O senhor não deve nada.

Os três dias são todos os anos de nossa existência, o trem é a vida em si mesma. Desfrute da viagem, aproveite do alimento que ela lhe oferece para que ao final não nos arrependamos do tempo perdido. Yeshua Hamashiac oferece a passagem com tudo pago.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

A Câmara Municipal vota hoje Medida Provisória que prevê a prorrogação dos contratos dos mais de mil servidores, que foram admitidos através do concurso simplificado. A medida vai evitar o caos nos serviços de saúde e educação e vigora até a realização do concurso amplo, geral e irrestrito a ser realizado ainda este ano pela prefeitura. A maioria absoluta dos vereadores devem votar a favor da MP, mas exigem da administração municipal um compromisso ético de não mais recorrer ao concurso simplificado.

A Câmara vota hoje também o projeto de resolução de minha autoria que estabelece o novo horário das sessões. A partir da próxima semana, as sessões começam as 10 horas e nãos mais as 11:00. Bom para o público, para a imprensa, para os funcionários e para os vereadores também.
Sobrevivência

A cada eleição um grupo de espertalhões começa a “estruturar” partidos nanicos para o próximo pleito. Tudo não passa de armação. Preparam uma chapa para eleger parlamentares, mas na verdade o objetivo é a construção de espaços que garantam suas sobrevivências em cargos públicos. E assim vão levando a vida. De eleição em eleição. A maioria desses partidos nunca evolui e está comprometida em nome da “unidade” dos cargos públicos.

Peemedebistas sonham com Beth Lino

O prefeito Raimundo Angelim (PT) poderá ter que enfrentar uma mulher nas urnas em 2008. É que lideranças tradicionais do PMDB articulam um movimento de pressão a mulher do deputado federal Flaviano Melo, Beth Lino, filha de um dos maiores expoentes do antigo MDB, hoje PMDB. Beth já foi sondada. Continua irredutível. A moça, pelo que dizem, daria um bom susto. É xarismática, mas não

Nasceu para ganhar dinheiro

O ex-governador Orleir Cameli de bobo só tem a cara. Passou pelo governo, mas seus dotes sempre foram para ganhar dinheiro como empresário. Descobriu cedo que todos são amigos ou inimigos políticos. Depende apenas do ponto de vista dos investimentos públicos que contemplem suas empresas. Alguém pode dizer que ele está errado?

À vontade

Tendo lideranças como Jorge e Tião Viana a Frente Popular pode “se dar ao luxo” de ter um governador como Binho Marques. Não atende pedidos de deputados e toma medidas impopulares se achar que são corretas. O PT sabe que qualquer desgaste político de Binho, Jorge e Tião superam nas urnas.

Nova era!?

O governador Binho Marques acabou cedendo. Todos os veículos de comunicação foram contemplados com a famigerada verba da mídia. Inclusive a TV e o jornal O Rio Branco, tradicionalmente reduto da oposição. Segundo o deputado Luís Calixto (PDT), Binho pode inaugurar uma nova relação com a imprensa do Acre. Uma relação sadia.


Ir para onde??

Deputados reclamam que o governador Binho Marques (PT) não atende seus pedidos, inclusive alguns do PT. Estribucham nos bastidores para os jornalistas, mas não tomam nenhuma atitude. Por que? Porque não tem para onde ir. Vieam da oposição onde predomina a trairagem. É fácil constatar, basta ver o que dizem nos jornais os ex-companheiros de Márcio Bittar, que liderou o bloco de oposição no recente pleito.

Prosperidade

Quem não foi beneficiado financeiramente, politicamente ou perdeu poder nos últimos oitos anos pode dizer que a vida não melhorou no Acre. Com Jorge Viana até a imprensa cresceu. Surgiram nos programas de TV, de Rádio, novos jornais impressos e a mais nova modalidade de jornalismo: a mídia eletrônica.

Criativo

Roberto Vaz tem defeitos como todos nós, mas ninguém pode negar sua criatividade na imprensa do Acre. Revolucionou os programas locais de TV. Eu, Washington, Edvaldo, Floriano e outros viemos depois dele. No momento Vaz revoluciona a mídia eletrônica: noticiasdahora.com e o ac24horas.com têm a sua marca. Um obtuso me disse: “Mas ele gosta de ganhar dinheiro...!”. Quem não gosta? Por favor, se manifeste.

Segundo turno

Tem muita gente sonhando com eleição em dois turnos em Rio Branco. Para isso acontecer, o número de eleitores tem que chegar aos 200 mil. De acordo com os cálculos do deputado Luís Calisto (PDT), 2008 terá sim, segundo turno. Como diz a última do Leo: “Só o tempo dirá”. Digo eu: “Falta pouco para se saber”.

Os cacos

O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes (PMDB), tenta juntar os cacos da oposição para enfrentar a prefeita Leila Galvão (PT) e seus aliados. A favor de Aldemir pesa o apoio de Flaviano, Nabor Júnior e Geraldinho Mesquita. A Favor de Leila Jorge, Tião e Binho Marques.